Ciclista cai de uma altura de dez metros na marginal

Padawan

Member
Só espero que esteja bem :shock:


http://jn.sapo.pt/2007/08/17/porto/ciclista_de_altura_dez_metros_margin.html


Ciclista cai de uma altura de dez metros na marginal


Hugo Silva

Um jovem de 23 anos caiu, com a bicicleta, de uma altura de aproximadamente dez metros, na marginal do Porto (Avenida de Gustavo Eiffel), nas imediações da ponte de Luís I. Tiago, de 23 anos, residente em Rio Tinto (Gondomar), caiu em cima de umas rochas, sofrendo alguns ferimentos. Assistido pelo INEM no local, foi transportado para o Hospital de Santo António, no Porto.

Era mais um passeio de Verão para os três amigos estudantes de Rio Tinto, conforme recorda Maria João, 20 anos, que pedalava atrás de Tiago. Tinham ido até à Madalena, em Gaia, e regressavam a casa, ao final da tarde, quando aconteceu o acidente, no passeio que acompanha o leito do rio Douro (sentido Ribeira/Freixo).

"Estávamos a ir embora. Para se desviar de uma velhota que vinha em sentido contrário, o Tiago bateu no muro [que não terá mais de meio metro de altura], desequilibrou-se e foi lá abaixo com a bicicleta", contou, ao JN, Maria João. De imediato, Filipe, 23 anos, o terceiro elemento do grupo de ciclistas, pegou no telemóvel e avisou o INEM do sucedido.

O alerta chegou também ao quartel dos Sapadores do Porto, que mobilizaram para o local elementos do posto instalado junto à estação de S. Bento e uma equipa de mergulhadores (na altura, não se sabia, ainda, se o jovem tinha caído nas águas do Douro).

Ciclista e bicicleta tinham ficado, contudo, em cima das rochas. "Do mal o menos, parece que não está muito ferido. A sorte dele pode ter sido a mochila que trazia às costas e onde trazia uma bola. Pode ter amortecido a queda", desabafou Maria João, ainda incrédula com o acidente.

"Quando vimos aquilo, nem sabíamos se o Tiago tinha caído no rio ou nas rochas...", continuou a estudante, lembrando o susto que apanhou quando viu o colega "desaparecer" após ter embatido no pequeno muro.

Juntou-se multidão

Pouca gente se terá apercebido do acidente. Mas, assim que foram vistos os barcos de socorro e os bombeiros a passar, uma multidão juntou-se na marginal, debruçando-se no muro para acompanhar, ao pormenor, as operações de emergência.

INEM e Sapadores do Porto deram os primeiros socorros ao jovem ainda no local. A bicicleta foi içada, através de cordas, para a marginal, mas Tiago foi transportado, de barco, para o cais da Ribeira, onde uma ambulância estava estacionada, em frente à Azeitoneira do Porto.

A chave do meco?

Mais uma vez todos os movimentos foram acompanhados por dezenas de pessoas, que ergueram a voz, então, contra o facto do veículo de emergência ter sido obrigado a voltar para a Praça da Ribeira em marcha-atrás... porque ninguém tinha a chave para fazer baixar o meco que impede o trânsito naquela zona do Centro Histórico do Porto, junto à ponte de Luís I. Chegou a gerar-se discussão entre moradores e agentes policiais, mas a situação foi sanada em pouco tempo.

Em vez de seguir em frente apenas alguns metros até à marginal, o condutor da ambulância teve de manobrar, em marcha-atrás, até à Praça da Ribeira, subindo depois a Rua de S. João, em contramão. Um trajecto coordenado pelos elementos da PSP, que ainda deram uma ajuda nas manobras, que também foram dificultadas pelos automóveis estacionados junto à Praça da Ribeira, a poucos metros do rio.

O ferido seguiu para o Hospital de Santo António, enquanto os dois amigos fizeram o resto do percurso até casa no carro da mãe de um deles, onde também seguiram as bicicletas.

"Nunca mais vi a mulher"

Maria João, 20 anos, estudante

Maria João explicou que é habitual os três amigos aproveitarem o Verão e as férias para passearem de bicicleta. Ontem, apanharam um grande susto. Referindo que, apesar de tudo, o amigo até parece ter tido sorte, a estudante admite que se Tiago tivesse caído ao rio podia ter sofrido menos ferimentos, porque sabe nadar. Quanto à mulher da qual Tiago se desviou antes da queda, Maria João diz que nunca mais a viu.
 

mdaniel

Member
Pois é antes de mais espero que este nosso colega de pedal esteja a recuperar bem :shock:
Mas serve também a situação para os senhores donos do ordenamento das nossas cidades verificarem e rectificarem as medidas adoptadas, pois se é muito bonito ter as ruas abertas ao publico cortando o transito também era bom ter um sistema que permitisse a entrada de viaturas de socorro não só ambulancias mas também bombeiros ou protecção civil. Não é que não exista mas é que todos sabem como funciona na ocasião em que é necessário abrir a passagem ninguem sabe a quem se dirigir, isto é uma situação que se arrasta por todo o país, e como vimos neste relato o socorro foi dificultado e só por boa vontade dos agentes é que se conseguiu solucionar o problema. Serve também para os mesmos senhores do ordenamento verificarem as obras efectuadas no local pois o que no projecto muitas vezes parece estar bem na realidade está deslocado das necessidades reais, neste caso um muro com aproximadamente meio metro, não estará o mesmo a precisar de um gradeamento de segurança para evitar que situações identicas lá ocorram?
 

ICC

New Member
Eu vi ontem essa notícia no jornal e quanto à foto publicada devo dizer que quando a vi disse: F#&%-__ !!!!
As melhoras ao jovem!
 

JorgeSantos

New Member
Já tinha lido a noticia no JN e tb fiquei a pensar como seria possivel. Eu que lá passo tantas vezes. Mas enfim,
As rápidas melhoras para este nosso amigo.

Cumprimentos.

Josant
 

Coringa

New Member
A velhota bem que podia , pelo menos, ter parado para ver se podia fazer qualquer coisa. Para além de vir em sentido contrário provocou um acidente que poderia ter dado numa morte. É devido a este tipo de gente que os acidentes acontecem :evil: ...Enfim
As melhoras ao nosso colega
 

Bravellir

New Member
Coringa said:
A velhota bem que podia , pelo menos, ter parado para ver se podia fazer qualquer coisa. Para além de vir em sentido contrário provocou um acidente que poderia ter dado numa morte. É devido a este tipo de gente que os acidentes acontecem :evil: ...Enfim
As melhoras ao nosso colega

Tenho a maior simpatia pelo bttista acidentado. Como é natural, é de lamentar qualquer acidente, e toca-nos especialmente quando está envolvido outro praticante de um desporto que tanto gostamos. Mas...

Eu li bem, ou o acidente deu-se num passeio? Foi mesmo no passeio, foi numa ciclovia ou foi na rua? É que se foi no passeio..... :shock:

Eu sou frequentador habitual dos passeios nessa zona de bicicleta. Não crucifico quem anda de bicicleta nesses passeios. Já o mesmo não se pode dizer do comportamento de quem ai anda nos carrinhos de aluguer :roll:. Mas tenho consciência que não se pode andar de bicicleta nos passeios, pelo que qualquer acidente em que eu esteja envolvido com um peão é da minha exclusiva responsabilidade. :(

E um peão tem "sentido contrário" ??

Mas espera... eu desde o inicio que presumo que a "velhota" estava a pé. Se estava de bicicleta, esqueçam tudo o que escrevi.... :eish:

Alguém sabe??
 

KLUCA

New Member
Bom, se o acidente foi num passeio não se pode pediar aos peões para andarem pela direita ou pela esquerda ou precaverem-se em caso de quererem mudar de direcção, pois á partida não andam por ali bikes.

Se alguem andar por ali de bike deve ter o máximo cuidado. Acho que em Cascais por causa dos BIKErs aceleras não se pode pedalar nos passeios da marginal.

Não me lembro bem do código da estrada, mas de certeza que se os peões devem andar pela direita, não é para ceder passagem ás bicicletas! Se pedalamos no passeio temos de ter muito cuidado!
 

Coringa

New Member
Segundo o que sei os peões devem andar no sentido contrário ao dos automobilistas e as bicicleta no sentido dos automobilistas mas na estrada, o máximo encostado à berma e não no passeio, mas de qualquer das formas a velhinha não devia ter fugido. Se calhar assustou-se e fugiu com o medo da culpa... :roll:
Só resta esperar as melhoras do rapaz
 

Bravellir

New Member
hehe, se isso fosse assim, então ninguém se encontrava na rua, :mrgreen: e nas ruas de um só sentido, só se podia usar um passeio? :shock:

Na verdade, deve-se usar a direita do passeio ou se não houver passeio a esquerda da Faixa de rodagem.


TÍTULO III
Do trânsito de peões

Artigo 99.º
Lugares em que podem transitar

1 - Os peões devem transitar pelos passeios, pistas ou passagens a eles destinados ou, na sua falta, pelas bermas.
2 - Os peões podem, no entanto, transitar pela faixa de rodagem, com prudência e por forma a não prejudicar o trânsito de veículos, nos seguintes casos:
a) Quando efectuem o seu atravessamento;
b) Na falta dos locais referidos no n.º 1 ou na impossibilidade de os utilizar;
c) Quando transportem objectos que, pelas suas dimensões ou natureza, possam constituir perigo para o trânsito dos outros peões;
d) Nas vias públicas em que esteja proibido o trânsito de veículos;
e) Quando sigam em formação organizada sob a orientação de um monitor ou em cortejo.
3 - Nos casos previstos nas alíneas b), c) e e) do número anterior os peões podem transitar pelas pistas a que se refere o artigo 78.º, desde que a intensidade do trânsito o permita e não prejudiquem a circulação dos veículos ou animais a que aquelas estão afectas.
4 - Sempre que transitem na faixa de rodagem, desde o anoitecer ao amanhecer e sempre que as condições de visibilidade ou a intensidade do trânsito o aconselhem, os peões devem transitar numa única fila, salvo quando seguirem em cortejo ou formação organizada nos termos previstos no artigo 102.º
5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 6 a (euro) 30.
6 - Quem, com violação dos deveres de cuidado e de protecção, não impedir que os menores de 16 anos que, por qualquer título, se encontrem a seu cargo brinquem nas faixas de rodagem das vias públicas é sancionado com coima de (euro) 30 a (euro) 150.

Artigo 100.º
Posição a ocupar na via

1 - Os peões devem transitar pela direita dos locais que lhes são destinados, salvo nos casos previstos na alínea d) do n.º 2 do artigo anterior.
2 - Nos casos previstos nas alíneas b) e c) do n.º 2 do artigo anterior, os peões devem transitar pelo lado esquerdo da faixa de rodagem, a não ser que tal comprometa a sua segurança.
3 - Nos casos previstos nas alíneas b), c) e e) do n.º 2 do artigo anterior, os peões devem transitar o mais próximo possível do limite da faixa de rodagem.
4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 6 a (euro) 30.

Apenas para clarificar e evitar os mitos urbanos.

o que interessa é que o rapaz recupere depressa e volte a pedalar :yeah:
 

ze_zaskar

New Member
Isso e que e extreme freeride :shock:
As melhoras ao nosso colega que nao deve ter ganho para o susto.
Eu faço muitas vezes a ciclovia da Povoa de Varzim e mesmo circulando nela vejo como os peoes sao imprevisiveis e descuidados. É de tudo, dese putos a atirarem-se para a nossa frente ate grupos de graudos que gostam de andar em parelha como os bois e ocupam assim toda a largura da via...Portugalzinho no seu melhor..
:wink:
 

CMSR

New Member
boas.
tambem ja quase me aconteceu o mesmo, fiquei deitado em cima do muro porque dei um toque com a minha roda da frente na roda traseira de um colega ao desviar-me de 3 simpaticas moças que seguiam lado a lado no passeio na zona de Massarelos. por acaso até se assustaram e ficaram preocupadas com o que me poderia ter acontecido. mas nem toda a gente é igual.

mas o importante é a falta de segurança nesse muro e em quase toda a marginal do Porto, porque se numa parte tem o muro com cerca de 0,50 metros, noutras parte não tem absolutamente nada como é o caso da parte a seguir ao edificio da alfandega e até ao inicio do viatuto que dá para massarelos e mais à frente onde era o cimento. quem é de cá sabe ao que me refiro. ao menos nessas partes onde nao tem nada acho que deveriam fazer tipo um gradeamento ou outra forma de protecção, porque o caso nao é só perigoso para ciclistas, mas tambem para as pessoas que circulam a pé, especialmente para as crianças e também para animais. mas como o nosso presidente da camara nao dispensa o seu mercedes, nao há perigo de lhe acontecer nada, por isso devemos continuar a ter o maximo cuidado com essas "armadilhas".

as melhoras para o acidentado.
 

ig9981

New Member
ze_zaskar said:
É de tudo, dese putos a atirarem-se para a nossa frente ate grupos de graudos que gostam de andar em parelha como os bois e ocupam assim toda a largura da via...Portugalzinho no seu melhor..
:wink:


:bompost:

É exactamente isso que se passa!!


As melhoras para esse colega e na próxima, perdoem que o diga, bate com a roda na velha, a ver se ela começa também a abrir os olhos.
 

BrunoPereira

New Member
Acho que falar nos passeios e em bicicletas nos passeios é complicado! Tento evitar andar nos passeios, mas por vezes na estrada é complicado! Já fui mandado para a valeta, por duas vezes, por camiões. Posto isso comecei a andar um bocado mais no passeio.

Desejando as melhoras do rapaz, ponho em duvida o que realmente aconteceu. É certo que não sei mesmo o que aconteceu mas quando andamos nos passeios ou assim (e agora por experiência própria) por vezes arriscamos um bocadinho. Ou porque vamos com demasiada velocidade (entenda-se não conseguir parar a tempo), ou porque é chato ter que parar, em certas situações arriscamos um bocado! Mas isto é um comentário geral, não falando do caso em concreto.

Moro numa freguesia de Vila do Conde e por vezes vou até à cidade andar de bicicleta, e tenho como hábito andar na marginal! O maior problema é que no Verão, a ciclovia existente não é respeitada. Ou andam pessoas lá ou vão pessoas a passear com carrinhos ou afins. Quantas vezes apanhei sustos de pessoas que iam no passeio e de repente lembram-se e passam para a ciclovia! "Minha sra, podia prestar mais atenção!" ao qual a resposta é: "podia vir mais devagar, não?! E ter mais cuidado!"

São estes pequenos grandes acidentes que fazem abrir os olhos a muita gente e quem sabe a melhorar as condições existentes actualmente.
 
Top