Dicas para preparação de batidos naturais

PedroPadinha

New Member
Boa noite pessoal,

É o seguinte, comprei uma centrifugadora para puder fazer batidos, mas que fossem utilizados no btt, portanto andava á procura de ingredientes que tenham certos componentes que precisemos tendo em conta as energias que gastamos.

Sei de alguns como banana, quivi, cenoura, mel.. se soubessem de mais ou mesmo de receitas completas, agradecia

cumprimentos
 

BigFoot

New Member
Kalash isso sabe bem? Se souber junta se o util ao agradavel..
Já agora as receitas que souberes mete ai.. nunca exprementei assim nada disso, mas é capaz de ser porreiro.. e senão fizer mal claro! :mrgreen:

Cumps.

Bruno Atalaia
 
Gosto muito de um leitão "tostadinho", acompanhado por um bom espumante tinto, ou então, um "cabritinho" assado à moda do Minho, acompanhado por um bom vinho Alentejano.

No entanto, também gosto de batidos e estou habituado a fazê-los em casa.
Se alguem puder colocar neste tópico algumas receitas de batidos que sejam ricos em proteinas e hidratos de carbono, desde já agradeço.

Boas pedaladas.
 

NunoPascoal

New Member
Eu costumo fazer um batido com Bananas, Nestum Mel e Leite! Costumo pôr 1 ou 2 bananas e nestum e leite "a olho"! É rico em proteínas e hidratos de carbono e sabe bem! Fresco ainda se bebe melhor!

Já agora aproveito também para partilhar uma receita de uma bebida isotonica (que nunca experimentei) que ouvi no ginásio... É mais ou menos o seguinte:
1L de agua (ou 1.5L, não me lembro bem...)
Sal qb
40g de maça
umas gotas de limão

Depois acho que é suposto ser tudo triturado...

(Não me responsabilizo por danos causados! :mrgreen:)

Partilhem as vossas receitas!

Saudações!
 

PedroPadinha

New Member
Porreiro obrigado pelass respostas :wink:

Eu ja fiz aqui alguns em casa so misturando algumas coisas, acaba por ser beber todos bem, e até é de alguma forma engraçado ir experimentando adicionar x ou y e ver como sai e que alterações fez.

Por mim ate começava a levar isto num 2º bidon, mas no verão é complicado porque aquece muito, e o outro problema é as frutas perderem algumas qualidades com o tempo, o melhor dos batidos é beber de imediato..

há alguem por ai que leve batidos ou bebidas feitas em casa que metam fruta/frutos secos e usem como substituto ao isostar ou outras bebidas isotonicas? será que fazendo algumas boas misturas consegue-se chegar a algo que substitua as bebidas isotonicas? :wink:
 

card050

Member
naah... esquece essa conversa... :s
O melhor de possuir uma máquina dessas é que podes sempre tomar um bom batido todas as manhãs... Em dias d treino acrescentas um antes d ir treinar e outro no fim (para recuperação)...
A maior parte dos batidos "energéticos" implicam que mistures ovos crus... Mas não sei se te agradará a ideia...Mas principalmente estes é que não podes pensar leva-los no bidão...
Há uns tempos também andava com a "mania" dos batidos e então ao meu pequeno almoço acrescentava um granda batido com leite, 4 ou 5 bolachas tostadas,
banana, maçã, chocolate em pó (ovomaltine), pera... e por vezes mandava papas cerelac ou assim... de notar que o resultado era mais de meio litro de batido, o que para algumas pessoas pode ser demais... eu acordava fazia isso, punha no frigorifico (pa refrescar um pouco) e ia vestir-me etc...
outra opção é com frutos exóticos tipo kiwi manga melancia goiaba banana e outro que nao me lembro agora do nome... :lol:
os batidos ficam mais saborosos se forem apenas com fruta por exemplo... no entanto o leite acrescenta uma boa base d vitaminas assi como o chocolate, e as 4 ou 5 bolachas podem fazer diferença...

Outro problema de levar os teus próprios batidos em bidões, é que um bom batido vai ser relativamente espesso...além disso um batido nunca irá substituir as bebidas isotónicas... podia substituir o "gel"... mas nunca tão orientado... as bebidas isotónicas têm como principal objectivo uma fasta hidratação e reequilibrio electrolitico... o que vai ser dificil com uma bebida espessa!! penso eu de que....o que aconselho mesmo é num dia d prova ou treino tomares um antes e outro no fim!
fica a minha opinião que não tendo nada de cientifica...(até porque eu até estudo Gestão nem tem nada a ver com medicina ou nutrição) penso que não está errada de todo :mrgreen:

abraço
 

studer

New Member
Levar batidos no Bidon ou no Camelback, Jizus...

Vamos lá à minha receita magnifica, que o meu treinador de rugby me fonreceu nas alturas em que era um boi:

- 1 banana
- 1/2 maçã
- nozes (ou avelãs)
- uma boa colherada de mel
- um ovo cru
- 3 bolachas maria (para sabor e textura cremosa!)
- leite até tapar a mistura
- chocolate (opcional)
- canela (para dar sabor)

Convém q a varinha mágica/misturador seja de alta potência porque levava grandes ralhanços da minha mãe por lhe encravar a maquinaria toda! Alguns ingredientes foram acrescentos q coloquei à receita base (jogador de rugby não come bolacha maria!!! só couratos!), mas desafio qq um a dizer-me um nutriente que n esteja aqui presente!

Este era o unico lanche com o qual eu me aguentava até à hora de jantar com um reino intensivo pelo meio. Tal como o Cardoso diz, é uma litrada, mas dá um POWER!

Boas goeladas!

PS - ainda vamos acabar por fazer uma "degustation" de batidos...
 

card050

Member
epah... esse ta mesmo poderoso!
não passo deste fds sem experimentar isso :mrgreen: tou a ver que vou voltar a pegar nos batidos como parte integrante da alimentação! :D
:twisted:
"o quim é que bota shake"
:rotfl:
 

Satnad

New Member
Leite + aveia + banana+whey(mas atenção,nao e para levar no bidon! é para tomar de peq-almoço e depois de treinar)
se não tiverem whey nem quiserem comprar,substituam por 4/5 claras de ovo.
 

Univega

New Member
oi pessoal podem esperimentar esta receita, um pouco parecido a algumas que já postaram:
- 300 ml leite
- 1 ou 2 claras de ovo
- 1 ou 2 colheres de sopa de me
- banana
- ovomaline (para dar sabor)
aconselhado talveez para o fim ddo teino, pois è um pouco pesado, as ttambém u reconstituinte nutricional pós treino.
:cheers:l :cheers:
 

Narciso Magalhães

Active Member
Pessoal, alguém sabe de alguma receita de batidos para tomar antes e depois das maratonas?
Sei que há ciclistas que tomam esses batidos para durante a prova não precisarem de se alimentar e há também quem tome depois das provas porque é a melhor forma de dotar o organismo de todos os nutrientes necessários à recuperação do esforço.
Podiam dar-me uma ajuda? Obrigado.
 

SoveskY

New Member
O que me chateia nos batidos é toda a porcaria que se cria na cozinha, no entanto a verdade é que eles costumam saber estupendamente bem.

Já alguém experimentou batido de amora?

Não experimentem... :lol: mete medo!
 

brosalook

New Member
pessoal nao inventem. ja pensaram k os entendidos nao toman nada dessas drogas k voces falam. este assunto de nutriçao ja esta muito bem estudado. tenham atençao ao leite. nunca antes do treino. eu apenas tomo proteina mas com AGUA e tenho me sentido bem. nao se esqueçam
 

bcochofel

New Member
Ninja said:
boas
tenho duas dúvidas: me e whey, o que são?

me creio que foi uma gafe e deve ser mel, whey e

"Soro de leite é um líquido obtido no processo de fabrico do queijo e da caseína, de cor entre o verde e o amarelo, de aspecto turvo e sabor fresco, ligeiramente doce ou ácido." (tirado da wikipedia)

Tens whey com vários sabores.

A minha receita e:

- whey (sabor a baunilha ou chocolate)
- leite
- banana (ou maca ou pera)
- mel
- aveia (ou muesli)

Bem, muito bom mesmo.

Quanto a não se tomar leite antes do treino, realmente muita gente não se dá bem com isso e realmente a absorção é bem mais rápida com água, mas um batido , para mim, tem que levar leite. Eu com um desses aguento-me bem...
 

RICBIKE

New Member
Boas a todos do Fórum. :D
Isto dos batidos, também me interessa e já deram excelentes receitas, vou experimentar.
Já tomei batidos quando andava na musculação mas eram industriais não caseiros...
Quanto a bebidas isotónicas, tenho uma excelente receita, testada e comprovada pelo nosso grupo http://unidospelopedal.blogspot.com
No bidão:
-Água
-Mel de qualidade (1ª colher de sopa)
-Sumo de meia lima, em vez do limão (fica mais gostoso)
-Cloreto de Magnésio ( 1ª colher de café pequena, rasa). Consegues em algumas Drogarias o Cloreto (custa 4,00€/ Kg, embalagem)
Nota: deixa no frigorifico, antes das provas e treinos, fica melhor e bebe-se muito bem.
:lol: :lol: :lol:
 

cordeiro

New Member
Boas pessoal do pedal.
Após conversa k um treinador de mts atletas do btt nacional,comecei a tomar dp dos treinos mais exigentes(não sei se é melhor q os produtos q se podem comprar,mas pelo menos sempre fica bem mais barato :wink:):
-250/300ml de leite
-Uma colher de mel
-2/3 claras de ovo
-Uma banana
-Frutose(pode-se encontrar na secção dos produtos naturais dos supermercados)
Experimentem se quiserem,mas sem receios :mrgreen: e dp digam qq coisa.
Grande abraço
 
Top