Comparativo Guiadores de Carbono - resistência

card050

Member
Numa das minhas aventuras épicas por esses mundos estranhos e "quiçá" viciantes que são os fóruns cujo tema principal é o BTT (sejam portugueses, ingleses, franceses, espanhóis, italianas, checas e suecas, polacas e eslovenas) encontrei referência a este comparativo entre guiadores de carbono, em que é testado a sua resistência e dado o veredito final... Compreende guiadores de várias marcas como FSA, Ritchey e Easton por exemplo...
O senão, é que está integralmente redigido em inglês!! :shock: espero que compreendam (se não for tudo, o mais importante e o que interessa)


http://www.syntace.com/download/pdf/engl/Bike_12_06_Steuerparadies_engl_LQ.pdf

Aproveito para mandar um grande abraço ao Bruno, que segundo sei está a recuperar relativamente bem de uma queda violenta que resultou do guiador ter partido!...


Fiquem bem...
Bom fim de semana!
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
:bompost:

Excelente artigo, imparcial, informativo, muito bom mesmo.

Fiquei impressionado com a nota muito negativa da Ritchey :s

Ainda não há muito tempo que se falava em como as normas de segurança vão complicar a existência de alguns produtos feitos para "weight-weenies", este artigo demonstra bem o quão importante isso é.

Fiquei apreensivo, com a minha escolha de avanço (Ritchey wcs), mas satisfeito com as minhas preferências de guiadores (Use, Race Face e Bontrager) :)

Aproveitei para anexar o dito PDF a este tópico, não vá desaparecer do site indicado :)
 
A última aquisição para a minha bicicleta foi um guiador "Ritchey WCS", mas em aluminio (140 gramas).
Quando li o artigo, fiquei deveras preocupado, pois, as alusões a esta gama de guiadores (Ritchey) não são muito abonatórias. Tudo bem que o meu guiador é em aluminio e o artigo refere-se apenas aos guiadores em carbono, no entanto, reconheço que fiquei algo apreensivo.
Já agora e se tal me é permitido, aproveito este tópico para questionar os mais entendidos nesta matéria acerca das reais qualidades do WCS, mas em aluminio, e se tem conhecimento de algum caso em que o mesmo tenha partido. :?: :?:
 

Alf

Active Member
Bom post!

Realmente a Ritchey ficou um bocado mal... e eu que gostava de WCS carbon...

Em termos de guiadores elevados os melhores são o Specialized, o Bontrager e o Syntace. Fracos: Truvativ, Ritchey. Médios: FSA e Easton.
Os melhores rectos são o FSA, Race Face, Syntace, USE e Syncros. Fracos: ControlTech, Ritchey.

Tem piada que a FSA, a Ritchey e a Syntace, que são as únicas apresentam tanto guiadores elevados como rectos, tem melhores resultados nos rectos...

EDIT: miguel pinto, não sei se tens razões para ficar preocupado, pois os problemas do WCS carbon são a nível de fabrico do carbono, por isso o de alumínio não terá os mesmos problemas, apesar de poder ter outros...
 
Alf_PKS_0 said:
Bom post!

Realmente a Ritchey ficou um bocado mal... e eu que gostava de WCS carbon...

Em termos de guiadores elevados os melhores são o Specialized, o Bontrager e o Syntace. Fracos: Truvativ, Ritchey. Médios: FSA e Easton.
Os melhores rectos são o FSA, Race Face, Syntace, USE e Syncros. Fracos: ControlTech, Ritchey.

Tem piada que a FSA, a Ritchey e a Syntace, que são as únicas apresentam tanto guiadores elevados como rectos, tem melhores resultados nos rectos...

EDIT: miguel pinto, não sei se tens razões para ficar preocupado, pois os problemas do WCS carbon são a nível de fabrico do carbono, por isso o de alumínio não terá os mesmos problemas, apesar de poder ter outros...

:yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:
 
Excelente teste, a revista Bike e a Syntace deviam era alargar o leque.

Em relação ao resultados da Ritchey são um bocado decepcionantes para a marca que é. E o resultado médio obtido pela Easton num guiador que tem garantia vitalicia também deixa um bocado a desejar... Mas é para isso que estes testes servem, para elucidar a malta das qualidades da cada peça.

:bompost:
 

duosector

New Member
Olá!

Nao conhecia este artigo! Está espectacular! Só é pena não terem incluido a marca Titec, visto que foi a minha ultima aquisiçao para a bike.

Por acaso alguem tem alguma experiencia com o guiador Titec pluto 31,8 carbono?[\b]

AbraçO a todos!
 

Jepas

Super Moderador
boas,

excelente artigo. Dá para perceber a complexidade dos testes à fadiga dos materiais.

O melhor é mesmo o meu RaceFace Next XC Carb -> Super. Ehehehe, espero que quando partir eu não esteja lá por cima.

Jepas
 

BigFoot

New Member
Antes demais obrigado Aldo.. felizmente estou a recuperar bem.. :mrgreen:
Ninguem quer a minha opiniao do BBB fiberlite pois não?! bem me parecia que não era preciso..

Os ritchey realmente não ficaram muito bem.. pelos comparativos que tenho visto e comcei a prestar mais atençao depois do que me aconteceu, o que melhor qualidade apresenta nos testes de fadiga é o easton monkey lite xc, mas não pensem do tipo.. "tenho um monkey lite xc, isto não parte.." não é bem assim, no que diz respeito a fadiga em si, o aluminio é mais fatigante que o carbono, mas no entanto o carbono é mais fragil, vi um teste de um artigo que nem sei de onde foi retirado, que me foi entregue por o dono de uma loja em setubal, que comparava dos easton precisamente iguais, com o mesmo peso (a grama), fabricados um a seguir ao outro. foram testados segundo eles, num uso de xc, maratonas, lado a lado, com um peso de 80kg execido sobre o guiador, para simular o uso de um comum rider.. o resultado foi supreendente, e dá que pensar.. um durou o que equivale a cerca de 10 anos de uso e não partiu.. o outro partiu com que repsentava cerca de 1 ano de uso.. o que leva a crer, que um pequeno defeito nas malhas do carbono provoco a falha, o pior é que torna se impossivel haver um controlo de qualidade tao rigoroso. o guiador com "10 anos" de uso, olhava se pra ele e parecia novo como é obvio, mas ja estaria concerteza muito fatigado.

Basicamente, pode se ter um guiador de 200€ e partir e ter um de 70€ e não partir.. embora que a taxa de guiadores partidos nas outras marcas seja mais elevado..

No meu caso, pelo o que me informei BBB partir, não é uma novidade, é mais uma constante.. o meu azar é que ia a descer a 60km hora, a pessoas que lhes aconteceu a subir a pedalar de pé, e só esfolaram o cotovelo.. a coisas assim..

Cumps.

Bruno Atalaia
 

pratoni

Active Member
BigFoot said:
...vi um teste de um artigo que nem sei de onde foi retirado, que me foi entregue por o dono de uma loja em setubal, que comparava dos easton precisamente iguais, com o mesmo peso (a grama), fabricados um a seguir ao outro. foram testados segundo eles, num uso de xc, maratonas, lado a lado, com um peso de 80kg execido sobre o guiador, para simular o uso de um comum rider.. o resultado foi supreendente, e dá que pensar.. um durou o que equivale a cerca de 10 anos de uso e não partiu.. o outro partiu com que repsentava cerca de 1 ano de uso.. o que leva a crer, que um pequeno defeito nas malhas do carbono provoco a falha, o pior é que torna se impossivel haver um controlo de qualidade tao rigoroso. o guiador com "10 anos" de uso, olhava se pra ele e parecia novo como é obvio, mas ja estaria concerteza muito fatigado.
...

Foi exactamente isso que aconteceu neste teste ao guiador easton, em 4, 1 partiu cedo e os outros 3 aguentaram o teste todo...

Penso que enquanto o fabrico for manual levará sempre a que haja algumas discrepâncias na qualidade dos produtos de unidade para unidade. Um trabalhador não é uma máquina... :wink:
 

BigFoot

New Member
O meu tem andado muito negro.. estou convecido que apartir de agora tem que ser a melhorar porque 1 azar é mau, 2 é pior.. e pra mim o 3 ja nao existe.. gosto de pensar assim... ja tive os meus 2..
 

josefigueira

New Member
Estou a pensar adquirir o conjunto guiador, espigão e avanço de carbono. Que marca aconselham? Estou inclinado para Bontrager.
Abraço
 

Dadupe

New Member
Bontrager é bom.

Mas eu vou dar a minha opinião segunda a minha experiência. No artigo um dos guiadores mais bem cotados são os da race face de carbono.

Eu tenho um avanço Race Face DEUS (Alumínio) e um guiador Race Face Next Carbon SL Low Riser (ganda nome lol). Aquilo absorve mesmo a micro vibração. Aconselho a 1500%
 

bicigodo

Member
Boas,
Um pormenor importante e normalmente desprezado é o binário aplicado aos parafusos que apertam o guiador ao avanço. Este binário vem normalmente referido nas instruções de instalação do guiador. A quantidade de parafusos do avanço, que pode ter 2, 3 ou 4 parafusos, bem com a superfície de contacto entre o guiador e o avanço também podem fazer a diferença entre um guiador que resiste ou não à “porrada” que leva.
Há guiadores em carbono cuja estrutura aparece reforçada por uma manga de titânio na zona da amarração ao avanço. Uma boa suspensão à frente também protege o guiador.
Tenham cuidado!
Cumprimentos
Ricardo
 

neusebio

New Member
Foram muitas as vezes em que já me veio à cabeça que o meu Easton Ec70 se poderia partir e depois eu ñ fazer ideia como reagir a tal situação!
Mas pronto é como tantas outras coisas que poderão suceder que só se está sujeito quem pratica!

Nuno Eusébio
 

gc

Member
1º - Obrigado Aldo, sem duvida que é um excelente artigo, de grande utlidade e muito esclarecedor!!
2º - não tens mais nada que fazer, sem ser andar á pesca de
card050 said:
(sejam portugueses, ingleses, franceses, espanhóis, italianas, checas e suecas, polacas e eslovenas)
( Já agora se tiveres ai umas suecas ou polacas a mais avisa... :mrgreen: :mrgreen:)

Pelos vistos o espanto é geral em relação ao Ritchey, quem diria que era o menos pontuado no teste... ainda bem que o cocpit da minha "americana" esta entregue ao carbono da Bontrager :mrgreen: :mrgreen:

Boas pedaladas
 
Top