Ciclovia alma lisboa

FMCurto

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Agora a sério: o ano que passou até foi bastante chuvoso mesmo assim se tive de ir trabalhar de metro 30 dias em vez de usar a bicicleta já foi muito, à dois anos atras se bem se lembram quase não choveu e esse numero foi ainda menor. Tenho alguma flexibilidade horaria e muitas vezes esperava um pouco ou ia mais cedo para evitar os grandes aguaceiros mas apanhei algumas cargas de agua.Assim de repente lembro-me de um dia a vir para casa que tive de parar tal era a cascata que caia da cabeça para dentro dos oculos e não co seguia ver.Nesse aspecto o windguru ajuda bastante e de inverno é quase consulta obrigatoria de vespera, significa só uma outra rotina. Parece obvio que a fazer-se alguma vez tal ciclovia que esta tera forçosamente algum tipo de proteção contra os elementos, alias a ciclovia em si não me parece complicada o maior problema seria fazer essa proteção sem afectar a maneira como o vento passa na estrutura da ponte, a mesma razao de haver faixas em gradeamento.
 

Jocas22

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até admira é não prometerem uma ponte sobre o tejo só pra ciclistas nas eleições. Depois claro esquecem a coisa. Ao pé de mim prometeram uma ponte, claro que nunca a irei ver..
 

Joseelias

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sobre o rio judeu, amora - arrentela pra peoes e bicicletas. ;)

Não conheço a promessa e quem a prometeu, mas se foi feita pelo partido que ganhou as eleições (ou por outro qualquer que tivesse ganho) não me parece difícil de ser executada pois a ponte que mencionas já existe, e tem 4 pseudo-faixas de rodagem, isto é, duas faixas em cada sentido de tal forma estreitas que na prática funcionam como uma faixa para cada lado mas relativamente larga ao que se soma um passeio para peões de cada lado.

Ora, se de quatro pseudo-faixas se passar para duas faixas, e se agregar o passeio pedonal do lado da baia a esse passeio/ciclovia a área conseguida chega e sobra para continuar o passeio ribeirinho que já liga a essa ponte de cada lado.

Também não vejo dificuldade nenhuma em criar um tabuleiro acoplado à ponte existente para este efeito alargando o passeio que já existe. Ao fim ao cabo a ponte está a dois ou três metros metros de altura da água e não apresenta dificuldades técnicas nenhumas.

A menos que se esteja a falar da construção de uma ponte completamente nova, o que não me parece que deva de ser o caso. Acho eu...
 

Jocas22

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a promessa está nuns cartazes de rua junto á ponte que falas. Percebo o que dizes mas pelas imagens não é isso mas sim uma ponte nova só pra aquele fim.
De resto não me esqueci das promessas, da rotunda do fogueteiro ou a estrada que cruza a N10 á que vem de Paio Pires, da alternativa á N10 em corroios,... em cartaz de rua das ultimas eleições... os cartazes foram ficando velhos até que os retiraram... quanto ás promessas nem vê-las... imagino que o filme seja o mesmo.

Não que me faça muita diferença a dita ponte, era mais uma brincadeira. ;) No meu concelho é zero de atenção ás bicicletas, mas zero mesmo.

PS: já vi que é o teu concelho tambem :cool:
 

Joseelias

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Jocas22

Se a promessa é de uma nova ponte parece-me mais complicado nos dias que correm embora não estejamos também a falar de uma obra megalómana. A ponte tem uns 20 metros e quase ao nível da água. A menos que hajam problemas estruturais não me parece necessária uma nova ponte mas não sei de mais pormenores.

Quanto à alternativa à nacional 10 em Corroios, tanto quanto li, havia questões com o abate de sobreiros e outros assuntos que não dependiam da câmara, mas sim do governo, para que a obra pudesse continuar. Não sei se entretanto já foi tudo desbloqueado por parte do governo central, mas se não foi a câmara não poderá fazer nada. E na situação económica actual, mesmo que tenha sido desbloqueada, não sei que verbas haverão disponíveis para concluir a obra.

Tens razão em relação à atenção dedicada às bicicletas. Nunca cheguei a perceber se o passeio à volta da baia também é "ciclovia" ou uma espécie de via partilhada, mas se o for é impraticável pela quantidade de pessoas que lá andam. Uma coisa é certa, para quem anda de forma mais desportiva (nem menciono competitiva) a estrada é melhor opção.

Relacionado com o tema deste tópico no que diz respeito às acessibilidades a Lisboa vindo da Margem-Sul posso dizer que fiz no domingo passado com a minha mulher o percurso Cruz de Pau a Cacilhas e acabei por usar as várias ciclovias que há ao longo do caminho.

Sinceramente não repito a experiência no uso das ciclovias pois são adequadas apenas para quem vai a passear. Nem é preciso ir a "abrir" para serem inadequadas pois até fomos num ritmo descontraído. A que fica ao longo do metro a caminho de Corroios é aceitável, mas a que está entre Corroios e o Laranjeiro e que fiz na vinda estava cheia de gente que evitavam o passeio e preferiam andar na ciclovia. É verdade que o passeio estava em muito locais em relativo mau estado, mas muitas nem sequer se desviavam da ciclovia. Resultado, andar de bicicleta à velocidade de andar a pé ou até menos que eu ando mais rápido que as pessoas que lá estavam...

Em Almada verifiquei que há uma ciclovia de cada lado da estrada que liga a Cova da Piedade a Cacilhas. O problema é que estava cheia de poças de água e acabava por andar na estrada uma boa parte das vezes. Em tempo seco é capaz de ser porreira apesar de não muito larga mas com chuva não é adequada.

Com uma bicicleta adaptada à estrada acredito que se faça o percurso até Cacilhas de cerca de 10km em 15 ou 20 minutos sem muita dificuldade que deverá ser metade, ou menos, que um autocarro deve de demorar. Para alguém que tenha vontade não me parece uma tarefa impossível de fazer todos os dias para se deslocar para o trabalho, até porque até Cacilhas é quase sempre a descer e a questão de suar nem se põe de forma muito séria. De regresso já é um pouco mais difícil (nada demais), mas também se chega a casa e se toma um duche.
 
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Jocas22

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a ciclovia entre cova da piedade e cacilhas é recente, mas passa por lá muita gente a correr e até mesmo a andar ??!! é verdade, e quando digo muita gente é muita mesmo, e depois como existe via dos 2 lados ao menos iam de frente pras bicicletas mas não, respeitam os lados de circulação. Resultado, é impraticável, até porque ali ficas entre um passeio alto e a estrada e andar sempre a chatear com eles ou a desviar pra estrada dá mais chatice que simplesmente ir na estrada e acabou-se. O do costume portanto.

Quanto á ciclovia construida pelo metro, aquilo está tudo torto, quase que é preciso uma suspensão total, e fica cheio de poças de água. Inclusive alguem reclamou e uma vez apanhei-os a levantar o piso e colocar de novo, e ... ficou na mesma :D Na zona entre corroios e a cruz de pau. Entre Corroios e Laranjeiro é como dizes, só levando uma buzina de ar. Mas atenção que existe passeio e bem grande e novo, só que é junto á estrada mas ai ninguem circula.
 

Joseelias

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Jocas22

Entre a Cruz de Pau e Corroios não me recordo de haver poças de água mas pode haver, só não me recordo neste momento. O problema das ciclovias, e um dos motivos porque não gosto de circular nelas é que a visibilidade é quase nula para as estradas que entroncam com a estrada paralela à ciclovia, o que implica reduzir sempre a velocidade para ver se não vem nenhum carro. Ao contrário das estradas que têm de forma geral boa visibilidade para onde se vai entrar ou sobre quem vem a entrar na nossa via, as ciclovias ficam junto a muros ou outros obstáculos e não conseguimos ver se um carro se vai atravessar à nossa frente. Isso implica quase parar a cada cruzamento ou portão. Para mim não dá.

Em Almada também apanhei algum pessoal a correr. Neste caso até iam de frente para nós, mas também era uma manhã de Domingo chuvosa... Pouca gente sai à rua assim.

Uma coisa estúpida era o inicio e o fim dessas ciclovias. Aqueles obstáculos de cimento ou plástico amarelo que marcam os limites da ciclovia de forma intermitente ao longo do percurso estão colocados em atravessado nas entradas! Mas que raio! Não é que os 4cm de altura que aquilo tem no máximo vá impedir a entrada de um carro ou mota por ali a dentro, mas para uma bicicleta é um obstáculo perigoso até porque estão meio enviesadas e quem tentar passar por cima delas em piso molhado arrisca-se a ter a roda da frente a escorregar e a atirar o ciclista o chão... Em Cacilhas o inicio é logo na rotunda onde passa o metro e é claramente perigosa.

Sei que há um grande movimento para implantação de ciclovias, mas das que vi parecem-me muito inadequadas ou quase inúteis. Mais valia pouparem o dinheiro.
 

Joseelias

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Considerando essas bicicletas, e que tal fazermos uma petição para a criação de uma ciclovia paralela ao corredor dos Cacilheiros? Ao fim ao cabo muitas faixas BUS funcionam como ciclovias, porque não fazer o mesmo no corredor dos Cacilheiros?

Aliás, prolongava-se a ciclovia que vai da Cova da Piedade a Cacilhas até à borda de água, criava-se uma rampa no cais da Transtejo e o pessoal nem precisava de parar de pedalar até Lisboa. :D
 

Lockheed

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Joseelias, não me esqueci das fotos do interior do Cacilheiro. Ainda não tive tempo de tirar as fotos da máquina e as "espetar" aqui no fórum!

Abraço
 

FMCurto

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Joseelias said:
Sei que há um grande movimento para implantação de ciclovias, mas das que vi parecem-me muito inadequadas ou quase inúteis. Mais valia pouparem o dinheiro.

Boa, e continuando o mote de fecharmos as coisas inadequadas ou quase inúteis: depois das ciclovias podemos passar ao Governo, Finanças, Policia, Saude, Ensino, etc...
 

Joseelias

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Joseelias, não me esqueci das fotos do interior do Cacilheiro. Ainda não tive tempo de tirar as fotos da máquina e as "espetar" aqui no fórum!

Abraço

No meu relatório escrito sobre esta discussão já tens umas marcas negativas à conta disso. Mais uns atrasos e terei que comunicar ao director! :D
 

Joseelias

Well-Known Member
Boa, e continuando o mote de fecharmos as coisas inadequadas ou quase inúteis: depois das ciclovias podemos passar ao Governo, Finanças, Policia, Saude, Ensino, etc...


Conta comigo para estar na linha da frente! Começava pela Segurança Social que me rouba mais de 30% por mês dos meus rendimentos quando os trabalhadores por conta de outrém apenas pagam 11%, e não tenho direito nem a baixa médica nem um subsidio equivalente ao de desemprego caso algo corra muito mal... E reforma... é que ainda veremos...
 

Lockheed

New Member
Ora aqui estão as fotos que prometi!!! (Mais vale tarde que nunca)

Os lugares sentados que foram retirados junto às portas da frente foram 2 de cada lado. Alguns cacilheiros já estão assim, mas não todos!

barco02_zpse1356197.jpg


barco01_zps3b078a60.jpg


Quando apanhamos os que não tem esta alteração encosta-se as bicicletas todas à porta que se pode ver na imagem!

Abraço a todos!
 
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