Olá a todos,
Alem da conversa sumária do dinheiro que se está disposto a gastar, boa relação qualidade/preço dos produtos, intensidade e frequência de utilização dos mesmos etc, há alguns aspectos que considero importantes como as garantias e o custo de oportunidade dos mesmos.
O capacete, calções e sapatos são o mais importante, e devem ser escolhidos em função do uso e conforto. Jersey é quase igual um de 10 euros do LIDL ou um de 50 euros com a marca escarrapachada por tudo quanto é sítio com letras garrafais, e que quase se trata de um assalto (é pagar quase por um produto de merchandising).
Os sapatos devem ser de uma marca especializada em sapatos e devem experimentar vários modelos, do bonito ao feio, porque o importante é o que se adapta bem ao nosso pé, que é confortável a andar a pé sem a bike e que o pé não se queixa. Devemos escolher um "bom" sapato e não apenas um sapato bom devido à marca ou se é todo em carbono etc. O que conta é a palmilha, os apertos e alguns pormenores que podem indiciar uma boa duração do mesmo.
Resumindo, em 2003 comprei uns Carnac horrorosos, amarelos e azuis, quase do mais feio que já vi. Custavam 90 euros e comprei por 70, os meus amigos iam-me matando e eu derreti uma nota valente. Assentavam na perfeição, super confortáveis, uma sola bastante rígida e confortável, não causa uma dor sequer no pé. Hoje têm os pitons bem gastinhos, os velcros já não estão novos mas não alargam durante a volta. Tenho outro par de sapatos há muito tempo na garagem, mas ainda não tive coragem de os usar porque decidi testar os velhinhos até à exaustão antes de comprometer os conforto.
Não nos podemos render a uma marca, mas antes escolher o que de bom cada marca nos apresenta, e nesse sentido um capacete por exemplo deve ser de uma marca que fabrica exclusivamente ou na maioria, capacetes. Pretendia ser imparcial mas aqui vou referir marcas para ilustrar os exemplos.
Existem marcas de capacetes com garantia e são esses que devemos comprar porque mais tarde pode compensar e amortizar o investimento. Corria o ano de 2002 quando tive o meu primeiro capacete, na altura a oferta era cara e a concorrência diminuta, quer em opções nas várias gamas, quer em facilidade de comparação de preços, tinha de ser quase sempre in loco. Ia comprar um Polisport de 33 euros, todo bonito e tal, mas achei caro. Então acabei por comprar um capacete MET por 47 euros com garantia de 3 anos, em que em caso de queda ou acidente, no momento de aquisição de outro carolo desta marca, seria descontado 50% do valor do primeiro. Fiquei rendido, pois o capacete sinistrado seria alvo de testes em laboratório, para analisar etc. Verdade o mentira não sei, mas o facto é que a ideia me convenceu e o capacete assentava que nem uma luva e era bastante leve. Agora vem a parte interessante, "só caí" felizmente passados 3 anos e 5 meses quando o capacete já não estava na garantia, portanto à partida não teria interessado. Foi uma queda no estrada nacional a cerca de 35 ou 40km/h, que ao desviar-me de um ciclista que caiu tive de passar por cima da bike dele, pois em sentido contrário vinha um carro. Conclusão, dei um valente trambolhão onde rasquei o jersey, parti o telemóvel (tendo vindo a avariar 3 meses depois) e rachei o capacete ao meio (apesar deste ter ficado na cabeça direitinho e de eu nem ter sentido sequer que tinha batido com a cabeça no chão). Quando o pessoal me disse que me faltava um bocado do capacete atrás, nem queria acreditar, parecia que tinha levado uma dentada de um tubarão. O jersey (berg) ficou com um rasgão, e o que me protegeu nesse sítio foi a câmara de ar num dos bolsos e o telemóvel e as barritas de cereais do outro. Neste caso qualquer jersey ficaria roto, mas o facto é que o capacete me protegeu à séria, e mesmo fora da garantia dirigi-me à loja e prontamente me descontaram os tais 50% na compra de um novo. Acabei por comprar um modelo igual porque fiquei fã ! mas de cor diferente (para servir de marco ...lool).
Desculpem a extensão mas creio que é informação útil a quem se inicia.
Outra preocupação que eu tinha era em amortizar o preço do carolo porque em 2002 quase 50 euros era bem puxado, mas esta escolha revelou-se eficaz. Logo depois comprei um carolo de 8 euros no LIDL de "reserva" e/ou para os convidados que não tivessem capacete. Nunca mais caí e ainda bem ...
Os calções, esses devem ser justos de forma a comprimir, a protecção deve ser boa e os suspensórios devem ser também justos para manter o calção sempre no sítio e evitar desconfortos.
Bombas, 2.5 euros na Decathlon e está feito, luvas o LIDL de vez em quando tem umas a 5 euros brutais com uma durabilidade maluca, óculos a 10 euros na Decathlon. Poderia continuar, mas o grosso foi dito extensivamente atrás. Tenho calções de 7 euros da Decathlon e calções Giordana, Maglia, Pearl Izumi muito bons. Consoante a volta escolho o que vestir, pois quer façamos 20 kms ou 120, eles têm de ser lavados, e é isso que condiciona a vida útil dos calções (o modo de lavagem e secagem). Devem ser lavados a frio e secos à sombra para favorecer a sua duração.
Uma dica, comprar determinados artigos em época baixa, daqui para a frente compra-se corta-vento, manguitos, pernitos e capas de sapatos a preços bem simpáticos (lei da oferta e procura).
Outra dica é comprar as coisas antes de serem precisas, pois temos tempo para comprar o que queremos a bons preços, agarrar oportunidades etc.
Cumprimentos