Acessórios Sportzone e Decathlon... valem a pena?

dr_dudix

New Member
Boa tarde a todos.

Como já disse neste tópico pretendo iniciar-me no BTT. Para além da bicicleta, que tem sido debatida nesse tópico, obviamente vou precisar de mais acessórios, nomeadamente:
- vestuário (calções, calças, camisolas, corta-vento, meias, cachecol, gorro);
- pedais e sapatos de encaixe;
- capa para os sapatos;
- bidon e grade;
- camelbak;
- capacete;
- óculos;
- bolsa para transporte de telemóvel, carteira, etc. (a que se coloca atrás do selim, não sei o nome correcto);
- ciclómetro.

Acho que não me faltou nada.

A minha questão é: vale a pena pagar mais por acessórios de marca (Specialized, Scott, por aí fora) ou todos esses produtos que estão à venda na Sportzone e Decathlon são bons o suficiente? É que já vi a opinião de outros utilizadores do fórum que dizem que, por exemplo, os calções dessas marcas depois de alguns quilómetros começam a incomodar bastante.

Sapatos e pedais é minha intenção comprar de uma marca conceituada (Shimano, por ex.). Quanto ao capacete também queria algo mais conhecido, na Sportzone há alguns da Bell. São bons ou devo optar por uma marca melhor?


Obrigado desde já por qualquer ajuda.
 

RSCosta

New Member
Na minha opinião alguns dos items da tua lista, não merecem uma avaliação de custo, mas sim de fiabilidade e garantia (ex. capacete, pedais, sapatos e vestuário), acho que no meu caso foi uma questão de ser seguro e/ou mais confortável.

No que toca ao resto, podes sempre experimentar o uso deles sempre de uma forma mais em conta, e ver se vais continuar a usar, digo isto porque foi o que se passou comigo, e dou-te o exemplo:
- Bolsa para transporte de telemóvel (deixei de usar, aquilo abana que se farta, e além disso passei a usar o essencial nos bolsos do jersey)
- ciclómetro (usei uns com o essencial e mais tarde depois de saber o que queria consoante o uso que lhe queria dar comprei um com gps)
- camelbak (deixei de usar e passei a usar os bidons)
- grade para o bidon (qualquer um standart serve, escolhe um que fique bem)
- capa para os sapatos (encontras varios e existem uns em conta, mas só para o inverno com chuva)

Compra sim aqueles acessórios que não podem faltar em alturas de aperto:
- Bomba (há umas pequenas que funcionam bem)
- drop out (é assim que se escreve??) se partir é melhor teres um suplente ou vens a pé embora
- câmara suplente quer tenhas ou não pneus tubeless - eu que o diga :)
- impermiável para os dias de chuva (existem muitos e à escolha de todos os preços)

Abraço
Boas pedaladas
 
Last edited:

Rodasepedal

New Member
Boas,

Manifestei a minha opinião no "outro tópico" e mantenho-a na integra... Não penses que só pq é da marca A ou B é melhor do que a sportzone ou a decathlon.
Todas elas tem itens de entrada de gama e itens melhores, se fores ao site da decathlon, na zona do vestuário poderás verificar que tens vários preços de calções, se vires as caracteristicas elas são diferentes por alguma razão e em consequencia disso o preço.

Será que precisas disso tudo para começares? Penso que não, mas tu é que sabes...
:D:desconfiado:
Eu sou do tempo em que bastava ter uma bike (mesmo sem mudanças) para sacar uns cavalinhos e dar umas pedaladas com os amigos chegava. O bidom ou camelbak era uma garrafa de agua de plástico e o equipamento eram uns calções de praia e tinhamos camisola da equipa pq o patrocionador as mandou fazer (pratico btt à 20 anos, comecei com 12) a malta queria era andar de bike... :choneh:

De todos os equipamentos que tenho, se não estou em erro só 2 itens são "de Marca", umas luvas endura compradas na net (actualmente só as uso no ginásio), uns calções giordana (já não os uso). Todo o restante equipamento é berg, decathlon e afins... Os meus melhores calções são uns rockrider... com 4 anos Jerseys tenho umas 10 entre as bergs e bwins tenho algumas de provas...

Tudo se resume a duas coisas os euros que tás disposto a gastar e os euros que tens para gastar. No meu caso é mais a 2ª opção a mandar... :D
 

lgonçalves

New Member
Olá..

Concordo plenamente com o Sr. Rodasepedal.. As coisas vão-se comprando consoante se vai precisando. Claro que as coisas de marca geralmente sao mais bonitas. Contudo, a marca berg (que é a k uso mais) é confortável e costuma se ser bastante versátil em que os acessórios costumam de ser úteis para vários factores. Tirando sapatos e bike (a minha é KTM e sapatos Spiuk) é tudo (incluindo a bomba de ar e uma mochila que leva tb um saco de água que também uso nas caminhadas, etc) da berg e tou contente com o material.

Divirtam-se e boas pedaladas...
 

caf_btt

New Member
Eu tenho coisas de "marca" e coisas de marca "Berg" e "Decathlon".

Vai às lojas onde existam estas marcas e pega nas coisas, vê bem e experimenta.

Um exemplo que de alguma forma contradiz o "rodasepedal". Os meus calções da "Decathlon" não se aguentam bem mas os meus "BB" assentam que nem uma luva. O preço foi semelhante.

Existem muitas boas coisas na "Berg" e na "Decathlon" mas também existem muitas coisas "de marca" a preços normais.

Por isso: Vai vêr com olhos de vêr. Vê com as mãos e EXPERIMENTA.

Conselho final : Fica cliente habitual de uma loja de rua ( pede um conselho a um amigo ). As grande superficies e as lojas de C Comercial rodam muito os empregados. Consegues assim que te aconselhem, que te vão fazendo descontos e que te instalem os material que compres sem custos.

CAF
 
Last edited:

dr_dudix

New Member
Muito obrigado a todos pelas respostas.

Quanto ao capacete, pedais e sapatos já está decidido que vão ser de "marca", são acessórios muito importantes portanto penso que se justifica. Quanto ao resto vou experimentar algo mais barato (Decathlon ou Sportzone). Se ficar satisfeito, muito bem... se não ficar já sei o que tenho a fazer. Claro que para já não vou comprar tudo, corta-vento, capas para os sapatos, mangas, todo esse material para o mau tempo não vale a pena comprar agora como é óbvio. O Camelbak parece-me importante porque para além do depósito para o líquido posso comprar um que tenha bolsas, para levar comida, telemóvel, etc.
 

MiguelBD

New Member
Boas, algumas coisas do meu equipamento como por exemplo jersey, calções, calças e coisas assim são marca berg e decathlon acho que tem uma boa relação qualidade preço acho que compensa os produtos têm boa qualidade.
 

EJS

New Member
Olá a todos,

Alem da conversa sumária do dinheiro que se está disposto a gastar, boa relação qualidade/preço dos produtos, intensidade e frequência de utilização dos mesmos etc, há alguns aspectos que considero importantes como as garantias e o custo de oportunidade dos mesmos.

O capacete, calções e sapatos são o mais importante, e devem ser escolhidos em função do uso e conforto. Jersey é quase igual um de 10 euros do LIDL ou um de 50 euros com a marca escarrapachada por tudo quanto é sítio com letras garrafais, e que quase se trata de um assalto (é pagar quase por um produto de merchandising).

Os sapatos devem ser de uma marca especializada em sapatos e devem experimentar vários modelos, do bonito ao feio, porque o importante é o que se adapta bem ao nosso pé, que é confortável a andar a pé sem a bike e que o pé não se queixa. Devemos escolher um "bom" sapato e não apenas um sapato bom devido à marca ou se é todo em carbono etc. O que conta é a palmilha, os apertos e alguns pormenores que podem indiciar uma boa duração do mesmo.
Resumindo, em 2003 comprei uns Carnac horrorosos, amarelos e azuis, quase do mais feio que já vi. Custavam 90 euros e comprei por 70, os meus amigos iam-me matando e eu derreti uma nota valente. Assentavam na perfeição, super confortáveis, uma sola bastante rígida e confortável, não causa uma dor sequer no pé. Hoje têm os pitons bem gastinhos, os velcros já não estão novos mas não alargam durante a volta. Tenho outro par de sapatos há muito tempo na garagem, mas ainda não tive coragem de os usar porque decidi testar os velhinhos até à exaustão antes de comprometer os conforto.

Não nos podemos render a uma marca, mas antes escolher o que de bom cada marca nos apresenta, e nesse sentido um capacete por exemplo deve ser de uma marca que fabrica exclusivamente ou na maioria, capacetes. Pretendia ser imparcial mas aqui vou referir marcas para ilustrar os exemplos.

Existem marcas de capacetes com garantia e são esses que devemos comprar porque mais tarde pode compensar e amortizar o investimento. Corria o ano de 2002 quando tive o meu primeiro capacete, na altura a oferta era cara e a concorrência diminuta, quer em opções nas várias gamas, quer em facilidade de comparação de preços, tinha de ser quase sempre in loco. Ia comprar um Polisport de 33 euros, todo bonito e tal, mas achei caro. Então acabei por comprar um capacete MET por 47 euros com garantia de 3 anos, em que em caso de queda ou acidente, no momento de aquisição de outro carolo desta marca, seria descontado 50% do valor do primeiro. Fiquei rendido, pois o capacete sinistrado seria alvo de testes em laboratório, para analisar etc. Verdade o mentira não sei, mas o facto é que a ideia me convenceu e o capacete assentava que nem uma luva e era bastante leve. Agora vem a parte interessante, "só caí" felizmente passados 3 anos e 5 meses quando o capacete já não estava na garantia, portanto à partida não teria interessado. Foi uma queda no estrada nacional a cerca de 35 ou 40km/h, que ao desviar-me de um ciclista que caiu tive de passar por cima da bike dele, pois em sentido contrário vinha um carro. Conclusão, dei um valente trambolhão onde rasquei o jersey, parti o telemóvel (tendo vindo a avariar 3 meses depois) e rachei o capacete ao meio (apesar deste ter ficado na cabeça direitinho e de eu nem ter sentido sequer que tinha batido com a cabeça no chão). Quando o pessoal me disse que me faltava um bocado do capacete atrás, nem queria acreditar, parecia que tinha levado uma dentada de um tubarão. O jersey (berg) ficou com um rasgão, e o que me protegeu nesse sítio foi a câmara de ar num dos bolsos e o telemóvel e as barritas de cereais do outro. Neste caso qualquer jersey ficaria roto, mas o facto é que o capacete me protegeu à séria, e mesmo fora da garantia dirigi-me à loja e prontamente me descontaram os tais 50% na compra de um novo. Acabei por comprar um modelo igual porque fiquei fã ! mas de cor diferente (para servir de marco ...lool).

Desculpem a extensão mas creio que é informação útil a quem se inicia.
Outra preocupação que eu tinha era em amortizar o preço do carolo porque em 2002 quase 50 euros era bem puxado, mas esta escolha revelou-se eficaz. Logo depois comprei um carolo de 8 euros no LIDL de "reserva" e/ou para os convidados que não tivessem capacete. Nunca mais caí e ainda bem ...

Os calções, esses devem ser justos de forma a comprimir, a protecção deve ser boa e os suspensórios devem ser também justos para manter o calção sempre no sítio e evitar desconfortos.

Bombas, 2.5 euros na Decathlon e está feito, luvas o LIDL de vez em quando tem umas a 5 euros brutais com uma durabilidade maluca, óculos a 10 euros na Decathlon. Poderia continuar, mas o grosso foi dito extensivamente atrás. Tenho calções de 7 euros da Decathlon e calções Giordana, Maglia, Pearl Izumi muito bons. Consoante a volta escolho o que vestir, pois quer façamos 20 kms ou 120, eles têm de ser lavados, e é isso que condiciona a vida útil dos calções (o modo de lavagem e secagem). Devem ser lavados a frio e secos à sombra para favorecer a sua duração.

Uma dica, comprar determinados artigos em época baixa, daqui para a frente compra-se corta-vento, manguitos, pernitos e capas de sapatos a preços bem simpáticos (lei da oferta e procura).
Outra dica é comprar as coisas antes de serem precisas, pois temos tempo para comprar o que queremos a bons preços, agarrar oportunidades etc.

Cumprimentos
 
Last edited:

edununo

Well-Known Member
Tenho de tudo um pouco. Desde Assos a Bergs e afins.
Nos calções quero algo de bastante confortável porque efectivamente notam-se diferenças. Os jerseys são Berg e Rockrider. Os sapatos tenho uns shimano e uns rockrider. Até gosto mais dos RR. O capacete comprei um Scott Groove II na Sportzone a um grande preço. Leve e bastante confortável.
 

Jorge GT

New Member
Tenho muitos dos componentes que referencis-te da marca Berg, e estou contente pois é bom material.
Quanto as Jerseys como trabalho com fábricas que produzem este artigo de qualidade de marcas sonantes como Scott, onda bike, entre outras, compro aos meus clientes por 5 euros cada peça, é formidável são amigos.
Mas o material da Berg é formidavel qualidade preço.
Boa escolha:)
 

dr_dudix

New Member
Mais uma vez obrigado a todos, tiraram-me todas as dúvidas. Sapatos e capacete de "marca", o resto Berg ou parecido. :D
 

PedroTenreiro

Active Member
Da roupa que tenho para andar de bike, de marca, só mesmo as sapatilhas e o capacete. E porque os encontrei no outlet da SZ a grande preço... As sapatilhas são porreirinhas, o capacete não é nada de especial.
De resto, o meus vestuário para andar de bike, são 2 calções e dois jerseys da berg (os jerseys ainda não vesti sequer já que tenho andado com T-shirts normais, compradas no lidl (lol)), uns calções da RR (que quase não visto pq prefiro os berg), 3 calças RR, 2 corta-vento um da berg e outro da RR e três pares de luvas da RR (dois para o verão, 1 para o inverno).
Hydrobag, tive uma da RR e agora tenho uma berg fuego.

Até agora, não tenho NADA a apontar ao material.
 
Last edited:

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Na minha opinião, acho que realmente vale a pena comprar acessórios na SZ ou Decath..... O material tem uma muito boa relação qualidade/preço e para as "algibeiras mais leves" é uma excelente opção. A unica coisa em que acho que deves investir um pouco mais é no conforto e neste caso uns calções/calças melhores e se necessário adquirires um selim melhor opta por um de marca (Selle Itália, Speccialized, BBB, PRO, etc). Digo isto porque, apesar de ter dessas marcas e até desenrrascarem, desde que comprei uns doutra marca (mais cara) a coisa tem feito muita diferença no corforto e bem-estar. Em relação oas sapatos acho que nessas lojas não estás mal servido. O resto vale muito a pena (jerseys, luvas, etc) pois desde há muito tempo que uso material desse. Bom, mas falo por mim e cada um tem a sua opinião e gostos.

Fica bem.
 

dr_dudix

New Member
Bem, acabei de comprar alguns acessórios na Sportzone. Camelbak, jersey, calções e luvas da Berg e uns sapatos M077 da Shimano.
 

dr_dudix

New Member
Estive a ver as instruções dos sapatos e aparece-me lá uma coisa chamada "presilhas", só que na caixa dos sapatos não vem nada disso. É algo que vem com os pedais ou compra-se separadamente?
 

Jo@o

New Member
Se forem os Cleat´s , esses veem com os pedais.

São montados nos sapatos para fazer o encaixe no pedal.
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Se os sapatos não vinham com as tais presilhas (cleat's) passa na SZ e pergunta se não te oferecem uns. Ás vezes podem ter para lá guardados e pode ser que te desenrrasquem. A um amigo meu desenrrascaram-lhe quando comprou lá uns sapatos novos. Se não tiverem passa noutra loja, que isso é barato.

Fica bem.
 
Top