"cornitos" no guiador: prós vs contras

Paulo.Cabanas

New Member
Boas,

Hélio, normalmente os bar ends têm 1,5 cm de largura.

Fazes assim:
1º Desapertas as manetes e shifters e empurras tudo para o lado interior (para o lado do avanço).

2º Cortas os punhos do lado de fora(aquele lado que tapa o buraco interior do guiador) o suficiente para retirar a tampa lateral.
Ficam com o desenho de um tubo

3º Empurras os punhos também para dentro do guiador (sentido do avanço do guador) como fizeste com as manetes e controlos das mudanças.

4º colocas os bar ends à face do guiador. Os parafusos têm que ficar virados para baixo.
apertas os bar ends e colocas as tampas dos mesmos no guiador.

5º Fazes todo o processo inverso descrito nos pontos 3, 2, 1. Ou seja, puxas os punhos contra os bar ends de modo a que fiquem encostados aos mesmos.

6º Depois puxas as manetes e os shifters contra os punhos e apertas tudo.

7º Deverás ter em atenção o angulo que os teus punhos fazem quando estás a travar. A mão aberta em cima do punho e da manete de travão deverá ser uma linha recta. Pelo menos é o que eu faço para estar confortavel.

Espero ter tirado as tuas dúvidas. Qualquer coisa apita.

Cumprimentos,
 

pratoni

Active Member
O que eu queria dizer com o atrito é que os wcs, por ser de esponja ou não, não sei, custaram imenso a colocar provocando muito atrito e, pelo que tenho visto, não sou o único a queixar-me... :wink:
 

helio69

New Member
Bem, eu que já tirei e voltei a colocar os meus punhos que vinham com a GT sei o que isso é... Sim porque devem existir poucos punhos com mais resistência do que aquilo! Quase que me ca** todo para tirar aquilo! E olhem que recorro a todos os truques do livro!

Aliás, só de pensar que os vou ter que tirar outra vez quando chegar o material novo já fico com nauseas!
 

Ghozt

New Member
Olá.
Para tirar os punhos sem esforço mete-se uma chave de fendas entre o punho e o tubo do guiador de forma a abrir uma pequena folga, depois esguicha-se álcool lá para dentro. Este procedimento deve ser efectuado em ambos os lados do punho. O meu mecânico utiliza uma seringa para o mesmo efeito, o que é fixe porque não se risca o guiador. O álcool descola logo o punho, pelo menos comigo resultou sempre, depois de o álcool evaporar o punho volta a agarrar outra vez.

Em relação aos extensores (vulgo "cornos") decidi experimentar. Comprei uns ONOF em carbono por 40€ e fiz duas maratonas. Na primeira detestei, tinha a sensação de ter as mãos presas e parecia-me que a qualquer momento aquilo se ía engatar numa árvore. Na segunda maratona (realizada hoje mesmo) confirmei as minhas suspeitas, apesar de ter reajustado o ângulo dos cornos e de ter reposicionado as manetes dos travões (para dar mais espaço às mãos) aquela cena continuou a incomodar. Nas subidas, se agarrarmos naquilo, as mãos ficam longe dos triggers e acabamos por meter as mudanças tarde demais. Nas descidas, os cornos são um verdadeiro pesadelo, normalmente afasto as mãos para controlar melhor o guiador, a parte exterior das mãos encosta-se àquilo até começar a doer e os movimentos ficam presos. Acredito que haja pessoal que adore os extensores e que não consiga viver sem eles, mas para mim não dá... procurem no Miau.pt, vai lá estar um belo par de extensores ONOF em carbono com pouco uso e a um preço excelente...
 
A única desvantagem resultante da utilização dos bar-ends prende-se com o risco acrescido de quedas nos single-tracks com vegetação alta. Quanto ao resto, só vejo vantagens.
Nunca fui ao tapete por causa deles e vou continuar a usá-los (na bike) por muitos e bons anos, so help me god.

Boas pedaladas. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

rucaf3

New Member
:)
Boas...
Por que raio ainda não inventaram os Bar End´s de alojar dentro do guiador ???
Quem assim o quiser usar usa , quem não !!!...
A puxar tipo mola e a desprender da mesma maneira!!!

P.S Se alguém o fizer meus amigos... não esqueçam dos direitos de autor hemmm!!! :mrgreen:
 

jere

New Member
Olá a todos

Como em tudo na vida uns têm e outros não; Há quem goste e quem não.
Agora não me venham cá dizer que se usavam há 10 anos e que agora estão fora de moda! Mas fazem tb btt porque é moda ?! sinceramente....
abraço e curtam o melhor que o btt tem p oferecer, com cornos ou sem eles.
 

rucaf3

New Member
BOAS :)

Meus amigos, para os punho entrarem bem é a receita da avozinha meus ...
O belo do "cuspo"... Pois é !! a saliva ... na ponta do dedo, passar dentro do punho e já está... ou esquecem o que acontece quando os punhos apanham água?? :mrgreen:
 
Quando me aleijo em consequência de uma queda, faço como os cães, coloco "cuspo" nas feridas.
Dentro dos punhos nunca pus. Será que resulta? Desconfio.

Cumps.
 

jopedru

New Member
Eu sempre usei extensores, mesmo agora quando os "prós" das cannondale de 5000€ dizem que aquilo passou de moda, dahh! aquilo não está ali porque fica bem! Eu adoro ouvir estes cromos! A verdade é que só não ajuda na posição mais á frente quando se sobe, como já disseram e bem, o peito fica muito mais aberto e livre para se respirar quando o cansaço aperta! Mas eu dou um conselho aos "prós", as bikes não se medem pela tabela! Se elas já viessem com ciclista é que era bom!
 
Não acredito que a utilização dos bar-ends esteja dependente das chamadas tendências da moda. Aliás, não acredito que haja moda no BTT. Acredito que os bttistas utilizam determinados componentes em função dos benefícios que deles advêm e não por meras questões de moda ou parâmetros estéticos. O que não invalida que estes dois factores não possam ser conciliados.
Pessoalmente, utilizo os bar-ends por uma questão de conforto e rendimento. Por exemplo, amanhã, se deus quiser, irei disputar em Estarreja a “Rota dos Esteiros” (90km) sobre um traçado rolante e pouco técnico. Atendendo às características do percurso (plano), tenho a certeza que os ditos "cornitos" irão ser bastante úteis, pois permitirão a adopção de uma postura semelhante à que assumo na bike de estrada.

Um abraço.
 

Marreiros

Active Member
Sempre usei "bar-ends" mas este ano decidi tirar na meia de Portalegre para ver como me sentia... E até gostei! Agora ando sem eles. Eu uma questão de hábito... Mas admito que que em certas situações fazem jeito.
 

Harmony

New Member
Eu uso e gosto, mas penso assim:
Se vir uma Bike com " cornitos" selim muito almofadado e a cassete com a roda maior de 34 dentes de certeza que o BTTista é iniciante.
 
miguel pinto said:
...
Por exemplo, amanhã, se deus quiser, irei disputar em Estarreja a “Rota dos Esteiros” (90km) sobre um traçado rolante e pouco técnico. Atendendo às características do percurso (plano), tenho a certeza que os ditos "cornitos" irão ser bastante úteis, pois permitirão a adopção de uma postura semelhante à que assumo na bike de estrada.

Um abraço.

Participei nesta maratona, mas, em vez dos anunciados 90km, percorri 96km (distância confirmada pela organização).
Os ditos "cornitos" foram de uma utilidade extrema, permitindo-me sucessivas mudanças de postura sobre a bike e consequente descanso de certas zonas do corpo, nomeadamente a zona lombar.
Sendo o percurso 99% rolante, os bar-ends permitiram-me durante umas boas dezenas de quilómetros a assunção de uma postura semelhante à adoptada na bike de estrada, que se traduziu numa melhoria na rentabilização do esforço e na cadência de pedalada.

Cumps.
 

MarceloBTT

New Member
quanto aos cornos extensores de guiador:

eu gosto muito pincipalmente a subir!! :D

a pessoas que cortam os punhos... :roll: :roll:

eu não puxei tudo um pouco mais para dentro assim nao tive que cortar os punhos. :D

boas pedaladas
 

pinhocastro

New Member
os cornos não estão na moda ou deixam de estar, a moda está no estilo de bike. Agora o enduro/all mountain está mais na moda que o XC e por isso não se vê tantos cornos por aí! Digo eu!!!

Eu não quero chamar cornudos ao pessoal do XC, mas a verdade é que numa utilização menos racing eles já não são precisos! eh eh eh

Nunca tive, nunca devo ter... no guiador pelo menos!!!
 

petervmaster

New Member
Eu coloquei os extensores para ver se o rendimento melhorava. Melhorou bastante principalmente a subir.

Retirei os extensores porque atrapalha muito nos saltos foi só mesmo para testar.
Quem sobe muito é com certeza uma mais valia para mim nem tanto pois gosto mais de dirt e freeride.
 

MarceloBTT

New Member
Eu nao me importo com o estilo o que interessa para mim é a qualidade.
eu nao tenciono fazer DH e tenciono fazer XC o XC questuma ser a subri logo os extensores no meu caso ajudam.
nao vou deixar de ter uma coisa que me dá muito jeito só por causa de tirar estilo ha bike.

isto são opiniões mas concertesa nao serei unico a pensar assim.
 
Top