29er Bicicletas com roda 29 vantagens / desvantagens

Annunaki

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Isto, das medidas certas para os ciclistas nem sempre foi uma ciência exacta. Na minha 26 tinha um guiador de 580mm adequada à minha largura dos ombros, segundo os entendidos, e deparava que constantemente ponha as mãos no canto do guiador. Mais vale ter a mais do que a menos!!:rolleyes:
 

hugo_frade

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A largura do guiador não afecta a agilidade??
Aumentar a largura é para aumentar o binário??
Oh meu deus... Ou não se sabe do que se está a falar, ou vai uma grande confusão nesses cabeças...

A largura do guiador tem tudo a ver com AMPLITUDE de movimentos, não com força necessária para fazer rodar a direcção! Ou vocês quando têm um guiador pequeno não têm força para fazer rodar a direcção?? Não estão a apertar um parafuso, estão a fazer rodar uma coluna de direcção assente em rolamentos!
A diferença de força necessária para rodar a direcção é desprezável, apenas inerente ao acréscimo de inércia rotacional! Tudo se resume a amplitude de movimentos! Experimentem conduzir com as mãos ao centro desses guiadores super largos: será que precisam comer mais um bife para fazer virar a roda? Ou o que sentem é que um pequeno movimento de braços provoca grandes viragens (agilidade e nervosismo)?

Está instaurada a lei de que numa 29, o guiador tem de ter sempre mais de 640, 660 indo muitas das vezes aos 740. Concordo em parte com esta opção, mas o pessoal esquece-se que é precisamente daqui que vem a falta de agilidade!
Experimentem, e tirem as vossas conclusões! Querem mais conforto e estabilidade (já sinónimos de 29er) ou agilidade e nervosismo (já sinónimos de 26er)? A largura do guiador é importante!

Tem de se tentar igualar a largura de ombros, por uma questão de ergonomia, e ajustar para mais ou para menos consoante o que se quer!
E não se esqueçam que aumentando a largura do guiador sem mexer no avanço, faz com que vá mais deitado na bike.

Desabafo: tenho pena que até ao boom das 29er, discutia-se a geometria, o material, os detalhes de construção, etc entre quadros 26... E agora fica tudo dentro do mesmo saco: ou é 26 ou é 29. Não há lugar para boas e más opções de construção e concepção. Já nem interessa se é aluminio ou carbono... Apenas interessa o tamanho das rodas...
 

Jocas22

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hugo concordo plenamente, só faz confusão que me "vendam" as 29ers com mais estabilidade como dizes ou melhores a descer quando usam guiadores xl, porque isso tambem podia fazer numa 26 e não o faço por uma questão de ergonomia como dizes e bem.

agora se percebi bem dizes que podes ter uma 29 com qualquer guiador, e não me parece!, uma 29 com um guiador de 540mm era capaz de não correr lá muito bem (confesso que falo sem experimentar, mas não me parece que dê bom resultado)
 

mlouro

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Hugo, concordo plenamente.. gostava de ver algumas discussões sobre o impacto das diferenças de geometria dos quadros 29 para 26, sem ter em consideração o tamanho da roda. Coisas como distância entre eixos e comprimento das escoras afectam o comportamento da bike, tanto em subida como em descida, e era interessante vir alguém que perceba um pouco mais explicar em que se traduz essas diferenças de geometria no terreno.

hugo concordo plenamente, só faz confusão que me "vendam" as 29ers com mais estabilidade como dizes ou melhores a descer quando usam guiadores xl, porque isso tambem podia fazer numa 26 e não o faço por uma questão de ergonomia como dizes e bem.

Creio que a estabilidade não vem só dos guiadores maiores, mas também da geometria das 29, com a distância maior entre eixos e escoras mais compridas.. Se calhar até se podia fazer o mesmo numa 26 HT (aumentar distância entre eixos), mas depois perdia a agilidade que as caracteriza..
 

hugo_frade

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540mm é pouco seja para 26 ou 29, por muito estreito que se seja fisicamente... O ponto de partido é a largura dos ombros, e tudo o resto vem por compromisso entre o "recomendado" e o "prefiro" (seja pelo tipo de condução, tipo de terreno, ou predisposição de abdicar para ter mais agilidade, ou mais conforto).

Há coisas que devem ser seguidas bem mais à risca, como por exemplo a altura do selim. Dizer que se prefere pedalar com os joelhos mais esticados ou mais dobrados não faz sentido. Há regras a seguir para a altura do selim, baseadas em estudos médicos e com implicações graves de saúde. No caso do guiador, não será tão grave (em termos de saúde) andar acima ou abaixo do indicado, desde que não surjam dores nos braços, ombros, pescoço, etc... Mas há efeitos práticos na condução! E é pena que se generalize e associe isso ao tamanho da roda!

Esses outros factores que influenciam a manobrabilidade da bike, vejo principalmente na inclinação do seat tube. Há marcas que o colocam mais vertical, outras mais inclinado, puxando o centro de gravidade mais para cima da roda de trás (caso flagrante da KTM).

Outros factores como ângulo de direcção ou distância entre eixos, não mudam de 26 para 29!
 

commendatore

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"Ou vocês quando têm um guiador pequeno não têm força para fazer rodar a direcção??"

Decerto já conduziste carros de competição ou até simples minis preparados para prova. É por isso que os volantes dos autocarros são da Sparco. São enormes porque não aumentam o binário, e consequentemente obrigam a maior esforço para o manusear.... (ironia extrema).
Claro que numa bicicleta não há forças de atrito dos pneus suficientes para sentirmos essa diferença.

De igual modo qd manobras uma bicicleta com as mãos no centro do guiador ela é ágil como se fosse nas pontas...mas como dizes e bem, pequena amplitude de movimentos origina a mesma rotação mas com muito menos controlo. Mas é muito mais estável e menos susceptível de oscilações na direcção
 

mlouro

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hugo_frade, se a roda é maior, a escora tem que ser maior e como tal a distância entre eixos aumenta, não?

Pelo menos, comparando o mesmo modelo em roda 26 e 29 (Giant Anthem X),:
http://www.giant-bicycles.com/pt-pt/bikes/model/anthem.x.0/10379/52620/#geometry
vs
http://www.giant-bicycles.com/pt-pt/bikes/model/anthem.x.29er.0/10380/52626/#geometry

Mesmo comprimento de tubo superior, mesmo ângulo de direcção, mas a escora da 29 é quase 4cm maior que na 26, e a distância entre eixos acaba por ser um pouco mais de 4cm provavelmente porque o offset da suspensão também é superior nas 29" em comparação com as 26".


Concordo com a questão do tubo de selim, já andei numa bike com 68º e as subidas são penosas, mas a descer tem as suas vantagens.. felizmente inventaram os espigões telescópicos e isso abriu portas a criar bikes com mais curso que oferecem excelente posição para subir sem comprometer o centro de gravidade nas descidas :)
 

hugo_frade

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Como deves saber, esse exemplo não tem nada a ver com o caso... Seja pelo tipo de movimento dos braços, tipo de direcção, etc etc etc
Mas pegando nele: em vez de direcção assistida, tinham inventado guiadores maiores, para com a mesma força, fazer o mesmo serviço... Tudo está relacionado com amplitude de movimentos! Os minis preparados para competição têm volantes pequenos para com pouco movimento de braços, teres grande viragem (e não andar ás voltas com o volante como num autocarro). Ou ainda pegando nesse exemplo de outra perspectiva: um carrão com jantes de 19" deveria ter volante maior que um modesto e económico com jantes de 13"... (ironia)

Se explicações teóricas não são suficientes para entender, experimentem! Sério! Se têm guiadores grandes, basta puxar os manípulos e punhos para dentro!
 

Reanimate

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"Hugo_frade, não vale apena, deixa andar, :D sempre vamos nos rindo um pouco."

Isto para mim não é comentário. Hugo e ernez?? Sabem o que é um giroscópio?? Sentem-se numa cadeira que rode 360º e a segurar no eixo de uma roda 26 e depois no eixo de uma roda 29 e tentem fazer com que ela mude de direcção enquanto roda. Ai sim vão perceber as "pequeninas" forças desprezíveis de que falam e nem de perto nem de longe essa roda vai estar a rodar a 50km/h por exemplo. LOL Enfim...

A direcção numa bicicleta enfrenta as mesmas forças a diferença é que existe um "braço" ou nesse caso um guiador que facilita a coisa. É EXACTAMENTE IGUAL A APERTAR UM PARAFUSOS!!!

É para mim o problema deste tipo de discussão. Confundir opinião com dados concretos, e reais, que acaba depois por confundir quem na realidade vêm ler porque quer perceber...
 

Reanimate

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Jasus... Hugo? Amplitude de movimento = L x F = comprimento x força = MOMENTO ou (apesar de não gostar da designação que para mim binário é outra coisa), Binário.

"um carrão com jantes de 19" deveria ter volante maior que um modesto e económico com jantes de 13"... (ironia)" - Isso é comparar o cu com as calças mas na realidade é mesmo assim. A diferença é que existe a "direcção assistida" para compensar e nas bicicletas não há!!
 

commendatore

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Reanimate: Não vale a pena. ... Esquece. O meu exempo era descabido, mas foi buscar o ângulo de viragem e número de rotações do volante, ou seja a desmultiplicação para justificar o mais básico principio de todos. o da alavanca. Sò faltou falar em direcção hidráulica e assistida electricamente.

Devem ter os puxadores das portas junto às dobradiças.
 

commendatore

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"teres grande viragem (e não andar ás voltas com o volante como num autocarro)".... provas de perícia não te dizem nada estou a ver.
[video=youtube;UKolfHFKFUY]http://www.youtube.com/watch?v=UKolfHFKFUY[/video]

Comparado com o tamanho do MINI o guiador é enorme! e o diâmetro nada tem a ver com as voltas que lhe possas dar...isso é a desmultiplicação.
 

Medroso#78

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Malta, deixem lá as "tiorias", e façam "mazé" testes no mato... em cima delas, com o passar dos kms é que se vêm as verdadeiras diferenças. :cool:
 

hugo_frade

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É por entender muito bem o que são binários, efeitos de alavanca, giroscópios e afins que tenho a opinião que tenho. Acho que nada têm a ver com o caso. Ou melhor: têm! mas não são a principal razão para escolher um guiador mais largo ou mais estreito.

Expliquei a minha opinião (que tomo para mim como verdade absoluta) mas não faço questão de a sobrepor à de ninguém. Não estou de nenhum lado de nenhuma barricada nem apresento opinião por “valer a pena” ou “querer convencer”.

Deixo só alguns pontos para complementar e resumir o que disse e a forma como entendo o assunto:

- o aumento do diâmetro da roda aumenta a inércia rotacional (efeito do giroscópio). Isto significa que é necessário mais força para fazer a roda mudar de direcção (efeito mais sentido quanto maior for a velocidade). É facto, todos estamos de acordo. No entanto, não acredito que este aumento de força seja sequer palpável em cima das nossas bicicletas. Porquê? Porque a diferença de inércia (por maior que seja) não se traduz em esforços significativos nos braços. Porque não sinto falta de força quando conduzo com um guiador mais largo ou mais estreito.

- amplitude de movimentos nada tem a ver com o momento gerado pelos nossos braços sobre a direcção (forças, binário). Quando falo nesta amplitude, falo no movimento de braços (distância) necessário para virar um determinado ângulo da roda. Não há desmultiplicações, porque a direcção é directa. Segurar no centro do guiador torna a bike mais nervosa, mais ágil, pois um ligeiro movimento de braços provoca grande mudança de direcção. Aqui também estamos todos de acordo.

- na distância entre eixos, se passar de 26 para 29 fosse só esticar as escoras, era muito simples. As marcas enfrentam grandes desafios e cada uma apresenta a sua solução de adaptação. Podemos jogar com a posição do eixo pedaleiro e a inclinação do seat tube que permitem aumentar o diâmetro da roda, mantendo o ângulo de ataque, comprimento efectivo, e ainda a distância entre eixos. No caso dessas Giant, a escora aumenta 40mm, mas a distância entre eixos apenas 20-25. O restante aumento estará dissipado nestas pequenas afinações. Outras marcas como Specialized, Scott, Ktm, Focus, etc mantêm a distância entre eixos (não tenho os links, mas cheguei a ver isso há uns tempos atrás).

Quanto ao resto: nunca pratiquei perícia automóvel, mas gosto de ver (neste computador não consigo ver o vídeo do youtube)... Diâmetros de volantes automóveis, só alterei uma vez no jipe para ficar com melhor aspecto. Na bike alterei várias vezes para experimentar e me sentir melhor.

Abraço a todos os intervenientes e vamos lá pedalar com guiadores largos ou estreitos! (cuidado com as dores nas mão e no pescoço ;))
 

Jocas22

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aqui estou com o Medroso, nada como a experiência no "campo" ou mato neste caso :cool:

29 necessitam de guiadores mais largos, esse tipo de guiadores tornam tambem a bike mais estável e controlável, menos instável e nervosa. Confesso não ser fã de micro guiadores, experimentei dei umas voltas com um truvativ e vendi-o logo. Mas muito largos tambem não se ajeitam por uma questão de ergonomia em voltas longas e menos acidentadas. Esta é pelo menos a minha experiência.;)
 
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