Ciclovia alma lisboa

Lockheed

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Eles alteraram essa situação desde Abril. Foi a partir daí que comecei a ir de bike para Lisboa. Pois antes eu não estava para esperar quase 1 hora pelo o ferry, se chegasse depois da hora... Ao que soube a Transtejo irá começar a utilizar ferry's na carreira Belém-Trafaria-Belém.

Quanto às outras carreiras não sei, nunca utilizei...
 

Joseelias

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Lockheed

Obrigado pelo teu testemunho. Pelo que depreendo nos cacilheiros pequenos por vezes o limite de 4 bicicletas é atingido, no entanto no ferrys esse limite anda muito longe de ser atingido. Considerando que tanto os Cacilheiros pequenos como os Ferrys partem e chegam dos mesmo locais parece-me que ainda falta muito até que as bicicletas possam reclamar de ter dificuldades de passar o rio por qualquer limitação imposta pela Transtejo.

Para quem nunca usou este meio de transporte mesmo vivendo em Lisboa, é necessário referir que acho que há boa vontade da Transtejo nos limites de 4 bicicletas na hora-de-ponta nos Cacilheiros pequenos e de 12 fora da hora-de-ponta pois os corredores são estreitos já que estes barcos nunca foram pensados para estes fins e só quem viaja nessa hora e nesses barcos é que sabe como as pessoas se apinham (perigosamente) junto das saidas. E que nesse sentido as bicicletas podem facilmente ser um sério "empecilho" e fonte de alguns atritos . Conhecendo o transporte em questão e a dinâmica da coisa acho que se pode considerar que há boa-vontade da parte da Transtejo.

E assim como já aconteceu teres que ficar à espera do seguinte por causa do limite de bicicletas, convém dizer que mesmo como peão é frequente que não se consiga entrar no cacilheiro atracado pelo numero limite de passageiros que ele transporta. É perfeitamente normal um comum passageiro apeado ter que esperar pelo seguinte. Digo isto para quem não sabe ficar com a ideia que toda a gente consegue entrar em todos os barcos em qualquer hora.

Jocas22

As informações que dei anteriormente foram baseadas no site da Transtejo.

Mas de que arbítrio é que estás a falar? Em Cacilhas e nos nos ferrys podem ir até 30 bicicletas em qualquer hora e pelo que o colega Lockheed diz costumam ir 10. Não vejo arbítrio nenhum aí porque o limite está garantido e muito longe de ser atingido. E se um ciclista optar sempre por usar os ferrys então nunca tem problemas de ter que ficar à espera do barco seguinte. Se ao chegar ao terminal, curvar para a esquerda e passar as cancelas do Cacilheiros pequenos porque é o barco mais próximo a partir aí arrisca-se a ter que esperar pelo limite de 4. Mas se virar para o lado direito e passar as cancelas dos ferrys nunca terá problemas. Onde está o arbítrio?

E fora da hora-de-ponta os Cacilheiros pequenos podem levar 12 bicicletas, e pela minha experiência nunca vão sequer metade cheios de passageiros na maior parte do dia, pelo que o limite das 12 bicicletas pode ser respeitado. Se considerarmos que fora da hora-de-ponta não deve de haver no total 12 bicicletas transportadas somando todas as travessias vais dizer-me que os ciclistas estão limitados por cada barco poder levar até 12 de uma vez só? E os ferrys só estão parados entre as 11:30 e as 16:30. Também não estão tão parados assim.

Se me estás a falar das partidas do Seixal, Barreiro e Montijo aí dou-te razão. Os limites andam entre as 4 e as 6 bicicletas dependendo do barco usado. Acho que é manifestamente pouco e pode limitar até o facto de alguém sequer tentar usar a bicicleta, pela perspectiva de ficar em terra.

A única razão porque estou a falar de Cacilhas é porque é argumentado que a ciclovia da ponte iria permitir a travessia facilitada do Tejo de bicicleta. Ora, esta travessia não só garantida nos Cacilheiros como claramente sub-aproveitada. E como disse, se estivermos a falar do Seixal é indiferente ir até Cacilhas ou até à ponte de bicicleta pois a distância é a mesma. E se os Seixalenses não vão até Cacilhas então como se pode acreditar que podem ir até à ponte? É uma argumentação completamente falsa por parte de quem quer promover este projecto! Não tarda nada temos este pessoal a dizer que a ponte é indispensável porque os ciclistas enjoam nos barcos, só para justificar a ciclovia...

Como disse, tens razão nas partidas que não sejam de Cacilhas. Mas neste local não há limitações reais e nem por isso o Pessoal do concelho de Almada as usa de forma significativa.
 

Lockheed

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Joseelias, tens razão os corredores são pequenos. Mas a Transtejo, criou especificamente lugares para as 4 bicicletas. Retiraram lugares e colocaram uns suportes para colocar as bicicletas. Por acaso não tenho foto porque o barco vai sempre cheio na hora que viajo que nem me atrevo a tirar foto.
A ver se me lembro e tiro foto...

E bastou ter havido esta abertura da Transtejo que este verão viu-se muita gente a vir de barco com a bicicleta. Acredito que o número vai crescer. E já agora houve dias que viemos mais que 4 bicicletas. Os seguranças deviam estar bem dispostos. Ehehehe! Como todos os dias ali passo e tenho o hábito de comprimentar um deles até já me disse: Eh pá desculpa lá mas já estão 4 bicicletas, não vai dar para ires. E já apanhei mais que 1 fiscal que também fazem btt, e por isso se calhar também fizeram uma força para haver esta abertura.

Abraço
 

Jocas22

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Joseelias
fazes grandes confusões homem.:fpalm:

Nos cacilheiros pequenos tinha a informação que era como nos outros barcos (excepto ferrys) e comboio, ou seja, nada de hora de ponta e nas outras horas dependia. Foi o que me disseram, dai dizer o que disse. Pelos vistos alteraram a coisa e AINDA BEM, confesso que desconhecia

Nos ferrys até podiam levar 5000 bicicletas, porque se olhares pros horários aquilo só mesmo pra quem não tem nada pra fazer e não tem pressa de chegar lá :rolleyes:
 

Joseelias

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Lockheed

Isso são excelentes noticias. Passei umas boas vezes o Tejo nos ferrys com a bicicleta. Sinceramente não sei se cheguei a passar no Cacilheiros pequenos mas se o fiz foi apenas uma vez, mas vi algumas vezes ciclistas a fazer isso, autênticos pioneiros, e conseguia perceber as óbvias dificuldades de mover uma bicicleta ali dentro. Sempre achei que nunca haveria a possibilidade de se fazer isso durante a hora de ponta pelos motivos citados a menos que houvesse alterações como as que mencionaste. Pelos vistos houve!

Considerando que o espaço que o cilista e a bicleta ocupam deve de equivaler a três passageiros "comuns" parece-me que há boa vontade da Transtejo nesta iniciativa apesar de se poder vir a revelar insuficiente a curto prazo como se subentende.

Com suficientes utilizadores e alguma pressão pode ser que aumentem o número de travessias dos ferries para permitir o transporte de mais ciclistas.
 

Joseelias

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Jocas22

Eu não posso adivinhar aquilo que sabes ou deixas de saber. Só sei aquilo que escreves e comparo-o com a informação que eu tenho ou pesquiso em caso de dúvidas. Não vejo que confusão é que sou eu a fazer se aquilo que escreves não corresponde à realidade, mesmo que seja apenas por te ter escapado uma noticia recente.

As travessias feitas pelos ferries da parte da manhã são às: 07:00 / 08:15 / 09:10 / 09:50 / 10:40 / 11:20

Sim, são poucas e muito menos que há algum tempo atrás em que partiam de 15 em 15 minutos. No entanto, como em toda a utilização de transportes públicos tens que te organizar para conseguires apanhar aqueles que te dão mais jeito, e dares uma margem para possíveis atrasos de forma a não os perderes. Não podes querer que o Cacilheiro te vá buscar a casa ou que fique à tua espera em particular.

Qualquer utilizador da Trantejo ou de outro transporte público faz isso diariamente. E no caso da Transtejo se perderes o Ferry tens um Cacilheiro dos pequenos a partir em minutos. E se esse for cheio esperas 15 minutos pelo seguinte. Isto é atrasas-te 15 minutos a chegar a Lisboa, mas qualquer pessoa responsável prevê esses pequenos atrasos e sai mais cedo que aquilo que precisa. Quem vai de autocarro ou carro faz isso e está mais sujeito a atrasos que quem usa uma bicicleta.

E os horários desses Ferries não me parecem tão descabidos quanto isso. Quem entra às 09:00, se apanhar o Ferry das 08:15 chega a Lisboa às 08:30 e fica com meia hora para chegar ao emprego. Se o emprego ficar até 5km do Cais do Sodré e a bicicleta estiver preparada com pneus de estrada isso significa que em 15 minutos chega lá e ainda tem tempo de se preparar para o emprego. E 5km a partir do Cais do Sodré dá-te um raio que abrange para lá de Alcântara para Ocidente, até à Matinha próximo da Expo para Oriente e passando a Norte pelo Saldanha. Isto é, em 15 minutos chegas a toda a área central de Lisboa e onde se concentram a esmagadora maioria dos empregos.

Apesar de ser longe de perfeito, e muito pior que há uns anos atrás, não é de todo impossível ou desmotivador usar os Cacilheiros para ir trabalhar para Lisboa de forma regular e estável. Aliás, a parte imprevisível dos transportes na Margem Sul é eliminada imediatamente pelo uso da bicicleta. Os autocarros são uma lotaria porque nunca sabes a que horas chegas a Cacilhas e o carro pouco melhor. E ambos bem mais caros que a bicicleta.
 

Joseelias

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Jocas22

Isto dos fóruns dá sempre azo a más interpretações de todas as partes, eu incluido. Muitas vezes fico a pensar se me expressei bem e se o que escrevi não será entendido no sentido oposto...

Seja como for tens toda a razão nas criticas que fazes quando se fala no transporte de bicicletas a partir do Seixal seja nos Catamarans ou no Comboio e seria algo a mudar.

Contar com 4 ou 6 lugares por cada Catamaran na hora-de-ponta é de facto arriscado pois não há plano B, e tentar entrar com bicicletas no comboio da Fertagus nos Foros de Amora já é a meu ver quase impossível. No Fogueteiro, em hora de ponta pode ser que se consiga entrar pois a maior parte dos passageiros ainda tem lugares para se sentar e mantém a área de entrada livre. Mas o risco de ter chatices com outros passageiros que entrem mais tarde acho que é grande pois vais ter que tentar evitar que alguém se magoe, ou suje com o óleo da corrente ou terra dos pneus.

Em abstracto acho que preferia fazer os mais de 10km até Cacilhas de bicicleta para evitar problemas até porque é quase sempre a descer e em meia-hora chega-se lá, e se o passe da Transtejo desse, regressar pelo Seixal pois aí a pressão do tempo podia ser menor.
 

commendatore

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hoje teve um dia espectacular para fazer a travessia nessa ciclovia. Note-se a ironia. E o vento nem estava muito forte.
Se é assim em Outubro, parece que só na primavera e verão faria sentido, ou seja, um investimento para usar 180 dias por ano.
 

Joseelias

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Aqui vão uns dados estatísticos interessantes sobre a chuva já que se compara Lisboa com São Francisco e estamos a chegar ao tempo dela:

Número médio de dias com precipitação:
São Francisco - 67
Lisboa - 112

Precipitação média anual (mm):
São Francisco - 538mm
Lisboa - 726mm

Isto é, o número médio de dias com chuva em Lisboa é quase o dobro e chove mais 50% de volume de água.

Pelos dados que vi no site weatherbase.com e analisando os meses mais secos em São Francisco, em média chovem 6 dias no mês de Abril até 0 dias em Julho e apenas em Novembro se chega aos 8 dias.

Se quisermos equivaler com Lisboa apenas em Junho chove 5 dias em média, e em Outubro já estamos com 11 dias de chuva. E não há um único mês que não chova.

Se fizermos uma comparação directa, em Abril em SF chovem os tais 6 dias e em LX 13, e em SF em Novembro 8 dias e em LX 12.

Isto é, em São Francisco temos 8 meses praticamente secos, enquanto em Lisboa apenas temos 4, ou cinco se tivermos boa vontade e incluirmos Outubro. Apenas de Janeiro a Março temos dados relativamente semelhantes mas mesmo assim chove sempre mais dias em Lisboa.

Ora, sabendo:
- como os portugueses são adversos à chuva
- como a travessia da ponte ia acrescentar mais de 2km da ponte e mais uns quantos do viaduto em Lisboa expondo os ciclistas à chuva e ao vento intenso, quando comparado com o Cacilheiro por exemplo
- como os locais de trabalho não estão minimamente preparados para receber um ciclista totalmente encharcado
- como o código de vestuário dos portugueses é muito formal o que constitui um problema para quem se desloca de bicicleta. Por exemplo, mesmo no pino do Verão cá usam-se camisas de manga comprida e gravata nos escritórios.
- que os ciclistas iam entrar em Lisboa completamente fora do centro da cidade se tivessem que sair logo em Alcântara

Como é que se pode considerar esta uma opção tão vantajosa assim? Especialmente tendo o Cacilheiro disponível? Pessoalmente acho esta ideia inviável do ponto de vista da utilização diária por um grande número de pessoas continuamente durante o ano todo.
 
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Jocas22

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não se esqueçam do factor imprevisivel que é passar aquela ponte, por vezes está um sol incrivel dum lado e chuva ou nevoeiro do outro e vice versa. ;)

Mas quanto a isso da chuva é o que é, tanto serve pra passagem da ponte como pra qualquer passeio seja por onde for pelo pais fora. E até acho que somos bem sortudos nesse campo, independentemente do que chove ou não no outro lado do mundo.
 

Joseelias

Well-Known Member
Jocas22

Não sei se está a brincar ou não mas que já vi coisas desse género a acontecer em cima da ponte, já vi.

A paisagem mais espectacular que vi até os dias de hoje foi sair do túnel do lado de Almada e quando dou conta não se vê nem o rio, nem Lisboa, nem Almada porque... há um manto de nuvens (nuvens mesmo) abaixo do tabuleiro da ponte e nós cá em cima com um sol radioso.

Parecia uma cena de um filme de ficção cientifica: uma ponte a pairar no ar. Era ver pessoas que fazem aquele percurso todos os dias, coladas à janela de boca aberta! :D

Há fotos da Golden Gate em SF com uma coisa parecida para se ter noção do que digo, mas ao vivo não tem comparação. Pesquisem no google por exemplo por: golden gate clouds under
 

Joseelias

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Sim, muitas vezes está um sol brutal na margem-sul e 10km depois, em Lisboa está a chover e bem, e vice-versa. No caso de um ciclista que vá para o trabalho não pode dispensar transportar um impermeável por causa disso. Nesta zona a mudança de tempo pode não se dar durante o dia mas simplesmente por andar uns quilómetros.

Ao comentar isto com a minha mulher lembramos-nos de há uns meses atrás quando vínhamos de Braga e fizemos 360km de viagem com sol, e ao chegar mesmo a meio da ponte havia uma parede cinzenta. Num espaço de metros a temperatura baixou imenso e até ao Seixal a viagem foi feita debaixo de chuva intensa batida a vento. Ainda nos divertimos com a nossa sorte de te que descarregar o carro todo com aquele temporal, quando durante a viagem nem nuvens praticamente víamos. Nem mesmo ao chegar a Lisboa. :)

A Arrábida e a Serra de Sintra devem de influenciar muito estes acontecimentos.
 

Joseelias

Well-Known Member
Cá para mim os senhores FMCurto e commendatore andam a gozar às escondidas à conta do pessoal das bicicletas ferrosas... É que essas são as verdadeiras bicicletas solúveis em água... Ok, não reagem como um Alka-Seltzer quando se molham, mas com tempo suficiente lá chega. Esta malta das modernices do alumínio, não há quem os ature... O que vão inventar a seguir? Bicicletas em carbono? :D :D :D
 
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