Bem,o que para aqui vai...há teorias para todos os gostos.
Eu não tenho uma 29". Não planeio comprar uma,mas acredito que num futuro não muito distante,se quizer uma bike nova,não terei outra hipótese,já que o mercado assim obriga. Não há nenhuma marca que neste momento gaste um cêntimo em desenvolvimento de bikes 26",e daqui para a frente não parece melhorar.
Já fui contra as 29" .Hoje sou contra as pessoas. As pessoas que compram bikes de roda 29" e se sentem na obrigação de "espalhar a boa nova" e dizer que a bike que compraram é melhor em tudo que a 26" que tinham anteriormente. Não é. Para se ter uma bike 29" que seja melhor em tudo que uma 26",vamos ter de pagar valores muito mais altos. Porquê? Porque para ter uma 29" leve,tem de se pagar e bem.
E sem pelo menos umas rodas muito leves,não há maneira de estas bikes serem melhores a subir. E não me venham com a conversa de "mais tracção",quantas vezes afinal patina a roda de trás da vossa 26"? Se patina muitas vezes,se calhar é melhor procurarem outro pneu com mais tracção,e não outra bike... De resto,é matemático. O peso numa roda multiplica-se mais quanto mais longe está do eixo. Uma roda maior,de peso igual,vai sempre custar mais a puxar de cada vez que se arranca,cada vez que se muda de velocidade,e esse esforço acredito ser difícil de recuperar a rolar,onde manifestamente é a grande vantagem.
Eu vejo estas bikes como a escolha acertada para atletas altos,possantes ou que saibam tirar o rendimento das vantagens de maneira a fazer compensar as desvantagens.
Tens 1,70m? Pouca força? Gostas mais de pedalar aos "arranques"? Eu se fosse a ti,arranjava uma boa 26",esta é uma altura excelente para as comprar ao "desbarato".
Tens 1,80m? Sabes tirar partido das tuas "bielas" maiores que as dos outros? Até que enfim tens uma bike que te assenta como uma luva,a 29" é para ti.
É tudo uma questão de proporcionalidade,amigos. Como em tudo na vida,se seguirmos cegamente o marketing,mais tarde ou mais cedo pagamos preços altos,e não só em dinheiro.