29er Bicicletas com roda 29 vantagens / desvantagens

ggx2

New Member
As 29er são para gente (ladys and gents) baixa?

Boas,

espero não estar a repetir.

Gostaria de lançar a discussão e possibilidade de relatos de experiências sobre esta questão.

Relativamente a esta medida algumas opiniões levantam questões relativamente à sua utilização por riders de mais reduzida estatura (qual estatura !? ).
No meus caso tenho 1,67/1,68 e acho que já me incluo neste clube.

Muitas Sra.s também poderão ter o mesmo dilema.

Por outro lado temos modelos 29er já com tamanhos S e até XS.

Sem grande experimentação, arrisquei e encomendei uma 29er que aguardo.

Aqui fica o repto.
 

ggx2

New Member
Boas,

espero fazer umas reviews, tendo em particular atenção a questão da estatura.
Como ainda não recebi a máquina mantenho reserva :-o.

Já agora (é a minha opinião), parece-me que se trata de um assunto com caraterisiticas próprias dentro desta temática das 29er , que vai perder ao ser incluido neste assunto mais genério de vantagens/desvantagens.
 

BV

New Member
178cm
72 kg
Fs.
Não quero outra coisa

A minha filha de 14 tem uma 26 e pegou na minha 29 e disse, muito mais estável!
Tem:

160cm
42 kg
 

EZrider

Member
Engraçado que no ultimo fim de semana, vi um miudo que devia ter os seus 14 anos, numa spec roda 29" , o quadro era pequeno notava-se bem, mas lá está a geometria desta nova geração de 29ers é mais elaborada do que as iniciais.

Já agora, quantos de vós ao verem catalogos das marcas, ao verem os modelos 29 e depois os mesmos mas nas versão 26 , acharam que as rodas ficam demasiado pequenas, quando ainda há muito pouco tempo, tinha a sensação inversa ? :D
 

nmt

Active Member
Sou um dos que teve essa sensação. Verdadeiramente o design actual das 29er encontra-se perfeitamente enquadrado com o diâmetro das rodas e quando se vê num catálogo 26er e 29er lado a lado, são as 26er que começam a parecer desproporcionadas. Talvez por isso já tenho a minha 29er encomendada.
 

Skaza

New Member
EZrider
Concordo completamente contigo... Inicialmente as rodas 29" eram grandes demais e as 26" o tamanho "correcto", agora as 26" são pequenas demais e quem tem tamanho correcto são as 29"... :D
 

Jocas22

Active Member
isso nota-se principalmente nas bicicletas de estrada, completamente desproporcionadas :fpalm: Não digo que não prefiram as 29, por isto ou por aquilo, mas o argumento usado Jesus!
 

gteles

Member
Toda esta luta se resume a uma palavra: EVOLUÇÃO
A uns anos atras tinhas uma dor de dentes e a solução era arrancar o mesmo... Os pneus dos carros eram em madeira e aço...

Sim, tenho uma roda 29 e não pretendo regressar as 26, mas também não noto assim diferenças existenciais numas e noutras.
Comprei uma 29 porque precisava de comprar uma bicicleta nova, experimentei uma 29 em carbono e gostei :)

Em relação ao futuro dos tamanhos, possivelmente as gamas profissionais serão roda 29, pelo menos nos proximos anos!
 

Annunaki

New Member
Eu já as experimentei a todas, 20anos de 26, experimentei recentemente uma 27,5 e uma 29 que acabei por comprar!Nas 27,5, não notei grande diferença em ralação às 26, jamais trocava a minha 26 por uma 27,5, esta sim markting absoluto!! Agora as 29 são fantásticas! As sua vantagens superam e de longe as desvantagens, há de fato uma grande diferença em relação às 26 para melhor! Não notei dificuldade nenhuma em trilhos mais apertados!Tenho 1,73m e não senti limitações. Muito, muito divertida, e isso é que é importante para mim.
Agora, esta discussão toda só tem uma razão! As pessoas investiram muito dinheiro na sua bike,tal como eu, de repente viram-na absoleta e não querem admitir que há de fato vantagens nestas novidades, mas que podem por a sua montada em causa e desatualizada! Eu tambem pensei assim até experimenta!!

Atenção que é apenas a minha opinião!
Cumprimentos
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Caro amigo "sur_moreira", também tenho amigos que estão a vender as 29er`s.......... E sabe porque?! Pois não imagina! Apenas querem mudar para melhor (mais leves), e há também casos em que querem mudar de HT para FS. Mas de 29er para 26 não, não conheço ninguém (não quero dizer que não os há ok).

Eu tenho as 2, mas gosto mais de andar na 29er, confesso. Mas com o tempo que tem estado tenho andado "sempre" de 26 (velhinha, não custa tanto estragar com a lama). :D
 

Annunaki

New Member
É INCRÌVEL como hà montes de pessoas por éssa internet fora que desperdiça parte do seu tempo a tentar provar que as 29er não tem vantagens. O fato é que há todos os dias pessoas rendidas ao prazer que elas proporcionam. Nada mais importante, e que deve ser respeitado, como deve ser respeitado o fato de haver pessoas que gostam mais das 26 ou 27,5. Agora tentar denegrir as 29er porque ainda se tem uma 26 ou não há dinheiro para comprar uma 29!!!!!!!
 

Ki23ko

New Member
Boas!

As 29 tem vantagens, penso que disso não há dúvida, se as vantagens que traz justificam este recente "Boom" já é outra questão. Eu pessoalmente tenho 26", experimentei 29" e gostei.
Podem ler aqui a análise: http://www.forumbtt.net/showthread....ss%E3o-29er-Specialized-Stumpjumper-Comp-2011

O que me faz alguma confusão é a necessidade extrema da mudança, tanto que se vê pessoas que vendem bicicletas topo de gama 26" ao desbarato porque não conseguem controlar a ansiedade para comprar 29"! :)

Têm vantagens e desvantagens tanto umas como as outras e as diferenças são notórias, por isso se gera a discussão.

Sugiro então que se pense na situação inversa, ou seja, o aparecimento das 26" somente agora quando toda a gente tivesse 29".
Aí apregoar-se-ia, que eram muito mais leves, muito mais explosivas, com uma agilidade fenomenal, etc. etc. :) Não concordam?


Não me parece mais que o evoluir normal das coisas, mais opções, mais variáveis a considerar, o reinventar de alguns conceitos. O que me parece bom! Penso que ambas as coisas vão coexistir.
 

nogueira.nuno

Active Member
Há uma diferenca em a 29er ser melhor que a 26" do se gostar de uma ou outra no artigo que postei e até mesmo referido por algumas pessoas aqui.

A possíblidade de se gostar mais da 29 e com isso dizer que é melhor que a 26" é que tem de ser levada em consideração, e porque não comparada seriamente e com neutralidade?

Não tem nada de mal com o perder tempo a procurar para denegrir uma ou outra, pode-se chamar aprender com os outros porque o saber nao ocupa espaço, realmente há pessoas que não têm possibilidades para ter duas bicicletas não é por isso que são isto ou aquilo!
Acho que ninguém de certo neste tópico completo disse que as 26" são melhores que as 29", há vantagens numa e noutra assim como desvantagens.

Tem que se ter um pouco de cuidado com o que se diz e ao mesmo tempo certezas sobre este assunto, este Sr. Gajo qualquer no artigo não é nenhum Domingueiro, ciclista ocasional para dizer o que disse.

Não percebi Annunaki se aquele que perde o tempo a aprender sou eu ou aquele que não tem dinheiro para uma bicicleta 29er sendo com isso como que não levado a serio nesta discução.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Desse artigo que o nogueira.nuno tiro as seguintes conclusões:
A 29er é mais confortável, rola melhor e passa terreno acidentado com mais suavidade.
A 26" é mais ágil e dá a sensação de que vamos mais depressa.
No entanto analisando os tempos por volta do tipo não me parece que uma bicicleta seja mais rápida que a outra. Os tempos simplesmente vão aumentado gradualmente até à ultima volta já de manhã, em que se queimam os últimos cartuchos e se volta a fazer um bom tempo. É algo perfeitamente normal e natural em provas de 24h, pelo menos para mim é.
 
Top