De volta à "autonomia" e respeito pela natureza no BTT.

Mangelovsky

New Member
A minha "revolta" é principalmente contra a questão do lixo. Se reparares, não estou a barafustar com nenhuma organização em particular. Estou puramente a tentar imaginar uma melhor forma de organizar uma prova, sem acrescer muito os custos. Pelo menos já se chegou a consenso em relação aos abastecimentos de água...

Se simplesmente não puseres mais os pés numa prova da qual não gostaste da organização, para o ano em vez de 2000 participantes, vão estar lá 1999 e eles nem vão notar. Se disseres ou sugerires alguma coisa, pode ser que isso para o ano esteja mudado. E isso será bom, quer lá estejas, quer não.
 

MSoares

Member
Isto é caso para dizer: VIVA OS TÓPICOS INÚTEIS!

Se o objectivo é manter os trilhos onde passam os passeios e provas livres de lixo, tudo passa pela educação e instrução de quem lá vai. Se acabando com as ZA's por conta das organizações alguem acha que a natureza vai ficar a ganhar, estão enganados. Nessa altura haverá muito mais gente a carregar alimentos às costas e a consumilos em qualquer altura e muitos desses não hesitarão em largar as embalagens pelo caminho. Mantendo as ZA's tal e qual elas são a questão do lixo resume-se de certo modo aos metros a seguir a cada abastecimento. E se não distriburem garrafas de água pequenas melhor ainda
 

Mangelovsky

New Member
Não será antes caso para dizer: VIVA OS POSTS INÚTEIS?

Como é que com a solução proposta, haveria gente a carregar alimentos às costas? Só se estiver a falar do espaço entre a partida e a primeira Z.A.. Consumi-los em qualquer lugar também não seria problema, desde que as embalagens estivessem identificadas. Deu-se ao menos ao trabalho de ler os posts anteriores?
 
Last edited:

MSoares

Member
Não será antes caso para dizer: VIVA OS POSTS INÚTEIS?

Como é que com a solução proposta, haveria gente a carregar alimentos às costas? Só se estiver a falar do espaço entre a partida e a primeira Z.A.. Consumi-los em qualquer lugar também não seria problema, desde que as embalagens estivessem identificadas. Deu-se ao menos ao trabalho de ler os posts anteriores?

Sim Mangelovsky, dei-me ao trabalho de ler os posts anteriores. Achas que toda gente irá/iria dar-se ao trabalho de preparar marmitas com o farnel, entrega-las no secretariado e quando chegasse ao abastecimento ter que esperar que chegasse a sua vez para pedir a marmita com o número xxx e mais uma vez esperar que o voluntário que lá está e que pouca ou nenhuma experiência tem em organizações bttistas encontrasse a referida marmita? Eu e muito mais gente que aqui anda na alinharia nesta ideia.
Para além disso uma boa parte do gozo que há em participar neste tipo de eventos é chegar a uma ZA e poder ver uma mesa bem servida de fruta, doces ou qualquer coisa mais.

No Domingo passado participei na maratona de Alte e na 1ªZA enquanto eu trincava um belo biscoito de amêndoa dizia-me um outro participante que estava ao meu lado: "Da melhor parte do percurso muitos nem dela querem saber". Uns kms mais à frente um participante que eu reparei que tinha lá passado e não parou alimentava-se com algo que ele próprio tinha trazido no bolso da jersey. 1º foi uma banana. Fruta para a boca e casca para o mato. Tudo bem. A seguir foi um gel. Gel para a boca embalagem para o mato.

Acho que não é preciso dizer mais nada. Quem quer, já consegue perceber onde quero chegar.

PS: Obrigado me esclareceres quanto à conjugação do verbo consumir. Dá sempre jeito saber...
 

Mangelovsky

New Member
Eu quero perceber onde queres chegar, a sério que quero.Talvez haja algo de mais profundo que eu não esteja a atingir, porque o que percebo à primeira vista nem quero acreditar...

Queres dizer que a malta que come fruta não faz lixo, mas os que comem barras e gel já o fazem? Ou queres dizer que quem encara as maratonas como competição faz lixo e quem encara como passeio não faz? Isso ofende muita gente e a mim em particular. Ultimamente, ando em má forma e já sei há partida que não vou fazer grande coisa em nenhuma maratona nos próximos tempos, por isso até tenho paro nas Z.A.s para saborear a fruta e para dar duas de letra com o colega do lado. Mas já houve o tempo em que estava melhor, e nessa altura, por achar que já poderia ser capaz de fazer qualquer coisa interessante (um tempo, uma posição), investia numas barras ou em gel e não parava sempre nas Z.A.s e às vezes comia em andamento. Mas nunca, nunca mesmo, deixei lixo em lado algum, a não ser em contentores...

Quando estou a andar com calma, irrita-me o pessoal que me passa razas a descer, ou que me cortam a trajectória em estradões ao ultrapassar alguém. Quando estou a andar depressa, irritam-me os que ficam gelados e desmontam quando vêm um singletrack com duas ou três pedras, ou uma subida com mais que 2% de inclinação. Mas daí até pensar que sou melhor que uns ou outros... Sinceramente, isso é ser demasiado básico...
 
Last edited:

tpfernandes

New Member
Mangelovsky, pareces-me um revoltado com a vida...

Curte masé os trilhos e anda de bike que isso passa...
 
Last edited:

golias

Member
...

as organizações fazem aquilo que devem e têm que fazer,
infelizmente os pseudo betetistas, é que não!!
já muito se falou sobre a questão dos lixos deixados pelos participantes nas provas!!
a mim deixa-me triste que deixem lixo por onde passam, estes caramelos que andam todos emproados e equipados!!
mas também te digo, há problemas muito mais graves que me tiram mais minutos de sono!!
é uma questão cultural, e se calhar devemos perceber que temos aquilo que merecemos!! :(
vivemos num país selvagem e selvático!! basta ver os exemplos que vêm de cima!!

...
 

Mangelovsky

New Member
Tens razão, já muito se falou... Agora fazer-se alguma coisa, é que nem por isso. E enquanto toda a gente espera que a educação e mentalização das gerações vindouras surta efeito, o lixo vai caindo...

Não temos o que merecemos, nem sequer temos o direito de pensar se o merecemos ou não. O que está a acontecer, não é a nós. É ao meio em que nós e outros vivem e em que os que vierem a seguir também vão viver. Não é um espaço nosso.
 
Last edited:

Jazz

Member
O problema principal para mim é que há gente que é porca, tão simples quanto isso. Há pessoas civilizadas e depois há os porcos mal educados, que deitam lixo no monte. Não percebo como é possível praticar um desporto em que uma das vantagens é a comunhão com a natureza e, ao mesmo tempo, dar-lhe uma facada nas costas.
 

Renegado

New Member
Boas... Estive a ler e tentar perceber a ideia deste tópico e a questão é:Então mas os chamados bttistas não são também doutores, engenheiros, professores, padres, policias, politicos, pedreiros, artistas...e outros? E acham que a malta deixa lixo por aí? É verdade que alguns, por onde passam, por muito que se esforcem deixam rasto: eles próprios são porcaria!
 

fox

New Member
Andava à procura de uns temas sobre alimentação e vim dar com isto. Não é assunto novo e nunca se vai esgotar, infelizmente.
Aqui há uns anos tanto me dava ao trabalho de colocar fotos dos belos trilhos como das tainadas... E também coloquei algumas vezes fotos daquilo que fazem os porcos que andam de bicicleta. Sim, julgam que não? Mas é verdade... E não são poucos.
Quando vou nas voltas informais ainda me dou ao trabalho de apanhar o lixo que conseguir carregar. Apenas porque sei que nesse dia e seguintes não vai lá passar ninguém "da organização" para limpar (ou fazer de conta que limpa).
Por isso, a única forma de melhorar as coisas é cada um de nós ter uma consciência ambiental e NÃO FAZER LIXO.

Quanto à ideia de entregar caixas com comida, não dá Mangelovsky :( Nem em passeios com 200 pessoas quanto mais com 1000. Eu já me meti a organizar algumas coisas e isso seria impraticável.

Volto a dizer, cada um de nós é responsável por NÃO SUJAR. E de chamar porco com todas as letras aos que sujam. Já nem peço para apanharem o lixo dos outros. Mas não fazerem lixo já é uma grande ajuda.

Quanto às organizações, se deixarem bem limpos os locais de abastecimento, partida e chegada já bato palmas :)

Agora respeitem as ideias uns dos outros e não venham para aqui insultar-se por favor :(
 

Mach 4

New Member
Eu já li vários tópicos sobre o lixo e este é mais um em que alguém se esforça por procurar uma solução para o problema mas rápidamente é bombardeado com criticas negativas.
Em parte eu até nem censuro esse pessoal, pois realmente este é daquele tipo de problemas que muito dificilmente irá ser contornado, apenas porque esse péssimo hábito de fazer lixo no monte já está tão entranhado nos genes desses individuos, que mesmo dando-lhes dinheiro para evitar de o fazer, alguns continuariam a deitar os plásticos para o chão.

Aqui só mesmo á lei da paulada, como a policia de choque nos motins/manifestações, ou então como na escolinha de antigamente onde as réguadas serviam de aviso e de exemplo aos alunos mais "rebeldes".
Também se podia usar aquelas "orelhas de Burro" (sendo neste caso de "Porco") para lhes enfiar pelo capacete abaixo.

De resto acho que irá sempre existir este cancro nos trilhos enquanto houver provas de btt, mas acho muito louvável todos aqueles que demonstram um real interesse em alterar mentalidades, como está aqui a fazer o autor deste tópico.
Continua assim Mangelovsky, contra tudo e contra todos, pois se calhar tu é que estás correcto na tua forma de ver as coisas e os outros enganados.
É por causa destas coisas que Portugal chegou onde chegou - em vez de se insistir em boas idéias não, é mais fácil nem pensar nisso ou noutras soluções. Se calhar também é por isso que a corrupção nunca mais vai acabar neste país.

E acima de tudo lembrem-se que :

"The Earth Does Not Belong To Us...We Belong To The Earth"
 

fox

New Member
Atenção que eu não critiquei o objectivo do Mangelovsky! Eu estou do lado dele nesta luta!
Só que, eu começo por mim! Montes e montes de vezes chego em cima da hora e nunca iria conseguir entregar a minha "marmita" a tempo.
E depois, três viagens numa hiace... Para um ponto de abastecimento, talvez funcione num evento só com um ponto de abastecimento. E eu acrescentaria mais uma viagem para levar uma data de gente para descarregar e organizar o conteúdo de 3 carrinhas a tempo de as entregar à passagem dos participantes.
Multipliquem isto por 2 ou 3 abastecimentos... E calculem também o espaço necessário para organizar 3 carrinhas de caixinhas de plástico.
Eu até acredito que fosse viável, apesar de ainda achar complicado, num evento de digamos 100 participantes que fazem um (e só um) reforço alimentar.
Para cima disso e por muito interessante que seja a ideia, acho-a impraticável...
E depois há o pensamento contrário. O lixo de 100 pessoas é relativamente mais simples de controlar. Mas só relativamente.

Acho que a mudar mentalidades não está (ou apenas está) no modo como as coisas se organizam. Mas sobretudo na forma como se pedala.
Ainda hoje, se vê mesmo sem ser nas bicicletas. Passem perto de um macdonalds (desculpem a pub) à noite... O Drive In funciona até horas bem tardias e verifiquem a quantidade de sacos de papel, copos e tudo o resto atirados das janelas dos carros.

É aqui, na minha humilde opinião, que tem de se mudar mentalidades! Acabar com quem suja!
 

Mach 4

New Member
Passem perto de um macdonalds (desculpem a pub) à noite... O Drive In funciona
até horas bem tardias e verifiquem a quantidade de sacos de papel, copos e tudo
o resto atirados das janelas dos carros.

É aqui, na minha humilde
opinião, que tem de se mudar mentalidades! Acabar com quem suja!

Aqui na Maia não se costuma ver esse lixo de que falas...mas tens toda a razão, é aqui e assim que se tem de mudar muitas mentalidades.
Por isso mesmo pergunto-te :

Já foste alguma vez a um desses McDonald's reclamar ou alertar para o lixo que o pessoal faz nessas alturas?
De quem será a responsabilidade?
Quem é que está a fechar os olhos?
O que se poderá fazer para mudar esses hábitos?

Nesses locais costumam haver uns impressos para reclamações/sugestões. Já foste falar com alguém sobre isso?
Já falaste com o gerente alguma vez?
Aposto que não.

fox, se eu não insistisse em muita coisa na minha vida hoje não estaria a trabalhar onde estou, e tão pouco estava casado com a minha mulher.

Luta, convicção, certeza.
É disso que este país precisa á muito tempo, porque para falar...já chegam os politicos.
Da próxima vez AGE...e com determinação, e se calhar vais ficar espantado contigo próprio.
 

rodda

New Member
A responsabilidade do lixo é da organização do evento. São eles que têm de deixar os trilhos tal como estavam antes do passeio/maratona/raid.

Para isso a Autarquia devia pedir uma caução (por Ex 500euros) para limpeza dos trilhos depois do evento. Caso os trilhos tivessem limpos o dinheiro é devolvido, se houvesse lixo o dinheiro ficava para pagar a limpeza.
 

JNR

New Member
pois e quando o lixob é da propia autarquia ou CM? há exemplos por aqui e por ali em que muitas fitas são das CM, tá bem que se calhar não foram eles mas tiveram apoios das CM e elas não ligaram peva...
 

abelha2

Active Member
Sinceramente acho que a solução descrita pelo autor do topico, só ía complicar mais... Para isso cada um levava as suas coisas no camelback (pelo menos a mim nao me faz diferença o peso, porque vou sempre em ritmo passeio, sem objectivos classificativos), para alem de que ia demorar muito tempo a procurar as coisas, era necessario mais gente nas zonas de abastecimento, etc.

Uma coisa que reparei em muitos passeios é que nas garrafinhas de agua que distribuem sem ser nas zonas de abastecimento, não ha nem no local nem uns metros mais a frente um saco para o lixo. E muita gente deita-as para o chao, uns porque sao porcos, e outros porque nao tem solução (aquele pessoal que nao leva camelback).

Nas zonas de abastecimento tambem podiam por um saco do lixo por exemplo 500metros mais a frente, mas nao é essencial, porque aí so deita lixo para o chao, quem realmente é porco!

Agora nos pontos de agua, acho que podiam fazer um esforço por os colocar numa subida (porque numa descida e complicado ir com uma garrafa na mao), e a uma distancia adequada, colocar um saco de lixo, para aqueles que nao querem parar...Nesses pontos a pessoa que entrega a garrafa, podia substituir o incentivo de "força" por "tem um saco do lixo lá a frente".

Naqueles avisos que se faz no inicio dos passeios, nunca é demais referir que deitar lixo para o chão é ser PORCO!

Depois de ler o resto dos post, acrescento o post do rodda:
Não concordo directamente que a responsabilidade do lixo é da organização, no sentido de "tou-me a ca*** po lixo eles que limpem" (nao sei se foi isso que querias dizer, mas foi o que percebi, mas caso nao seja isso que querias dizer [e espero que nao], há muita gente que pensa assim"

Mas concordo em absoluto com a ideia da caução..porque nao? era uma boa medida a meu ver...

Aproveito tambem, embora seja um pouco fora do tema, para dar os parabens as organizações que tambem limpam os trilho dos passeios, de silvas mato etc, pois apesar de isso ser um pouco dever de cada um de nós, já que eles o usam mais massivamente (pois usam em alguns casos para obter algum lucro, que não censuro), tambem contrinuem mais.
 
Last edited:
Top