É por entender muito bem o que são binários, efeitos de alavanca, giroscópios e afins que tenho a opinião que tenho. Acho que nada têm a ver com o caso. Ou melhor: têm! mas não são a principal razão para escolher um guiador mais largo ou mais estreito.
Expliquei a minha opinião (que tomo para mim como verdade absoluta) mas não faço questão de a sobrepor à de ninguém. Não estou de nenhum lado de nenhuma barricada nem apresento opinião por “valer a pena” ou “querer convencer”.
Deixo só alguns pontos para complementar e resumir o que disse e a forma como entendo o assunto:
- o aumento do diâmetro da roda aumenta a inércia rotacional (efeito do giroscópio). Isto significa que é necessário mais força para fazer a roda mudar de direcção (efeito mais sentido quanto maior for a velocidade). É facto, todos estamos de acordo. No entanto, não acredito que este aumento de força seja sequer palpável em cima das nossas bicicletas. Porquê? Porque a diferença de inércia (por maior que seja) não se traduz em esforços significativos nos braços. Porque não sinto falta de força quando conduzo com um guiador mais largo ou mais estreito.
- amplitude de movimentos nada tem a ver com o momento gerado pelos nossos braços sobre a direcção (forças, binário). Quando falo nesta amplitude, falo no movimento de braços (distância) necessário para virar um determinado ângulo da roda. Não há desmultiplicações, porque a direcção é directa. Segurar no centro do guiador torna a bike mais nervosa, mais ágil, pois um ligeiro movimento de braços provoca grande mudança de direcção. Aqui também estamos todos de acordo.
- na distância entre eixos, se passar de 26 para 29 fosse só esticar as escoras, era muito simples. As marcas enfrentam grandes desafios e cada uma apresenta a sua solução de adaptação. Podemos jogar com a posição do eixo pedaleiro e a inclinação do seat tube que permitem aumentar o diâmetro da roda, mantendo o ângulo de ataque, comprimento efectivo, e ainda a distância entre eixos. No caso dessas Giant, a escora aumenta 40mm, mas a distância entre eixos apenas 20-25. O restante aumento estará dissipado nestas pequenas afinações. Outras marcas como Specialized, Scott, Ktm, Focus, etc mantêm a distância entre eixos (não tenho os links, mas cheguei a ver isso há uns tempos atrás).
Quanto ao resto: nunca pratiquei perícia automóvel, mas gosto de ver (neste computador não consigo ver o vídeo do youtube)... Diâmetros de volantes automóveis, só alterei uma vez no jipe para ficar com melhor aspecto. Na bike alterei várias vezes para experimentar e me sentir melhor.
Abraço a todos os intervenientes e vamos lá pedalar com guiadores largos ou estreitos! (cuidado com as dores nas mão e no pescoço
)