Cartas Militares

S

spy2008

Guest
Boas pessoal,
como faço pa usar as cartas militares impressas para orientação?

tipo quero uma mata ou um pinhal expecifico como posso ter um mapa impresso em que me possa orientar?
 
Viva spy2008!

Não entendi muito bem a tua pergunta, mas lá vai ...
As cartas militares não diferenciam os vários tipos de vegetação, nas cartas militares encontras pomar (que podem ser oliveiras, laranjeiras, limoeiros ...), encontras vegetação densa, vegetação esparsa, e vinhas.
Mesmo nos pomares, para estes serem classificados como tal, têm de obedecer a várias regras; uma por exemplo é que as árvores estejam alinhadas.
Não te podes esquecer que as cartas militares são na escala 1:25000. Posso-te adiantar que para esta escala elas têm demasiados pormenores e ultrapassam em muito aquilo que se faz nos outros países.
Nas cartas de orientação para BTT estas estão, normalmente à escala 1:20000, e se reparares, muito embora a vegetação seja importante, o mais importante são os caminhos, tendo estes vários tipos de classificação. Mesmo a vegetação não é classificada, mas sim o seu grau de transponibilidade, ou seja, de fácil, média ou difícil transposição.
Voltando às cartas militares, nas vegetações densas, se existirem eucaliptos densos e pinheiros densos, estes são imediatamente agrupados, por outro lado, num pinhal denso este é diferenciado de um pinhal esparso.
A única cartografia que consegues uma informação dessa é à escala 1:5000, 1:2000 ou 1:1000, e aí caro amigo, pouca gente te arranja ...
Mesmo nas cartas de orientação pedestre estas são à escala 1:15000 ou 1:10000, e estas são classificados pelo seu grau de transponibilidade, como já disse ...
A única solução que vejo é ires ao Google e sacares as imagens, através de print screans e georeferenciares com pormenores das cartas militares num programa idêntico ao Ozi ou Trackmaker, depois juntares ambos e imprimires.
Mas, duvido que consigas, pois obedece a um imenso trabalho e conhecimento de vários tipos de software.

Boa sorte e boas pedaladas!
 
boas e assim eu tenho as cartas militares todas para o território nacional em formato digital e também o cartograma penso e que sao un pouco antigas datas não sei especificar ao certo...
 

R.Abreu

New Member
Boas Ludos

Podes dar-me uma ajuda com ficheiros .sid ??? Aqui o "rookie" não consegue ler estes ficheiros, que programa é utilizado para tal?

Tenho um Vista HCX, que possibilidades têm de trabalhar com estas cartas?

Abraço e desde já obrigado


ABREU
 
S

smokeon

Guest
Boas malta,

Já vai algum tempo que ando no monte, mas gostava de alargar o conhecimento do terreno.
Alguém me pode, por favor, disponibilizar as cartas com os seguintes números:
110; 111; 112
122; 123; 124
133; 134; 135
O meu email é pdrneves@gmail.com

Desde já obrigado.
Cumprimentos
 
Pessoal, uma duvida, talvez parva, através das cartas militares 1:25000 conseguem delimitar troços de BTT, ou apenas caminhos principais?Arranja-se algo em maior escala, ou apenas têm as M888? Estava interessado na cartografia da serra de Sintra e área abrangente, algo para ter apenas no PC para consultar.
 
Top