Afinal qual é o problema de Portugal??

Mach 4

New Member
Sim...afinal o que é que deveria mudar primeiro em Portugal :

- A justiça lenta e morosa que parece mais uma injustiça por favorecer os prevaricadores e facilitar a vida a quem não merece;

- A educação e formação dos nossos jovens que deveria ser mais profissional e rigorosa;

- A reabilitação da nossa agricultura;

- Apostar mais e melhor na nossa indústria;

- Ajudar mais as PME's para revitalizar a nossa economia;

- Melhorar o nosso sistema de saúde e de segurança social;

- Apostar mais na formação dos nossos funcionários públicos e privados;

- Tentar acabar de vez com a corrupção.

Afinal por onde é que acham que se deve começar a alterar medidas e hábitos de forma a que Portugal se levante rápidamente de modo a ser novamente uma grande nação como outrora já foi. Temos de começar por qualquer lado.

Na minha opinião (e não só) acho que se deve mesmo começar pela reforma da nossa justiça pois sem ele estar a funcionar convenientemente não temos base para ir a lado nenhum.

Ou então outro sector qualquer.
O que acham?

-
 

carlos_cavaco

New Member
Todos os itens que enunciaste partem da gestão politica, do governo, se tivesse-mos um governo em condições esses problemas resolviam-se pois para todos esses itens existem Ministérios, o problema no fundo é que em vez de irem para lá pessoas governar e no fundo faze-lo pela nação, vão para lá e é o "enche os bolsos o mais rápido e o que puderes", os chamados xupistas. É claro que no meio de tanto politico, deputados e outros cargos mais há gente boa, o que custa a crer à população e daí a descredibilização da classe politica.

A resolução (ainda que pareça uma miragem): Novos e sérios políticos e credibilidade para estes

Mas com a crise que se vive, tambem se pode tirar partido disso, como em todos os maus momentos, não me lembro de se falar tanto na TV e noutros meios e mesmo entre as pessoas de comprar produto nacional
 

msantos1708

New Member
"- A justiça lenta e morosa que parece mais uma injustiça por favorecer os prevaricadores e facilitar a vida a quem não merece;"
Enquanto o país for um país de corruptos onde tudo o que se faz é a pensar naquilo que se vai ganhar a seguir não há justiça que aguente. Quando o gajo que me roubou tem mais direitos que eu que para evitar o roubo lhei dei uma pera bem dada, não há justiça que aguente. é muita injustiça junta... não chegariam as palavras...

"- A educação e formação dos nossos jovens que deveria ser mais profissional e rigorosa;"
sempre fui defensor que se quero ser informático para quê levar com filosofias, geografias, e outras ...ias que por aí andam,

"- A reabilitação da nossa agricultura;"
Agora é tarde, está destruida e ninguem quer pegar nela...

"- Apostar mais e melhor na nossa indústria;"
igual á resposta anterior, está destruida e ninguém quer pegar nela

"- Ajudar mais as PME's para revitalizar a nossa economia;"
As nossas PME´s estão agarradas ao passado e ás leis que no passado faziam "furor", não é possivel reabilitar a pME quando ainda se defende que os hiper's deveriam fechar ao sábado ás 13h, isso era antigamente, se ainda fosse para o pequeno comércio abrir, mas não... é mesmo para estar tudo fechado.

"- Apostar mais na formação dos nossos funcionários públicos e privados;"
não é uma questão de formação mas sim de acabar com antigos vicios, que os novos FP não têm

"- Tentar acabar de vez com a corrupção."
hehehehehe impossivel... são poderes instalados que dificilmente acabarão, como eu costumo dizer... venha quem vier, não são politicos que mandam, mas sim os "corruptos" instalados e os grandes poderes económicos que vivem disto...

é um pouco dificil debater este assunto "banalmente", são anos e anos de "poderes" instalados...
 
Last edited:

Mach 4

New Member
Ou seja, por outras palavras não vale mesmo a pena votar em nenhum partido neste país uma vez que não irá adiantar de nada?

- É isso?

Mas se algo fizesse a diferença qual seria(m) o(s) primeiro(s) sectores onde se teria de "mexer" primeiro e a sério?
 

carlos_cavaco

New Member
Eu acho que faz diferença Mach há sempre os chamados "males-menores" acho estão lá outros vamos ver o que valem. O problema também de nós todos é que falamos muito e fazemos pouco se fossemos mais pró-activos e não deixasse-mos tudo nas mãos dos outros e depois mandar postas de pescada.

Na minha opinião os tópicos a seguir seriam facilitar e reduzir burocracia à industria e a empreendedore, principalmente aos exportadores. O mesmo seria aplicar à agricultura, se não estou em erro apenas produzimos 20% dos cereais que consumimos, e porque? Por falta de campos para cultivo não é de certeza. Os paises orientais estão a alugar terras em Africa para cultivar. Nos temos terras e temos a necessidade e no entanto não os produzimos não deixa de ser irónico
 

abelha2

Active Member
Essa lista está quase perfeitamente ordenada. Acho que o acabar com a corrupção é tornar a justiça eficaz.
A história do "a criminalidade diminui, porque há menos queixas" é muito engraçado. A criminalidade, não diminuiu, as pessoas é que deixaram de acreditar na polícia e apresentam menos queixas.
Quanto á educação, apenas digo o seguinte. Para mim, educação é diferente de formação. Tenho colegas na faculdade, que tiram boas notas, mas não são minimamente civilizados\educados. Esta educação deveria ter sido dada em casa, e não foi. Por isso alguém tem que lha dar.
Com o devido respeito aos psicólogos e etc, sei que não é a violência que resolve os problemas. É psicologicamente que se educa as pessoas, mas também não é com as falinhas mansas dos psicólogos. O respeito e a correcção de pessoas problemáticas, sobretudo jovens, é com base no medo, e esse medo é geralmente de algo físico. Os antigos não diziam que no tempo de Salazar, não era nada disto, porque as pessoas tinham medo?
Ora aí está o medo… desde que o medo seja de algo errado, ou seja, eu não devo ter medo de dar a minha opinião, mas devo ter medo do castigo, se fizer algo de errado. E para ter medo do castigo ele tem de ser duro. E não é com prisão apenas que isso se resolve.
Muito mais havia a dizer…
 

Mach 4

New Member
No outro dia estava a ouvir o fórum da TSF sobre a justiça em Portugal. O tema era o que se deveria mudar para a tornar melhor.
Pois bem meus amigos...depois do que ouvi de um magistrado...isto está BEM PIOR do que as pessoas possam imaginar. Até me deu arrepios...

Um caso do que eu falo deu hoje nos noticiários. Um grupo de 5 gajos assaltou um armazém e desmantelaram uma máquina de 20 metros de altura por 5 de largura e levaram as peças de maior valor. Pois bem foram apanhados e levados a tribunal. Sairam no mesmo dia e de seguida foram ao local apagar os vestigios como impressões digitais entre outras provas comprometedoras. E se calhar até aproveitaram para levar mais alguma coisa que se tinham esquecido.

Mas afinal que é esta merd...?????

Acreditem que enquanto tivermos este sistema de caca nos tribunais isto irá descambar mais tarde ou mais cedo e aí meus amigos vai ser a ANARQUIA e o salve-se quem puder.

Sem justiça competente e profissional acreditem que não há mesmo volta a dar.
É a base e o pilar mais fundamental de qualquer sociedade. Sem isto estamos entregues á bicharada principalmente porque os larápios andam aí e não são burros para perceber que estão á VONTADE...VONTADINHA.
 
Last edited:

STIG_73

New Member
Afinal qual é o problema de Portugal??

É ter muitos portugueses!

É isso mesmo amigos, enquanto houver o sentimento de impunidade que é transversal a toda a sociedade, enquanto só se pensar no lucro fácil e imediato, enquanto não se acabar com o chicoespertismo típico do tuga, enquanto não se puser termo ao estatuto e abuso de poder dentro das empresas e serviços públicos e enquanto não se debelar a corrupção... não se iludam... este país está eternamente condenado ao fracasso.

Tragam para cá um norueguês, um alemão ou um japonês para governar isto e verão que isto melhora.
 

ny12xx

Super Moderador
Afinal qual é o problema de Portugal??
É ter muitos portugueses!

Companheiro vferraz

Digo-te mais: onde estão dois portugueses, um deles está a mais!

Nós gostamos de ser portugueses porque aqui nascemos, porque ainda temos uns trilhos que não foram destruídos pelos incêndios, porque temos umas praias onde podemos dar uns mergulhos, porque temos o belo "cozido à Portuguesa" e mais duas ou três coisas jeitosas.

Um abraço

NY
 

JNR

New Member
Possa, VFerraz, essa piada (?) é minha...ou será de muitos "nós"... e aí tb reside o problema.

São tantos que já nem acreditamos ser possivel.

Mas, e como costumo dizer, o problema do Brasil é termos (portugueses) lá estado, mas, e acredito que nem tudo esteja bem e é obvio que é um país com mais recursos que nós, mas, em menos de uma década revitalizou-se, é claro que há muito para fazer mas...

Ok, a outra possibilidade é sermos comprados pelos(as) noruegueses.

Mach, até concordo com a ordem da tua lista, deixemo-nos é de utopias, esquece o ultimo ponto, pôe lá, diminuir, é mais realista e, na minha opinião, aceitável, ela , corrupção, existe sempre, mas desde que haja meios de a controlar, ou seja, voltamos ao ponto 1...simples não é? pois, vejam as noticias tugas sobre "tugueses" e depois falamos.
 

rodda

New Member
O mesmo seria aplicar à agricultura, se não estou em erro apenas produzimos 20% dos cereais que consumimos, e porque? Por falta de campos para cultivo não é de certeza.

As politicas agricolas são erradas, os agricultores são pagos para não produzir.
- Há animais a passar fome e o agricultor não pode (porque aderiu ao programa de subsidios) lavrar a terra para produzir alimento.
- No caso dos cereais os subsidios são pagos ao hectare quando deviam ser pagos á tonelada (produto final).
- 90% do valor total dos subsidios são distribuidos por apenas 5% dos agricultores, o pequeno agricultor está a desaparecer.
- Os adubos, sementes, gasóleo estão carissimos (mais caros 20% a 30% que em 2009).
-etc, etc

Sobre a educação prefiro não falar muito porque tenho dois pequenos em casa e não quer atirar pedras, mas revolta-me a educação (ou falta dela) de alguns jovens.
 

JNR

New Member
Não confundir formação académica com educação...essa começa em casa.

Infelizmente não são apenas os jovens e o problema está aí.

Quanto à agricultura (e falo apenas pelo que vejo e leio, atenção) é estranho um terreno não dar isto ou aquilo, mas temos metado do alentejo e algarve com agricultores espanhois, e dá, temos holandeses e dá, temos portugueses...e ... cumé? é apenas a politica de subsidios, é o habtuei-me a receber mas não a produzir? é a falta de conhecimento? atão? ou é tb a questão do somos ricos, os serviços e turismo é que dá, o resto é de POBRE e coitados, têm que trabalhar a terra...tadinhos...pois...ainda me lembro de uma reportagem na saudosa GRaNDE REPORTAGEM, deve ter mais de 10 anos (ou seja, não é nada novo) e entevistavam uma casal de holandeses no alentejo, produziam principalmente leite de vaca e não sei que culturas, e dizia que sim, estava a ir bem.

O reporter constatou a casa simples, os tractores ultimo modelo, a pick up a cair de velha, um carro que nem me lembro mas que tb era...velho, hahaha e a ultima moda em equipamento de ordenha. Comentário do holandes, totó: um português quando recebe o subsidio vai logo comprar um Jipe! CLARO!!!Pá, OBVIO, MAS ATÃO, QUERIAS O QUÊ? tenho um primo meu alentejano que emigrou agora para....e tinha uma empresa de camionagem cheia de trabalho e dividas, porque? porque os agricultores e tais passeiam-se nos tais jipes mas pagar...há coisa e tal, estou è espera do subsidio e coiso e não deu, choveu, esteve sol, e a seca e ...

Estamos todos iguais, queremos o dinheiro, não queremos o trabalho.

Há honrosas excepções, mas são honrosas...

Mas atenção, isto vem de longe e a verdade é que fomos sendo formatados assim, mas pronto, qualquer informatico de meia leca sabe formatar um HD, não deixando nada, e depois é só carregar a nova informação.

Hasta.
 
Last edited:

Mach 4

New Member
Então e depois do que aqui foi descrito penso não haver dúvida que realmente o factor educação + formação provávelmente é mesmo o 1º a ter de ser trabalhado de todos os pontos que enunciei. Se não existir uma boa educação em casa pelo menos nas escolas e liceus deveria haver mais empenho por parte dos professores. Mas depois estes dizem que não são os pais e se insistirem em algo ainda levam um soco do pai de algum aluno, e aqui está mais uma vez patente a falta de educação/formação de muita gente. Por isso se a justiça fosse muito mais célere em muitas situações decerto que era levada bem mais a sério neste país.

Por isso é que eu digo que deveria ser a justiça a "vassoura" deste cancro que é a corrupção.
Vejam o exemplo dos EUA - pode ser um país de contradições, mas o certo é que lá ninguém brinca com a policia nem com as autoridades em geral. O sistema de justiça deles é rapidissimo, e para TODA A GENTE. Nem os Vip's se safam.

O ciclo está todo interligado, mas devemos ter de começar por qualquer lado e se o problema é o povo em geral então resta-nos o mesmo destino da Grécia e Irlanda e eu não me conformo com isso. Mas vamos esperar para ver, até porque já andam para aí a dizer que a CEE está condenada.
 

JNR

New Member
Claro que dizem, até porque dá jeito a muita gente. e se formos pelas teorias da conspiração, especilamente as francesas, esta questão do Straus-Kahn foi mesmo desenhada, e por quê? porque alterou a maneira de funcionar do FMI e este esta a dar tanto jeito na recuperação (?) de alguns paises da UE.

E as agencias de rating, foi ou não foi concertado? Duvidas ainda?

E sim, a questaão da formação civica, moral das gentes é fundamental e isso só com tempo e com uma justiça que se veja, rápida, o mais imparcial possivel (a tua ideia dos States, bom, pelo menos lá é rapida.).

Cá, com o tempo que demora, por exemplo, no T. do Trabalho, permite a que qualquer patrão faça o que quer...quem pode aguenta, quem não pode...sujeita-se...
 

msantos1708

New Member
Ou seja, por outras palavras não vale mesmo a pena votar em nenhum partido neste país uma vez que não irá adiantar de nada?
- É isso?
Mas se algo fizesse a diferença qual seria(m) o(s) primeiro(s) sectores onde se teria de "mexer" primeiro e a sério?
Não quis de modo algum ser negativista, mas andámos anos e anos a receber dinheiro para não produzir que agora será dificil alguém pegar no que quer que seja.
As pescas... frotas inteiras desmanteladas e/ou deixadas ao abandono, quem é que agora tem dinheiro para criar frotas inteiras, e quem diz as pescas diz a agricultura e a industria. Na minha opinião deveria ser o sector primário a arrancar e ser o motor do desenvolvimento.
Serão sempre estes sectores aqueles que irão, em grande parte, diminuir a dependência do país, mas para isso tem de haver capital e onde é que ele está?? nas mãos de meia duzia de "jagunços" que levam o país para onde lhes dá mais jeito.
Os politicos são apenas bonecos nas mãos destes "poderosos", depois uns aproveitam-se outros acomodam-se.
Em relação ao que se debate, a questão da educação, esse será um projecto a desenvolver (urgente é evidente) mas que só trará resultados daqui a anos.
 
Last edited:

ny12xx

Super Moderador
Companheiro Mach 4

Concordo e discordo!

Com a nossa entrada na CEE, houve um afluxo de "fundos comunitários" que deveriam aumentar a nossa produtividade e competitividade.

Como não foram bem aplicados, perdemos esse empurrão.

Depois vieram as "obrigações" que tinhamos de cumprir, e aí sim, fomos entalados (tanto por falta de poder negocial dos nossos dirigentes, como por falta de aplicação dos recursos que a CEE nos disponibilizou).

Esta é a minha opinião, mas, acho que estariamos bem pior sem a CEE.

Um abraço

NY
 

JNR

New Member
Concordo contigo, não é a entrada, mas o que se fez com ela. e é curioso (?) que os mesmos que nos guiaram nessa entrada venham agora falar de oportunidades perdidas e que não podemos agora não podemos falhar...

Nós, portugueses, continuamos com a ideia que falhar de vez em quando é aceitável...
 
Last edited:

Mach 4

New Member
Nós, portugueses, continuamos com a ideia que falhar de vez em quando é aceitável...

Acho que esta tua frase já resume em grande parte o porquê de isto estar tão mal.
O que é profundamente lamentável é falharmos sempre nas alturas mais criticas e determinantes para o fortalecimento da nação.
Eu lembro-me que na época das "vacas-gordas" era só comprar e desperdiçar só porque havia nessa altura muita oferta para muita procura.
Nunca se incentivou nessa altura o povo a poupar porque a banca estava sedenta de €€€ e ansiava encher os seus cofres com os juros dos seus imensos empréstimos e como já nessa época era ELA quem mandava em Portugal os politicos mais conscientes foram calados.

Quanto ao correcto investimento desses fundos oriundos da CEE :

Acho que muita coisa aconteceu que nunca devia ter acontecido, como a comprovadissima falta de rigor na fiscalização numa altura tão determinante como a que foi relativamente á gerência desses recursos europeus.
Como costumo dizer - "A corrupção só tem 2 mãos, mas muitas luvas."

O Povo português nessa altura faz-me lembrar a famosa fábula da cigarra e da formiga. Mas como já foi dito ao longo da história do nosso paìs não faltam exemplos de roubalheira descarada e do esbanjamento do nosso tesouro. Pelos vistos está-nos no sangue e será preciso uma enorme transfusão para alterar este tipo de pensamento medíocre. Mas os nossos politicos também não ajudam com os seus exemplos de cidadania...

Mas aparentemente não fomos os únicos a pensar e agir assim, pois a Irlanda e a Grécia também devem ter muita a gente a pensar como os portugueses para chegarem á sua actual situação.
Vamos ver a Espanha como se vai aguentar.
 
Last edited:

JNR

New Member
O caso da Irlanda é um pouco diferente do nosso e especialmente da Grecia, aEespanha é outra coisa qualquer, com desemprego elevado endemico e apostas inicialmente acertadas na America Latina mas que, mas que mais tarde, afunilou muito o comercio exterior.

Na minha opinião a Irlanda é mais parecida com a Islandia, em que a malta até estava mais ou menos mas o bancos fizeram apostas maravilhosas e...a Islandia mandou-as à vida, houve alguns que arderam, a Irlanda correu a tapar os buracos...e ficou com um gigantesco...nós...bem nós...e o Gregos são um versão vitaminada nossa ;)
 
Top