Aquariofilia

Reanimate

New Member
Boas a todos,

Alguém aqui pelo forum partilha de um outro hobby meu, a aquariofilia e mais particularmente o aquascape?? Tenho um conjunto bastante... "agradável" mas por falta de tempo e pelo facto de não estar em casa durante praticamente toda a semana...

Alguém me poderia ajudar?? Indicar fóruns da especialidade que eu possa não conhecer ou saber mesmo de algum eventual interessado.

Fotos do "dito cujo":

 

Jokofar

Member
Boas,

Também me dedico um pouco à aquariofilia, mas no meu caso ultimamente em vez de um aquário tenho um algário com 200 litros em auto-gestão.
Preciso de investir nele algum tempo e algum t€mpo pois o filtro eheim externo está a verter qd falha eletricidade e tenho de readaptar o aqua às espécies de peixes e à redução de luz que fiz pois cheguei à brilhante conclusão de que ter mais de 200W é carote, está com 60 e graças (calha DIY).

Não tenho fotos atuais para postar.

Mais alguém?
Abraço
 

Lockheed

New Member
Fóruns? Peixefauna. com!

Estou lá eu e pelo o menos mais um membro daqui do fórum! Não tem muitos membros mas os que tem são muito prestáveis!

Abraço
 

commendatore

New Member
Boas. Já tive 5 aquários de 200 litros em casa. Neste momento não tenho nenhum activo.
Dediquei-me aos Discus e cehguei a ter criação.
Fórum?


Tens o Fórum da aquariofilia. Lá tens tudo o que precisas de saber ;)
Quanto ao Aquascaping, o rei é o Takashi Amano.
Tudo o que possas ler e absorver dele será proveitoso.
Cá temos malta muito boa nisso, mas que usa apenas produtos da ADA que... é uma espécie de XTR aqui das bikes. Caro pa caramba mas bom.

Se precisares de ajuda em relação a discus podes contar comigo.
Esse teu aquário está mesmo a pedir que retires esse guppie macho que aí anda (será um casal? ) Se sim, aumenta a temperatura 3 graus e amanhã ela está prenha :D

Isso é sempre a bombar peixes.
No teu caso tentaria trocar os néons pelos Cardinais. São menos sensíveis e menos portadores de parasitas.

O que poderás também colocar aí sem problemas é uma carrada de Caridina Japónica, ou Red Cherrys, que são mini camarões.

No fórum aquariofilia... ainda lá devem andar uns posts meus já antigos.
Procura por Commendatore. Lá encontras os meus antigos àquas e outros nunca lá os postei.
 

kily

New Member
www.aquariofilia.net
Para mim era o melhor. Ainda tenho o meu aqua, embora não lhe dedique muito tempo, esqueco-me muito de lhe trocar a agua... curiosamente o aqua mantem-se relativamente estavel, mas la ja so tenho anubias e plantas de crescimento rapito para consumir nitratos e umas raizes. Tenho um casal de escalares, 3 peixes bala, 2 pitbull, 2 cobrinhas kuli e uma flying fox... mantem-se assim ha anos.
 

TiagoMAIAC

New Member
Eu adoro isto...... mas já me chamaram o Hitler dos peixes.

Eu crio autenticas câmeras de gaz prós nossos amigos nadadores.... À certas coisas na vida que só somos mesmos bons a ver.

cumpz
 

commendatore

New Member
LOL. Eu já tive um peixe fora de água 2 dias... e n morreu... saltou fora do aquário...durante um fim de semana que estive fora.
Um cabr** de um Plecostumus com 20cms. Mais resistente não conhecço
 

kily

New Member
ahahaha. A minha mulher uma vez ligou-me para o trabalho a dizer que tínhamos um escorpião em casa... LOL, depois de refrear os animos e de insistir com ela que isso era quase impossível em Portugal, convenci-a a voltar à cozinha para ver o que era mesmo, conclusão, era um camarão que tinha saltado do aquário que está no primeiro andar. O bicho saltou do aquário (pudera, eu coloquei-o lá junto com 2 escalares) desceu as escadas e já ia na cozinha e naturalmente para piorar as coisas estava cheio de pelos do tapete preto colados pelo que parecia um monstrinho, com aquelas patas articuladas e as pinças à frente, a minha mulher pensou que era um escorpião. Conclusão, lavou-o e meteu-o outra vez no aquário e ainda está lá vivo... os Escalares nunca o comeram (o que sempre pensei que ia acabar por acontecer). E, fiquei a saber que os camarões conseguem sobreviver fora de água!
 

kily

New Member
TiagoMAIAC, o mais importante mesmo é teres uma boa bomba de filtro, externo de preferencia, com um caudal de água l/h no minimo 3 vezes superior ao volume do aquario e umas lampadas ligadas a um temporizador com uma luz de no minimo 0.5w/l (o ideal era 1w/l pelo menos) durante 8h/dia. Depois de fazer um ciclo de azoto como deve ser e a partir do momento que esteja tudo equilibrado podes-te esquecer do aquário literalmente, o difícil é atingir esse equilíbrio porque se trata de um micro sistema induzido. O principal problema de alguém que está a montar um aquário novo é a pressa em o ver concluído, quando na verdade deveria ter sido feito muito pausadamente e ponderadamente para se irem criando as colónias de bactérias necessárias para a transformação dos nitratos, depois quando colocado numa zona onde não apanhe luz directa e com um jogo de plantas mais ou menos estudadas para o tipo de luz e calor que pretendes e com cautela na colocação dos peixes, digo-te que não dá grande trabalho mante-lo.
Na verdade chegam a passar-se meses sem eu trocar sequer a água (eu sei que não devia ser assim) e para os cuidados que tenho, nem entendo como é possivel ter lá algum peixe vivo e o aqua normal com a água ainda boa, muitas vezes limito-me só a acrescentar água senão os escalares andam de lado (e eu sei que devia fazer trocas parciais de 20% semanalmente). Pior foi quando eu mudei de casa e garanto que não pus nenhuma comida aos peixes (por esquecimento, por andar muito atarefado) pelo menos durante um mês inteiro e quando voltei para pegar no aquario e pensava que estavam todos mortos, para meu espanto, estavam todos vivos e de saude, não sei como foi possivel.
 

commendatore

New Member
Se o ecossistema estiver equilibrado, as trocas de água, são menores. Eu trocava 20% de cada um a cada mês. Mas com os discos era quase 20 L por dia para crescerem :D
 

kily

New Member
Commendatore devias gastar uns trocos com água... por isso que a criação só dá despesas. Nunca me meti em nada disso, mesmo o meu casal de escalares nunca levou ao fim nenhuma criação, chegaram a sair uma vez uns alevins com muitas precauções minhas, mas rapidamente os outros peixes os abarbataram porque eu não os troquei de aquário. Compensava-te a criação de discus?
 

commendatore

New Member
Eu nunca tive o intuito do negócio.
Sabes que isto é carolice... e para o carola master o topo é conseguir reproduzir alguma espécie. Ainda vendi uns quantos

Quanto à água... Garrafões do LIDL de 5 litros com ph 5.6 Perfeito para estimular a criação a 30cts cada... O resto, trazia do alentejo em garrafões da água do furo (grátis)
mas felizmente essa pancada já me passou.


Um dia destes tenho voltar a montar um aquário, mas desta feita será um comunitário de manutenção básica e sem grandes alaridos.
Um de 1m20 talvez.
 
P

Paulooliveira

Guest
Por aqui também nadam uns peixinhos ..

Tive discus durante 2 anos e agora tenho agua salgada ...

Aquario de discus 450 Litros ...


DSC_6536.jpg
DSC_6553.jpg

DSC_5190.jpg

DSC_572122.jpg

DSC_5318.jpg

DSC_4204.jpg

DSC_3830.jpg

DSC_3827.jpg

DSC_3813.jpg

DSC_3810.jpg


Salgado 900 Litros..




Alguma duvida que tenham , não hesitem em perguntar ;) ;) ...

Abraço
 

commendatore

New Member
Lembro-me do teu nome Paulo. Fantásticos esses discus. Esse Snakeskin e esse Blue Diamond são qualquer coisa. Parecem vindos da Ruimar, mas posso estar equivocado. Lindos exemplares!
O reef tb está bem bom e ainda tem muito para evoluir.
 
P

Paulooliveira

Guest
Boas ....

é possível ando sempre ai pelos fóruns amigo , quanto aos discus , nunca comprei nenhum na Ruimar , estes vieram alguns ja grandes da malásia, outros fui comprando a pessoal que os vendia , mas também penso que não vinham de lá da Ruimar , apesar de o Ruimar ter Sempre belos discus e de grande qualidade, pelo menos na altura tinha, penso que ainda se mantém igual ...
Quanto ao reef é outra Fruta , e também outra evolução , mas da-me bastante gozo ....


Abração ...
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

No passado dia 23 de dezembro, o meu "Joãozinho" fez 5 anos, um dos seus presentes, foi uma bola/aquário, com capacidade de +/- 10L de água.. este veio menos de meio, e com 5 peixes (não sei de que espécie são), mas é desses peixes comuns, que vemos por aí, pequenos laranja.. um deles é preto, e tem os olhos "inchados" (LOL)... o que é certo é que a água já está ficar meio turba.. e agora?!?!?!?!

Meto água da fonte, ou da torneira (água da rede publica)?!?! Encho-o?! Já ouvi falar que se deve meter sal na água a cada muda (estranho, pois trata-se de peixes de água doce).... :s se alguém me poder alguns conselhos básico, desde já agradeço. :)
 

JoãoLopes

New Member
O maior erro e comum quando se oferece um aquário! :fpalm:

Começando por partes, a bola/aquário de 10L não dá para praticamente nada.. Talvez uns invertebrados como caracois e camarões e em quantidade moderada.. Os peixes comuns que dizes devem ser kinguios (com mutações ou seleções) ou como vulgarmente se chama à forma natural Pimpão (Caracius auratus).. Espécie exótica e invasora em Portugal. São peixes de água fria (lago /rio) e bastante resistentes (só assim poderiam estar 5 em 10 litros), já que o mal está feito podes tentar arranjar um lago pequeno (200 a 300 litros) colocar alguns jacintos ou nenufares e assim teres uma coisa engraçada.. Caso não seja possivel, está aí um bom teste à resistencia e tolerancia dessa espécie, sendo verdadeiro, mais vale que morram na bola/aquário que os libertes para algum rio/ribeiro..
 
Top