Como converter rodas convencionais em UST - Home made

FiCaçador

Elos Rápidos
Eu este fim de semana estive a converter as minhas rodas grandes a tubeless.

Enquanto tratei da conversão da roda traseira, fui gravando para fazer um vídeo do processo:
[video=vimeo;64029024]https://vimeo.com/64029024[/video]


Precisei de:
-A câmara de ar, para tirar a válvula. As Continental e as Schwalbe são as melhores porque dão para desmontar o miolo da válvula.
-Uma folha de papel de cosinha e uma pinga de álcool etílico.
-Fita adesiva tipo duct tape, comprei nos chineses, eles até as têm em diversas cores eheh! Dei 2 voltas ao aro com a fita.
-Líquido selante à base de latex, este é da Schwalbe mas é feito pela Notubes, no entanto custa tanto ao litro como a embalagem grande de Notubes apesar de ter só 500 ml, e ainda trás uns extras.
Gastei ainda um cartucho de CO2 nas duas rodas para as começar a encher.

Boas conversões!
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Muito bom!!!

Quanto gastaste com a conversão? Fita + líquido + câmara de ar + CO.

Um abraço

ny12xx
 

TLouro

Member
Boas,

Grande vídeo, FiCaçador!

Já agora, o pneu que usaste foi um r.ralph performance, não foi?

É que eu tenho um r.ron performance à frente e queria convertê-lo, numas rodas Shimano MT65, já preparadas para tubeless. A questão é que tenho algum receio que salte do aro, até porque aqui o rider é afetado pela gravidade em mais de 90kg... o que vos parece? É que o pneu tem pouco uso e não me apetecia comprar já a versão TL-ready...

Cumps
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Obrigado pelos elogios ao vídeo.

Quanto gastei?
O líquido custa 13€ os 500 ml, mas ainda sobrou muito. E ainda vem com uma garrafinha jeitosa para levar líquido extra nas voltas.
A fita adesiva deve ter sido uns 2€, mas só foi preciso um bocado, dava para converter muitas mais.
A câmara de ar já vinha na bicicleta, mas uma câmara Schwalbe ou Continental nova, com miolo da válvula desmontável para depois poder acrescentar líquido facilmente, custa 5€.
O cartucho de CO2 de 16g deu para selar as duas rodas, já não me lembro quanto custou mas é barato.

TLouro, sim o pneu é um Racing Ralph 2.1 Performance. Para a frente tenho um Rocket Ron 2.25 Performance também tubeless. Não deves ter problemas com o pneu a saltar do aro.
 

umek

Member
Boas,
Ficaçador, muito bom o video;)

Já alguem tentou converter ums rodas Syncros XR 2.5 29'' com uns schwalbe Rocket Ron 2.10 29" Performance Series???
Já fiz várias conversões usando uma camara de ar e liquido notubes,
mas este fim de semana essas Syncros deram luta e ganharam, pareceu-me que o problema está folga entre pneu e aro, ou seja o pneu entra muito folgado, não é necessario fazer força nenhuma para entrar no aro.

Alguem já converteu este setup????
BTW material de origem de uma scale 930.

aguardo,
cumprimentos!
Um3k
 
Não deu resultado a operação de converter as minhas mavic em tubeless… segui á risca as indicações aqui divulgadas mas não deu certo, julgo ser problema do próprio pneu, trata-se deste peneu:
400PX_asset_74927443.jpg
em seguida tentei montar um mesmo tubeless e também não deu certo, mas com este não usei compressor.
 

afpereira

New Member
já experimentei vários metodos, desde a camera de ar de 20',
ao comprar o kit da joe's no flats mas, este é sem duvida o melhor metodo,
com este metodo o pneu agarra melhor as paredes das rodas e não fica preso na borracha,
a perda de ar é minima ou mesmo nenhuma...
para encher a roda como não tenho compressor nem co2
encho uma roda velha que tenho até aos 4bar através de um tubo enfiado no pipo,
depois de cheia retiro da bomba e enfio no pipo da roda a encher e voila é sempre a primeira...
 
Uma questão aos mais entendidos:

Coloquei o kit tubeless à quase dois meses com uns pneus michelin, e tenho andado este tempo todas as semanas uns 40 a 70km sem qualquer problema.
Ontem transportei a bike dentro do carro cerca de uma hora, arrumei a bicicleta no destino e estava tudo ok.
Hoje de manha o pneu traseiro estava completamente em baixo....

Alguém me sabe dizer como é possível isto ter acontecido durante a noite?
Poderá ter sido do transporte (já a transportei antes sem problema)?

Esta conversão tem resistido a lama, pedras, água e chuva com fartura e não resistiu a uma noite parada?
 

abelha2

Active Member
Não sendo entendido em tubless, vou dizer o que acho que aconteceu.

Das outras vezes que transportaste no carro, andas-te logo de seguida certo?

O liquido deve escorrer para um dos lados com o transporte, e como não voltaste a andar, ele não foi ao siteo, perdendo assim o ar.

Não era tubless, mas tive uma camara de ar com furos, e liquido selante, que se nao andasse todas as semanas, perdia o ar... precisamente porque o liquido escorria, e o furo ficava descoberto
 
De facto não andei com ela. Levantei a roda e pus a andar no ar para ver os discos estavam centrados, mas parece-me óbvio que não seria suficiente.
Mas levanto outra questão, é assim tão "simples" perder o ar numa conversão destas? O pneu é tubeless ready.
 

tul

New Member
Eu este fim de semana estive a converter as minhas rodas grandes a tubeless.

Enquanto tratei da conversão da roda traseira, fui gravando para fazer um vídeo do processo:
[video=vimeo;64029024]https://vimeo.com/64029024[/video]


Precisei de:
-A câmara de ar, para tirar a válvula. As Continental e as Schwalbe são as melhores porque dão para desmontar o miolo da válvula.
-Uma folha de papel de cosinha e uma pinga de álcool etílico.
-Fita adesiva tipo duct tape, comprei nos chineses, eles até as têm em diversas cores eheh! Dei 2 voltas ao aro com a fita.
-Líquido selante à base de latex, este é da Schwalbe mas é feito pela Notubes, no entanto custa tanto ao litro como a embalagem grande de Notubes apesar de ter só 500 ml, e ainda trás uns extras.
Gastei ainda um cartucho de CO2 nas duas rodas para as começar a encher.

Boas conversões!

excelente video e how-to, mas fiquei na duvida se a valvula aguenta, colocaste alguns orings entre o aperto da valvulo e a porca?
 

Atomic22

New Member
Boas companheiro, para acontecer uma perda de ar completa basta teres dado um pancada maior num buraco, pedra ou pau para que o pneu descolasse do aro e como continuaste a andar e o liquido sob pressão fez o seu trabalho mas quando paraste, ou por falta de liquido em quantidade suficiente ou por estar demasiado descolado e não foi feita aquela tecnica de abanar lateralmente para preencher as zonas porosas. Salvo melhor opinião deves acrescentar mais liquido pois o que está na roda parece já não ser suficiente, por estar seco ou por já ter sido utilizado nalguma situação semelhante. Abraço
 
Last edited:
Boas Atomic22!

Obrigado pela resposta, mas a bicicleta esteve para desde sábado à tarde até ontem à noite e estava bem...

Mas no entanto hoje de manhã não pude ver atentamente o que se passava e agora ao chegar do trabalho (até fui comprar líquido selante à sportzone) vi o verdadeiro problema: a válvula tinha alguma folga... ao tentar apertar melhor a anilha que a segura e ao encher basicamente fiquei com a válvula na mão..... a parte de borracha que fica no interior do aro estava feita em cacos.

Por outras palavras, alguém sabe de uma oficina pela zona do Porto que vá estar aberta durante o dia de amanhã (que é feriado eu sei) para tratar disto? Vou precisar de uma válvula nova...
 

Atomic22

New Member
Boas, pega numa camera de ar com valvula igual, com rosca e põe mãos à obra é só substituires a valvula por uma outra mesmo que não seja definitiva. Não é dificil de fazer, e anda poupas uns €.
 
jacare, era o kit completo da Joe's: fita, válvula e líquido.
Mas a roda da frente continua impecável.

Estive a falar com o mecânico da loja onde comprei o kit, e disse-me para levar lá tudo para ele tentar perceber o que se passou. Até lá vou desenrascar e colocar uma câmara de ar para as voltas.
 
Top