Converter uma pedaleira com 3 pratos para 2 pratos??

edununo

Well-Known Member
Ganhas pouco.
Tive há uns anos uma XT 22-32-44 e passei para 26-38 com pratos TÁ e ganhei cerca de 80g.

Eu não convertia essa pedaleira. É de gama baixa, pesada etc. Com o dinheiro que gastas nos pratos compras uma Deore dupla.
 

mack1

Active Member
Se comprar um Deore tenho de comprar para 10 velocidades certo? Porque 2 para 9 velocidades creio não haver
 
Vou aproveitar este tópico, já ando com está dúvida há imenso tempo e acho que nunca procurei uma resposta aqui por isso vou tentar a minha sorte.
Existe algum prato 38t compatível com uma pedaleira FC-M522 de forma a substituir o prato do meio para converter a pedaleira de 3x para 2x? Pode ser dos mais em conta, p.e. Deore ou SLX não precisa de ser o mais leve nem o mais bonito mas sim com uma boa relação preço/qualidade.

Cumpts
 

edununo

Well-Known Member
Boas.
Já dei esta sugestão várias vezes: Se não te importares de colocar um prato de 36 dentes em vez de um de 38 dentes a coisa fica barata. Basta comprar o prato do meio das pedaleiras de trekking da Shimano que usam 26-36-48. Um Deore custa menos de 10 euros + portes.

http://www.bike - discount . de/en/buy/shimano-chainring-deore-36-t-9-speed-37057/wg_id-428

É só confirmar que os teus cranks têm BCD 104.

Se quiseres mesmo um de 38 então terás de ir para outras marcas e comprar um prato intermédio (Atenção a este pormenor. Não pode ser um prato exterior) pois vais montar no sitio do prato do meio. Tens a TA Specialites entre outras marcas. Não custam é 10 euros.
 
edununo o prato do meio é de BCD 104, eu tentei ver antes de perguntar mas fiquei com dúvidas porque quando procurei na bike discount por pratos 38t só encontrava o slx mas o "formato" parecia-me diferente e fiquei na dúvida se encaixaria correctamente na pedaleira... agradeço a tua sugestão mas como eu faço treinos longos em estrada principalmente quando ando sozinho e uso a bicicleta para as viagens de e para o trabalho se baixar de 38 para 36 penso que vou perder muita velocidade, como tinha visto pedaleiras de 2 pratos com 24-38 pensei que haveria algum prato 38t compatível e barato que me permitisse verificar na prática se a diferença de 42 para 38. Passando para 36 essa diferença deverá ser ainda mais acentuada e tenho algum receio (casmurrice minha talvez) mas como o preço é baixo vou ponderar a compra nem que seja só para experimentar.

Obrigado pela orientação foi uma ótima ajuda e pelo menos já percebi quais os pratos compatíveis pois infelizmente alternativas como os TA estão fora do orçamento uma vez que é para testar :D

Cumpts
 

edununo

Well-Known Member
Boas.
Eu não sei qual o tamanho da roda da tua bike mas numa 29er com prato 38 e 11 na cassete, rolando a 90 rpms de cadência, vais a cerca de 43 kms/h. Com prato 36 desce para 41 kms/h. Com prato 42 irias a cerca de 47 kms/h.

Numa 26 ou 650b as velocidades são menores mas as diferenças entre os vários pratos não muda muito.
 
é e será 26 por muito tempo xD por acaso estive hoje de manhã a comparar num simulador e a 100rpm do 42 para o 36 são cerca de 6.9km/h de diferença, não é muito mas por exemplo, quando saio do trabalho apanho uma descida que nem é muito acentuada e já começo a pedalar no vazio com o prato 42, com o 36 devem-me saltar as pernas :D O problema é eu fazer bastante estrada com esta bike e sentir por vezes este pedalar no vazio. O duplo prato iria acabar pelo menos com a duplicação de velocidades e simplificar as mudanças... e acho o 24-38 ideal para o que faço e para a minha condição física e aceitaria perder os cerca de 4.6km/h agora o 36 deixa-me uma pensar se não seria uma diferença muito grande.

Mas como baratos e 38t não se enquadram na mesma frase tudo se resume a eu meter um 36 barato para testar e chegar a uma conclusão. Mais tarde quando a pedaleira entregar a alma ao criador talvez meter logo uma pedaleira dupla Deore 24-38 caso não me oriente com o 36.

Obrigado edununo mais uma vez pela orientação já aprendi mais um bocado :D
cumpts

EDIT: só a título de curiosidade, olhei melhor para o simulador e no 36-11 a relação é 3.27 que é muito semelhante ao 42-13(3.23), o que na prática era como se perde-se o carreto 11 por isso vou testar durante as próximas viagens não meter este último carreto e já fico uma ideia da diferença (penso eu).
 
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TLouro

Member
Boas, claro que é possível, é só tirares os pratos, o desviador e o shifter. Adicionalmente até podes encurtar um pouco a corrente.

A questão é que se só fizeres isto vais ficar com uma transmissão "curta", isto é, terá uma velocidade de ponta reduzida e pouca desmultiplicação (a mudança mais leve fica relativamente pesada).

Se isso não for problema para ti, é só sacar o material. Se for um problema, terás que modificar a cassete de modo a por um carreto maior com mais dentes e jogares com o número de dentes do prato do pedaleiro, conforme a desmultiplicação que pretenderes.
 

klaser

Well-Known Member
Só tirar os dois pratos (sem trocar o que fica lá por um narrow/wide),sem guia de corrente e com um desviador que talvez não tenha tanta força na mola,podes ter problemas com a corrente sempre a saltar fora ...
 
Obrigado pessoal, mais logo vou ver que k7 tenho e o prato do pedaleiro quantos dentes tem, e depois vocês dizem se devo ou não fazer. o meu desviador xt tem aquela patilha para bloquear, acho que se chama shadow.
Como já devem ter percebido não sou muito entendido, apesar de já fazer btt há bastante tempo.
Estive muito tempo parado devido ao nascimento do meu filhote, e tenho algum receio de não ter pernas agora no inicio para a 1*10.
 

moshinho

Super Moderador
GrandeMaluco.
Tenho a mesma transmissão e estou a pensar fazer o mesmo, mas se não andas à muito tempo é aconselhável dares umas valentes voltas antes.
 
Já começo amanha de bike de estrada a fazer os meus primeiros km depois de mais de um ano parado, e vou aproveitar que tenho que meter rodas novas e travões na de btt, para meter 1*10
 
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