A questão dos cães...

Jocas22

Active Member
jipes nunca tive a experiência, agora motas ouves a kms, só não tomas precauções se não quiseres. Agora cães aparecem dum canto quando menos esperas.

Na Arrábida há lá matilhas selvagens, que ainda me fazem mais confusão, que uma dentada daquilo é perigoso não só pela dentada mas pelas potenciais doenças.
 

carrixo

New Member
já alguem tentou enfrentar algum cão?? do genero chamar ao assobiar com o intuito de fazer/dar mimos??Ou no entanto pegar numa barra energetica e dar ao animal??
Experimentem...
A maioria dos caes ladra mas só quer é mimos e brincadeira...
Somos piores e mais perigosos nós humanos do que os pobres animais que são na mairia abandonados!!
 

Daniel

New Member
Somos piores e mais perigosos nós humanos do que os pobres animais que são na mairia abandonados!!

Ora aqui está uma coisa muito certa! Pena tenho eu que alguns cães, com dono, não tratem os donos como eles os tratam...

Mas enfim, deve ser por ter pensamentos destes que chego a gostar mais dos animais que das pessoas...

Quanto a encontrar cães nos trilhos, pois, é sempre uma surpresa. Até ver nunca tive chatices, mas uns sustos já cá cantam. Tento sempre falar para eles, de forma simpática e não brusca. Se eles estão já nervosos, de que vale assusta-los ainda mais?

Nesta altura do ano, tenho mais medo dos caçadores...
 

Jorge S

Member
Nem todos os cães querem só mimos e brincadeira: Tal como as pessoas, também há cães com diferentes personalidades e não é só por terem sido maltratados que são agressivos. Os nossos amigos canídeos são por natureza territoriais e defendem a sua zona contra estranhos, sejam outros cães ou pessoas. Normalmente não nos ligam quando estão muito para além do seu perímetro.
Em relação ao que me mordeu, fiz quase tudo o que podia para que o bicho me aceitasse no seu território (até era para lhe levar uma salsicha mas esqueci-me). No dia anterior quando veio ladrando atrás, desmontei, agachei-me e chamei-o, adoptando uma postura amigável mas o cão, rafeiro alentejano arraçado de pastor alemão, é nervoso e desconfiado e só parou de ladrar e veio cheirar-me quando o dono apareceu.
Por isso, no dia seguinte, pensei que já me conhecesse melhor, tratei-o pelo nome (Miga), fui conversando com ele enquanto ladrava ao meu lado e quando deixei de olhar para ele para falar com o meu primo que ia mais à frente trincou-me ligeiramente a coxa para mostrar que continuava a não concordar com a nossa passagem por ali.

Atenção que os cães são muito mais perigosos quando estão em grupo porque se incentivam uns aos outros e sentem-se mais fortes por estar em matilha (tal como as claques de futebol).

Quando se trata de auto defesa não recrimino que se use seja o que for: é a vossa pele, e nem só, que está em risco.
 
Last edited:

carrixo

New Member
"Mas enfim, deve ser por ter pensamentos destes que chego a gostar mais dos animais que das pessoas..."
Já somos dois meu amigo partilho da mesma opnião e acredita que saímos a ganhar...
 

marrokan

Member
só mando água quando vejo que o cão não é de morder e vem muito tempo atrás da bike a ladrar, claro que não vou mandar água a um pitbull....:eek:mg:.
o que fiz naquele caso foi: desmontei da bike aí a uns 80m do cão e pensei; e agora, o que faço??????? tirei uma foto ao bicho e fui andando com a bike ao meu lado, estava praí a uns 30m, tossi porque o cão ainda não tinha olhado para mim,porque estava a cheirar algo nas ervas, para lhe dar o entender que eu estava ali e ver a reação dele, ele levantou a cabeça e ficou a olhar para mim uns bons 20 ou 30seg, foi ai que comecei a ficar com receio que ele viesse ter comigo, mas lá continuou a cheirar e eu passei, nunca o olhei diretamente nos olhos por muito tempo e fui olhando para ele assim de lado:hmmm:.
aquele cão provavelmente foi abandonado porque não tinha coleira,e não havia casas ali ao pé. mas foi assustador dar de caras com ele, sozinho e num sítio onde não deve passar gente com regularidade, leva-nos a pensar se acontece alguma coisa não temos ninguem para nos ajudar...
 
Eu acho que devemos respeitar a bicharada e perceber que o mundo não é só nosso, pronto.
Parece que tomámos o planeta Terra em regime de exclusividade, e que nós somos os únicos que temos direito a andar por cá e a fazer o que bem nos apetece.
Quanto a ser mordido por cães, já fui, e curiosamente por um dos cães lá de casa, o que para mim teve apenas um significado, os cães têm dentes e quando mordem fazem doer.
Nenhum animal conseguirá alguma vez provocar danos ao ser humano como o ser humano provoca à bicharada!

Quanto a andar de BTT e ter medo dos cães é algo em que nem penso. Das duas quedas que mandei sozinho fiquei num estado que nenhum cão me conseguia deixar, por isso se há risco inerente na actividade de praticar BTT, acho que está muito mais relacionado com a nossa decisão de desfrutarmos desta coisa fantástica que é ir para o mato!
Não me venham dizer que a serra agora é só dos humanos, essa é boa!

Se têm medo de ir para a serra acho que não devem de ir, porque o medo inibe o prazer de fazer algo.
Na serra podem chocar com uma árvore, pode enfiar-se um galho num olho ou noutra parte do corpo, podem cair de uma ravina, podem cair e aterrar de boca aberta num cogumelo venenoso, podem ir parar a uma poça de água e como os pedais não desencaixam até há risco de afogamento, podem ser atacados por um enxame de abelhas, podem apanhar uma insolação ou desidratar, pode-se partir a corrente em esforço e saiem disparados em superman sobre o guiador, etc etc etc
Enfim ainda me lembro quando o BTT era uma actividade radical, agora tornou-se um "commoditie" e estamos a esquecer que o BTT se pratica ao ar livre, na natureza e na natureza é natural existirem bichos!


Eu já vi fotos de trilhos de BTT onde se encontram ursos pardos!
Reparem na cara assustada do Erik e do seu amigo!
Aposto que já ligaram para o Mayor lá do sitio para mandarem abater os ursos.
ursopardo.jpg

By mecanicopaladar at 2011-12-31

Recentemente saiu no youtube um video de um bttetista a levar com um antilope em África
Deve estar já em marcha um plano para exterminar os antilopes de África, já o fizemos com outras espécies.
antilopehitsbtt.jpg

By mecanicopaladar at 2011-12-31

Lá porque o BTT se tornou um desporto de todos, o que não é bom, é ESPECTACULAR!!! Não podemos esquecer que tem muitos riscos e perigos inerentes!

Para terminar com a minha intervenção, só espero que esta coisa das reencarnações não funcione de todo, porque se temos o azar de encarnar num canito na próxima vida já sabemos com o que podemos contar!

Que sejam felizes no 3º semestre de 2011!
 

abelha2

Active Member
Mecanico do paladar, usas capacete? assim já não é radical :fpalm:

entao e la por ser um desporto de risco, nao podemos minimiza-los?

não falo obviamente em matar os cães, apenas minimizar o risco, como referi num post na pagina anterior
 

Jocas22

Active Member
uma coisa é encontrares um animal selvagem, outra bem diferente é cães que saem dum quintal treinados pra atacar, ou pior ainda quando os donos depois os abandonam mantendo a mesma atitude
 

Jorge S

Member
Acho que aqui ninguém quer acabar com os cães. O que se discute são as melhores formas de evitar ser mordido porque o masoquismo no btt resume-se ás subidas de forte inclinação.
 

Jorge S

Member
Tenho 2 cães que também frequentam a via pública e que estão treinados ( socializados ) para interagir pacificamente com toda a gente.

Como disse atrás, os cães normalmente só são agressivos quando defendem o seu perímetro. Cabe aos donos a responsabilidade de prevenir situações potencialmente perigosas para quem passa no espaço público adjacente.

Os cães que habitualmente andam soltos e longe do seu território por norma não são agressivos, a não ser que estejam doentes (raiva) ou que o seu carácter tenha sido moldado nesse sentido, por violência, treino ou solidão.
 

nmt

Active Member
Penso que ninguém põe em causa o direito à vida dos cães, ou até à sua liberdade. Apenas se falou de formas de defesa da integridade física de um indivíduo quando confrontado com a possível agressão por um ou mais cães.
 

DarkSkull

New Member
hoje ia mais um colega meu num belo trilho aqui na serr ada estrela quando demos de caras com 2 caes (serra da estrela) a correr na nossa direção.. posso dizer-vos que a minha bike nunca andou tao rapido...
desde que fui mordido numa perna em andamento fiquei com pavor so de os ouvir...
 

Nuncho

New Member
Num domingo destes, um amigo meu foi mordido por um cão de caça no meio do monte
no dia aseguir foi lá reclamar com o homen e ele disse que nós nao podiamos andar por lá, que era dia de caça, e quem lhe dera ter as vacinas em dia como o cão dele, e fechou-lhe a porta na cara
quer dizer, ja nao podemos andar por onde quisermos?
 
Top