Afinal qual é o problema de Portugal??

miguelcarromeu

Active Member
Nem percebo como pode alguém pensar o contrário; é pueril pensar que tem de ser o POVO a dar o exemplo à classe GOVERNANTE.

Aceitar que os GOVERNANTES são o reflexo de quem os elege, é correcto, mas, a tradição bíblica diz-nos que DEUS fez o Homem à sua imagem, e não é por isso que o Homem deixa de ter imensos defeitos. Ou assumimos, nesse caso, o defeito do "Deus" que nos criou, ou assumimos os nossos próprios erros.

Assim sendo, MORALMENTE, o exemplo tem SEMPRE, mas mesmo SEMPRE, de vir de cima.
 

Jocas22

Active Member
não concordo. Ou melhor concordo como principio geral pra muita coisa não pra este assunto em especifico.

Somos nós quem temos o poder neste caso e não os governantes. Eles fazem o que lhes deixamos fazer, são bandidos e voltamos a votar neles, põe-nos na miséria e votamos que são dos melhores que já tivemos.

Não há melhores politicos porque se vota nos mais bem parecidos, nos mais bem falantes. Ninguem com 2 palmos de testa que saiba o que tem de se fazer e que não use a politica exclusivamente como uma profissão e meio de vida, se mete nestas coisas. Porque esses sabem que tinham de dizer a verdade, fazer o que tem de ser feito. Mas preferimos estes que nos mentem que dizem que está tudo bem.

O exemplo neste caso em especifico até pode vir de cima, mas quem manda somos nós e como em qualquer organização em que quem manda/escolhe quem manda não sabe o que faz, o resultado é o caos.
 

miguelcarromeu

Active Member
Se o mundo fosse assim tão linear, ou tão "preto e branco" as coisas eram bem mais fáceis.

Mas coloquemos as questões desta forma: temos a liberdade do voto, correcto. Mas temos verdadeiramente o poder de alterar o sentido / rumo com o voto? Nesse caso, que panorama sustentável poderia estar em vigor na actual Assembleia, sabendo de antemão que o PS já provou ser farinha do mesmo saco e o PP. uma "maria vai com as outras"?
 

Jocas22

Active Member
o problema não é a liberdade de voto, é o não saber o que fazer com ele. Mesmo a gravitar nos partidos existem pessoas competentes, mas sem hipóteses de chegar a mandar, ou porque dizem o que não dá votos, ou porque são baixinhos e carecas. A seguir ao Cavaco, ao Socrates, ao Seguro, ... há-de vir nos mesmos moldes, teórico, sem experiência, homem, bem parecido, bem falante, e que diz o que querem ouvir dele.

Outros como o Medina, a Manuela Ferreira Leite,... não têm quaisquer hipóteses. Quando dissessem as verdades que doam, eram logo encostados pelo partido porque sabiam que nunca ganhariam uma eleição. O problema não é o partido A ou B, é as pessoas que queremos, o prototipo de PM em quem votamos.
 

Joseelias

Well-Known Member
Mas ainda alguém ainda acredita que vivemos em democracia? Em Portugal não existe democracia. Nenhuma, nem um pouco. PONTO FINAL!

Temos desde há 40 anos partidos que são eleitos com base em promessas e em programas eleitorais. NENHUM deles cumpre 10% dos compromissos que assume perante os eleitores durante a campanha. Mas nada lhes acontece!

Se olharmos às promessas e aos programas eleitorais como contratos entre os partidos e os eleitores, que o são de facto (!), digam-me o que aconteceria se algo de semelhante ocorresse entre duas empresas? Esse contrato não era automaticamente denunciado por incumprimento grave do contratado pela parte lesada? Então porque motivo aceita este povo, em especial os eleitores do vencedor das eleições, que este se mantenha em funções perante as mais grosseiras violações do programa e promessas eleitorais? Perante a descoberta de que o que foi dito em campanha não passaram das mais grosseiras e nojentas mentiras com o objectivo de atingir o poder?

Assim, nesta "chachadocracia" temos partidos eleitos consecutivamente à 40 anos que nunca cumprem, nem uma fracção, do contrato assinado e jurado perante o país sem que ninguém lhes peça contas mantendo-se sempre em funções.


Mais grave, cabe ao Presidente da República, a mais alta figura da nação (seja lá o que isso significa), garantir que a legalidade seja cumprida, nomeadamente que a constituição e a soberania nacional sejam respeitadas. Ora, o que se passa é que nenhum Presidente da República até hoje fez respeitar a constituição num dos mais grosseiros e aberrantes desrespeito pela figura que deveria de representar. Todos eles permitem que leis e orçamentos inconstitucionais sejam aprovados e aplicados sem mexerem um palha, quanto mais demitirem um governo...

Já sei, já sei, a constituição é vermelha, isto, e aquilo, Prec , blá, blá, blá whiskas saquetas... Ora têm bom remédio, ou se muda a constituição, ou se os candidatos não concordam com esta... não se candidatem! Agora uma coisa é certa, se se candidatam e vencem as eleições TÊM O DEVER DE FAZER CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO! A função do PR não é opinar sobre esta, é somente ser o GARANTE DO SEU CUMPRIMENTO.

Isto é, temos tido desde à 40 anos PR's na mais descarada ilegalidade e ninguém se preocupa com isto. Basta ver que ninguém se atreve a ser critico de uma forma mais dura com esta pomposa figura que não passa de UMA ASSALARIADO DA REPÚBLICA, DE UM FUNCIONÁRIO DO ESTADO AO SERVIÇO DO POVO. No entanto, é tratado com uma espécie de reizinho rasca... Aliás mandem uma boca ao tipo que ocupa o palácio de Belém neste momento e terão um processo sumário por injurias como aconteceu à umas semanas a quem o mandou trabalhar em Elvas.

Mais, têm sido dados passos na politica europeia que mais do que o aprofundar de relação entre as nações da UE são um descarado atentado à soberania nacional. E o que fazem os PR's perante este grave atentado à nossa independência? NADA!

Mas voltando, à questão dos governos que não cumprem o contrato assumido perante os eleitores. O que fazem os PR's neste caso? NADA! Isto é, todos os PR's desde à 40 anos permitem que governos eleitos democraticamente, acabem por se manterem em funções que conseguiram em flagrantes fraudes eleitorais. Não, não trocaram boletins de votos, mas mentiram descaradamente para atingirem o poder. O que fazem perante politicas claramente danosas para o país como derrapagens monumentais uimas atrás de outras em cada legislatura? NADA!

ORA, DIGAM LÁ SE EXISTE UMA ÚNICA COISA DE DEMOCRÁTICO EM TODO ESTE PROCESSO?

Mas há mais... Como foi noticiado há uns anos atrás o PS era financiado pelo PS francês, e o PSD pela CDU alemã. Ora, que hipóteses têm outros partidos de contrariar os que gastam oficialmente milhões em campanhas eleitorais, mas muito mais de forma encapotada? Que hipóteses têm os que tentam passar valores e ideias (do PCTP ao PNR por mais que se possa discordar deles), contra outros que contratam publicitários a serem pagos aos milhões e que conseguem vender gelo a um esquimó, mas que neste caso vendem governos?

Desde quando é que permitir que campanhas eleitorais que deviam de debater ideias e projectos, sejam autênticos circos de luz, cor e música em que o mais importante é a música usada para quando o candidato a PM sobe ao palco?

Mas por falar em publicitários... Não foi o Balsemão que disse há uns anos atrás que eleger um PR era o mesmo que vender um Champo? Será que estamos numa democracia quando TODOS os grandes, médios e pequenos órgãos de comunicação social estão nas mão de lideres, ex-lideres ou simpatizantes activos dos partidos do arco do poder? Em que só estes têm verdadeira voz neles seja em tempo de antena seja em comentadores? Em que que ousa falar diferente é minimizado e ridicularizado, mesmo que se venha a provar mais tarde que estavam cobertos de razão?

E a manipulação das leis, da justiça, da corrupção, compadrios, etc, etc, etc...

Mas ainda alguém acredita que vivemos numa democracia quando, à excepção das papeletas que entram nas urnas, absolutamente nada no processo é transparente e legal? Absolutamente nada?

A culpa? É em última análise do povo. Se fossemos CIDADÃOS, e não apenas um rebanho de habitantes da área geográfica denominada de Portugal, já este pulhas tinham fugido deste país temendo pelas vidas há muito.

Está na nossas mãos mudar as coisas. E antes de se chegar a uma revolução (que para lá caminhamos) ainda temos a hipótese de aniquilar eleitoralmente os partidos que nos trouxeram a este estado de coisas para ver se atinam. Votem noutros que nunca estiveram no governo, estejam ou não representados na AR. Não gostam? Organizem-se e criem alternativas. Deixar isto como está vai custar vidas no futuro próximo.
 
Last edited:

mpc

New Member
A seguir ao Cavaco, ao Socrates, ao Seguro, ... há-de vir nos mesmos moldes, teórico, sem experiência, homem, bem parecido, bem falante, e que diz o que querem ouvir dele.

Outros como o Medina, a Manuela Ferreira Leite,... não têm quaisquer hipóteses. Quando dissessem as verdades que doam, eram logo encostados pelo partido porque sabiam que nunca ganhariam uma eleição. O problema não é o partido A ou B, é as pessoas que queremos, o prototipo de PM em quem votamos.

Nem mais, é isto mesmo que acontece, o povo vota naquele que melhor fala, naquele que prometa obras megalómanas, etc.

Lembram-se da campanha eleitoral para as legislativas de 2009 ?

Ferreira Leite (candidata do PSD), falava em cortar na despesa do Estado, cancelar a construção do TGV por não haver dinheiro, etc. avisava que a continuar assim o país teria de pedir ajuda financeira, ou seja dizia verdades inconvenientes que a maioria do povo não queria ouvir!

Sócrates (candidato do PS) prometeu, mais crescimento económico, construir o TGV, mais obras públicas, etc.

Quem ganhou ?

Sócrates como é óbvio!
 

mpc

New Member
Ah e mais, Sócrates aumentou os funcionários públicos em Janeiro 2009, ano de eleições, salvo erro, em mais 2,9%!

Se calhar foi só mera coincidência! :p

Estes políticos são uns artistas a enganar o povo! ;)
 

Jocas22

Active Member
por acaso tenho pena é de não ser brasileiro pelos dias que correm.... é ver a diferença, por cá aplaudia-se os CCB, expo, euro, estradas e AE a cobrir todas as aldeias e lugarejos do pais, etc... por lá eles que vivem 1000x mais que nós o futebol nem preciso de falar mais

uma vénia a esse povo com cabeça. Por cá procura-se o próximo que prometa abanar uma varinha e fica tudo bem, depois é eleito e aumenta os impostos em vez de reformar o estado.... depois começa tudo de novo...
 

TheTraveler

Active Member
Jocas22 said:
por acaso tenho pena é de não ser brasileiro pelos dias que correm.... é ver a diferença, por cá aplaudia-se os CCB, expo, euro, estradas e AE a cobrir todas as aldeias e lugarejos do pais, etc... por lá eles que vivem 1000x mais que nós o futebol nem preciso de falar mais

uma vénia a esse povo com cabeça.

Candidataram-se ao mundial em 2003, o povo aplaudiu.
Ganharam a realização do mundial em 2006, o povo aplaudiu.
E revoltam-se em 2013... Porque estiveram 10 anos convencidos que iam organizar mundiais de futebol e olímpicos sem que o dinheiro viesse do orçamento de estado. Vinha do ar...

O Brasil agora está bom, vamos organizar um mundial, e olímpicos e tudo. Dizia um amigo meu Brasileiro, residente cá e que voltou ao Brasil há 3 anos...

Explica lá melhor essa do povo com cabeça. São como nós, só reclamam quando lhes vão ao bolso. No caso deles, foram-lhes ao bolso nuns míseros 20 cêntimos de real nos transportes públicos, e foi isso que despoletou esta revolta toda. Agora dizem que não foi isso, mas é a realidade.
 
Nós os tugas não passamos de um rebanho de Carneirada Mole !

Há quase 40 anos que andamos a eleger imbecis, a comer o que os comentadores políticos nos dão, e que não passam de gajos completamente agarrados ao sistema.

Vejam os comentadores de todos os canais, praticamente todos já tiveram responsabilidades politicas e até governativas, e a malta deslumbra-se com a retórica pobre desses gajos.

Politicos condenados são muito poucos, roubam e roubam e a justiça nada, não funciona, raramente não se encontram provas.

Não interessa ao sistema !

A justiça não usa a mesma medida !

Esses gajos quando vão de saco, porque não os metem na gaiola juntamente com os outros tugas ! Têm medo ! Pois, também eu teria !

Pois claro, a promiscuidade entre o poder político e a justiça é grande. Uma grande parte dos deputados que já passaram e que estão na AR são advogados e não custa nada legislar a favor dos seus interesses e dos seus clientes.

Tudo normal, tudo na boa, a Carneirada Mole quer é saber quem ganha o campeonatode futebol, se o CR7 foi para Miami, ou para LA, ver Big Brother e novelas.

Enquanto continuarmos a manter malta que não produz um chavo, tipo Ex-Presidentes da República, reformas milionárias de deputados e afins, ciganos e drogados, a manter as mordomias dos governantes e do aparelho do estado, das PPP que dão de mamar a todo esse polvo parasita que vive há custa do desgraçado que trabalha e desconta e paga cada vez mais impostos, que paga cada vez mais pela energia que consome e pela gota que mete no carro e paga e paga e paga para alimentar o sistema !

Assim não saimos do buraco, cada vez estamos mais enterrados .

Há quem diga que cada um tem o que merece, e a Carneirada Mole merece isto e muito mais, para ver se acorda de vez e marra contra estes cabrões !

Não se poderia esperar esperar outra coisa que não, depois de uma revolução panisga, feita com flores !

Acredito que quando houver coragem para se fazer uma verdadeira Revolução isto mude, mude qualquer coisa.

Talvez um dia, quando a Carneirada Mole perceber que já perdeu tudo e já não tem mais nada para perder !
 

Joseelias

Well-Known Member
O maior problema é que os habitantes de Portugal (recuso-me a chamar de CIDADÃOS à maioria) são pessoas extremamente arrogantes e mesquinhas para com o seu semelhante (vejam os comentários neste fórum sobre o atendimento nas lojas de bicicletas), e mais submissas e rasteiras que um cão amestrado perante qualquer criminoso de fato e gravata que surge na TV. Mesmo que este esteja a debitar mentiras descaradas e tenha tido um cargo governativo nas legislaturas anteriores.

Se o amigo, o colega, ou o vizinho lhe aponta evidências explicitas que estão à frente dos olhos de todos, já não lhes dá ouvidos! Só o facto de essa pessoa ser trolha, segurança, agricultor, trabalhador de escritório perante os outros retira-lhe credibilidade por mais que ele aponte factos reais e verdadeiros que podem ser confirmados facilmente por quem quiser. Especialmente hoje, com a internet.

Mas o tal mânfio da TV faz com que toda a gente se cale a ouvi-lo religiosamente apesar de se saber que ele pertence aos partidos dos arco do poder, que se não foi ministro ou secretário de estado é deputado há dezenas de anos e aprovou todas as leis que agora critica só porque não é o partido dele no governo.

Os portugueses não são hoje mais inteligentes que a mole humana de analfabetos do início do século XX por mais cursos superiores que tenham. Uma pessoa que assistiu a uma visita de El-Rei Dom Carlos nos anos de 1900's (era quase centenária quando me contou isto) descreveu-me a desilusão que o povo de Almada sentiu quando o rei foi visitar esta cidade porque pensavam que ele era de........OURO!!!!!!!!! Não é anedota, foi-me contado pessoalmente por quem assistiu a isto.

Este tipo de atitude e mentalidade persiste até aos dias de hoje. Se alguém deve 5€ na tasca já toda a gente o insulta de caloteiro à descarada. Mas se no telejornal se vê alguém a chamar de ladrão ou vigarista um governante, nomeadamente o PR que lucrou uma fortuna com as negociatas do BPN e que foi tudo abafado, já toda a gente se incomoda pois ele é o Shôr Prejidente... Ai, Nosha Shenhora Jejus Crixto que não se trata assim uma pessoa "daquelas". Há que haver respeito pela figura do PR, bla, blá, blá...

Enquanto este povo não der ouvidos ao bom-senso, e perceber que se não empresta dinheiro uma segunda vez a uma pessoa que nunca lhe pagou o primeiro empréstimo, então também não deve de voltar a confiar em partidos que o enganam consecutivamente desde há 40 anos.

Mas infelizmente sei que assim que o Benfica, Porto ou Sporting faça uma nova contratação, ou uma das actrizes revele a sua nova relação amorosa nas revistas cor-de-rosa todas estas questões cairão por terra. Afinal é a bola e as novelas que põem o pão nas mesas de todos nós, não é?
 

Rs14

Member
Nós os tugas não passamos de um rebanho de Carneirada Mole !

Há quase 40 anos que andamos a eleger imbecis, a comer o que os comentadores políticos nos dão, e que não passam de gajos completamente agarrados ao sistema.

Vejam os comentadores de todos os canais, praticamente todos já tiveram responsabilidades politicas e até governativas, e a malta deslumbra-se com a retórica pobre desses gajos.

Politicos condenados são muito poucos, roubam e roubam e a justiça nada, não funciona, raramente não se encontram provas.

Não interessa ao sistema !

A justiça não usa a mesma medida !

Esses gajos quando vão de saco, porque não os metem na gaiola juntamente com os outros tugas ! Têm medo ! Pois, também eu teria !

Pois claro, a promiscuidade entre o poder político e a justiça é grande. Uma grande parte dos deputados que já passaram e que estão na AR são advogados e não custa nada legislar a favor dos seus interesses e dos seus clientes.

Tudo normal, tudo na boa, a Carneirada Mole quer é saber quem ganha o campeonatode futebol, se o CR7 foi para Miami, ou para LA, ver Big Brother e novelas.

Enquanto continuarmos a manter malta que não produz um chavo, tipo Ex-Presidentes da República, reformas milionárias de deputados e afins, ciganos e drogados, a manter as mordomias dos governantes e do aparelho do estado, das PPP que dão de mamar a todo esse polvo parasita que vive há custa do desgraçado que trabalha e desconta e paga cada vez mais impostos, que paga cada vez mais pela energia que consome e pela gota que mete no carro e paga e paga e paga para alimentar o sistema !

Assim não saimos do buraco, cada vez estamos mais enterrados .

Há quem diga que cada um tem o que merece, e a Carneirada Mole merece isto e muito mais, para ver se acorda de vez e marra contra estes cabrões !

Não se poderia esperar esperar outra coisa que não, depois de uma revolução panisga, feita com flores !

Acredito que quando houver coragem para se fazer uma verdadeira Revolução isto mude, mude qualquer coisa.

Talvez um dia, quando a Carneirada Mole perceber que já perdeu tudo e já não tem mais nada para perder !
Isto!!........
 

Jocas22

Active Member
thetraveler, são incontáveis mais os que reclamam que os que na altura aplaudiram, certamente nao querias que fosse unanime.

...tivessemos nós reclamado durante a expo, do euro,...aliás nem mesmo no inicio da desgraça se reclamava, demorou ainda uns valentes anos:rolleyes:
 

mpc

New Member
...tivessemos nós reclamado durante a expo, do euro,...aliás nem mesmo no inicio da desgraça se reclamava, demorou ainda uns valentes anos:rolleyes:

Exactamente, e mais grave ainda, é que tudo isto foi construído com dinheiro pedido ao estrangeiro! :rolleyes:
 

oliana

Active Member
Cantava a Ana, uma letra de Carlos Paião em 1981;

Quanto mais te bato
Quanto mais gostas de mim
Este é o meu recado
Já não mudo, eu sou assim
 

FMCurto

Active Member
Ainda a semana passada ou na anterior estava a comentar com uma amigo: "Então o Gaspar quer cortar os intermediários e vender a divida directamente aos portugueses?Depois dos bancos andarem a encher a mula às dezenas de milhar financiando-se a 1% com o BCE e comprarem dívida portuguesa a 7% ou mais?Este tipo vai ter um "acidente"..."
 
Top