Alta competição, Universidade e vantagens de ser Federado

#1
Boas Pessoal

Sou aluno do 12ºano e ando lixado com a minha média e tal...só faço contas xD E como vou entrar para a competiçãoa gora, e ouvi dizer que ser-se federado pode ter regalias, interessei-me!

Alguem em explica isso??? Se for federado tenho outras regalias??? Ou isso nao é bem assim???

Alguem que saiba alguam coisa sobre isto, que se prenuncie! :mrgreen:
 
#3
Re: Universidade- Ser Federado

Boas

Isso so da se fores considerado "atleta de alta competiçao"!
Que na maior parte dos casos e estatuto adquirido ao ser campeao nacional ou fazer parte da selecção! TREINA :mrgreen:

Abrazzi
 
#5
Re: Universidade- Ser Federado

Podes efectivamente ter regalias importantes em todos os aspectos relacionados com a escola, seja em faltas, troca de testes, mas principalmente em acesso directo à universidade sem médias nem tretas. Para isso tens que além de estar federado, ter o mais importante que é ESTATUTO DE ALTA COMPETIÇÃO. E este estatuto é fácil de conseguir. Depois de te candidatares ou seres proposto pela própria federação ao Instituto de Desporto de Portugal, que é quem decide quem obtem este estatuto, precisas de preencher uns papeis na federação onde vais colocar lá o que te dará acesso a esse estatuto : 2 ou 3 campeonatos nacionais ganhos; 3 ou 4 vitórias internacionais; 1 ou 2 grandes classificações em mundiais ou europeus; e que projecto e resultados de grande relevo esperas no próximo ano, o tal a que te propões (este estatuto a ser conseguido é válido por 1 ano e renovável pelos seguintes consoante... os resultados).
Como vês é fácil... treinas duro, ganhas e tens, que eles não dão fácil. Mas no fim compensam-te o esforço de tudo o que não pudeste estudar como os outros por teres trabalhado muito para seres campeão, dando-te opurtunidades que esse trabalho duro te tirou, como por exemplo o acesso à universidade entre outros. Mas atenção que os gajos são exigentes... com os resultados!


paulo marinheiro

ps- pelas conversas que ouço, e não posso garantir, acho que numca nenhum Bttista teve este estatuto... por isso tens que lhe dar muito forte !
 
#7
Re: Universidade- Ser Federado

uma vez na Universidade a forma mais facil de teres regalias é juntares te ao desporto universitário, tendo acesso a época especial
 
#9
Re: Universidade- Ser Federado

Não tinha ideia que as necessidades tinham essa "dimensão".... :shock:
Vou à secretaria da minha escola informar-me...eles lá devem ter informações relativas a este assunto...pois no Guia de Acesso ao Ensino Superior não encontro nada....
 
#10
Re: Universidade- Ser Federado

Com jeitinho, até oferecem diplomas em medicina, engenharia, ..., à escolha..... basta ser federado!! :twisted:
Acesso facilitado ao ensino superior não significa igual sucesso no curso. Ensino Superior é exigente!!
Boa sorte e desculpem o desabafo
 
#12
Re: Universidade- Ser Federado

Bem, se já andas à rasca com as notas e a tens a ideia de que depois de começares a competir vai piorar, então meu amigo, digo-te já: esquece a competição e dedica-te ao estudo! Ou pelo menos enquanto não tiveres as coisas sob controlo.

Também não sei bem o que ambicionas, qual os teus objectivos, mas...
jotalima said:
Bahhh nao quero ser único...nao quero sofrer tanto lol
Parece-me que vai ser um hobbie...

Ou então, com muita força de vontade e sacrifício és capaz de conciliar as duas coisas. Claro que não é toda a gente que é capaz de se levantar as 5 da manha para treinar ainda antes de ir para as aulas, ou então faze-lo no final destas, até mesmo de noite.
No caso específico do ciclismo não te posso dar muitos exemplos, mas como não são muitos os que vivem só disso, com certeza que têm outras actividades em paralelo a conciliar. O nosso conhecido Hélder Magalhães, ex Boavista, estudava na UTAD e lá treinava duro, com muitos treinos diários de 6 ou 7 horas. Estuda, treina e teve bons resultados, como por exemplo o 2º lugar na Volta a Trás os Montes.

Se vais começar a competir, trata já de adquirir certos hábitos e a planear o teu dia-a-dia. Em 24horas és capaz de fazer muita coisa. Tens é que gerir o tempo e fazer alguns sacrifícios.. Vais ver que se calhar vais fazer mais coisas assim que numa altura em que tinhas todo o tempo do mundo!


Em relação as regalias... Como viste só se aplica a atletas de alta competição. Por isso não andes já a arranjar desculpas para deixares de estudar! Estuda pá!!!!
 

L.Ramos

Super Moderador
#13
Re: Universidade- Ser Federado

:twisted:


Decreto-Lei n.º 393-A/99 de 2 de Outubro
(...)
SECÇÃO VI
Atletas com estatuto ou percurso de alta competição
Artigo 18.º
Âmbito

São abrangidos pelo regime da alínea f) do n.º 1 do artigo 3.º os estudantes que satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:
a) Nos termos do Decreto-Lei n.º 125/95, de 31 de Maio, alterado pelo Decreto-Lei n.º 123/96, de 10 de Agosto, regulado pela Portaria n.º 947/95, de 1 de Agosto:
i) Sejam atletas praticantes com estatuto de alta competição; ou
ii) Sejam atletas praticantes integrados no percurso de alta competição; ou
iii) Tenham deixado de satisfazer às condições constantes das alíneas i) ou ii) há menos de dois anos contados na data de apresentação do requerimento de matrícula e inscrição;
b) Sejam titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
(...)


Portaria n.° 947/95 de 1 de Agosto

Define os critérios técnicos para a qualificação como praticante desportivo de alta competição e praticante integrado no percurso de alta competição

(...)
1.° São qualificados como praticantes com o estatuto de alta competição os que alcançarem os seguintes resultados desportivos:
1) Modalidades desportivas individuais:
a) Terem obtido resultados compreendidos no 1.° terço da tabela classificativa nos Jogos Olímpicos e Campeonatos da Europa ou do Mundo, no escalão absoluto;
b) Terem obtido classificações até ao 3.° lugar em competições internacionais de elevado nível, reconhecidas nos termos do n.° 2;
c) Terem obtido classificações até ao 3.° lugar nos Campeonatos do Mundo ou da Europa no escalão etário precedente ao absoluto;
2) Modalidades desportivas colectivas:
a) Terem integrado selecções nacionais que obtiveram classificações compreendidas no 1.° terço da tabela classificativa nos Jogos Olímpicos ou em fases finais do Campeonato da Europa ou do Mundo, no escalão absoluto;
b) Terem integrado selecções nacionais que obtiveram classificações até ao 3.° lugar em torneios de elevado nível, reconhecidos nos termos do n.° 2;
c) Terem integrado selecções nacionais que obtiveram classificações até ao 3.° lugar nos Campeonatos do Mundo ou da Europa no escalão etário precedente ao absoluto.
(...)
3.° São qualificados como praticantes no percurso de alta competição, no âmbito dos desportos individuais ou colectivos, aqueles que, no quadro competitivo do respectivo escalão etário, tenham obtido resultados que deixem antever a probabilidade de alcançarem sucesso no plano internacional, evidenciada, designadamente, pelo preenchimento das seguintes condições:
a) Terem participado em competições internacionais, de reconhecimento prestígio, em representação da selecção nacional do respectivo escalão etário;
b) Terem participado nos Campeonatos da Europa ou do Mundo, em representação da selecção nacional no escalão etário precedente ao absoluto;
c) Terem obtido resultados desportivos indicativos de probabilidade de sucesso no plano internacional.
(...)

In:
http://www.idesporto.pt/DATA/DOCS/LEGISLACAO/Doc181.pdf


Coloquei este excerto do Decreto-Lei que regulamenta o acesso ao ensino superior por parte dos atletas de alta competição para que compreendas como é dificil estar nesse grupo de alunos, pois tinhas que ser um atleta de eleição com um percurso devidamente acompanhado pelos técnicos da respectiva federação.

Deves estudar, pois por esta via... esqueçe! :wink:
 
#14
Re: Universidade- Ser Federado

Sou estudante do ensino superior e custou-me bastante entrar no curso que queria, e não posso ficar sem dar a minha opinião neste assunto.

Tenho alguns colegas que entraram com esse estatuto, ou seja, falo com dados concretos. É de facto muito difícil obter esse estatuto em desportos muito massificados, como futebol, ténis, etc. Para o teres tens de ser realmente bom e abdicar de muito do teu tempo para treinar e competir. Conheço casos que implicavam muitas semanas de ausência em estágios e viagens, que acho que merecem muito ser considerados.

Como é típico em Portugal, também à muito xico espertismo, e há muito boa gente a safar-se à pala disto. Sei de casos que entraram com alto estatuto em xadrez(!), onde com algum jeitinho consegues facilmente ir à selecção, ou miúdos a federarem-se desde novos no ski ou snowboard, sem nenhum interesse desportivo, mas já a pensarem na entrada na faculdade... É pena, nem tanto por eles, mas por aqueles que realmente andaram a treinar e a correr por gosto e depois vem alguém assim e lhe tira a vaga.

Outra história ainda é a continuidade no desporto depois de se estar na faculdade. Mais uma vez há casos e casos... Conheço vários que nunca mais treinaram desde que entraram na faculdade, quanto mais conseguir um título! Acredito que não seja fácil conciliar, mas pelo menos um mínimo esforço... Mas há também os verdadeiros campeões, que continuam a dar-lhe bem duro. Tenho o caso de uma rapariga que foi a minha turma, que é atleta de alta competição de uma equipa de basket dos açores!!! Imaginem o que é vir 3 dias por semana às aulas, completamente cheios com as aulas que normalmente tens em 5 dias, e depois ainda andares a voar para trás e para a frente, para continuar dedicado ao desporto. :shock:

Para quem está em altura de se candidatar, acho mau pronuncio estar a pensar no estatuto ainda antes de começar... Além de que é "contar com o ovo no cu da galinha".
Com um bocadinho de esforço tudo se consegue conciliar, e com jeitinho conseguem ser de alta competição por mérito e suor ;)

Desculpem o testamento....
 
#15
Re: Universidade- Ser Federado

Sou estudante e tambem so o ano passado entrei em competicao (mini-maratonas), ja fiz algumas maratona. este ano devo entrar mais em maratonas de 80, mas isto nao importa o que importa é que sou estudante do ensino superior e como goato imenso do btt arranjo maneira de conciliar os treinos e os estudos!!!
 
#16
Re: Universidade- Ser Federado

Eu entrei pa univ. o ano passado, e tabem me tentei informar sobre esse estatuto de ateleta de alta competição... mas depois de ler esses decretos de lei, e as condições exigidas :shock: vi mesmo que a unica solução é dedicar-me ao estudo, pois não me estou a ver no 1º terço da tabela do campeonato da europa, mt menos no campeonato do mundo e nem nos meus melhores sonhos nos jogos olimpicos :rotfl:. (e isso é que vou para o 4º ano de federado).
Por isso jotalima, a não ser que tenhas capacidade e mt força de vontade para adquirir esse estatuto (o que era optimo quer para o BTT, quer para ti, pois sertamente teriamos mais uma promessa no BTT nacional), aconcelho-te a fazeres como eu, estuda durante a semana, e no fim de semana matas a fome de bicileta, apanhando dois empenos (um no sabado e outro no domingo). E depois vais às taças de portugal e sofres que nem um cão :hehe: XD (aposto que é exactamente isto que me vai acontecer, e este ano em sub-23...uiui)

Fica bem!

Ps: tem em atenção, que a univ. não é nada fácil
 
#18
Re: Universidade- Ser Federado

há muitas maneiras de se conseguir um estatuto de trabalhador-estudante :mrgreen:

Mas se o que tu queres é umas maratonas e por aí alem, não te preocupes porque tens sempre pelo menos uma tarde ou uma manhã livre por semana! Em alguns casos até tens um dia completo (ou segunda ou sexta, normalmente)

Eu também teria se não fosse ter cadeiras em atraso :s
 
#19
Re: Universidade- Ser Federado

Isso do Estatuto de atleta de alta competição deveria ser revisto. Não que entenda que ele não deva existir, pelo contrário. A verdade é que se deveria de alcançar alguma coerência nos atletas a quem ele é atribuído. Há modalidades onde o estatuto é fácil de alcançar e depois há as outras, como o btt ou o judo.
 
#20
Re: Universidade- Ser Federado

jotalima

Tu queres facilidades mas isto no mundo real não existe.
Prepara-te para estudar e treinar.
Estatuto de alta competição é um "mito".

Alta competição (nível internacional) não deixa tempo para estudar como deve de ser, é preciso fracionar muito bem o tempo.
É quase impossível atingir a perfeição, e esse estatuto de atleta de alta competição é quase um mito consegues mais facilmente o estatuto de trabalhador estudante mas digo-te já que não ganhas nada por ai além... pois os problemas devem ser enfrentados e não adiados que é o que acontece quando estas a marcar para épocas mais tarde exames.

Bem mas isto é a minha opinião (pouco mais de 3horas de sono hoje) de quem teve ontem na escola 17 horas e nas ultimas 16 horas fez 2 exames (e atenção que não tenho nada atrasado), sou "atleta" :rotfl: de btt de maratonas federado e esta semana só são 5 exames e mais um trabalho prático... agora se sou um grande atleta .... nem por isso como tudo na vida não há milagres e temos de nos aplicar para obter resultados.


Abraço e bom estudos e pedaladas.