Como Afinar o Desviador Dianteiro

mindo

New Member
Excelente post, já me estava a passar com o desviador, ficou impecável, graças a este post

:bompost:

:yeah:
 

luis_pcovo

New Member
luis_pcovo said:
silvioferraz said:
A roda está excelente. É assim, hoje estive numa loja de bikes, em que me mostraram um desviador lx, em que as placas são mais curtas e em que a tal peça é cortada em diagonal.

Por acaso, a loja não tinha nenhum para venda, porque acho que é aquela medida a correcta.

Abraços

desculpem la mas isto é um bocado estranho...eu tenho um lx e um pneu 2.35...que vinha de origem com a berg dirt pro 902!!!
e nunca me aconteceu nda do genero!

mais perto fica o pneu de tocar na corrente do que no esticador...porque a roda fica um bocado distante do esticador!


malta...há uma amigo meu que chama destribuidor aos esticadores...qual o nome mais correcto!
 

mindo

New Member
silvioferraz said:
A roda está excelente. É assim, hoje estive numa loja de bikes, em que me mostraram um desviador lx, em que as placas são mais curtas e em que a tal peça é cortada em diagonal.

Por acaso, a loja não tinha nenhum para venda, porque acho que é aquela medida a correcta.

Abraços

Oi, eu instalei recentemente um pedaleiro LX, e trazia umas anilhas de ajuste 2,5 cm, 1,8 cm e 1,5 cm para colocar no bloco. Se der para jogares com mais 2,5 cm do lado direito, já corriges esse problema, porque depois o desviador dianteiro fica mais para a direita também, e já passa bem no pneu, desde que a corrente fique alinhada com a cassete, claro.

Mas pode ser que não dê, dependendo da caixa do quadro, de 68 ou 73cm.

Até breve...
 

Miller

New Member
Oi pessoal, tenho uma dúvida (de noob) quanto à afinação... Em que mudanças é que os desviadores devem estar quando apertarmos o cabo do desviador da frente?

Outra dúvida.... Eu quando estou em 3 x 7(o max.) a corrente roça no desviador dianteiro. já desapertei o parafuso High, mas continua a roçar... alguma solução???
 

luguima

New Member
Desculpem lá mas eu não percebi como é que se afina a altura do desviador......
DSC00065.JPG


Parece-me que é este o meu problema! Já agora podem traduzir isso das posições em que deve estar a corrente?

Obrigado
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

a altura do desviador é a medida entre a "cage" e a pedaleira maior quando o desviador está alinhado com o prato do meio. Como o desviador recolhe à posição inicial é necessário um espaçador (bloco de ajuste) para o manter nessa posição.

As posições da corrente são o nº da pedaleira/nº do carreto em que a corrente está. Posição 3x9 (3ª pedaleira e 9º carreto).
Os pratos contam-se sempre da esquerda para a direita, o que esquivale a "do mais leve para o mais pesado".

Jepas
 

bastos

Member
Muito bom post.............. :clap: :clap: :clap:

Jepas said:
Boas,

a altura do desviador é a medida entre a "cage" e a pedaleira maior quando o desviador está alinhado com o prato do meio. Como o desviador recolhe à posição inicial é necessário um espaçador (bloco de ajuste) para o manter nessa posição.

As posições da corrente são o nº da pedaleira/nº do carreto em que a corrente está. Posição 3x9 (3ª pedaleira e 9º carreto).
Os pratos contam-se sempre da esquerda para a direita, o que esquivale a "do mais leve para o mais pesado".

Jepas

"Posição 3x9"............é esta a posição para a afinação?
 

Jepas

Super Moderador
A posição 3x9 serve para ajustar o limite superior do desviador. Para ajustar a altura do desviador é necessário o bloco de ajuste ou qualquer outra coisa que mantenha o desviador sobre o 2º prato pedaleiro. A altura é ajustada com o desviador +/- alinhado com o prato do meio.

Jepas
 

ruissilva

New Member
Boas,

tou com dificuldades afinar o desviador... não consigo meter na 3 carreto. Recentemente mudei a pedaleira para shimano alivio, n sei se será por isso... tentei afinar o cabo, já folguei os parafusos mas não dá...

soltei o cabo do desviador e fiz pressão com a mão, e estando o desviador alinhado com os carretes este não chega a 3ª corrente a 100%...

será que terei que empenar um bocado os ferros do desviador para que possa a corrente circular no carrete maior? Não deve ser pois as coisas não foram feitas para forçar...

pessoal se alguém me pudesse ajudar desde já agradecia...



Cumps
 

punk

New Member
a corrente não chega ao prato maior?

Como já foi dito acima tens de esticar o cabo e alargar o limite superior.

Punk
 

hi-pop

New Member
Obrigado pelo tópico e pelas explicações mas tenho um problema e
Preciso de ajuda, já fui 2 vezes à loja para afinar isto mas nunca ficou bom e não me apetece voltar lá outra vez...
Será que alguma alma caridosa me pode ajudar? O meu problema é que a corrente fica a raspar na parte interior da caixa do desviador dianteiro (do lado de dentro):

Nota: tenho 3x8 mudanças, o desviador dianteiro é um sr suntour, gama baixissima mas o dinheiro está apertado e foi o que veio equipado, para já vai ter que servir...

foto na mudança 2:5 (alojada em 2 sitios para não haver problemas...)

xs.to


imageshack


carreto 1 (mais leve) -> da 3 à 8 roça (sei que é normal a partir da 5, mas só ter a 1 e 2 boa é chato...)
carreto 2 -> da 1 à 6 roça (só estão boas as mudanças 7 e 8)
carreto 3 (mais pesado) -> tudo certo

Podiam me dizer (se não fosse muito incómodo :D) o que preciso de afinar? É que fiquei um bocado baralhado com o post inicial (problema meu, bom post!)

Desde já muitissimo obrigado, espero que me consigam ajudar! Até à próxima pedalada!

Já agora por curiosidade a bicicleta é uma GT Avalanche 2.0 Disc 2006, comprei-a em Fevereiro deste ano. Um bocado suja agora na altura na foto :D
 

jere

New Member
help!!!!!!

alguém pode ajudar???


o crank roça na face lateral externa inferior do desviador. como resolvo?
ao mesmo tempo roça a corrente no lado interno esquerdo do desviador pelo que a solução é chegar todo o conjunto do desviador p a esquerda. como faço????

agradecido
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

para chegares o desviador para o sítio certo:

colocar no 1º prato e desapertar o parafuso que o segura ao quadro. Parece-me que o desviador precisa de ser rodado no sentido horário (visto de topo).

Se com o desviador estiver alinhado o problema se mantiver, o que é mesmo muito estranho (porque um desviador tão chegado à direita ao ponto de bater no crank) também se pode apertar o limite superior (parafuso H).

Jepas
 

Ivo_Azenha

New Member
:bompost:
Já me andava a passar algumas vezes com o meu desviador, e graças a este tópico agora ta "ó fininho!"

thanks

Cumps
 

pinhocastro

New Member
Vou só acrescentar uma dica básica a este tutorial bem feito!

lavem bem e verifiquem bem a zona do desviador da frente. Eu numa volta deixei de ter a 3ª pedaleira apenas porque uma pedra ficou cravada entre o desviador e o quadro. às vezes os problemas são faceis de resolver!

Obrigado Jepas!
 

Jepas

Super Moderador
é bem verdade, embora aqui a ideia fosse somente como afinar um desviador, a manutenção é tão ou mais importante para manter o funcionamento perfeito. Temos sempre que verificar se os cabos estão bons e se as bichas não têm prisões ou vincos.

Os desviadores Top-Swing (apertam em baixo) têm mais tendência a acumular detritos ficando mais facilmente inoperáveis a 100%.

Jepas
 

carecabtt

New Member
parabens pelo tópico!!!
eu que andava ás aranhas para o afinar, depois de dar com este tópico foi muito mais fácil :), isto para quem a habilidade é pouca como eu :roll:
bons trilhos!!!!
 
Top