BIG.SEVEN CF XT-EDITION 2014
NAME Big.Seven Carbon Comp R12
FORK Fox 32 Float 650B CTD Remote ready O/C (1.5T) - Evo 100
DERAILLEUR FRONT Shimano Deore XT HD triple SEM NENHUM
DERAILLEUR REAR Shimano Deore XT Shadow Shimano Deore XT 11V
SHIFTERS Shimano Deore XT ispec DEORE XT 1X11
BRAKE LEVER attached
BRAKES Shimano SLX M675 180 mm Cen / Shimano M675 160 mm Cen w/connect DISCOS TROCADOS PARA ASHIMA 6 FUROS
CHAINWHEEL Shimano Deore XT 40-30-22 ALTERAÇÃO PARA DOIS PRATOS Deore XT COM PRATO OVAL ABLACK
BBSET attached
CHAIN KMC X10 10s KMC X11 v
HUBS Shimano Deore Cen / Shimano SLX-12 Cen ALTERADOS PARA CUBOS PROTOTYPE EVO 3
RIM Merida Big.Seven Pro D ALTERADOS PARA AROS PROTOTYPE EVO 3
FREEWHEEL Shimano CS-HG-10 11-36 ALTERADO PARA K7 XT
TIRES Schwalbe Racing Ralph 27 Perf. 2.1 fold CONVERTIDOS P/ TUBELESS POR MIM
HANDLEBAR STEM Merida Pro Carbon 5° KCNC 90MM 96GR
HANDLEBAR Merida Pro OS 660 R12 FSA CARBON
HEADSET Big Conoid A-Bearing Neck
SEAT POST Merida Carbon H SB0 27.2 mm
SADDLE Selle Italia X1 Selle San Marco Aspide Racing Protek preto/cinza
PEDAL XC Alloy ALTERAÇÃO PARA PEDAIS SH 540
PESO ESTIMADO: 10KG
Link BIke original: http://2014.merida-bikes.com/en_int/...ition-492.html
Link Rodas Prototype: http://prototype.pt/product/wheel-mtb-650b#
Antes da estreia, retirei o selim, avanço, e guiador de origem por razões estéticas e também de retirar umas gramas.
- O selim um Selle Italia X1 com as cores preto, branco e Azul com cerca de 290gr saiu e para o seu local foi um provisório enquanto nao chega o San Marco com 177gr.
- O avanço e o guiador saíram pelas mesmas razoes, retirar um pouco de letras azuis no meio do preto, de momento encontram-se montados um avanço KCNC e um Guiador Hylix...ainda que seja provisoriamente, mas que já deu para retirar mais umas gramas.
- Converti os pneus para tubeless, não retirei tanto peso quanto o esperado, uma vez que as câmaras de ar de origem sao bastante finas e até leves, e coloquei bastante liquido por roda... 100ml aprox.
Ainda à porta da Kombina no Parque das Nações
Fotos do dia da estreia, Costa da Caparica as 08h....ignorem o selim
Durante a semana andei umas vezes, quase sempre por estrada para me ir habituando ao bixo.
Ontem foi dia de Arrábida testing, logo de 90KM
A leveza do Carbon 8) ;D
A primeira quinada...até me doeu tudo
Na Baia do Seixal
Agora e ao fim de 200km, já posso opinar sobre a maquina.
- Quadro: Tem uma boa construção, com uma geometria que rapidamente me habituei a ela, a rigidez do mesmo surpreendeu-me pela positiva, uma vez que tinha uma ideia pré concebida que iria sentir muita torção (como se eu não tivesse habituado na Factor, em que a escora traseira cedia bastante), ao nivel de absorção de impactos e pequenas vibrações, nota-se bastante a diferença entre um quadro rígido de Al, e um em CF uma vez que este quadro Merida com o passar dos Kms não se torna desconfortável para as costas/coluna, logicamente não posso comparar com o "conforto" da factor.
- Suspensão: Sempre fui RS fan, pelo que nunca tinha tido uma Fox, apenas tinha experimentado em algumas ocasiões. Esta ainda necessita de levar mais uma ou outra afinação, quer a nível de rações do rebound, pois ainda ando a habituar me a mesma, mas de uma forma geral, tem uma precisão, um trabalhar suave embora acho que a minha reba da Factor tenha a capacidade de absorver melhor as pequenas irregularidades/vibrações.
- Transmissão: Xt what else... bem como vim do Sram X9 9v, para o Xt 10v, existem coisas que se tem de reaprender e adaptar, o caso dos selectores Xt terem mais funções, e como é lógico tudo novo e afinadinho fica com uma precisão espectacular.
- Travões SLX, tem uma boa potencia de travagem, quando chegou a volta na Arrábida já as pastilhas se encontravam acamadas, pelo que pude logo usar e abusar da travagem, não há pastilhas a chiar, a potencia vai se mantendo mesmo com os aquecimentos.
Os discos vão ser trocados por uns ROTOR/ASHIMA
- Rodas/pneus. As rodas são mesmo um dos TOP do conjunto, com o QR12MM na traseira dá uma sensação de solidez na mesma. Tem um funcionamento impecável, não se sente atrito algum ao rodar com ela no ar e procurar vibrações---zero. O cepo tem um "cantar" lindo.
Quanto aos pneus, RRalf, já conhecia e usado na traseira da Factor pelo que gostei bastante, mas na frente há ali algo que não me agrada, falta-me verificar e dar mas umas afinações na susp. mas acho que o problema é mesmo este pneu na frente.... vamos ver se não tenho de montar um outro.. o Ron por exp e guardar aquele para gasta-lo posteriormente na traseira.
- Componentes: Espigão selim em Carbono, vai ficar...mas ainda tenho de o pesar.
Avanço e guiador saíram, para de certa forma retirar as letras azuis e brancas que tinham, o avanço é leve (104gr) o guiador nem por isso.
Selim, saiu pela mesma razão dos restantes, colocar um mais "neutro" sem os azuis pretos e brcs e também retirar umas gramas.
Mais umas fotos...
Peso das camaras de ar, guiador, avanço, tampa direcçao, punhos
Peso actual:
Para agora já chega ;D
Venham daí os comentarios
NAME Big.Seven Carbon Comp R12
FORK Fox 32 Float 650B CTD Remote ready O/C (1.5T) - Evo 100
DERAILLEUR FRONT Shimano Deore XT HD triple SEM NENHUM
DERAILLEUR REAR Shimano Deore XT Shadow Shimano Deore XT 11V
SHIFTERS Shimano Deore XT ispec DEORE XT 1X11
BRAKE LEVER attached
BRAKES Shimano SLX M675 180 mm Cen / Shimano M675 160 mm Cen w/connect DISCOS TROCADOS PARA ASHIMA 6 FUROS
CHAINWHEEL Shimano Deore XT 40-30-22 ALTERAÇÃO PARA DOIS PRATOS Deore XT COM PRATO OVAL ABLACK
BBSET attached
CHAIN KMC X10 10s KMC X11 v
HUBS Shimano Deore Cen / Shimano SLX-12 Cen ALTERADOS PARA CUBOS PROTOTYPE EVO 3
RIM Merida Big.Seven Pro D ALTERADOS PARA AROS PROTOTYPE EVO 3
FREEWHEEL Shimano CS-HG-10 11-36 ALTERADO PARA K7 XT
TIRES Schwalbe Racing Ralph 27 Perf. 2.1 fold CONVERTIDOS P/ TUBELESS POR MIM
HANDLEBAR STEM Merida Pro Carbon 5° KCNC 90MM 96GR
HANDLEBAR Merida Pro OS 660 R12 FSA CARBON
HEADSET Big Conoid A-Bearing Neck
SEAT POST Merida Carbon H SB0 27.2 mm
SADDLE Selle Italia X1 Selle San Marco Aspide Racing Protek preto/cinza
PEDAL XC Alloy ALTERAÇÃO PARA PEDAIS SH 540
PESO ESTIMADO: 10KG
Link BIke original: http://2014.merida-bikes.com/en_int/...ition-492.html
Link Rodas Prototype: http://prototype.pt/product/wheel-mtb-650b#
Antes da estreia, retirei o selim, avanço, e guiador de origem por razões estéticas e também de retirar umas gramas.
- O selim um Selle Italia X1 com as cores preto, branco e Azul com cerca de 290gr saiu e para o seu local foi um provisório enquanto nao chega o San Marco com 177gr.
- O avanço e o guiador saíram pelas mesmas razoes, retirar um pouco de letras azuis no meio do preto, de momento encontram-se montados um avanço KCNC e um Guiador Hylix...ainda que seja provisoriamente, mas que já deu para retirar mais umas gramas.
- Converti os pneus para tubeless, não retirei tanto peso quanto o esperado, uma vez que as câmaras de ar de origem sao bastante finas e até leves, e coloquei bastante liquido por roda... 100ml aprox.
Ainda à porta da Kombina no Parque das Nações
Fotos do dia da estreia, Costa da Caparica as 08h....ignorem o selim
Durante a semana andei umas vezes, quase sempre por estrada para me ir habituando ao bixo.
Ontem foi dia de Arrábida testing, logo de 90KM
A leveza do Carbon 8) ;D
A primeira quinada...até me doeu tudo
Na Baia do Seixal
Agora e ao fim de 200km, já posso opinar sobre a maquina.
- Quadro: Tem uma boa construção, com uma geometria que rapidamente me habituei a ela, a rigidez do mesmo surpreendeu-me pela positiva, uma vez que tinha uma ideia pré concebida que iria sentir muita torção (como se eu não tivesse habituado na Factor, em que a escora traseira cedia bastante), ao nivel de absorção de impactos e pequenas vibrações, nota-se bastante a diferença entre um quadro rígido de Al, e um em CF uma vez que este quadro Merida com o passar dos Kms não se torna desconfortável para as costas/coluna, logicamente não posso comparar com o "conforto" da factor.
- Suspensão: Sempre fui RS fan, pelo que nunca tinha tido uma Fox, apenas tinha experimentado em algumas ocasiões. Esta ainda necessita de levar mais uma ou outra afinação, quer a nível de rações do rebound, pois ainda ando a habituar me a mesma, mas de uma forma geral, tem uma precisão, um trabalhar suave embora acho que a minha reba da Factor tenha a capacidade de absorver melhor as pequenas irregularidades/vibrações.
- Transmissão: Xt what else... bem como vim do Sram X9 9v, para o Xt 10v, existem coisas que se tem de reaprender e adaptar, o caso dos selectores Xt terem mais funções, e como é lógico tudo novo e afinadinho fica com uma precisão espectacular.
- Travões SLX, tem uma boa potencia de travagem, quando chegou a volta na Arrábida já as pastilhas se encontravam acamadas, pelo que pude logo usar e abusar da travagem, não há pastilhas a chiar, a potencia vai se mantendo mesmo com os aquecimentos.
Os discos vão ser trocados por uns ROTOR/ASHIMA
- Rodas/pneus. As rodas são mesmo um dos TOP do conjunto, com o QR12MM na traseira dá uma sensação de solidez na mesma. Tem um funcionamento impecável, não se sente atrito algum ao rodar com ela no ar e procurar vibrações---zero. O cepo tem um "cantar" lindo.
Quanto aos pneus, RRalf, já conhecia e usado na traseira da Factor pelo que gostei bastante, mas na frente há ali algo que não me agrada, falta-me verificar e dar mas umas afinações na susp. mas acho que o problema é mesmo este pneu na frente.... vamos ver se não tenho de montar um outro.. o Ron por exp e guardar aquele para gasta-lo posteriormente na traseira.
- Componentes: Espigão selim em Carbono, vai ficar...mas ainda tenho de o pesar.
Avanço e guiador saíram, para de certa forma retirar as letras azuis e brancas que tinham, o avanço é leve (104gr) o guiador nem por isso.
Selim, saiu pela mesma razão dos restantes, colocar um mais "neutro" sem os azuis pretos e brcs e também retirar umas gramas.
Mais umas fotos...
Peso das camaras de ar, guiador, avanço, tampa direcçao, punhos
Peso actual:
Para agora já chega ;D
Venham daí os comentarios
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