Diário de bordo - Cannondale Scalpel 3 2011

kekeroseberg

New Member
Olá amigo,

Meu nome é Keke Roseberg e sou do Brasil.

Comprei um cranckset fsa 386 27/42 na CRC. Eu vi que esse crankset é igual ao da sua Scapel (ou melhor, era).

Por favor você poderia me informar o modelo do câmbio dianteiro?

Obrigado.
 

nmp

Member
Boas pessoal,

Aproveitando o tópico do Mepim, e esperando que ele não se importe por estar a "postar" no tópico que ele criou, venho aqui colocar algumas "ideias" e "sensações" que esta máquina que adquiri recentemente me tem causado...
Vinha de uma Cube LTD Race 2011 e estive muito tempo indeciso entre esta scalpel e uma Focus Raven 29 de 2012. A scalpel foi por tratar-se de uma oportunidade de negócio (bike com 1000km a um preço que considrei atrativo), em contrapartida a Focus por tratar-se de uma 29' com um dos quadros que mais gosto dentro das rodas grandes!! Acabei por comprar a scalpel e as diferenças pra cube são abismais... O conforto, a rapidez da bicicleta, a aerodinâmica (que ainda me estou a habituar), enfim... parece-me mesmo tudo novo. A subir causou-me estranheza pela positiva porque notei logo que subo muito melhor nesta bicicleta, mas a descer parece que a frente ficou mais baixa comparativamente à Cube, e nas primeiras descidas mais inclinadas ia cheio de medo até adquirir a chamada "posição de conforto"! Coisa que ao fim de umas voltas será ultrapassada penso eu!!

A única coisa que gostava mais na cube, eram os Formula RX. A scalpel vem com uns Avid Elixir R que, numa primeira análise, me parecem inferiores. Além de que quando tirei a roda da frente me vi negro para os afinar! O disco também estava ligeiramente empenado e só depois de lhe dar um retoque com as mãos é que consegui afinar aquilo mais ou menos, mas sinceramente, pensei que o espaço entre o disco e as pastilhas fosse superior, comparativamente aos Formula, é claro!! Estes últimos muito caprichosos para afinar. Penso que de futuro será uma das coisas a mudar... talvez para uns shimano XT.

Gostaria de perguntar ao Mepim se costuma ou costumava ter problemas para afinar os Avid e se é costuma ter problemas com empenos nas rodas XCR 1.7? A minha da frente, tem um ligeiro empeno, deve precisar de um aperto num dos rais, porém oiço alguns relatos negativos de quem utiliza estas rodas...

Aproveito pra deixar uma foto da máquina
scalplenmp.jpg

Cumprimentos e boas pedaldaas
 

Rui Marçal

New Member
Boas Mepin e nmp,

Vou-te responder a algumas das tuas questões pois também tenho uma Scalpel, depois irás também ficar com a opinião do Mepin.

O conforto que achas que a Scalpel tem deve-se à lefty, que é claramente a melhor suspensão que eu já experimentei (e já experimentei muitas). Hoje experimentei a minha lefty com o tunning da 88+ e ficou como nunca pensei que ficasse, mas isso ficará para o tópico respeitante à minha Scalpel (http://www.forumbtt.net/showthread.php?37904-Cannondale-Scalpel-2-2012-(Upgrade))

Depois de afinares bem a lefty, com a pressão exata para ti e afinares também o amortecedor, a tua Scalpel deverá ficar menos confortável que a Cube que tinhas.


A melhor aerodinâmica que dizes ter, deve-se à posição de condução da Scalpel ser mais agressiva de a tua Cube, por isso estás a ter mais dificuldade a descer e por isso também notas que a subir é melhor. Não sei o tamanho do teu guiador, mas um upgrade que poderás fazer é colocares um mais largo, entre os 620mm e 640mm...

Em relação aos Avid, eu tinha os Elixir 9 que são semelhantes a esses e nunca tive problemas de afinação...
 

Mepim

New Member
Boas pessoal,

Primeiro respondendo ao Kekeroseberg, o desviador dianteira da Scalpel é Direct Mount, ou seja aperta directamente no quadro sem necessitar de abraçadeira.

nmp, o Rui Marçal já disse quase tudo, antes de mais parabéns pela opção, a Scalpel é um avião e acho que fizeste uma boa aposta, com a febre que aí anda das 29" é bom ver que ainda existe quem continue a apostar nas 26 :)

Em relação à Scalpel aquilo que me parece pelo menos pela foto é que tens o espigão muito subido, assim é normal que sintas a frente da bike muito para baixo, acho que isso é capaz de precisar aí de uns ajustes, mas se te sentires bem assim esquece o que estou a dizer, é mesmo só baseado na foto.

Aquilo que mais me fascina na Scalpel é mesmo o equilíbrio desta bike, é quase perfeita em tudo, e posso-te dizer que dos vários pequenos ajustes que fiz quer a nível da Lefty quer a nível do amortecedor traseiro quer mesmo a nível da pressão dos pneus tudo faz diferença no comportamento da bike, tens de a colocar ao teu jeito e depois a partir daí é desfrutar de uma máquina que adora devorar kms :)

Em relação às tuas questões, as rodas ainda mantenho as de origem, nunca me deram qualquer problema e já levam perto de 4.000kms praticamente todos feitos ou na Arrábida ou em provas, até hoje só parti um raio e nunca tive nenhum empeno. Estou satisfeito com elas e a trocar só pelas Mavic SLR :)

Os travões sempre foram o ponto fraco da Scalpel, logo nos primeiros kms comecei a ter problemas no travão de trás com o embolo, entrava ar para dentro dos tubos e o curso da manete vinha quase até ao punho ficando praticamente sem travar, o embulo foi substituído e ficou resolvido, passados alguns kms o mesmo no travão da frente, aqui bem mais grave devido à importância de ser o da frente, mais uma vez o mesmo, substituição do embolo e problema resolvido.

Como estes travões nunca me inspiraram confiança foi ter a oportunidade de colocar uns XTR (ainda andei indeciso com os Hope iguais aos do Rui Marçal) e é o dia para a noite, uma diferença abismal no poder de travagem e na própria maneira de travar, melhorou exponencialmente o comportamento da Scalpel principalmente a nível de segurança.

Em relação à Lefty e depois do que o Rui Marçal disse não adianta dizer mais nada, é a melhor!!!

Rui, estou curioso para saber a avaliação do trabalho feito na 88+, fico a aguardar por novidades vindas do mato :)
 

kekeroseberg

New Member
Prezado Mepim,

Muito obrigado pela resposta. Por favor você poderia me dizer exatamente qual é o modelo de acordo com o catálogo da Shimano?

Estou em dúvida porque os câmbios dianteiros da Shimano 2x10 tem capacidade de 14 dentes e a diferença do Crankset da FSA 386 é de 15 dentes (42 dentes - 27 dentes). Tenho medo de comprar um câmbio dianteiro Shimano e ele não dar conta da passagem da corrente.

Obrigado.
 

amaral46

New Member
Boas nmp, que tamanho é a maquina? parece grande? Eu meço 1.85 e estava a pensar comprar uma igual. aconselha? Aspetos positivos e negativos?
Obrigado
 

Mepim

New Member
amaral46, tens por aqui neste tópico a análise completa à Scalpel, se pretenderes tens ainda no tópico do Rui Marçal (aqui) uma outra versão da mesma história :)

Se estás para comprar uma Scalpel lê estes dois tópicos que vais encontrar a informação que necessitas!
 

nmp

Member
Boas Amaral46,

Como mencionei no post anterior ainda estou em fase de descoberta da máquina! Mas para já as sensações tem sido boas.
O tamanho é um L e eu meço 1.84m. O espigão pode parecer alto, mas está ajustado ao meu comprimento de perna, de forma à pedalada ficar com um ligeiro angulo depois de encaixar o "cleat" no pedal. Nesta bicicleta a altura do selim ao eixo pedaleiro é exatamente a mesma que tinha na Cube, porém dá a sensação que está mais alto por causa da geometria deste quadro.
Aspetos positivos, numa primeira abordagem, acho que é uma bicicleta que sobe muito bem, com uma acelaração impressionante e bastante confortável se estiver devidamente ajustada para isso.
Pontos negativos para já não aponto grandes coisas, mas dada a geometria ainda me estou a acomodar à posição de descida, pois a frente é mais baixa que a minha anterior bicicleta. Quanto ao resto preciso apenas de uma afinação na roda da frente, pois está ligeiramente empenada, mas nada de significativo, precisa de um pequeno aperto em dois raios.

À medida que for experimentando também vou colocando feedback, mas pra já só posso dizer que estou muito agradado com a máquina!

Cumprimentos,

NMP
 
Top