Boas
Apos cerca de um ano a espalhar magia :mrgreen: chega a altura de fazer uma review ah maquina.
Tudo isto começou com um quadro e umas rodas paradas em casa.
Começamos pelo quadro, trata-se de um quadro astro em aluminio 7005, com cerca de 10 anos (ainda trazia apoios pa cantiliver) que depois de ter estado montado com um equipamento para freeride, sempre sem compremeter, apenas a rosca do drop-out machiou o que fez com que passa-se para o estaleiro e mais tarde para a sua versao ss.
Primeiro peguei no serrote de ferro e nas limas e "bota lume queima mano" toca a cortar tudo o que nao interessa (apoios para cabos de mudanças, drop-out e apoio de cantiliver) depois umas lixas para limpar um pouco a superficie e depois uns vinis feitos de encomenda para a bike. O quadro nao levou nenhum tratamento ficando o aluminio em bruto.
Seguindo-se o esticador de corrente, sem drop-out para lah colocar um esticador fui ver o que podia fazer para esticar a corrente. Vi uns esticadores que agarravam na escora horizontal, mas que nao achei grande piada porque nao ficava a linha de corrente com um aspecto limpa, entao surgiu a ideia de pegar na roda inferior das guias de corrente e colocah-la para esticar a corrente. Fixada atraves do eixo pedaleiro dah um aspecto porreiro ah coisa. Fiz tambem uns buracos para reduzir o peso da coisa e dar-lhe alguma pinta (paneleirices :mrgreen
Relaçao a utilizar: Aqui ficou mais um duvida e apos algumas beta test's optei por uma relaçao 2:1 com um prato de downhill de 36 ah frente da blackspire e atras um carreto de 18t de uma cassete velha que saquei lah em casa :wink: .
Para completar a transmissao optei por uma corrente connex em inox e rematei o espaço em falta no cubo traseiro com espaçadores de cassetes velhas.
Restantes componentes: Suspensao optei por uma rock shox duke race de 2003 com 100mm e lock out, que viria a revelar-se uma excelente escolha. Optei tambem por um guiador low rise da easton, que tive de cortar porque vem enorme de origem, e para o acompanhar um excelente avanço easton ea50 de 90mm/0º que transitou da minha BH.
Para me parar optei por uns v-brake avid sd3, excelentes travoes mesmo (Long Life For V-Brake :mrgreen: ). Para me sentar escolhi um espigao bbb e, mais uma transiçao da BH para esta, o selim bbb anatomic race, excelente selim, apenas falta um look mais racing. E para apertar o espigao ao quadro um aperto woodman preto.
Basta falar nas rodas, que mais uma vez vieram da BH, uma mudrock atras da rodi e a roda de origem da BH, que penso ser da vuelta com enraimento radial de 36 e com milhares de km's em cima e continua na "linha". Para as calçar uns pneus em kevlar da kenda na medida 1.95 ambos(nao me lembro agora do modelo) sendo que o de tras eh bastante bom para este tipo de bike, eh bastante parecido com o high roller. O pneu pa frente eh o proximo componente a ser substituido jah que nao tem grande grip e por isso transmite pouco segurança.
A bike foi pensada para ter o quadro em aluminio bruto e depois tudo o resto em preto excepto a suspensao, penso que ficou bastante porreira a decoraçao e depois os vinis ainda realçaram mais a pinta da bina
Deixo aqui tambem a lista dos componentes:
Travoes: Avid sd3
Selim: bbb anatomic race
Suspensao: rock shox duke race 2003 c/ lockout
Quadro: Astro Aluminio 7005 17"
Punhos: Sunsile c/ lockout
Guiador: Easton EA30 lowrise 25.4
Direcçao: Daquelas baratas feitas pela Cane Creek, diz que
Corrente: Connex Wipperman em inox
Carreto: Shimano 18t
Prato: Blackspire Downhill 36t
Avanço: Easton EA50 90mm/0º
Pneus: Kenda kevlar 1.95"
Pedais: Shimano m540
Roda R: Rodi MudRock 24 raios
Roda F: Vuelta quaquer coisa 36 raios radiais
Aperto Rodas: Uns Baratos a imitar os das crossmax
Aperto Espigao: Woodman
Suporte: Topeak em aluminio
Prot. Escora: BBB
Cameras: Decathlon
Cranks: Race Face Prodigy xc
Espigao Selim: BBB aluminio
No mato o comportamento da bike eh bastante bom, papa aquase tudo, sendo o ideal o sobe e desce constante. Em caminhos planos, estrada e caminhos planos muito tecnicos em que a velocidade eh baixa eh preciso puxar muito pelas pernas o que vai levar a um cansaco enorme.
Enquanto no sobe e desce basta embalar ao inicio, atacar logo a subida que se faz bastante bem a subida, isto se ela nao tiver uma grande inclinaçao, nao for muito longa ou se tiver um piso em condicoes razoaveis, porque uma subida tecnica com piso muito solto nos ao pedalarmos de peh perdemos muita traçao.
Acho que eh tudo, se me lembrar de algo depois volto cah :wink:, deixem comentarios, criticas sugestoes tudo eh benvindo.
Abraço a todos e boas pedaladas em singlespeed e multispeed :wink:
Apos cerca de um ano a espalhar magia :mrgreen: chega a altura de fazer uma review ah maquina.
Tudo isto começou com um quadro e umas rodas paradas em casa.
Começamos pelo quadro, trata-se de um quadro astro em aluminio 7005, com cerca de 10 anos (ainda trazia apoios pa cantiliver) que depois de ter estado montado com um equipamento para freeride, sempre sem compremeter, apenas a rosca do drop-out machiou o que fez com que passa-se para o estaleiro e mais tarde para a sua versao ss.
Primeiro peguei no serrote de ferro e nas limas e "bota lume queima mano" toca a cortar tudo o que nao interessa (apoios para cabos de mudanças, drop-out e apoio de cantiliver) depois umas lixas para limpar um pouco a superficie e depois uns vinis feitos de encomenda para a bike. O quadro nao levou nenhum tratamento ficando o aluminio em bruto.
Seguindo-se o esticador de corrente, sem drop-out para lah colocar um esticador fui ver o que podia fazer para esticar a corrente. Vi uns esticadores que agarravam na escora horizontal, mas que nao achei grande piada porque nao ficava a linha de corrente com um aspecto limpa, entao surgiu a ideia de pegar na roda inferior das guias de corrente e colocah-la para esticar a corrente. Fixada atraves do eixo pedaleiro dah um aspecto porreiro ah coisa. Fiz tambem uns buracos para reduzir o peso da coisa e dar-lhe alguma pinta (paneleirices :mrgreen
Relaçao a utilizar: Aqui ficou mais um duvida e apos algumas beta test's optei por uma relaçao 2:1 com um prato de downhill de 36 ah frente da blackspire e atras um carreto de 18t de uma cassete velha que saquei lah em casa :wink: .
Para completar a transmissao optei por uma corrente connex em inox e rematei o espaço em falta no cubo traseiro com espaçadores de cassetes velhas.
Restantes componentes: Suspensao optei por uma rock shox duke race de 2003 com 100mm e lock out, que viria a revelar-se uma excelente escolha. Optei tambem por um guiador low rise da easton, que tive de cortar porque vem enorme de origem, e para o acompanhar um excelente avanço easton ea50 de 90mm/0º que transitou da minha BH.
Para me parar optei por uns v-brake avid sd3, excelentes travoes mesmo (Long Life For V-Brake :mrgreen: ). Para me sentar escolhi um espigao bbb e, mais uma transiçao da BH para esta, o selim bbb anatomic race, excelente selim, apenas falta um look mais racing. E para apertar o espigao ao quadro um aperto woodman preto.
Basta falar nas rodas, que mais uma vez vieram da BH, uma mudrock atras da rodi e a roda de origem da BH, que penso ser da vuelta com enraimento radial de 36 e com milhares de km's em cima e continua na "linha". Para as calçar uns pneus em kevlar da kenda na medida 1.95 ambos(nao me lembro agora do modelo) sendo que o de tras eh bastante bom para este tipo de bike, eh bastante parecido com o high roller. O pneu pa frente eh o proximo componente a ser substituido jah que nao tem grande grip e por isso transmite pouco segurança.
A bike foi pensada para ter o quadro em aluminio bruto e depois tudo o resto em preto excepto a suspensao, penso que ficou bastante porreira a decoraçao e depois os vinis ainda realçaram mais a pinta da bina
Deixo aqui tambem a lista dos componentes:
Travoes: Avid sd3
Selim: bbb anatomic race
Suspensao: rock shox duke race 2003 c/ lockout
Quadro: Astro Aluminio 7005 17"
Punhos: Sunsile c/ lockout
Guiador: Easton EA30 lowrise 25.4
Direcçao: Daquelas baratas feitas pela Cane Creek, diz que
Corrente: Connex Wipperman em inox
Carreto: Shimano 18t
Prato: Blackspire Downhill 36t
Avanço: Easton EA50 90mm/0º
Pneus: Kenda kevlar 1.95"
Pedais: Shimano m540
Roda R: Rodi MudRock 24 raios
Roda F: Vuelta quaquer coisa 36 raios radiais
Aperto Rodas: Uns Baratos a imitar os das crossmax
Aperto Espigao: Woodman
Suporte: Topeak em aluminio
Prot. Escora: BBB
Cameras: Decathlon
Cranks: Race Face Prodigy xc
Espigao Selim: BBB aluminio
No mato o comportamento da bike eh bastante bom, papa aquase tudo, sendo o ideal o sobe e desce constante. Em caminhos planos, estrada e caminhos planos muito tecnicos em que a velocidade eh baixa eh preciso puxar muito pelas pernas o que vai levar a um cansaco enorme.
Enquanto no sobe e desce basta embalar ao inicio, atacar logo a subida que se faz bastante bem a subida, isto se ela nao tiver uma grande inclinaçao, nao for muito longa ou se tiver um piso em condicoes razoaveis, porque uma subida tecnica com piso muito solto nos ao pedalarmos de peh perdemos muita traçao.
Acho que eh tudo, se me lembrar de algo depois volto cah :wink:, deixem comentarios, criticas sugestoes tudo eh benvindo.
Abraço a todos e boas pedaladas em singlespeed e multispeed :wink: