A questão dos cães...

Soulsilent

New Member
è Igual á tua com um pouco mais de barulho. Quem sabe se o barulho da tua corrente ou o barulho que fazes ao passares de bike não é mais prejudicial á natureza e aos animais... secalhar " atiras mais ultrasons para o ar do que uma mota por ex....

Terão alguns bbtistas quer apanhar com alguns calhaus e com lama? secalhar sim não se podem sujar com lama como todoa a agente que anda por lá.
Se vai um amigo á frente a mandar com lama não se quiexam... e só por andar mais devagar pensa que os trilhos são dele? Não já referi que os trilhos são de todos a diferença é que outros precisam de andar mais depressa para não se atascarem fazem mais ruido e precisam de mais espaço. claro que se ficares atascado com uma moto ou um carro são acima de 100 kilos certamente vai lá pegar nisso ás costas para mudares de sitio.... a bike não pesa tanto e se atascares pegas e mudas de sitio.

Não concordo com violência nem com egoismos. Mas há ai muito animal que é muito mal educado e violento sim.

Antes de criticar os outros temos que ser suto-criticos para nós próprios. e nunca pensarmos que temos a razão toda porque estamos muito enganados então.

Quanto aos Cães têm tanto ou o mesmo direito que tu de andar onde quizerem, agora tu pensas e reages. eles não pensam como tu. portanto não sejas cobarde e não batas nos animais. Evita-os Há formas nmenos violentas de afastar os animais.

Que mal é que tem " alma silenciosa" pelo menos não ando para aqui armado em Chico espertocomo muita gente a dizer que fáz e que aconteçe. e no fundo secalhar nem "cara tem para levar um estalo" ou uma "mordidela de um cão" ou " com um monte de lama na cara" ou com uma "Pedrada na Cabeça". Porque não aprende o que é educação e respeito civico pelas pessoas e pelos animais. Estou no meu cantinho Em Paz com a vida a ver as Babuzeiras que por aqui tanto se escrevem.
 
Last edited:

as2017626

New Member
Este tópico é uma risada.
Mas no caso de um Pastor Alemão que queria morder (há 2 sitios ende passo que têm 2 há solta e eu sempre que lá passo só desejo que eles não saiam) tens lá tempo de tirar o spray ou parares para apanhar uma pedra ou um pau. Mesmo que consigas fazer isso, ou és muitissimo certeiro, ou só lhe aumentas a raiva.
Vocês não têm noção do potencial de alguns cães. Experimentem ver um treino de cães em que o cão vá fazer mordida (mondioring), seja uma raça PP ou um Pastor ou um Malinois que é mais leve mas mais ágil.
Considerem aqueles caninos, a força da dentada, a elasticidade, a força, a tracção das 4 patas, a energia, o impulso, etc...
Já alguma vez tiveram um cão de 30's ou 40's Kgs a atirarem-se a vocêm e numa postura de morder? Achas que socar o cão vai ter efeito prático? LOLOL
Talvez consigas ser eficaz se for um cão "mole", mas arriscas-te sempre a uma trinca e depois é o que já disseram... com o cão À solta a querer morder-te vais parar, bater à porta ou ao portão da quinta e falar com o dono? Debater a questão?
Ligas à policia? riem-se de ti e dizem que não têm pessoal/transporte para lá irem e se forem é quando? Estavam mesmo À espera da tua chamada para irem ao local a correr?

O melhor é passarem de mansinho, se poderem evitar é a melhor opção, isto no caso de o cão vos colocar em perigo.
Se for um cocker ou parecido, ou dás ao pedal, ou tentas assustá-lo e ele recua de imediato, podes fazer um zig zag, ou desmontas e proteges-te com a bike, mas essencialmente tens de avaliar a situação e a atitude do cão.

Ainda ontem fui pedalar á 1h(24h) e estavam uns cães pequenos na estrada. Parava e perguntava-lhes onde moravam para lá ir bater à porta? Como vi que iam ao meu lado a ladrar por ladrar, rodei ligeiramente o corpo, estendi o braço a olhar para eles como se lhes fosse dar uma festa e percebi que eram pacificos.

Já tive uma cadela perdigueira que não se ensaiava nada para morder, fosses de bicicleta ou a andar. Bastava ela desconfiar.

Abraço
 

xcbiker

Member
Se não conseguirem fugir, em ultima autodefesa andem sempre com uma navalha, para ao menos quando o cão/cães vos tiverem a morder, se poderem defender com algo mais letal e tentar atingir a zona do pescoço
 

Nuno Borges

New Member
Viva!
Há dias passei numa zona de obras e fui perseguido por um rottweiller e outro weeiler qualquer. Toca a dar ao pedal, por sorte consegui fugir.
 

lmtc16

New Member
Grave é quando se é mordido e o dono do cão diz que não é dele e não o conhece, depois de levar com uma bicicleta em cima chama as autoridades e ai já se lembra que afinal o cão têm dono e por acaso o dono é ele.
 

isaac

New Member
Boas,

até ontem, nunca me tinha preocupado muito com o problema dos caes agressivos , apesar de já ter ouvido relatos acerca do assunto..o que é certo é que, digam o que disserem, estes caes podem ser muito agressivos e atacar-nos, é necessário precaver-nos para não ter dissabores, embora cada caso seja um caso e o mesmo se aplica aos caes que nos correm atrás...deixo aqui o meu relato:
..Ontem á tarde num treino BTT nos campos de Castro Verde por entre azinheiras e chaparros saem 2 cazarrões de gado ao nosso caminho sempre a ladrar e bem junto aos sapatos ainda lhe senti o bafo, tão perto que ficou de me ferrar o dente!!!pior que isto é que eramos 2 homens e 1 mulher,julgo que sprintando um pouco os teriamos cansado ao fim de uns minutos, todavia não podiamos abandoná-la!!a solução foi continuar a pedalar o mais rápido possivel, ainda ponderei parar e juntarmo-nos os 3 no meio das 3 bikes, mas ao avaliar o tamanho dos bichos facilmente se empoleiravam nas bikes e poderia ser pior...a nossa SORTE é que ao fim de uns minutos a pedalar mais depressa, apanhámos uma rápida descida e acabaram por se cansar e desistiram...penso que dar com o sapato no focinho dos bichos pode ser pior, é possivel que nos desiquilibremos e se cairmos poderá ser trágico...O facto é que estas coisas acontecem muito rápido,a vontade de querermos sair da situação impede-nos muitas vezes de pensar claro!!
Encomendei um aparelho de ultrasons, depois desta não saio para o campo sem ele, espero que resulte e afaste os caes sem stress!!
Alguêm tem um aparelho destes?resulta ou é treta?
Abraços e boas pedaladas!!E cuidado com os caes!! =)
 

Jota 21

Member
Para aliviar o stress desta questão dos cães: há uns dias andava eu a pedalar nos campos perto da Terrugem, Sintra, quando após uma curva me vejo no meio de uns 8 ou 9 canídeos. Claro que começaram a ladrar e a dirigirem-se a mim. Parei para ver o que ia dar aquilo. A parte engraçada, agora porque na altura não teve graça, é que como ando com pedais de encaixe há muito pouco tempo esqueci-me de tirar o pé do encaixe quando parei e pumba! chão com ele:p. Os cães ficaram a olhar para mim e devem ter pensado: "que é que este gajo tá aqui a fazer no meio do chão?":confused: Cheiraram-me mas não eram agressivos e não me ligaram mais. Depois de arrancar e quando me viram de costas claro que voltaram a ladrar atrás de mim mas isso é típico dos cães... O que vale é que não havia mais ninguém a ver, era só eu e eles.
Logo a seguir passei por um campo cheio de bosta de vaca fresca e não consegui evitar passar-lhe por cima e ficar com as pernas salpicadas de trampa:(. Enfim, há dias de azar mas podia ser pior e mesmo assim não me arrependi de ter saído naquela tarde. Os Kms que fiz, souberam que nem ginjas...
 

Mach 4

New Member
Ó Jota,
Tens noção que te deparaste com uma matilha :shock: ? - É numa circunstância assim que eles normalmente se tornam mais agressivos, por isso acho que tu realmente tiveste muita sorte. O máximo de cães que eu encontrei juntos foram 3, e mesmo assim :lol:.

Parti-me todo a rir foi com a chapinadela de caca fresca de vaca que levaste nas pernas :D,mas deixa lá que eu também uma vez levei um "banho de água choca" pelos calções dentro ;).
 
Last edited:

Jota 21

Member
Mach 4,
Não me pareceu assim tão grave. Não sei se estamos na época do cio das cadelas mas aquilo parecia mais aqueles grupos de cães atrás de uma cadela. Eram de várias raças e a maior parte deles talvez rafeiros. Daí até falar em matilha não sei... Não foram agressivos, ladraram mas depois de me ter levantado do chão e recomeçado a pedalar até iam a fugir à minha frente. Quando os passei e me viram de costas, claro que voltaram a ser uns valentões a ladrar atrás de mim mas aí já eu tinha visto que não havia problema. Não costumo ter medo de cães mas nunca se sabe...
Só contei aqui este episódio pelo ridículo da situação. Ter-me esquecido de desencaixar o pé do pedal, cair no chão (a zero à hora) e os cães ficarem a olhar para mim, não deixa de ser um pouco ridículo, não é?:eek:
Anteontem passei pelos mesmos sítios, já não havia cães e as bostas de vaca já tinham secado...
 

Carlos Viga

New Member
Boas pessoal,

Alguma agressividade se verifica neste tópico e sinceramente era escusada. A questão principal é que os cães são animais domésticos e não pertencem à natureza selvagem, diz a lei, que devem estar presos ou circunscritos a uma área reservada e fechada, para que de uma forma tranquila as pessoas possam usufruir da natureza.

Quando acontece um confronto homem/cão impera a velha "lei", a da sobrevivência. Que contrasta bastante com a velha máxima dos donos dos cães (quando aparecem) de que "o cão não morde, não se preocupe".

Abraço
 

grox

New Member
Então mas conhecem alguma ajuda melhor para o treino de sprints?

Uma vez já há alguns anos, deparei-me com 3 pastores alemães a correrem em minha direcção, justamente quando passava por um areal, daqueles que se tem de meter a avozinha... estava eu a sair da areia quando eles já só estavam a 2 ou 3 metros de mim, lá consegui arrancar e fugir...

Quando a coisa está mesmo grave, é perder o amor a alguma água do bidon e apontar o esguicho ao focinho, em princípio resulta, já que não gostam de ter o focinho molhado.
 

Mach 4

New Member
Só se fores um "Luky Luke" para teres tempo de molhar os 3 focinhos ao mesmo tempo...
Ou seja nessa situação, em principio, não iria resultar.

Este excelente post confirma essa realidade :

Mas no caso de um Pastor Alemão que queria morder (há 2 sitios ende passo que têm 2 há solta e eu sempre que lá passo só desejo que eles não saiam) tens lá tempo de tirar o spray ou parares para apanhar uma pedra ou um pau. Mesmo que consigas fazer isso, ou és muitissimo certeiro, ou só lhe aumentas a raiva.
 
Last edited:

MaxMartin

New Member
Boas pessoal.

Pessoalmente nuca tive o azar de encontros imediatos com cães (ferradela na perna) :D, gostaria no entanto de deixar a minha experiência com estes animais enquanto pedalo aqui descrita. Faço estrada, campo, e desloco-me na cidade de bicicleta, para o trabalho etc, já tive muitos cães a correr para mim a ladrar, normalmente, depende de situação para situação, basta parar e desmontar para o animal mudar completamente de atitude, até costumo chama-los e fazer-lhes festas (depende do tamanho do bicho, e se denoto que já não se encontra agressivo), e depois volto a montar e continuo.
Não percebo de psicologia canina, mas há qualquer coisa que os deixa loucos quando nos vêm em cima da bicla.

Só para rematar, encontrei muitas dicas aqui neste tópico, mas continuo a preferir evitar qualquer encontro ou confronto, já me aconteceu ser perseguido por 2 vacas(ou bois) no meio do campo, estávamos ainda longe quando eles se viraram para nós pelo que deu para dar meia volta e seguir para trás, ui ui eram grandes :aiui:.
 

Jorge S

Member
Hoje calhou-me a mim.

Um rafeiro alentejano arraçado de pastor alemão resolveu provar-me o presunto.

Tive depois uma conversa muito racional com a dona, que se comprometeu a pagar os calções, e a quem aconselhei a prender o bicho antes que aconteça algo pior.

4b4eea9e.jpg
[/IMG]

722ec5a6.jpg
[/IMG]
 

Jocas22

Active Member
este fim semana tive de atravessar uma estrada cheia de carros só pra evitar uns pares de dentes afiados. por sorte os condutores foram porreiros e os caes nao tiveram coragem de atravessar a estrada

mas realmente o que se vê mais são donos que soltam inconscientemente os caes, sempre com a mesma desculpa que os animais nao merecem estar presos. enfim...
 

Nimrod

New Member
Já por mais k uma vez k foi perseguido por cães, e uma vez não foi atropelado numa estrada pk um condutor teve a inteligência e perspicácia de se desviar e parar o carro, evitando assim bater em mim. Se ainda cá estou devo-lhe a ele. Ainda na quinta-feira passada tive de fugir a 3 cães, k pela sua aparência, e pk eu tb já tive um, eram serra da estrela, e ainda por cima numa zona a subir (inclinação a cerca de ai uns 5%) e com a estrada em mau estado, a sorte k é um deles se fartou e parou, passado alguns metros, tendo os restantes desistido com ele logo a seguir, acho k eu tinha melhor condição fisica k eles.lol
Mas muito sinceramente acho k o maior perigo nas estradas pra os ciclistas não são os carros, isto se tds se respeitarem e estiverem atentos, mas sim os cães, k muitas vezes não é pelo morder mas sim pelo facto de nós termos de fugir o k leva a outras situações.
 

JOH

New Member
Adoro cães, mas é irritante quando se vai a subir em terra e aparece um cão do nada a ladrar e a querer abocanhar os pneus ou as pernas! :mad:
É da maneira que subo mais depressa :D
Mas quando o cão vem acompanhado com ovelhas que bloqueiam o caminho e se tem obrigatoriamente de voltar para trás é ainda mais irritante! :fpalm:
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Já me aconteceu um imprevisto, não com um, nem dois, mas com cerca de 20... cães Serra da Estrela, na zona de Arouca, Distrito de Aveiro, num caminho que dava acesso a uma Estrada Secundária, perto da Serra da Freita.

Eu vinha com 2 amigos, um do Ribatejo e outro da área envolvente, ao chegar a um caminho, aparecem-me os cães todos, ainda novos, com médio porte, todos a ladrar, nós os 3 deixamo-nos estar quietos e serenos, depois aparece-nos ao lado, um "lobisomem" vindo de dentro de uma barraca, que "tresandava" mal que eu sei lá, com um bocado de mangueira na mão, a ralhar com nós porque não podiamos passar naquele local, o rapaz da zona quis dar a volta, mas disse-lhe para aguardar uns minutos.
Ora sendo este um caminho público, e sendo eu agente de autoridade, dirigi-me ao sr., identifiquei-me, disse-lhe que os cães, sendo ele o proprietário, teêm de estar presos, que o local é de livre acesso a qualquer pessoa e, tendo ele o bocado de mangueira na mão, seria uma ameaça, disse-lhe para baixar o mesmo, além da sua viatura que estava no meio do caminho, não podia estar naquele local pelo que se não a retirasse (para ninguem passar por lá) iria chamar a GNR ao local, prontamente mudou completamente a atitude e acatou a "ordem".

Foi um dos maiores sustos que apanhei nas voltinhas de fim de semana (os cães), é preciso andar atento, eu para os assustar, antes de aparecer o homem, coloquei a bike á minha frente, na tentativa de intimidar os mesmos, ficaram logo assustados comigo, e depois a situação ficou resolvida.
 

NUNOPB

New Member
O maior problema é quando vimos embalados a descer e aparecem caes assim do nada. A dias num dos trilhos na arrabida vinhamos a descer com algum ritmo quando um cao sai de dentro de uma quinta e se vira a nos por sorte nao aconteçeu nada mas se algiem cai nao ficava bem de certeza. É preciso mesmo cuidado.
 

MARCIO_LOPES

New Member
Boas...
costumo treinar na zona do Carregado, Alenquer, Azambuja, Casais de Britos, Ota etc...
e foi na zona dos casais de britos fui por mato ate la ao cimo depois ia descer em direçao a Alenquer vou para descer chego ate meio mas tambem nao era muito grande quando veijo a virem em direçao a mim e a mais 5 colegas meus um PASTOR ALEMAO E UM ROTTWEILER umas grandes bestas e eu pensei o que fazer?
nao deu para pensar como eu ia a frente desmontei logo e meti-me atras da bike mesmo assim estava avançar depois comecei andar de costas e tivemos muita sorte foram-se embora ui que alivio.
Tanto que ja nao passo la para ir treinar
 
Top