A questão dos cães...

cmmg04

New Member
os trilhos podem estar em terrenos privados, mesmo que estes não esteja vedados, nem os donos têm a obrigação de os vedar
 
Julgo que a única opção mais sensata que temos é estarmos de olho bem aberto para os animais, graças a Deus nunca tive grande problema com cães, mas a mais recente que tive foi ao pé da Arrábida juntamente com a minha namorada, dois "burros" vieram atrás de nós, mas a nossa sorte foi que era um estradão e íamos bem lançados.. senão não sei como iria ser..
 

wawando

Member
Desde puto que a questão dos cães nas voltas de bicicleta é uma chatice...
No entanto descobri uma solução: tenho um cão grande muito simpático que não faz mal a uma mosca e adora passear com ciclistas, seja eu ou outra pessoa qualquer e que não deixa nenhum cão ladrar para os seus companheiros de passeio.
Provavelmente muitos de vcs já andaram com ele aqui na serra de Sintra.
 

jpaf84

New Member
Eu na generalidade, quando vejo um cão, paro a bike e chamo pelo bicho. Maioria das vezes o bicho vem ter comigo e até me lambe as mãos, faço-lhe uma festinha e continuo a pedalar sem problemas. Outras vezes o que me acontece é o cão achar suspeito a minha tentativa de o chamar e foge. Também me acontece o cão não parar de ladrar e perseguir a bike durante uma eternidade, mas só me acontece com cães do tamanho de um gato, ou mais pequenos.
 

mylastwords

New Member
Matilhas na Serra da Camposa (Aerodromo Maia (Porto))

Boas pessoal do pedal venho aqui prestar o meu testemunho duma situação que vivi a semana passada... Decidi ir com o meu cunhado a Santo Tirso mas desta feita pela Serra da Camposa junto ao aerodromo... continuando vinhamos de Ermesinde, passamos Folgosa e a chegar a um restaurante bem conhecido estavam lá 3 cães ainda tentaram vir atrás de nós mas não tiveram hipotese vinha-mos embalados e nem cheiraram.... Depois ao passar o aerodromo deparamo-nos com uma matilha de 5 cães e vinham pa cima de nós e até mesmo dos próprios automóveis, a nossa sorte é que veio a GNR e resolveu o assunto mas aviso já para terem cuidado a lá passar porque não é de todo fácil e é um sitio onde se aproveita para abandonar este tipo de animais e fica logo a seguir a uma subida de grau facil(no meu ponto de vista) mas que nos obriga a diminuir bastante a velocidade e depois quem sofre as consequencias é quem anda de bicla... a culpa também é das autoridades competentes que deviam de aumentar a vigilancia deste tipo de problemas e encaminhar estes animais ao canil...

Fica aqui o aviso e quem quiser lá passar desejo boa sorte :)
 
Last edited:

PauloAgra

New Member
Boas pessoal,

Num domingo destes, um amigo meu foi mordido por um cão de caça no meio do monte
no dia aseguir foi lá reclamar com o homen e ele disse que nós nao podiamos andar por lá, que era dia de caça, e quem lhe dera ter as vacinas em dia como o cão dele, e fechou-lhe a porta na cara
quer dizer, ja nao podemos andar por onde quisermos?

Só agora li esta afirmação mas não achas que o caçador tem razão? Ainda o teu amigo teve sorte de ser só um cão pois aqui na minha zona são grupos de cães, olha que eu tenho 1,82m 84kg e eles a julgar pelo tamanho das pegadas pouco mais pequenos que eu serão :shock:

Eles têm dias próprios para caçar aqui na minha zona tem muitos campos de caça, incluindo uma sede e têm trilhos de sonho mesmo mas penso eu que terças, quintas e domingos de manhã é dia dos caçadores irem para o mato, pelo menos foi o que me disseram mas vou-me informar melhor, nesses horários é expressamente proibido entrar no campo de caça, quem entrar lá está sujeito a levar com os cães ou até mesmo com balas perdidas e a culpa é dos caçadores? Ai é que te enganas, quando vires placas vermelhas quadradas com um circulo branco lá dentro é ter muito cuidado pois podem ter caçadores e é um perigo. Penso que em vez de o teu amigo ir lá reclamar com o homem devia ir pedir desculpa por andar onde não devia, pois sabes o trabalho que o homem se mete se der um tiro a uma pessoa mesmo estando em terreno de caça? E que culpa tem o homem? Vê um arbusto a mexer dispara em vez de matar um coelho mata um "melro" que está onde não devia, cabo dos trabalhos, já para não falar do pesicológico pois ou tem problemas mentais e fica na boa ou então fica cá com um trauma ui, ui... Além disso devia também perguntar os dias que eles estão lá ou então na junta de freguesia pois isso é estipulado por eles e 100% legal.

O mato é e deve ser partilhado por todos, nós homens das binas artilhadas para enfrentar cascalho e lama temos sempre oportunidade para ir para lá, "Não vou hoje não faz mal vou amanhã!" os homens das armas/cães artilhados para matar coelhos e afins têm dias estipulados "Não vou hoje, agora só daqui a dois dias, nahh é melhor ir hoje!" não achas que é assim?

Atenção não sou caçador, não conheço nenhum e muito menos estou aqui a defender os caçadores só acho que tem de haver respeito e por motivos óbvios temos de ser nós a ter cuidado! Aliás agora que penso nisso estamos no fim da cadeia "prioritária" pois assim de repente os únicos que se devem desviar de nós serão mesmo os pedestres ou não? O resto ou tem motor, ou tem dentes ou tem armas, logo temos de nos desviar/evitar :mrgreen:

Cumprimentos.
 

mylastwords

New Member
muito sinceramente discordo completamente eu no meu caso fazia queixa na policia tu és livre de passear por onde quiseres e mais, pelo que dizes se um gajo levar um tiro a culpa não é de quem atirou, é de quem lá anda a passear não? isso não é assim deve respeitar-se sim senhor mas não é tudo um mar de rosas... acho que não vivemos numa sociedade que cada um faz regras... e digo-te mais se o caçador me fizesse isso um dia chegava ia caçar e os cães desapareciam... já te digo...
 

executive

Member
PauloAgra, lamento mas discordo de quase tudo o que disseste...

Outra coisa, um caçador que atira para um arbusto só porque ele mexeu...devia ser-lhe retirada a carta de caçador e o respectivo uso e porte de arma, uma espingarda não é um brinquedo e deve ser manuseada por pessoas conscientes e responsáveis. Para além disso muito embora sejam caçadores e estejam na época de caça, não podem matar tudo o que mexe, alias quem tiver carta de caçador saberá que apenas pode atirar com o caça à vista e depois de conseguir identificar a espécie.
Relativamente ao srº ter batido com a porta na cara do bttista isso era assunto de fácil resolução, fazia queixa na GNR que depois teria de ser averiguado se as vacinas d cão estavam em dia, se este tinha chip, seguro e caso fosse de raça potencialmente perigosa nem poderia andar à solta e muito menos sem estar assaimado... Isto de ser ter um animal, trás muitas responsabilidades aos donos.
 

ueta

New Member
Sr PauloAgra numa pesquisa rápida pela net, encontrei o código do caçador onde sobressaem para contrapor aos seus argumentos os seguintes pontos:

- Atire só as espécies autorizadas e ao alcance do tiro.

- Certifique-se do alvo e do que está para além dele.

Logo a sua expressão: "Vê um arbusto a mexer dispara em vez de matar um coelho mata um "melro" que está onde não devia" julgo que foi um tanto ou quanto infeliz, pois alguém que faça isso não me parece que seja um caçador.

Tenho o pai de um amigo meu que é caçador e vai para montadas onde são feitos "arbustos" para que o caçador lá fique á espera do javali, logo não me parece que se dispare contra arbustos só porque se mexeram.

Outra coisas que aqui não está explicada é que zona de caça foi, pois á zonas restritas de caça, normalmente quintas, e aqui sim o acesso é restrito e se lá andam BTtistas não deviam, mas a maioria de zonas de caça do país são terrenos com donos, e em momento algum se pode privar seja quem for de lá andar, logo tanto direito tem o caçador de lá andar como o BTTista.

Há que haver bom senso, e da parte dos caçadores terem o cuidado normal de certificar-se em que estão a atirar, e dos BTtistas de ao passar numa zona onde percebam que estão caçadores tentar ser o mais discretos possíveis dentro do possível para não espantar a caça, mas de modo a que os caçadores percebam que vocês ali estão.
 

Pmiguel

New Member
Raios partam os cães, depois de vir de ferias e de ja ter dado 3 voltas mais sfts hoje foi dia pra meter 100km nas pernas basicamente por estradadoes, aos 10km 4 cães dois medios e dois pequenos fiz um sprint e não houve problema, aos 40km 1 deitado na estrada, maior que um cão policia e robusto como o catano, saco o bidon molho-lhe as fuças e o gajo parecia tar mas é a gostar, quando ele se aproxima dou-lhe com o bidon nas fuças e faço um sprint continuado, até que ele desistiu, olhei pra tras la mais há frente, o gajo jogou-se ao bidon cá com uma furia que acho que o desfez, livra..., mas o pior foi aos 90km ja não havia energia pro sprint, não havia bidon, 3 cães policia soltos a atacar, bem... por sorte ainda la arranjei umas forças pra acelarar um pouco e ralhar e foi sorte... se eu metive descontrolado e caído devia ficar bonito... que porcaria estes bichos deviam ser todos abatidos
 

Daniel

New Member
Olha Pmiguel, sinceramente se digo aquilo que penso da tua ultima frase serei provavelmente banido do fórum... Que ***** de comentário!
 

tekzz

New Member
Pmiguel bem.... bela merdice esse comentário. Os caes podem gostar de nos, ás bicicletas é que não... quando ando no meu treino passo por um sitio que, quando vou a pé os caes nem levantam o cu do chão e quando ando de bike ja me estao a ladrar, mas nao atacam apenas vêm atrás de mim... Essa tua revolta de vir dizer para abater os coitados dos bichos... bem tem juizo que te falta muito!
 

jm.cruz

Member
Tambem não precisam de cilindrar o homem, claro que o ultimo comentario dele foi infeliz, mas ao fim de passar o que passou....
 
Na realidade é preciso ter galo... Ser atacado por tantos cães e só num dia! livra..

Bom eu também tenho tido uns encontros imediatos com os cães, mas o que mais me irrita são os rafeiritos, eh pá ladram, ladram e correm ao nosso lado até se cansarem.

Os grandes já é mais complicado, só porte de alguns mete respeito e, eu não tenho por hábito agarrar no bidon, (se calhar por causa disso é que ele se revoltou) continuo o meu caminho e quando pressinto que o bicho está com vontade de se atirar aí desmonto e fico à espera da reacção do mesmo e acabo por continuar (tavez eu seja sortudo), nunca tive problemas. Aqui na minha zona num estradão estão lá sempre dois dos grandes e teem o vício de estar deitados no meio do estradão, da primeira vez que lá passei desmontei e fui com todo o cuidado , simplesmente levantaram a cabeça e pronto, agora passo lá normalmente sem qualquer receio e até meto conversa com os bichos...
Tenho medo é daqueles grandes que estão dentro de muros, atiram-se contra os portões e/ou gradeamentos que fico a pensar "se te apanhas cáfora dás cabo de mim" e o medo que tenho é que eles realmente saiam de lá por esquecimento de portão aberto ou qualquer outro descuido dos donos.

Agora essa que os animais deveriam ser todos abatidos...É completamente descabido, mas pronto deve ser a revolta e frustação a falar.

Boas pedaladas
 

Pmiguel

New Member
quando falei em abater todos, estava a pensar naqueles que me atacaram principalmente os ultimos 3 e sim é a palavra certa ATACARAM, nao vieram dar a patinha, tenho cães gosto deles mas estao dentro d quinta, sou responsavel por eles e não atacam ninguem fora da propriedade, estes que me atacaram nem os donos querem saber deles, se aqueles 3 ultimos me tivessem atacado e eu caído jesus devia ficar bonito, depois dava na tv e voces que me chamaram uns nomes engraçados diziam "realmente um gajo na vidinha dele e os cães atacaram-no", estes deviam ser abatidos SIM são um perigo para quem lá passe.

Espero me ter explicado quanto á questao do abate.
 

Tamagotchi

New Member
Oh Pmiguel, acho que para voltares a merecer o respeito dos frequentadores cá do fórum deves fazer uma coisa. Pede desculpa pelo excesso de linguagem pois tú próprio já deves estar arrependido do que escreveste, mas deixa lá acontece a todos. O importante mesmo era reconheceres o teu erro e o pessoal aceita e compreende.;)
Um abraço
Tamagotchi
 

Pmiguel

New Member
não errei, não usei excesso de linguagem, apenas disse o que é verdade, se alguem for mordido por aqueles cães não vai aparecer o dono pra dar a cara nem pagar a conta no hospital, isto não é um perigo?
 
Top