Astro SingleSpeed, O Verdadeiro Quinto Elemento

esquilas

Member
Boas

Apos cerca de um ano a espalhar magia :mrgreen: chega a altura de fazer uma review ah maquina.

Tudo isto começou com um quadro e umas rodas paradas em casa.

Começamos pelo quadro, trata-se de um quadro astro em aluminio 7005, com cerca de 10 anos (ainda trazia apoios pa cantiliver) que depois de ter estado montado com um equipamento para freeride, sempre sem compremeter, apenas a rosca do drop-out machiou o que fez com que passa-se para o estaleiro e mais tarde para a sua versao ss.
Primeiro peguei no serrote de ferro e nas limas e "bota lume queima mano" toca a cortar tudo o que nao interessa (apoios para cabos de mudanças, drop-out e apoio de cantiliver) depois umas lixas para limpar um pouco a superficie e depois uns vinis feitos de encomenda para a bike. O quadro nao levou nenhum tratamento ficando o aluminio em bruto.

Seguindo-se o esticador de corrente, sem drop-out para lah colocar um esticador fui ver o que podia fazer para esticar a corrente. Vi uns esticadores que agarravam na escora horizontal, mas que nao achei grande piada porque nao ficava a linha de corrente com um aspecto limpa, entao surgiu a ideia de pegar na roda inferior das guias de corrente e colocah-la para esticar a corrente. Fixada atraves do eixo pedaleiro dah um aspecto porreiro ah coisa. Fiz tambem uns buracos para reduzir o peso da coisa e dar-lhe alguma pinta (paneleirices :mrgreen:)

Relaçao a utilizar: Aqui ficou mais um duvida e apos algumas beta test's optei por uma relaçao 2:1 com um prato de downhill de 36 ah frente da blackspire e atras um carreto de 18t de uma cassete velha que saquei lah em casa :wink: .
Para completar a transmissao optei por uma corrente connex em inox e rematei o espaço em falta no cubo traseiro com espaçadores de cassetes velhas.

Restantes componentes: Suspensao optei por uma rock shox duke race de 2003 com 100mm e lock out, que viria a revelar-se uma excelente escolha. Optei tambem por um guiador low rise da easton, que tive de cortar porque vem enorme de origem, e para o acompanhar um excelente avanço easton ea50 de 90mm/0º que transitou da minha BH.
Para me parar optei por uns v-brake avid sd3, excelentes travoes mesmo (Long Life For V-Brake :mrgreen: ). Para me sentar escolhi um espigao bbb e, mais uma transiçao da BH para esta, o selim bbb anatomic race, excelente selim, apenas falta um look mais racing. E para apertar o espigao ao quadro um aperto woodman preto.
Basta falar nas rodas, que mais uma vez vieram da BH, uma mudrock atras da rodi e a roda de origem da BH, que penso ser da vuelta com enraimento radial de 36 e com milhares de km's em cima e continua na "linha". Para as calçar uns pneus em kevlar da kenda na medida 1.95 ambos(nao me lembro agora do modelo) sendo que o de tras eh bastante bom para este tipo de bike, eh bastante parecido com o high roller. O pneu pa frente eh o proximo componente a ser substituido jah que nao tem grande grip e por isso transmite pouco segurança.

A bike foi pensada para ter o quadro em aluminio bruto e depois tudo o resto em preto excepto a suspensao, penso que ficou bastante porreira a decoraçao e depois os vinis ainda realçaram mais a pinta da bina

Deixo aqui tambem a lista dos componentes:

Travoes: Avid sd3
Selim: bbb anatomic race
Suspensao: rock shox duke race 2003 c/ lockout
Quadro: Astro Aluminio 7005 17"
Punhos: Sunsile c/ lockout
Guiador: Easton EA30 lowrise 25.4
Direcçao: Daquelas baratas feitas pela Cane Creek, diz que :p
Corrente: Connex Wipperman em inox
Carreto: Shimano 18t
Prato: Blackspire Downhill 36t
Avanço: Easton EA50 90mm/0º
Pneus: Kenda kevlar 1.95"
Pedais: Shimano m540
Roda R: Rodi MudRock 24 raios
Roda F: Vuelta quaquer coisa 36 raios radiais
Aperto Rodas: Uns Baratos a imitar os das crossmax
Aperto Espigao: Woodman
Suporte: Topeak em aluminio
Prot. Escora: BBB
Cameras: Decathlon
Cranks: Race Face Prodigy xc
Espigao Selim: BBB aluminio

No mato o comportamento da bike eh bastante bom, papa aquase tudo, sendo o ideal o sobe e desce constante. Em caminhos planos, estrada e caminhos planos muito tecnicos em que a velocidade eh baixa eh preciso puxar muito pelas pernas o que vai levar a um cansaco enorme.
Enquanto no sobe e desce basta embalar ao inicio, atacar logo a subida que se faz bastante bem a subida, isto se ela nao tiver uma grande inclinaçao, nao for muito longa ou se tiver um piso em condicoes razoaveis, porque uma subida tecnica com piso muito solto nos ao pedalarmos de peh perdemos muita traçao.

Acho que eh tudo, se me lembrar de algo depois volto cah :wink:, deixem comentarios, criticas sugestoes tudo eh benvindo.

Abraço a todos e boas pedaladas em singlespeed e multispeed :wink:

DSC07807.jpg


DSC07808.jpg


DSC07809.jpg


DSC07811.jpg


DSC07812.jpg


DSC07813.jpg
 
Está muito fixe. :yeah: E linda :wink:
Gostei de ver a solução do esticador de corrente, presumo que ajusta e encaminha-a de modo que não salte fora não é? Sendo este o caso, então qual a necessidade de pores a protecção "BBB" na escora do quadro. :?:
 

esquilas

Member
santosvitor said:
Gostei de ver a solução do esticador de corrente, presumo que ajusta e encaminha-a de modo que não salte fora não é? Sendo este o caso, então qual a necessidade de pores a protecção "BBB" na escora do quadro. :?:

Boas

A corrente nunca pode ser esticada ao maximo se nao a transmissao fica muito presa, e como a corrente estah muito proxima da escora horizontal ao peh da pedaleira de vez em quando bate ai a corrente.

Podia era cortar a proteçao para ficar apenas junto ah pedaleira, mas assim pode-me dar na tola e tira-la e ainda estah inteira :wink:
 

esquilas

Member
Boas

Como a BH recebeu umas rodas novas, a Astro tambem recebeu outras rodas, as que a BH tinha :mrgreen:

Assim agora a calçar a SS estao umas rodas compostas por cubos shimano XT, raios DT Champion 2.0 com nipples em aluminio dourado e uns aros DT XR 4.1

Troquei ainda, o considerava um ponto fraco na anterior montagem, os pneus assim agora ela conta com uns Michelin Cross Trail 2.0 e ainda com uma fita protectora no seu interior para evitar os furos

Ficam aqui as fotos desta nova configuração

DSC09371.jpg


DSC09372.jpg


DSC09373.jpg


DSC09374.jpg
 

max

Elos Rápidos
Gostei !
também acho interessante essa configuração de tensor, dá um ar mais natural, porque há pessoas que ainda acham que o tensor é um modelo de desviador :p e olham para aquilo com um ar desconfiado.
E o peso da bike?
dá aspecto de estar levezinha!
 

esquilas

Member
Boas

Peso nao sei, mas deve rondar os 11kg

Eu estas ferias se nao tiver nada que fazer desmonto a bike e peso os componentes todos e aproveito e faço uma lubrificação geral

Tenho ainda eh de mudar os parafusos das manetes e dos travoes que estes estao cheios de ferrugem :s parafusos de aluminio e titanio a caminho

Penso que a bike estah com um bom nivel de equipamento, peso porreiro e especialmente eh um canhao para nunca bacilar :D
 

biculas

New Member
Boas.

Máquina bem porreira.

Deixa só dar-te uma sugestão, arranja um half link (meio elo) e substitui por um dos elos da corrente, dessa maneira, a corrente já fica mais esticada e não passa tão próximo da escora.

HalfLink.jpg

Abraço

Biculas
 

esquilas

Member
Boas

Tambem cheguei a pensar nessa soluçao, mas na altura nao consegui arranjar isso e entretanto foi ficando assim e resulta bastante bem.

Mas ainda hei-de ir comprar para ver como fica
 

kaikedas

Member
ok, muito obrigado ja veem 2 a caminho..;)

:back2topic:

esquilas
a bike esta muito fixe, para ja so lhe mudava uma coisa...;)
os parafusos dos v-brake.. :mrgreen:
 

jorgegt

New Member
Esquilas essa bike está bonita pela simplicidade e pela montagem :wink: simplicidade porque não está muito berrante com montes de cores e afins e pela montagem, com essas rodas ( as ultimas :twisted: ) e gosto muito dessa RS Duke :wink:
E estou como o Kaikedas, esses parafusos :twisted:.................mas tens tempo, não é por isso que ela não anda 8)
 

esquilas

Member
Boas

Obrigado pelos comentarios :D

Esse ponto negativo dos parafusos cheios de ferrugem estah prestes a ser alterado, tenho uns em titanio para as manetes e vou comprar 4 parafusos em aluminio para colocar nos v-brakes, e assim a bike vai ficar sem ferrugem :mrgreen:

Em relação ao visual dela foi tentar uma esquema do mais simples possivel, assim quadro em aluminio bruto com letras a preto e depois os restantes componentes todos pretos, nada de mariquices brancas :mrgreen:

Apesar de na Haro acho que vou resvalar e pintar a bike de branco :mrgreen:
 

esquilas

Member
Boas

Agora sem ferrugem e com menos umas gramas

DSC09387.jpg


DSC09386.jpg


DSC09389.jpg


DSC09391.jpg



Quanto as rodas novas jah as conhecia porque estavam na BH e sao excelentes e os pneus sao bastantes bons para ss, jah que sao barrigudos o que ajuda  o amortecimento e a aderencia em subida e em curva e acima de tudo sao baratos  :mrgreen: 15€
 

esquilas

Member
Boas

Aproveitei o facto de ir meter uma caixa nova na Astro e resolvi fazer uma manutenção geral ah bike e jah que estava tudo desmontado aproveitei para pesar os componentes todos.

A Astro alem da caixa nova ganhou tambem uns parafusos de aluminio para o suporte da garrafa e ainda para a tampa da direcção.

Deixo aqui as fotos e a lista do material detalhada e umas fotos

DSC09898.jpg


DSC09899.jpg


DSC09900.jpg


DSC09901.jpg


DSC09902.jpg


listass.jpg
 

Remi

New Member
Também ando a pensar trocar o meu esticador traseiro por um tensor deste tipo.

Se não te importas, esclarece-me duas dúvidas ...

- é fácil tirar a roda ou precisas aliviar o tensor?
- nunca perde a tensão, o aperto do eixo chega para o manter no sítio?

Obrigado. Abraço,
Remi
 

esquilas

Member
Boas

Tirar a roda com este esticador eh completamente igual a uma bike normal, alias ateh eh mais rapido que nao fica presa no desviador traseiro e a meter tambem acho bastante rapido

Ele nao mantem a pressao sempre mas afino prai menos de uma vez por mes

O unico defeito deste tipo de desviadores eh que a corrente ao dares com os pedais para tras passados algumas rotacoes sai, mas como tambem nao costumo dar aos pedais para tras eh tranquilo
 

Jazz

Member
Muito fixe, essa bicla. Esse tensor é uma boa alternativa ao de trás, se calhar ainda vou para um desses. Também ando a precisar de um.
 

esquilas

Member
boas

ha um ano que jah nao vinha cah dar noticias da minha SS que continua a espalhar muita magia por esses trilhos fora.

e tem algumas novidades:

punhos esi grips race edge pretos, que comprei para experimentar

cog de 18t novo, o outro era de uma cassete velha jah tinha entregue a alma ao criador ha muito

corrente foi substituida por uma outra que andava perdida cah em casa, penso que seja uma shimano de 8v, a wipperman jah tinha tanta folga que jah nem encaixava no prato da frente :lol:

selim que agora eh um wtb silverado com carris em cromoly, eh bastante confortavel e eh mais leve e tem um aspecto mais racing em relaçao ao bbb anatomic race

e por ultimo, converti os pneus em tubeless atraves da tecnica pelintra de colocar apenas fiat-cola no aro e um pipo de uma camara velha colado ;) ficou um espectaculo, furos zero e ainda deu para perder umas 500gr

o peso final deve rondar os 10,5 / 10,6kg (agora nao tenho a balança em casa para confirmar, mas vou tratar disso)

a bike continua a cumprir em todos os aspectos e com a troca de cog e corrente as saidas de corrente diminuiram bastante e ainda por cima agora ela jah dah para andar com os pedais para tras sem que a corrente saia, o que nao acontecia antes

e agora umas fotos do animal

DSC00389.jpg


DSC00388.jpg
 
Top