Aro Mavic estalado

#1
Boas rapaziada, tenho umas mavic slr de 2008 e o meu aro traseiro estalou na zona do pipo , já á dois anos que aconteceu mas tenho remediado a situação com cola veda e com sucesso ... até ontem , estava a dar ar na roda e senti alguma coisa estranha no pipo, verifiquei e tinha "saltado" para fora, isto é, são rodas tubless e tem duas câmaras por assim dizer, a estaladela abriu e o pipo furou até á camara onde apertam os raios, as rodas estão "arrumadas" pouco ali há a fazer contudo julgo que haja ainda uma possibilidade que é soldar, um profissional com jeitinho acho que consegue mas é aqui que reside a minha duvida: alguém sabe se este tipo de aros são só em alumínio ou se tem alguma liga? já alguém fez algum trabalho deste genero? agradecido pelas ajudas que possam dar.
 

gfrmartins

Active Member
#3
Sinceramente não sei se dá, mas a minha questão é, queres mesmo arriscar em fazer isso?

Eh pá eu sinceramente trocava de roda/aro, eu não arriscava em andar a fazer BTT com aros soldados por um "profissional com jeitinho". Isso partir num salto ou numa descida em que apanhes um buraco é um caso sério.
 
#4
gfrmartins, percebo perfeitamente o que queres dizer, mas se der para soldar está soldado será uma reparação tão válida quanto outras, a questão é se dá para soldar ou não?
 
#5
penso que so a marca e que deve dar a percentagem dos elementos que compoem a liga deles, pelo menos eu nao encontro essa informacao respectiva percentagem, so se sabe que o aluminio e o principal, e penso ser o 6000
 

gfrmartins

Active Member
#6
gfrmartins, percebo perfeitamente o que queres dizer, mas se der para soldar está soldado será uma reparação tão válida quanto outras, a questão é se dá para soldar ou não?
Neste ponto é que discordo de ti, para mim estar soldado não é necessariamente dizer que está resolvido é que tem a mesma resistência do que uma soldadura de fabrica.

Mas pode ser que alguém te ajude e já tenha passado por isso.

Mas só o trabalho de tirar tudo, soldar e montar tudo outra vez sem ter a certeza que a resistência é a mesma eu comprava uma roda nova ou um aro novo
 

fabio viana

Well-Known Member
#7
Soldar um aro?? não obrigado..

Pensa só no seguinte..
Vais a descer em alcatrão a 40km/h e o aro traseiro parte na zona que foi soldada, devido ao aluminio estar enfraquecido nessa zona, imagina só no estado em que tu e a tua bicicleta ficavam..
 
#9
Neste ponto é que discordo de ti, para mim estar soldado não é necessariamente dizer que está resolvido é que tem a mesma resistência do que uma soldadura de fabrica.

Mas pode ser que alguém te ajude e já tenha passado por isso.

Mas só o trabalho de tirar tudo, soldar e montar tudo outra vez sem ter a certeza que a resistência é a mesma eu comprava uma roda nova ou um aro novo
a minha duvida reside no material em si, para a liga que compoe o aro, valera a pena? nao sei, se fosse um aro de aluminio 6061, 6000...depende do aro, mas ate pode ser que sim, porque o aluminio e ressoldavel e nao existe problema rigorosamente nenhum na sua estrutura se devidamente ressoldado

tambem ha o problema de um excelente profissional na area e saber o que esta a fazer, e expostas estas equacoes todas na formula, vale a pena o raio da trabalheira?

tenho uns aros liga aluminio 6060t6 que valem bem cada trabalheira no soldador pois teem bastante magnesio na sua composicao, se fosse uma coisa mais banal nem me dava ao trabalho
 
#10
Soldar um aro?? não obrigado..

Pensa só no seguinte..
Vais a descer em alcatrão a 40km/h e o aro traseiro parte na zona que foi soldada, devido ao aluminio estar enfraquecido nessa zona, imagina só no estado em que tu e a tua bicicleta ficavam..

pois,dependera imenso do aro, aluminio 6000 em si e ressoldavel desde que tenha os outros elementos em percentagens mais residuais pois ele pode reorganizar as moleculas novamente pos calor

nao acontece com o aco, e e um metal mais facil de reparar, mas o aco detesta ser reaquecido pois a cadeia de moleculas fica diferente

a ser feito nao pode ser feito pelo soldador da oficina da rua do teu bairro, nao tem ferramenta pra isso!
 
#11
exactamente zdjota, a minha duvida é apenas o material em questão, o que é e o que não é e se dá ou não para soldar de modo que fique bom? no resto concordo totalmente com as vossas opiniões.
 
#12
exactamente zdjota, a minha duvida é apenas o material em questão, o que é e o que não é e se dá ou não para soldar de modo que fique bom? no resto concordo totalmente com as vossas opiniões.
sim,e outra duvida, se vale a pena o trabalho, se conheces alguem com o material pra fazer o servico bem feito, pode ser uma hipotese a ponderar, senao, pegas numa folha, comparas ambas as situacoes e ve, se compensa reparar ou comprar roda nova

so pra teres a ideia o meu caso que tambem sao aros de aluminio, nao o 6000, mas o 6060, mas compensa mesmo assim por serem leves e de alta perfomance para o tipo de bike que e, ja por si mesmo sao muito caras, os raios sao de aco e o cubo e um monobloco daqueles fatelas de aluminio denso que pesam como raio mas tem-se provado muito resistente as pancadas que levam, ja empenaram algumas vezes em quedas, e ca andam, o anodizado e que esta a desaparecer, e anodizar nao conheco ninguem que o faca por ca infelizmente.
 
#13
outra coisa que pensei tambem seria a hipotese de substituires apenas o aro, pra te sentires mais seguro, mas como disse, depende da roda que tens, imagino que tens uma determinada roda, com determinados raios e determinado cubo, custou-te X, e comparativamente o aro ate te fica baratissimo porque ate pode ser algo muito banal de se arranjar e trocas, e resolve-se.

outra coisa, esse conjunto todo e o trabalho todo da troca, ate se pondera a troca de toda a roda por mais comodidade e menos dor na carteira

outra coisa, sera a soldagem do aro porque conheces fulano tal que trabalha na industria automovel e tem condicoes pra fazer um trabalho com deve ser e ate taz preco de amigo ou apenas troca de favores, isso ja e contigo

mete essas cartas todas na mesa
 
#14
olha mas isso do anodizar faz-se por cá, em tempos vi um tópico em radiomodelismo a explicar como fazer, e na altura nem achei nenhum bicho de sete cabeças, era preciso um ou dois quimicos uma bateria e pouco mais....
 
#15
eu acho que vocês ainda não perceberam a minha questão: eu vou comprar um aro novo ou umas rodas novas, a questão era saber se haveria hipotese de reparação, e mesmo depois dessa reparação a coisa tinha de ser bem testada.... só não queria gastar dinheiro sem tentar nada.... gostava de por uma foto (mas não consigo) para verem a estaladela, iriam perceber (ou não :D ) que poderia resultar.
 
#17
olha mas isso do anodizar faz-se por cá, em tempos vi um tópico em radiomodelismo a explicar como fazer, e na altura nem achei nenhum bicho de sete cabeças, era preciso um ou dois quimicos uma bateria e pouco mais....
consegues-me dar uma referencia pra pesquisar?procurar nos foruns de radiomodelismo, mas em termos de corrosao esta aprovado?

agradeco alguma orientacao ja agora hehe :)
 
#18
eu acho que vocês ainda não perceberam a minha questão: eu vou comprar um aro novo ou umas rodas novas, a questão era saber se haveria hipotese de reparação, e mesmo depois dessa reparação a coisa tinha de ser bem testada.... só não queria gastar dinheiro sem tentar nada.... gostava de por uma foto (mas não consigo) para verem a estaladela, iriam perceber (ou não :D ) que poderia resultar.

tira a foto com o telemovel por exemplo, envia depois para o site tinypic , depois do uploa vai-te dar um link para foruns e metes ca esse codigo que deve comecar por [ img ]
 
#20
em relação ao anodizar, não te consigo ajudar muito, sei que o servidor foi abaixo á uns 7 anos atrás e que um elemento tinha morrido, tentaram levantar aquilo mas nunca mais foi o mesmo e perderam-se milhares de coisas.... era no forum e-modelismo PT.