29er Bicicletas com roda 29 vantagens / desvantagens

nogueira.nuno

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Mas sim, exactamente Ficaçador, esta-se aqui a falar ou partilhar info não se está aqui a tentar dizer que a 29er é melhor e a Bicicleta que sempre se sonhou, até porque da maneira que o Ki23Ko meteu as coidas é nada menos como tudo começou, com as 29er por isso não se está a descobrir agora a pólvora!

Há é que tirar o melhor de uma ou outra e se possível das duas! ;)
 

pedrompsilva

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Caros,

Há uns tempos coloquei algumas questoes sobre as 29 neste topico. Andava a ver uma bike nova e estava indeciso. Todas as duvidas se dissiparam assim que andei uma 29 FS.

Nesta:
http://www.specialized.com/pt/pt/bikes/archive/2012/epic/epiccomp29#specs

Quando se anda numa 29 tudo se torna mais facil. Nas subidas noto que se mantiver uma boa cadeira , é a mesma coisa.

Mitos desfeitos que eu tinha:

1) A 29 é menos agil. Mito quebrado. É a mesma coisa q uma 26. Não há diferença significativa a menos que desçam os alpes com curvas muito apertadas constantemente e mesmo assim não é significativo.
2) A 29 perde nas subidas. Mito quebrado. Mantenham uma boa cadencia e é a mesma coisa.
3) A 29 perde no arranque. Não se ganham corridas nos primeiros 20 metros. Deixem-na embalar e vão ver.
4) Single trecks a direito - VEm uma pedra/ligeiro desnivel, paras de pedalar enquanto ultrapasses o obstaculo. De seguida das 2 bombadas em pé e adeusinho 26. Recupera muito melhor com 2 pedaladas fortes.

Overall
Quem tem uma 26 ha muitos anos e quer comprar uma bike nova, equacione uma 29 e EXPRIMENTE. Nunca mais vou tocar na 26.

Boas peladalas.
 

Tamagotchi

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Reparem neste pormenor..... um pneu 26x2,25 tem um perímetro de 2120mm enquanto o pneu 29x2,25 tem 2288mm, ou seja, por cada rotação existe um ganho das 29er de 168mm.
Agora simulem um exercício muito pouco provável, mas absolutamente correcto do ponto de vista científico. A simulação consiste numa prova de 40km de desnível zero e tudo em linha recta em que as duas bikes têm o mesmo peso. Nas minhas modestas contas, eu precisaria de efectuar 18.868 rotações na 26er para atingir os 40kms. Pegando agora na 29er e desprezando os metros iniciais necessários para vencer a inércia maior da 29er, eu após as 18.868 rotações teria efectuado 43,02 kms. Ora se o peso do conjunto ciclista+bike é o mesmo, logo depreendo que o esforço necessário seria o mesmo, com a vantagem de ter feito mais 3kms na 29er.
Aonde é que eu posso estar enganado? (eu claro que posso estar a ver mal o "filme", ter-me-ei esquecido dalgum detalhe importante, mas até que me provem........)
Abraço a todos
 

mlouro

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Tamagotchi, sempre ouvi dizer que o peso de rotação (rodas+pneus) é o que mais conta, e como o mesmo aro, raios e pneus em 29 e 26 tem pesos diferentes.. agora se isso faz alguma diferença (em termos de desgaste físico) a pedalar a direito não sei, mas ignorar esse factor por completo e falar em "absolutamente correcto" parece-me absolutamente falível.
 

klaser

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Esqueceste de uma coisa fulcral,tá a falar na rotação das rodas,mas não menciona a desmultiplicação usada...
 

qmark

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Falha onde refere que o esforço é o mesmo. Se a roda é maior o esforço tem de ser maior para a fazer girar, se não já andávamos todos de roda 32" ou 35". :p
 
Na minha modesta opinião, se as rodas 29" fossem assim tão vantajosas a rolar, nos contra relógios em estrada ou em etapas planas utilizar-se-ia rodas com um diâmetro similar ao diâmetro das rodas 29". Mas, pelo contrário, mesmo em CR planos muitos ciclistas optam pelo setup de pneus 700x21, que corresponde aproximadamente ao diâmetro de uma roda 26" com pneu 2.20. É que mesmo em contra relógios planos há pequenos desníveis e falsos planos, e uma roda muito grande devido à inercia é mais difícil de puxar e relançar.

Por isso quando dizem que com 2 pedaladas fortes se mantém uma velocidade de cruzeiro fico um pouco confuso e pergunto-me se não estou perante atletas de alta competição. De facto devido ao maior diâmetro e inércia as rodas 29" podem rolar melhor... Mas a que custo? É que como é lógico vai ser preciso mais pernas para puxar uma roda 29", e durante 80 ou 90km's vai ter de se queimar mais calorias para relançar a 29" em relação a uma roda 26". No XC de alta competição pode haver vantagens ter uma 29" porque as provas são relativamente curtas e os atletas são muito explosivos e conseguem relançar bem as bicicletas sem chegarem rebentados no fim.

Já na roda da frente compreendo as vantagens da roda 29", porque sendo maior vai ter mais capacidade em "engolir" obstáculos. Já em estrada a roda da frente ideal até pode passar por uma 24". Aliás, antigamente como não havia bicicletas tão aerodinâmicas como hoje em dia, colocava-se uma roda na frente, salvo erro, de 24". A frente ficava mais baixa e não havia tanta inércia para se conseguir relançar melhor a bicicleta.

Resumindo e atendo a estes factos, pode-se concluir que em Maratonas a bicicleta ideal teria uma roda 29 à frente para engolir obstáculos, e uma roda 26" atrás para mais power com um pouco menos de calorias gastas. Como isso não é possível, cada um que escolha a bicicleta que mais satisfaça as suas necessidades.
 
O problema dessa montagem é a frente da bike ficar muito alta. A não ser que use uma forqueta mas aí pode perder para a 26" em conforto por isso não sei até que ponto será viável.
 
Outro facto é que as rodas 29" são menos ágeis que as 26", sim... Não é por acaso que no BMX se utilizam rodas de 20" e se utilizem guiadores de 700mm em rodas 29". Vá la malta vamos ser um pouco mais coerente nas opiniões.

As 29" podem ser muito divertidas e eficientes para atletas de alta competição ou malta que treine duro todos os dias... Agora para gajos como eu que treinam quando calha mas queiram sempre chegar à hora do almoço o mais cedo possível :), a coisa pode já não ser bem assim...
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Nelson Gonçalves, todas as combinações são possíveis, 69er, 26-650B, 650B-29er, por essa internet fora há exemplos disso tudo.
Além disso a inércia de rotação só é mais notada quando há alterações de velocidades frequentes, como acontece nas provas em que é necessário mais explosividade, não nas maratonas em que o ritmo é mais constante.

A vantagem das rodas maiores a rolar está relacionada com o menor atrito de rolamento em superfícies acidentadas, é por isso que nas bicicletas de estrada não vale a pena aumentar o tamanho da roda. O que não quer dizer que seja uma diferença significativa no BTT.

Tamagotchi, esse raciocínio está errado porque te esqueces que para mover os cranks é necessária força, e essa força que é necessária depende da relação da transmissão e do tamanho da roda. Quantos mais metros por pedalada a roda fizer, mais força é necessária para a acelerar e manter a rodar.
 
Além disso a inércia de rotação só é mais notada quando há alterações de velocidades frequentes, como acontece nas provas em que é necessário mais explosividade, não nas maratonas em que o ritmo é mais constante.

Sem dúvida, mas olha que as maratonas de 70 ou 80km com 2500m + de acumulado têm tudo menos um ritmo constante... Mas compreendo aquilo que queres dizer. ;)
 
Concordo quando dizes que em zonas acidentadas haja mais atrito de rolamento por parte das 26", mas acho que também não vai ser por aí que se vai perder tempo numa maratona.

Nessas zonas acho que a técnica tem um papel tão importante que o do atrito de rolamento, mas posso estar enganado.
 
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Nozes

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Bem,o que para aqui vai...há teorias para todos os gostos.

Eu não tenho uma 29". Não planeio comprar uma,mas acredito que num futuro não muito distante,se quizer uma bike nova,não terei outra hipótese,já que o mercado assim obriga. Não há nenhuma marca que neste momento gaste um cêntimo em desenvolvimento de bikes 26",e daqui para a frente não parece melhorar.

Já fui contra as 29" .Hoje sou contra as pessoas. As pessoas que compram bikes de roda 29" e se sentem na obrigação de "espalhar a boa nova" e dizer que a bike que compraram é melhor em tudo que a 26" que tinham anteriormente. Não é. Para se ter uma bike 29" que seja melhor em tudo que uma 26",vamos ter de pagar valores muito mais altos. Porquê? Porque para ter uma 29" leve,tem de se pagar e bem.
E sem pelo menos umas rodas muito leves,não há maneira de estas bikes serem melhores a subir. E não me venham com a conversa de "mais tracção",quantas vezes afinal patina a roda de trás da vossa 26"? Se patina muitas vezes,se calhar é melhor procurarem outro pneu com mais tracção,e não outra bike... De resto,é matemático. O peso numa roda multiplica-se mais quanto mais longe está do eixo. Uma roda maior,de peso igual,vai sempre custar mais a puxar de cada vez que se arranca,cada vez que se muda de velocidade,e esse esforço acredito ser difícil de recuperar a rolar,onde manifestamente é a grande vantagem.

Eu vejo estas bikes como a escolha acertada para atletas altos,possantes ou que saibam tirar o rendimento das vantagens de maneira a fazer compensar as desvantagens.
Tens 1,70m? Pouca força? Gostas mais de pedalar aos "arranques"? Eu se fosse a ti,arranjava uma boa 26",esta é uma altura excelente para as comprar ao "desbarato".
Tens 1,80m? Sabes tirar partido das tuas "bielas" maiores que as dos outros? Até que enfim tens uma bike que te assenta como uma luva,a 29" é para ti.

É tudo uma questão de proporcionalidade,amigos. Como em tudo na vida,se seguirmos cegamente o marketing,mais tarde ou mais cedo pagamos preços altos,e não só em dinheiro.
 

rushman

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Só gostaria de deixar aqui um pequeno reparo, é que a jante das 29er é igual em diametro a uma jante de estrada. E quando referem que nos CR se usa 700x21, o 21 é a largura do boion, pois quem já esperimentou (eu já o fiz) andar com este tipo de medida (21) em estrada sabe que é mais rápida a rolar. No entanto, tem menos resistencia ao furo e não é tão segura a curvar como a medida 23 que é mais vulgar encontrar em estrada.
O que estamos a assistir agora no btt com os diametros das rodas (26/27.5/29), já no passado aconteceu também na estrada, houve várias medidas e tudo passou quando por uma questão de coerência todas as marcas passaram a usar a mesma medida (700). No btt mais cedo ou maus tarde também iremos assistir ao mesmo.

Boas pedaladas
 

klaser

Well-Known Member
Rushman,o que o Nelson queria dizer,e bem, é que o diâmetro total COM pneu,é quase igual numa bike de estrada com pneu 700/21 (ou 622/21) e numa BTT aro 26 com pneu 2.20...Não estamos a falar do diâmetro do aro,mas sim da roda toda no final...
 

Mox

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Olha que havia um user aqui do fórum com uma roda 29 à frente e uma 26 atrás....

Já houve em tempos marcas que as tinham assim de série eram as sixty niners ... 69ers , mas ja nao me lembro da marca que era ...

assim por alto a trek tinha ... a carver , a ventana ... e desculpem , mas nao tenho mais bases .. apenas estas lembranças do que cheguei a ver ...

e segundo diziam ... aquilo a descer ui ui ...

abraços
 

rushman

New Member
Eu compreendi, mas o que eu queria explicar é que agora em estrada é tudo igual, só muda mesmo a largura do pneu, conforme o que se for fazer CR/etapa/classicas e aí podemos ter desde 21 a 25 de largura, pois de resto o tamanho da jante é sempre constante, o que ajuda nas assistencias em caso de furo ou avaria. Daí também que nos CR se use um pneu mais fino (21) pois é mais rolante, embora menos aderente. Parte dessa escolha passa pelo facto de se necessitar dessa vantagem de rolamento nos CR para compensar o ligeiro aumento de peso dessas bikes em relação aos ditas "normais" usadas nas restantes etapas.
Mas na minha opinião e depois de já ter sido propietário desde 26 HT em AL e Carbono e 26 FS em AL e Carbono e agora ter experimentado uma 29 HT de Carbono e ser proprietário de uma 29 FS de Carbono, posso afirmar que a nível físico as 29 são sem qualquer dúvida mais exigentes, no entanto para quem tem um pouco de treino são uma grande mais valia a rolar, descer e em subidas de inclinação ligeira ou média. Nas subidas muito acentuadas pensão pela experiência que as 26 são mais eficases.
Mas em resumo e no geral, as 29 são mais vantajosas para quem tem ritmo e pernas (malta que treina 2/3x por semana, atletas amadores e atletas profissionais)... para quem só quer andar ao "domingo", tira o mesmo gozo ou mais numa 26. Cabe agora a cada um avaliar a utilização que quer dar à bike e comprar em conformidade com isso.

Boas pedaladas
 
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nogueira.nuno

Active Member
A Mountain Bike Magazine USA este Mês de Abril traz esse teste precisamente!

Posso passar aqui os resultados deles:

Testaram 3 tipos de aros por medida de roda e 3 tipos de pneus e por exemplo a media nas rodas

26” foi de 25.93”

27.5 foi de 27.1”

29” foi de 28.54”

Portanto só mesmo as 27.5” é que cumprem a “medida”.


Isto das 29, 27 ou 26 é um assunto tipo clubistico, difícil encontrar ( já encontrei algumas dessas pessoas ) alguém que abertamente se consiga ter uma conversa racional e chegar aquele entendimento que umas tem umas coisas boas e outras coisas más, no final é preciso é ter pernas e gostar de bicicletas para meter estas “coisas” de parte!!
 

korreya

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Eu por acaso é muito raro andar mais do que uma vez por semana...e muita falta me faz :D...será mesmo mais exigente a nível físico?...até poderá ser...mas não troco a minha 29er por nada...apesar de ser uma HT é de um conforto extraordinário...acabo uma volta de 80/90 kms (a última foi o GeoBike com 3050 D+)sem dores no dito cujo!Pessoalmente para mim a 29er é melhor em conforto e diversão...não quer dizer que para outro seja a 26...também não percebo o ataque de alguns camaradas ás 29ers...mesmo sem nunca terem experimentado...para a maioria (penso eu) de todos nós mais do que o rendimento que se poderá retirar de uma ou outra está isso sim o prazer/diversão que temos na prática do BTT (pelo menos comigo é assim)...seja em 26...27,5 ou 29.
Este fim de semana fiz o sobe e desce em S.Martinho do Bispo...fiz todas as descidas montado (eu gosto de me aventurar :cool:)numa delas (podem ver as 1ras fotos no rescaldo da prova)...havia tipo uma vala a meio que passei sem grandes dificuldades...(espreitem na meia dúzia de fotos desse ponto o número de camaradas que voou por cima da bike :lol:)...nem tudo são desvatagens para as 29ers :wink:.
Gozem bem as vossas meninas.Abraço para todos.
 
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