Diário de bordo - Cannondale Scalpel 3 2011

Mepim

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Caros colegas do pedal,

Este tópico tem por objectivo partilhar as minhas experiências com a nova menina, Cannondale Scalpel 3 de 2011, para já as caracteristicas:

Quadro: Scalpel BallisTec Hi-MOD full carbon 80 mm Zero Pivot SAVE BB30
Amortecedor: RockShox Monarch RT3 custom tune
Suspensão: Lefty Speed alloy PBR and Solo Air OPI
Caixa de Direcção: Cannondale Si HeadShok
Avanço: Cannondale OPI adjustable stem/steerer 3D forged
Guiador: Cannondale C2 “zero rise” 620 x 3 mm, 2014 alloy
Punhos: Cannondale LE SuperLight II lock-on
Selim: Cannondale Stage crmo rails
Espigão: Fi;zi:k Cyrano 31.6x400
Travões: Avid Elixir R
Travão de trás: Avid Elixir R
Manetes de travão: Avid Elixir R
Aros: DT Swiss XCR 1.7
Raios: DT Swiss XCR 1.7
Cubos: DT Swiss XCR 1.7
Cubo de trás: DT Swiss XCR 1.7
Pneus: Schwalbe Racing Ralph PaceStar 2.1”
Pedaleira: FSA Afterburner 386 BB30 42/27t
Corrente: Shimano HG74 10sp
Pedais: CrankBrothers EggBeater 1
Desviador da frente: Shimano SLX
Desviador traseiro: Shimano XT
Manetes de mudança: Shimano SLX display
Cassete: Shimano SLX 11-36t 10sp

Primeiras impressões depois de 32 kms com muita lama:

A diferença para a minha anterior Cannondale Trail SL2 é abismal, a principal caracteristica desta bike é que tem uma perfomance identica a uma rigida com o conforto de uma FS, e isto não pode ser mais verdade, o ataque às subidas desta Scalpel é fascinante, haja pernas para corresponder ao que ela tem para dar nas subidas, as mais técnicas com a Lefty são feitas com muito maior facilidade, a eficácia da Lefty é fantástica, em conjunto com o Monarch RT3 dá um equilibrio e uma estabilidade notável. O bombear é nulo!!!

As descidas também são do agrado da Scalpel, apesar de eu não ter arriscado muito por estar ainda a conhecer a bike, deu para sentir toda a confiança que o equilibrio da mesma transmite, o unico ponto que ainda me deixou algumas reticencias foram os travões, já andei com uns Elixir R que me pareceram mais robustos que estes, de qualquer forma vamos esperar que eles "acamem" para depois poder fazer uma avaliação mais concreta, hoje também não era um bom dia para arriscar muito, tal foi a quantidade de lama e água que apanhei.

Em resumo, o destaque vai sem duvida para o equilibrio e manobralidade da bike, perfeita a subir e decidida a descer é uma bike para "papar" kms!!!

Agora as fotos:






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Last edited:

M@go

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Ora aí está a Scalpel do Mepim. Como escrevi no anterior tópico, esta é a Bike que me enche as medidas. Mas, como comprei este ano a Trail SL2 (está com 1.000 Km desde 15/01), tenho de me aguentar mais uns tempos. Primeiro vou curar a tendinite do pulso direito (de uma queda que dei) e após os Raids previstos para este Verão (vou certamente dar uma volta numa Scalpel Ultimate de um amigo), e logo se vê, se consigo juntar uns € para uma Scalpel.
Mepim tem cuidado com os Chainsucks, já vi vários membros do forum, a reclamar que os pratos FSA têm essa tendência. Abraços e boas pedaladas.
 
Que Mota :D:D:D é uma grande máquina, digo-te que sinto uma certa inveja (saudável) :yeah:.
Quando tiver possibilidades €€€€ também terei uma, para já ando de Trail SL :eek::eek:.

Cumps
 

1366

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Para mim isto é porno :) è pena não ser para o meu bolso. Se houver alguma alma caridosa por Faro que tenha uma igual e deixe dar uma voltinha ja ficava satisfeito:)
Força nos pedais :)
 

Mepim

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No passado fim de semana fui fazer o Raid da Tapada de Mafra, aquilo é que foi um empeno, 40kms com 1100mts de acumulado mas com umas paisagens e um percurso espectaculares, a Scalpel mostrou aquilo para que foi feita, é um autentico foguete a subir, a bike parece que implora para acelerarmos nas subidas. A descer também não se acanha em nada, vai sempre colada ao chão e a diferença de conforto/segurança para a trail SL2 é abismal.

Deixo-vos aqui algumas fotos da menina no mato!!

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Mepim

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Entretanto hoje vou fazer a primeira alteração, vou colocar este selim:

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Já andava para o comprar faz tempo, mas como a prioridade era mesmo a compra da Scalpel foi ficando para segundas nupcias, agora surgiu uma oportunidade a um excelente preço e não resisti, logo vou montá-lo e depois posto fotos para verem como ficou.

O teste ao SMP Evolution vai ser feito este fim de semana no passeio de Alverca, depois logo digo como correu.

Próxima alteração será os punhos, em principio irei colocar os Esigrips Chunky em preto.
 

Mepim

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Esigrips Chunky colocados, ficou um espectaculo, aquilo que menos me agradava na Scalpel era o selim branco e os punhos brancos, agora está bem melhor!!!

Está prontinha para o empeno de amanhã no passeio da Alvercabike, vão ser 45 kms com 1300m de acumulado, até vai doer!!!

Amanhã já dou feedback do comportamento do selim e dos punhos!!
 

jemb

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Grande máquina, sim senhor. Só havia duas coisas que eu alterava: 1- Selim (parece que tinhas a mesma opinião e já o trocaste ;) ) 2: Pneu da frente (gosto e uso racing ralph atrás, mas à frente não vou muito "à bola com ele"...os meu setups de eleição são racing ralph ou larsen tt atrás e rocket ron ou speedking à frente.
Agora, dá-lhe gás ;)
 

Mepim

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Boas pessoal do pedal!!

Ponto de situação da Scalpel agora com cerca de 350kms, continua que é um espectáculo, após algumas afinações a nível da Lefty como pressão e rebound e também no ajuste do selim e das manetes dos travões e das mudanças ficou com um conforto muito melhor, neste momento a sensação que dá é que voa baixinho!!!

Os próximos upgrades que estão em vista são o espigão de selim e o volante, estou a pensar colocar os FSA K-Force Light Carbon SetBack Seatpost e o FSA K-Force Nano Carbon Flat 31.8 MTB Handle Bar, o que dizem? Têm outras sugestões?
 
V

vader

Guest
Gosto dos comentários tipo, " a bike sobe que é um espectáculo, haja pernas !!!!!!!".
Agora a sério a tua menina ,é um espectáculo.Quem me dera tê-la debaixo de mim .
 

Mepim

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Boas,

Depois do Racing Ralph de trás ter ido à vida com um rasgo em cima de cerca de 2cm tive de colocar o Kenda Karma 2.1 tubeless, este fim de semana já vou ver como este se comporta.

Neste momento o set de pneus está em Racing Ralph à frente e Karma atrás, ambos em tubeless.
 

Mepim

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Boas,

Já tinha ouvido dizer bem e mal deste Karma, mas eu até agora só posso dizer bem, é um pneu que tem uma tracção incrível, neste aspecto a diferença para o Racing Ralph é muito grande, a rolar não é tão bom como o RR mas compensa claramente na tracção que ganha.

Para já estou bastante satisfeito, vamos ver agora com o tempo se o comportamento se mantém.
 

essence_s

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A maquina é linda, parabens.
Tenta colocar o karma á frente e o ralph atrás, vais sentir a maquina a acelarar melhor e a frente tambem a agarrar melhor.
Normalmente o pneu com melhor cardado coloca-se na frente.
 

Mepim

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Pois essence_s, eu sei disso, só que neste momento já começo a ficar tentado em abdicar de mais umas gramas e colocar outro Karma à frente, é só os próximos testes satisfazerem tanto como este primeiro e não sei não. Os Ralph nos terrenos mais degradados são manteiga, aquilo que ganho a rolar perco em aderência, mas é como digo, deixa lá ver os próximos testes do Karma.
 

essence_s

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Então, mas estamos no verão(apesar da chuva), os trilhos por onde andas n secam nesta altura?
Ou então tambem podes andar com demasiada pressão nos pneus o que dificulta a tracção.
 
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