Como afinar o Desviador Traseiro

rucaf3

New Member
Uma situação que muitos descuram numa afinação de um desviador é a correcta curvatura para a entrada do cabo junto ao desviador, e os Shimano não deixam descurar isso... Com Shimano (e falo por experiência própria) requerem bichas duras (para o cabo não ceder quando estica) e uma curva alongada com que o cabo fique a direito na entrada... O meu XT leva meses para desafinar e quando desafina salta uma de vez em quando até dar um jeito e pronto... Mais uns meses até ficar igual...

P.S Á quem use bichas de travão nas de mudanças por serem mais duras.
 

O Lobo

New Member

Boas pessoal:
Eu tenho um problema que é o seguinte:
Tenho as mudanças de trás bem afinadas da 1º até a 8º entram todas 5estrelas mas na 4º está sempre a fazer um tranc. tranc. tranc parece que a corrente salta mas fica na mesma no carreto mas só acontece isso em esforço ( a subir se for em linha recta como não vai em esforço não acontece).
A corrente é nova e de 8v a cassete e o desviador também não têm muito uso.
se alguém me puder ajudar agradeço....
 

klaser

Well-Known Member
A corrente é nova e a cassete não tem muito uso...quer dizer que meteu uma corrente nova ? Se for assim,é normal a corrente precisar de alguns kms pra acamar,ainda mais que o desgaste em cada um dos carretos pode ser diferente,no caso o 4º pode ser o mais gasto e tar a saltar um pouco.
Isso se o desgaste da cassete não for mesmo muito,senão vai ter mesmo de mudá-la também.
 

ivosilva83

New Member
Jepas said:
Boas,

A única coisa que me deixa preocupado é que, no ultimo carreto da cassete (o pequinininho), a corrente às vezes "salta", faz um TLAN!, mas continua no mesmo carreto. Isto só acontece quando se faz mais alguma força (nesse carreto, só a descer naturalmente

às vezes acontece devido a:

elo rápido da corrente mal montado (o que não deve ser o teu caso) e nesse caso, o elo salta no carreto mais pequeno

ou

cassete muito suja que não deixa a corrente assentar correctamente no carreto

ou

transmissão gasta, o que não é de todo o caso

Jepas


estava a montar umas peças a um colega e também tenho este problema. ou seja quando esta no carreto mais pequeno e pedalo dá um pequeno suculão e puxa um bocadinho o desviador pa frente.

só acontece mesmo na ultima.


a cassete o desviador e a corrente são novas.


pelo que pesquisei pode ser a roldana a bater no carreto mas tive a ver e ñ detecto nada de anormal.


será que apertar o parafuso que está atrás (não são os batentes) todo será que me vai solucionar o caso. caso resulte não vai haver interferências na engrenagem das mudanças?


cumprimentos
 
I l l u m i n a t u s said:
Olá Dream_word,

O problema parece ser má afinação do desviador, mas não me parece que seja nem os limitadores (superior e inferior), nem a tensão do cabo.

Aqui, podes fazer download do manual de instruções em EN.

Vê bem o Passo Número 5 - "How to use the B-Tension adjustment screw"

Eu tinha um problema identico, também com um desviador XT, até que descobri esse parafuso.


Olá ivosilva83,

Sugiro que dês uma espreitadela no manual do desviador, como afinar esse "B-Tension screw", como já tinha escrito uns threads atrás (isto se for um XT Shadow)...
 

jomi13

New Member
"Bom para começar vamos desapertar o parafuso que prende o cabo ao desviador e puxar o cabo(juntamente com as bichas) dos suportes do quadro(não o retirem do manipulo)."

Bem não percebi como fazer isso...alguém pode explicar melhor?
 

Silver Surfer

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Boas malta,


É o seguinte, a bike nova trás um desviador traseiro da Shimano Deore e uma cassete de 8V...

1ª dúvida:
Já li p aqui q os Deore são de 9V, isto ainda é correcto ou já há de 8V tb?

2ª dúvida (+ importante):
Qd reduzo de velocidades, estou a conseguir passar 3V por aperto do gatilho, é normal?


Obrigado a todos,
SSurfer :)

PS: Peço desculpa se já existe alguma coisa igual mas, é urgente. Depois peço à Mod. p/ colocar onde achar mais correcto
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

1º o desviador é de 9V, mas se o manípulo (e cassete) for de 8V, o desviador faz 8V, porque basicamente é comandado pelo manípulo, logo, faz 8V sem problemas.

2º quando reduzes usas o polegar, certo? É possível mudar mais que uma velocidade, entre 1 e 3 (ou 4), depende do curso que fizeres com o dedo. Se mexeres o dedo menos, podes mudar só 1v de cada vez.

Jepas
 

Silver Surfer

New Member
Obrigado Jepas...!

É q estive a tentar afinar a coisa melhor do q veio de fábrica mas acho q ainda consegui piorar a coisa... :oops: :oops: :shock: doh :cadeirada:

Assim fico mais descansado e sim uso o polegar (dedo "gordo"?) ou seja, o gatilho de baixo.


Cumps,
SSurfer :)

PS: Podes mover p/ o tópico do «Como afinar o desviador traseiro», sff?
Penso q é onde melhor se enquadra.
 

clms

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boas
eu segui as instruções penso eu mas continu-o com um problema
ou estão afinadas a subir ou estão a descer
ou seja não consigo acertar a subida e a descida, optei por afinar a descida, assim quando vou do carreto mais pequeno para o maior passa um carreto em branco

agora a minha dúvida, a corrente tá nas lonas e a cassete no carreto 4, 5,6, 7 anda de braço dado com a corrente, nas lonas também, esse facto pode causar esse problema de afinação

cump.
 

ReadMynd

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Boas, como tenho dito tenho tado a tentar montar o meu esticador e corrente, mas ta complicado.
Quando monto o esticador e meto a corrente ele fica logo encostado a escora, e axo que não e para ficar assim :oops:, depois quando meto a corrente ou fica muito curta ou entao muito esticada, que não consigo por a primeira atras no carreto grande a frente, e se tenho no carreto pequeno a frente e no pequeno atras fica muito larga, alguem me consegue ajudar???????????

Se for preciso posso tentar meter umas fotos.

Obrigado

Cumps
 

clms

New Member
boas

pela minha pouca experiência acho que o cruzamento de mudanças nunca deve ser tão grande, ou seja, 1X3 ou 9x3 logo é normal as mudanças não entrarem nessas conjugações de mudanças ou a corrente ficar algo larga.

também podes sempre cortar um bocado à corrente para o esticador ficar mais esticado, ou então utilizar o parafuso para o afastar do drop, normalmente um parafuso estrela que se encontra sozinho, pelo menos na shimano.

mas haverá cá pessoal mais experiente e mais esclarecedor.

cump.
 

ReadMynd

New Member
Mas antigamente quando tinha a outra cassete e corrente elas entravam bem e corria tudo 5*.

Pois pode ser que mais alguem de opiniao, obrigado de kker maneira.

Cumps
 

ReadMynd

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Pessoal já consegui e ta tudo fino, obrigado, agora tenho 1 amigo meu a perguntar se da para afinar 1 esticador de 8 numa cassete de 9.

eu acho que não da, mas vocês percebem disto melhor que eu.

cumps
 

DavidMrt

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Boas malta,
estou com um problema com o meu desviador traseiro X9. Ele está bem afinado, mas o último carreto (mais pequeno) não entra.
Antes de tudo, quando devia entrar o cabo está solto, ou seja, não é por causa do cabo ou das guias.
O limitador está bem afinado.
Os pontos onde o desviador roda foram lubrificados (todos).
No momento em que o último carreto devia entrar, se o empurrar a mão, ele entra e fica lá, resolvendo o problema.

O que acho é que a própria mola do desviador faz pouca força e por causa disto, o desviador não se recolhe completamente. Quero salientar que este desviador não tem mais do que 140 km (principalmente muita lama, daí a relubrificação nos pontos moveis)

Agradeço qualquer ajuda!

David
 

A.M.F

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Boas malta,
Ando sempre com um problema quando ando em terrenos enlameados,quando passo do prato médio para o pequeno a corrente vai-me à escora,que já me começa a estraga-la.
Pergunto se será do desviador que é um slx que tem 1300km,o mesmo da bike ou será problema com a corrente.
A bike é uma Mondraker Finalist,tudo começou na primeira prova que fiz em terreno enlameado.Ando com uma outra bike mais fraca e nunca me aconteceu isto e tem material mais fraco.
Agora não sei o que devo mudar,é tudo ainda quase novo.Se continuo assim com este problema,posso daqui a pouco tempo comprar outro quadro.
Já a mandei afinar,mas o problema nunca fica resolvido.
Pedia algumas dicas ao pessoal.
 
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