Afinal qual é o problema de Portugal??

zurb

New Member
tens razão José, não vou prolongar a polémica inútil muito menos retorquir a essas tácticas mirabolantes da mó de cima ou de baixo, já que, ao reler a frase, o "aqui" está incorrecto (a mais). leva a restringir a população aos participantes deste tópico que são reduzidos e não era essa a intensão mas sim abranger os portugueses em geral que protestam dos corruptos dos políticos e a seguir vêm pedir favorecimentos à sua causa, que é bastante visto em Portugal.
 

ernez

Active Member
Miguelcarromeu, como sabes meu camarada, o ps com as suas ofertas de fundos comunitarios, acabou com o pouco que se produzia no alentejo, basta ver que o cdu, perdeu as camaras de évora e beja para o ps e psd nos ultimos 12 anos, é assim, é triste mas o que é certo é que o pessoal andavam todos de jipe e mercedes, e renovaram as casas nas quintas, agora já começa a estar tudo verdinho novamente, e vacas por todo o lado, é a vida, e voltaram a ter o cdu outra vez, :D
 

miguelcarromeu

Active Member
Na, na, na, na, na.... discordo camarada ernez, ehehehe :D

No "meu tempo" foram os fundos comunitários "do" PSD e actual presidente da república de (alguns) portugueses. O PS do Guterres surge já numa fase posterior ;) E muitas das coisas voltam ao "verdejante" porque, vergonhosamente, foi preciso que alguma famílias excomungadas no pós-25 de abril voltassem.
 

zurb

New Member
joseelias

perdi o post que ia escrever sobre exemplos de corrupção camarária do CDU para mostrar que não é preciso serem do PS, PSD e CDU para haver corrupção. quanto ao resto é lamentável que esteja a ilibar as responsabilidades de um partido extremista e antidemocrático, ignorando os factos da sua história.

http://a-sul.blogspot.pt/2007/10/seixal-os-novos-paos-da-vaidade.html

A PJ de Setúbal deteve três funcionários dos Serviços de Fiscalização da Câmara de Almada, suspeitos de corrupção passiva.

Numa nota, a PJ revela que os funcionários – dois homens e uma mulher, entre os 49 e os 50 anos – atrasavam os processos de licenciamento e depois contactavam os requerentes, manifestando-se disponíveis para resolver os processos em troca de dinheiro.

Contactada pela Lusa, a vereadora dos serviços de fiscalização municipal da Câmara de Almada, Amélia Pardal, confirmou as buscas realizadas na terça-feira pela PJ de Setúbal nos serviços de fiscalização municipal e a detenção dos três suspeitos.

A vereadora acrescentou que o município vai aguardar pelo desenrolar do processo nos tribunais, mas escusou-se a revelar se a autarquia suspeitava já de eventuais irregularidades praticadas pelos três funcionários.

De acordo com a PJ de Setúbal, os detidos deverão ser ainda nesta quarta-feira presentes a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coacção.
 

ernez

Active Member
miguelcarromeu, antes desses já o soares andava pelo alentejo, mais propriamente na boa-fé, évora a expropriar o pessoal, para ir lá sacar o ourinho e prata, do filão que passa ao lado de montemor-o-novo, e depois disso andou a por os seus amiguinhos a comprar os terrenos e a ameaçar o pessoal que não vendia.
 

ernez

Active Member
Não acredito, tenho certeza, e é uma empresa canadiana que está a explorar os terrenos neste momento, basta googlares e encontras informações sobre isso, sendo também que, são muitos os cameões que o pessoal ve a sair todos os dias dos terrenos carregados de areia, é um vai e vem deles que nem te passa pela cabeça, claro que por cada tonelada de extração que por lá fazem, só sacam umas graminhas, mas parece que compensa.
 

Joseelias

Well-Known Member
A PJ de Setúbal deteve três funcionários dos Serviços de Fiscalização da Câmara de Almada

zurb


E esses fiscais são eleitos da CDU?!!! Tanto quanto sei podem ser de qualquer partido! Até do PP ou PNR! Afinal, são funcionários da câmara e estão lá seja qual for o partido eleito e o executivo escolhido para a liderar!

E que culpa têm os órgãos eleitos se alguns dos seus funcionários, que já lá estavam antes e ficarão depois, são corruptos. Só serão culpados se souberem de algo e nada fizerem, ou pior, participarem desses actos.

Desculpa lá mas, ou estás a ver mal as coisas, ou o sentimento anti-CDU bloqueia-te a ver o óbvio, ou então há muita má fé da tua parte.

E o que disse acima aplica-se a qualquer câmara seja qual for o partido. Quando eu falo de corrupção estou a falar dos órgãos eleitos. Culpar o executivo camarário dos crimes dos seus funcionários não me parece correcto.

Se fores a um hiper-mercado do Continente e uma das funcionárias da caixa te passar um produto de 50€ sem o registar, e tu lhe deres 20€ à socapa, também aqui para os fóruns gritar que o Belmiro de Azevedo é corrupto?!!!

Entendes a diferença? Eu não digo que não haja corrupção em todas as câmaras. O que digo é que em termos dos eleitos há diferenças nesse aspecto.

Quanto à história do PCP eu não estou a ilibar nada. O que digo é que há coisas que são atribuídas a este partido que não lhe deviam ser atribuídas na totalidade, e em muitos casos nem sequer são responsáveis pelo pior que aconteceu. Mas como a história é escrita pelos vencedores, e não é dada oportunidade de se ouvirem todas as partes envolvidas, é fácil de demonizar uma delas pois não têm sequer acesso aos meios de comunicação social para expor a sua versão dos factos.

Ou achas que o Durão Barroso e muitos outros dirigentes do PSD e do PS que estiveram envolvidos em partidos de extrema-esquerda e andaram envolvidos nas ocupações, permitem que esse seu passado seja mencionado da forma como falam do PCP? É mencionado apenas ocasionalmente e a título anedótico.

Quando falam de tipos como o Durão Barroso é do tipo: Olha que engraçado... Que interessante percurso de vida! É tão curioso ver como ele pertencia a grupos radicais de esquerda no passado...

Se for o PCP: São uns criminosos. São anti-democráticos. Ocuparam terras no Alentejo (ignorando que as terra estavam ao abandono e os alentejanos a morrer literalmente de fome). Comiam crianças ao pequeno almoço (um mentira disseminada nos púlpitos das igrejas do norte). Matavam os velhos com uma injecção atrás da orelha (outra mentira parceira da anterior). E por aí fora!

Volto a repetir, tu só conheces a história de um dos lados e nem te preocupas em falar com a outra parte para saber da sua versão dos acontecimentos. Posso te dizer que há coisas (muito relevantes) que são atribuídas ao PCP que não são como são contadas, pois conheço pessoas que estiveram perto de acontecimentos e receberam indicações do PCP para se afastarem do que estava a acontecer pois aquilo não tinha nada a ver com o PCP. Mas na TV sempre que falam desses acontecimentos é o PCP que é responsabilizado...

Como exemplo, durante estes 40 anos de democracia houve já imensos governos maioritários dos PS e PSD, e como tal podiam fazer tudo o que lhes apetecesse em termos de governação. No entanto, estão sempre a culpar a oposição, e em particular o PCP pelos seus falhanços monumentais!!!!!!!!!!!!!!!! Os seus governos são autênticos fracassos, minados de interesses anti-nacionais e corrupção mas a culpa é sempre da meia-dúzia de grevistas e das manifestações pacificas que em nada afectam a aplicação das decisões dos governos! Entendes o que digo?

Mas como já disse, por mim podem apoiar o partido que quiserem. Só não consigo entender como se continua a apoiar partidos que durante 40 anos governaram este país da forma que se vê.

Também falas da aplicação do liberalismo económico em Portugal. Posso dizer-te que como trabalhador independente teria muitíssimo a ganhar com isso pois me libertava da carga de impostos absurda com que sofro. Mas essa seria uma sociedade injusta e cruel que, tal como nos EUA, deixa morrer pessoas à porta dos hospitais por não terem seguros de saúde.
 

Joseelias

Well-Known Member
zurb

Só um aparte. Não penses que sou cego aos erros do PCP, e acredita que até sou possivelmente mais critico que tu. Só não demonizo baseado apenas numa parte da história.

E concordo contigo sobre o estado-papá e que toda a gente está sempre à espera que façam tudo por elas, e onde ninguém assume a responsabilidade pessoal e só sabem reclamar por direitos. Há coisas no liberalismo económico que são positivas e que este país precisava para tirar o povo da letargia e o obrigar a fazer pela vida.
 

zurb

New Member
joseelias, as autarquias de almada e seixal são CDU desde sempre ou quase sempre, logo todos os trabalhadores pertencem à casa ;).

não eram os comunistas que comiam crianças ao pequeno almoço mas sim a população miserável da USSR que se tornava canibal de cadáveres só pela sobrevivência. O PCP é um partido de origem soviética cujo fundador cunhal até elogiou o Estaline e que mais recentemente o Bernardino soares observou e cito "Tenho dúvidas de que a Coreia do Norte não seja uma democracia". depois ainda vêm as questões das nacionalizações massivas no tempo do Vasco onde a maioria faliu passados uns anos e as que sobreviveram tornaram-se num monopólio lobista do regime como a EDP e a RTP eheh essa gente radical nunca terá nada de bom por isso é que é necessário votar em partidos pequenos ou independentes que sejam moderados e defendam a concorrencia.

quanto ao liberalismo, falava num social liberalismo tipo Holanda ou Suíça e não o que se passa com os EUA que também está avariado, pois nestes anos todos de democracia com 3 chamadas ao FMI está visto que o modelo da suecia ou noruega em que o estado controla praticamente tudo, não funciona em Portugal.

tudo de bom para si
 

Joseelias

Well-Known Member
joseelias, as autarquias de almada e seixal são CDU desde sempre ou quase sempre, logo todos os trabalhadores pertencem à casa ;).

Mas como pode afirmar isso? Sabe por acaso a filiação partidária das pessoas envolvidas? E mesmo que sejam da CDU, isso implica que os eleitos saibam ou estejam envolvidos?

Até sei de um caso em que um membro de uma autarquia da CDU foi apanhado a roubar, o PCP descobriu, denunciou e expulsou a pessoa do partido.

Agora, corruptos há em todo o lado. O que importa é que acções se tomam perante as situações. E se dúvidas houvesse sobre os grandes partidos basta ver o que se passa com Machete para se perceber como os partidos do arco da governação agem.


não eram os comunistas que comiam crianças ao pequeno almoço mas sim a população miserável da USSR que se tornava canibal de cadáveres só pela sobrevivência. O PCP é um partido de origem soviética cujo fundador cunhal até elogiou o Estaline e que mais recentemente o Bernardino soares observou e cito "Tenho dúvidas de que a Coreia do Norte não seja uma democracia". essa gente radical nunca terá nada de bom por isso é que é necessário votar em partidos pequenos ou independentes que sejam moderados e defendam a concorrencia.

Cunhal não fundou o PCP. Este já existia há muitos anos quando ele o integrou. O apoio que o PCP buscou em Moscovo deveu-se ao isolamento a que este partido se encontrava votado na luta contra o Salazarismo. Aliás, o PCP foi expulso da Internacional Comunista por se recusar a acatar as ordens de Estaline.

depois ainda vêm as questões das nacionalizações massivas no tempo do Vasco onde a maioria faliu passados uns anos e as que sobreviveram tornaram-se num monopólio lobista do regime como a EDP e a RTP eheh

Aqui está mais uma maneira de deturpar a história. Houve as nacionalizações, sim. Mas que partidos as geriram nos 40 anos a seguir? O PS e o PSD! Como se podem assacar culpas ao PCP pelo desastre que são as empresas públicas se eles nunca as geriram?! Está a entender o que digo? Não se siga pelos chavões que ouve?

Será que agora vamos passar a culpar o Dom Manuel II pelos massacres feitos na Guerra Colonial?!

E as declarações de Bernardino Soares são lamentáveis se se resumiram a isso. Nunca cheguei a ler mais nada que essa frase de forma isolada. Não sei de que forma foi enquadrada. Mas sim, é um bocado estranha.

quanto ao liberalismo, falava num social liberalismo tipo Holanda ou Suíça e não o que se passa com os EUA que também está avariado, pois nestes anos todos de democracia com 3 chamadas ao FMI está visto que o modelo da suecia ou noruega em que o estado controla praticamente tudo, não funciona em Portugal.

Não funciona pois nenhum dos partidos que nos governa é um partido no sentido politico do termo. São associações de crime organizado que obedecem a interesses particulares sem ideologia, ideais ou patriotismo. Sei que muita gente achará esta frase absurda mas o partido português mais próximo do Socialismo / Social-Democracia dos países nórdicos em Portugal é o PCP pois não se opõem à iniciativa e propriedade privada. Apenas acha, e bem, que os sectores estratégicos de uma nação devem pertencer ao seu povo tais como o sector da energia, saúde, correios e transportes regulares. Não me parece que queiram fechar hospitais privados para quem os pode pagar, ou proibir as empresas de entregas e por aí fora.

Pelo rumo que estamos a seguir não tarda nada teremos as forças policiais e o exército privatizado... E depois quero ver onde isto vai dar... Eu sei, mas adivinhe lá...

por isso é que é necessário votar em partidos pequenos ou independentes que sejam moderados e defendam a concorrencia.

Acho que fazem bem em procurar alternativas e se não as há que as criem. Agora votar em quem tem 100% das responsabilidades governativas do estado a que o país chegou é que não me cabe na cabeça.

Como disse a meio dos anos 80 houve o PRD. Os portugueses querem uma alternativa ainda mais que nessa altura. Mas se ninguém se chega à frente o que se faz? Deixam-se continuar os mesmo de sempre a fazer o que sempre fizeram?
 
Last edited:

zurb

New Member
O PCP, as pessoas que o compõem, opõem-se à iniciativa privada directa (proibições várias como a multinacionais ou a mercados financeiros) ou indirectamente (via mais impostos) já que abominam o lucro e ninguém dá emprego ou cria empresas se não tiver perspectivas de lucro. podem não ser todos mas, por exemplo eles, os comunistas, pensam assim:

http://5dias.wordpress.com/2013/10/11/o-empreendedorismo-a-doenca-infantil-do-capitalismo/

lá na noruega funciona mas lá têm muito petróleo, tal como na Venezuela que se não fosse o petróleo já tinham rebentado. na suecia sim funciona mas é preciso que as pessoas sejam honestas incluindo um sistema judicial que funcione.
 

miguelcarromeu

Active Member
O facto dos deputados comunistas entregarem o valor correspondente ao seu vencimento ao partido, diz muito sobre a forma cristalizada de pensar dos seus dirigentes.
 

Lockheed

New Member
Para mim resume-se tudo à falta de respeito.

Falta de respeito uns pelos os outros, falta de respeito dos governantes pelos cidadãos, falta de respeito dos patrões pelos empregados...

Melhoras? É uma utopia!

Abraço a todos!
 

oliana

Active Member
Tenho de responder ao Miguel a respeito das cooperativas. Até porque eu fiz parte integrante de uma delas até finais dos anos 80. E que acabou sem dividas após venda de todos os bens e entrega dos terrenos principais aos seus reais proprietários. Quando quiserem algum esclarecimento como funcionava uma boa UCP, eu estarei á disposição.

Em primeiro lugar devo dizer para já que existe muito desconhecimento acerca do funcionamento e fundação de muitas UCPS, Unidades Coletivas de Produção. Muitas delas foram realmente fundadas com outros motivos que nada tinham a ver com a Reforma Agrária, e essas acabaram inevitavelmente pouco tempo depois. E é apenas dessas que ficou apenas a imagem, naturalmente difundida porque assim interessava. A forma de fundação das UCPS não foi na verdade a melhor, baseada na expropriação de terrenos, muitos deles sem qualquer exploração agrícola, justamente, outros acabaria por haver alguma injustiça porque tinham alguma produção. E foi aqui o erro maior.
Muitas outras UCPS sobreviveram praticamente até meados dos anos 90, embora ignorados pela opinião publica. No entanto deram emprego fixo e escape a muitos jovens que enquanto não tinham nada de melhor, e encontravam na agricultura destas cooperativas a forma de se integrarem na sociedade trabalhadora. Naturalmente com a perseguição dos governos de ideologia direitista, principalmente pelo arquitecto da destruição agrícola em Portugal, Cavaco Silva, acabaram por entregar os terrenos aos seus proprietários, que acabaram por receber muitos deles autenticas fortunas. Apesar de nada produzirem nesses anos todos.
A agricultura era quase de subsistência, mas dava para muita gente. Emprego transitório e uma autentica escola de vida. Assim serviu para mim até entrar numa empresa industrial. Muito aprendi, e apenas enriqueci como pessoa. Em 86 ganhava 20 contos por mês.
Agora sim temos um Alentejo verde, de erva para o gado, com terrenos novamente ao abandono onde andam 2/3 pastores em milhares de hectares a guardar umas quantas centenas de cabeças de gado. Pena é que muitos desconheçam realmente a realidade para além das bermas das estradas nacionais.
Também é pena que muitos falem sem qualquer conhecimento. Os bons carros e jipes foram entregues de mão beijada através das indemnizações dos terrenos a uns quantos latifundiários que nada fizeram nem fazem pela agricultura no Alentejo. Este Alentejo que eu conheço bem na zona de Montemor, é de uma tristeza total. Desemprego sem escape e terrenos ao abandono. Uma parte dos terrenos particulares produtivos foram adquiridos posteriormente e estão agora nas "mãos" de alemães, holandeses e chineses. Inacreditavelmente são eles a aproveitar aquilo de bom que a terra pode dar. Os "bons" latifundiários vivem bem nas grandes cidades com o dinheiro que receberam das mãos de Paulo Portas e cia, por aquilo que nada fizeram durante anos.
No entanto a ignorância é sempre o bom aliado destes sujeitos que nos governam, que aproveitam a fraqueza de memória dos povos para aos poucos implantarem a sua ideologia, que afinal não passa nada mais nada menos que entregar aos mesmos donos, o nosso país, tal como era anteriormente á revolução de 74.
Aquela que muitos agora tentam desvalorizar, inacreditavelmente com ajuda da inércia de um povo adormecido pelas anestesias de uns quantos políticos fascizantes.
O futuro, no entanto poderá reservar surpresas para eles. Ainda há gente acordada.
 

oliana

Active Member
Eu não entendo muito bem a forma de renumeração dos deputados na assembleia da republica. No entanto se há partidos que têm um ordenados fixo para os seus representantes e retêm outra parte, acho muito bem. Afinal eles foram eleitos pelas listas dos seus partidos e estão lá para servirem os seus ideais e o país.

NÃO PARA SE SERVIREM DELES E DO PAÍS, PARA SE AUTOPROMOVEREM.
 

miguelcarromeu

Active Member
Oliana,

Não me parece que haja qualquer contradição com aquilo que eu disse.

Ainda há algumas cooperativas que subsistem, apesar do seu funcionamento já pouco ter a ver com o cooperativismo.

Não discordo quando dizes que deram emprego a muita gente, sem alternativa, certo; mas também dizes, (concordas) que a fundação de muitas delas teve razões muito duvidosas.

Penso que te estivesses a referir ao meu comentário, quando mencionaste o desconhecimento factual que as pessoas têm das cooperativas (e de muitos outros episódios da nossa história, já agora) mas eu também sei um pouco de história e das ocupações ilegais das herdades; ou, quiça, da matança cobarde que os "caçadores" fizeram, por exemplo, no Parque Africano, junto a a Arraialos (também conheço bem a zona de Montemor).

Os "jipes" entregues pelo Cavaco, recorda-te, nem sempre foram aos latifundiários: muitas vezes não passavam de "borra-botas" do pós-25 de Abril que tiveram a sorte de estar no local certo à hora certa.

EDIT:

Os deputados têm um ordenado fixo, tabelado e agregado ao vencimento do PR. Neste momento ronda os 3000 e muitos euros + despesas de representação, subsídios, etc.

Que tu aches bem eles entregarem o ordenado ao partido, partindo apenas do principio que foi ele (partido) que os elegeu, já é algo que me choca - mas opiniões são opiniões - respeito-a!

Mas partindo dessa lógica, então devíamos todos dar o dinheiro aos nossos pais - foram eles que nos criaram.

Eu desaprovo este tipo de raciocínios; acho completamente feudal a ideia do pater-familia.

EDIT 2:

Não sei se entendeste completamente a questão dos ordenados: os deputados do PCP entregam, por completo, o vencimento de deputado ao partido (incluindo os extras).
 
Last edited:

oliana

Active Member
Claro que sim! Foi tudo feito numa base errada.
Naturalmente que sei como foram feitas algumas ocupações das terras. Eu fui a algumas acompanhando os meus pais. Aquilo que devemos tentar extrair é o que de bom foi feito nessa altura baseado num equivoco. Imagino como seria se fosse realmente feita a sério com bases sólidas. Não é utopia.
Uma espécie de Reforma Agrária existe em muitos países capitalistas, camuflados num cantinho onde não se possa passar a imagem para o exterior. Isso seria uma vergonha. Exemplo do que existe aqui ao lado em Espanha. Reportagem passada ao leve no telejornal de um canal qualquer.

Quanto ao ordenado dos políticos, mantenho a minha opinião.
Seja de que partido for.
Desconheço a forma de renumeração dos deputados do PCP. No entanto permite-me duvidar que todos eles estão á borla no parlamento ou nas câmaras municipais. Ainda assim vou-me informar de fontes fidedignas.
Ou então são mesmo políticos sérios e estão no partido sem qualquer interesse secundário para além da defesa dos seus ideais.

De resto, quando isso não acontece, e colocam á frente outras prioridades mais obscuras, são colocados na rampa de lançamento a caminho da porta de saída.
Aparecem depois, por vezes, com outro casaco de cor diferente, a defender outros interesses. Exemplos?....!!!!!. Alguns.
O que me parece não acontecer noutros partidos conhecidos. Exemplos? uiiiii........!!!
 

miguelcarromeu

Active Member
Não trabalham de borla, claro! Funciona da seguinte forma:

- os deputados recebem o vencimento correspondente à função que desempenhavam antes de serem eleitos pelo partido; ou seja, um operário ganha o respectivo vencimento de operário; um engenheiro, o respectivo ordenado que ganhava.

Vem uma reportagem na Visão da semana passada sobre o "novo" sangue do PC; se quiseres passo-te ;)
 

mpc

New Member
Eu não entendo muito bem a forma de renumeração dos deputados na assembleia da republica.

Deixa lá, que eu também não entendo! nem é para entender! :confused:

Só sei, que Assembleia da República, em 2012, em ano de austeridade, gastou só 44 Milhões de Euros! :confused:
 
Top