Commençal Meta SX 2015

tinric

Super Moderador
Lista de Componentes:

Quadro: COMMENÇAL META SX 2015 160 mm tamanho M

Amortecedor: ROCK SHOX MONARCH PLUS RC3 DebonAir 2015

Suspensão: RockShox Pike RC 160

Caixa Direção: Cane Creek 10series, Semi integrated zero stack tapered, ZS44/56

Avanço: FUNNDURO 45 mm

Guiador: Easton Haven 2015 740mm rise 20

Punhos: ESI Chunky

Travões: XT BR-M785-B com discos HS1 180+180

Manipulos: Sram trigger X9 2x10

Desviador frt: Sram X9 direct mount 2x10v

Desviador trs: Sram X0 10v Type II

Movimento Pedaleiro: RaceFace PressFit BB92 41mm

Pedaleiro: XT 22/36 + Bash Home Made

Corrente: KMC X10-93 10v

Cassete: SLX 11-36

Aros: Jalco light double wall for Commençal (Exterior:25 x Interior: 21 x Altura: 24 mm) Tubeless

Cubos: Commençal, Rolamentos Selados, 15 mm frt / 142x12 mm trs

Raios: Stainless black 64p, butted 3x lacing, 2.0/1.8

Pneus: HansDumpf 2.35 frt + Onza Ibex 2,25 trs

Pedais: XT PD-M785

Espigão: RockShox Reverb 31,6 x 380mm left Stealth 2015

Selim: Selle Italia SLR Flow Kit Carb

Aperto Espigão: Commençal 34.9


Ora cá está...

Como alguns já viram... aqui fica a novidade:





3540gr de puro prazer...




14 redondos kg finais... bem bom tendo em conta engorda de uns 70 ou 80 gr do CTD para o DebonAir

:) apenas 10 gramecas no guiador Easton Haven 740 2015 para o Renthal :D bom... leve, com 740 e em bonito :D




Aspecto final






Estado da coisa na noite antes da estreia:



:D



Antes de arrancar:


Bonitinha :D

A malta do aço, sem medo da chuva e da lama... assim é que é...

IMG_20141123_084152.jpg



No fim da volta:

IMG_20141123_122040.jpg



Veredicto: EXCELENTE!!!
 

piranha

Member
Gostei, mas gostava mais que fosse amarelo, o azul do quadro que aparece na foto também era capaz de ficar porreiro, boas voltas que é para isso que se tem bicicleta, ou devia
 

PFCJ

Member
Nunca fui muito fã das linhas e padrões da commençal mas ficou bem discreto essa montagem. Diferente do espampanante deles :).

Esse debon Air é o DB? Não tinha conhecimento que conseguisse caber aí uma coisa desses hehehe.

Boas voltas e vê lá se trazes isso aqui ao quintal que eu também tenho umas certas novidades :D

Abraço
 

tinric

Super Moderador
Boas pessoal

Obrigado antes de mais, pelos comentários.

Este é o SX 2015. Nestes já dá para meter amortecedores com PiggyBack

Este é o ROCK SHOX MONARCH PLUS RC3 DebonAir 2015. O que é o DB? que perguntas, Paulo?! (ah ya.. mostra lá as novidades pah :D)


Além do quadro novo.
Levou:
O amortecedor
Um guiador: Easton Haven 740 com 20 de rise :D bonito :D com 280gr. Tudo o que eu queria num guiador :D perfeito
Um Reverb Stealth que com um pequeno "truque" dá para montar passando o tubo pelo tubo principal (horizontal) do quadro. Quadro este em tamanho M, Reverb de 380 mm com apenas 3 cm de fora do quadro até à porca de aperto...

De resto devo, se tiver paciencia para isso, montar ainda antes do fds um Nic dos novos atrás... que tem um Onza Ibex que estou a achar um pouco "vivo" demais para este tempo :D

E a ponderar se monto os PD-M424


ou se deixo os XT... se bem que a plataforma dos 424 não tem nada a ver com a "não"plataforma dos XT trail PD M785
 

tinric

Super Moderador
Em jeito de análise/primeiras impressões... (comparação com a antecessora Meta AM 150 mm)

Visualmente podemos ver que o triangulo entre o tubo principal e o do espigão é mais pequeno o buraquito nota-se.

No quadro propriamente dito, além de dar para o piggy, mudaram o buraco de saída do tubo do reverb que estava no tubinho pequeno do triangulo e passaram para o tubo horizontal, melhor pois fica mais abaixo




023.jpg



No meu caso, estando a usar o Reverb Stealth (tapei o buraco com vinil preto)






O quadro por cima do movimento pedaleiro é agora aberto, um buraco para ai de 50x40mm em vez de apenas os dois buraquitos para sair os cabos... melhor, menos peso e acesso aos tubos mais facil para substituição.

O angulo da direção passou de 67 para 65 graus... 2 graus é bastante significativo, pois além de "puxar" o guiador cerca de 1 cm mais para trás... alonga a distancia entre eixos e torna o "ataque" às inclinações mais "fácil", seguro e "confiante"

A testa da direção 10 mm mais baixa



Em andamento

Devido ao agulo da direção:
Nota-se a bike mais curta (distancia do guiador ao selim)
Nota-se que a descer e nas "batidas de frente nas pedras" tens a roda mais à frente.
De positivo neste ponto... a bike fica "mais comprida" entre eixos.. a descer propriamente dito é mais estavel. Nas batidas de frente ou em "descidas" tipo drop sem drop (se me faço entender) é melhor e dá mais confiança de que podes atacar as coisas mais "à vontade"

De negativo, achei que tinha menos "tração" na frente... mas com as condições que tinhamos hoje... não sei se isto foi devido à bike ou não... achei que andei mais vezes com os pés fora dos pedais... sapatadas no chão, cospidelas e torcidelas ... mas lá está... o terreno não estava fácil.


De resto em andamento, singles, normalmente não notas nada...

A subir igual

Em estradão e a fazer por isso, se virares para um lado e para outro, sentes a diferença do angulo de direção. Nada que possa causar alguma impressão ou desconforto... até porque é uma diferença... não um "defeito" ou pioria em relação à AM

Quanto aos 10 mm de curso extra lá atrás... só me lembrei deles agora que estou a escrever isto...

À frente já andava de 160, agora ficou apenas 160/160 não notei diferença alguma neste ponto.

Quanto ao funcionamento/amortecimento... este amortecedor é melhor que o ctd... o trabalhar foi mais agradável... não me parece que tenha diferença para a AM.

Acho que é tudo.
 

PFCJ

Member
O DB (Double Barrel) é no fundo o Piggy back que falas hehehe.

A frente de vaca louca experimenta reduzir o rebound traseiro dois clicks ;).

Ainda não tive tempo para a foto session das novidades. O fotógrafo tem andado de greve e com preguiça de pedalar :p
 

tinric

Super Moderador
Qualquer coisa como isto!? :D


[video=youtube;FjGPJ1YxmV8]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=FjGPJ1YxmV8[/video]
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Bom, EXCELENTE vídeo!
....é geral, a chuva tem lixado os trilhos todos! Para além da farturinha de pedra, o aparecimento desses regos matreiros feito pelas enxurradas, dificulta ainda mais a coisa (mas também lhes dá mais interesse). :D

...pedalar com fartura nesses trilhos, é quem faz o artista! Gostei de ver. :cool:
 

tinric

Super Moderador
pois... ouvi dizer... :) desculpas ahaha

Se gostei da SX!? não!! nada :)

Adorei, mas mesmo... nunca pensei que tão pouco pudesse fazer tanta diferença.

Esta sim! é a bike para mim.

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