A minha Btt Retro

Fated

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Após 15 anos guardada, resolvi, colocar câmaras de ar novas, pneus, fazer uma pequena revisão, e hoje fui fazer uns trilhos.
A bicicleta é uma Sirla de 1993, já com alguns extras de 96/97:

Quadro Caloi de alumínio.
Suspensão Betor Forkwar
Toda equipada com Shimano STX (pedaleira, cubos, etc...)
Travões Vbrake Shimano Deore
Avanço Profile Design BOA
Guiador Ritchey Forcelite 6061 T6 170gms
Selim Bontrager Plus 10
Aros Mavic 220 Ub control
Raios inox
Computador Trek Radar
Pedais Deore Lx
Punhos PedrosUSA
Extensores de guiador Massi
Pora Bidon Zéfal
Pneus Geax Saguaro

Que me lembre é isso...









 

Fated

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Obrigado Miguel79! Apesar de lhe ter dado bastante uso quando era novo, sempre cuidei bem do meu material!

É provável que me entusiasme e queira gastar dinheiro com ela, a minha pergunta é: Será que vale a pena?
Ok se eu comprar uns pedais de encaixe posso colocar noutra bicicleta, as se quiser trocar a minha suspensão por uma mas recente de gama baixa? Vale a pena?
Eu sei que a geometria dela não tem nada a ver com as novas, mas como será a minha bicicleta comparada com uma Rockrider 340? E com uma Rockrider 500?

Obrigado e Abraço.
 

Miguel79

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Ai tu é que terás que ver se vale a pena,fazes as contas e se no final vires que compensa mais comprar uma bike nova avança!
Depende de vários factores,daquilo que fazes coma bike,o quanto andas com ela,etc...
Abraço.
 

Fated

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Hoje veio da revisão, foi toda afinada, lubrificada, aros ficaram direitinhos, levou calços à frente e o cabo do desviador traseiro. Por curiosidade mandei pesar e está com 13,52kg... Não retirei bolsa nem conta quilometros, fiquei admirado pois pensei que pesava mais... Para a idade não está má. :)
 

Joseelias

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Mais um da velha guarda do Btt. Também tenho e continuo a usar uma Kona de 1996 com componentes de 98/99/00. :D

E a tua bicicleta está com excelente aspecto com essa pintura personalizada.

No que diz respeito a evolui-la as coisas podem ser mais complexas. Se estiveres a falar da suspensão tens que procurar uma que tenha uma medida axle-to-crown próxima dessa. Isto é, a distância entre o eixo do cubo e a base onde assenta a caixa da direcção. Com base nesta medida podes procurar que oferta há no mercado de suspensões sendo que o curso que cada uma tenha não terá influência na questão da geometria. A medida A-C é a mais relevante aqui.

Calculando que hoje não hajam muitas suspensões com essa medida A-C tens que procurar uma que se aproxime bastante e que seja mais longa poucos centímetros. Por cada 2,5cm a mais o ângulo da direcção perde cerca de 1º.

Como referência, as bicicletas desta época estavam pensadas para forquetas rígidas de 39cm de A-C. Neste momento tenho uma suspensão com cerca de 43,8cm de A-C com a pré-compressão no mínimo e comigo sentado na bicicleta (a suspensão baixa um pouco com o peso) e 75mm de curso e não me parece que esteja mal.

Num contacto que tive com a Kona disseram-me que o curso máximo que deveria de pôr na minha bicicleta não deveria de passar dos 80mm. As Suntour XCM, que são talvez a suspensão de entrada mais vista actualmente têm por exemplo 50,2cm de A-C para 100mm de curso. Aqui já acho excessivo para a minha bicicleta.

No caso da tua, que ainda é mais retro e onde as suspensões eram mais curtas tens mesmo que procurar respeitar isto até porque o teu quadro ainda não tem os reforços na testa e não sei se resistiria muito com uma suspensão muito longa a servir de alavanca nessa zona.

Em relação à transmissão. O STX era um bom grupo, algo como o Deore hoje em dia. A única questão é que terá 7 velocidades e portanto tens menos gradação do esforço entre cada passagem em relação às 9 ou às 10, mas deverá de funcionar impecavelmente e não ficarás parado por isso. A mudança para mais velocidades vai implicar um custo algo elevado até porque esse cubo não permite cassetes de 8/9/10 velocidades o que implicava trocares de roda traseira para além de todas as peças da transmissão.

Penso que podias manter essa bicicleta como está pois conseguirás praticar Btt nela na linha do XC sem problemas. E com o tempo podes considerar comprar uma mais actual e mantens essa para teres o gosto do Btt retro.
 

Fated

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Obrigado Joseelias! Em relação à pintura, ela é mesmo de origem deste modelo, talvez fosse uma edição especial na altura. Pois esta suspensão é de 1'', depois tem o acrescento que converte para 1'' 1/8 onde segura o avanço, para mudar para uma suspensão de 1'' 1/8 teria de trocar a caixa de direção, de qualquer forma no sitio onde ela esteve a fazer a revisão disseram que a suspensão ainda estava boa, alias pelo que percebi o dono parece que ficou um pouco interessado na suspensão e depois na bicicleta :). Sim ela tem 7 velocidades atrás e isso não iria alterar, outra coisa que ele me referiu foi que se o eixo pedaleiro fosse à vida mais valia arrumar a bicicleta pois já são impossíveis de arranjar para aquela medida o que me assustou um pouco. Outra coisa que reparo na minha em relação a muitas da época é que o quadro é mais grosso, sei que na altura foi uma das coisas que gostei mais... claro que comparado com as de agora o quadro é fino.
Já agora parabéns pela tua Kona, está linda!
 

Joseelias

Well-Known Member
Para falar verdade, essa pintura não me é completamente estranha. E para vir de série é algo de muito interessante e algo que quase só se via nos anos 90. As bikes dos anos 90 em relação agora estão como os carros dos anos 50 para a actualidade. Nem todas eram bonitas, algumas eram mesmo muito feias e poucas continuam a se eficazes, mas uma coisa é certa tinham muita personalidade.

Relativamente ao eixo pedaleiro não posso falar pois não sei como é, e que material ainda hoje se produz. Mas estou em crer que conseguirás encontrar material seja porque de facto alguma marca ainda fabrica, mesmo que as principais tenham abandonado esse modelo, seja porque ainda se encontra muito material chamado de NOS (New Old Stock), isto é stock antigo novo que nunca chegou a ser vendido, em lojas mais antigas.

A este propósito falei à pouco tempo com um funcionário de uma loja de motas e bicicletas que já tem muitas dezenas de anos, e que nos anos 90 era, e ainda é, uma das principais lojas de bicicletas aqui da zona, e perguntei-lhe se ele ainda tinha material antigo, mesmo dos anos 90 e a expressão que usou foi que tinham montes desse material no armazém. Só não estava era catalogado e quem quisesse tinha que perguntar para eles procurarem. Por isso, acredito que ainda consigas encontrar algo desse género.

Aliás, ele até tinha uma destas bicicletas urbanas estilo mensageiro toda estilosa de cor verde lima, com alguns componentes brancos e punhos e selim de couro avermelhado (muito gira) e que foi montada por eles de forma personalizada e onde estava uma pedaleira Shimano 600 nova que acho que é dos anos 80!

Não me admiro que estivesse interessado na bicicleta pois parece estar em excelente estado e hoje em dia há muito interesse em reconverter bicicletas antigas ou clássicas em bicicletas urbanas com um toque retro que são um misto de úteis e de afirmação de estilo. E essa bicicleta com a mudança de alguns componente prestava-se muito bem a isso. A própria suspensão, que deve de ter um curso relativamente curto insere-se nos dias de hoje muito bem a uma utilização urbana. E o STX era muito bom e bonito com aquele anodizado brilhante acastanhado.

A minha bicicleta sofreu uma ligeiras alterações nos últimos tempos. O espigão de selim é agora fixo e preto, a suspensão pintei-a de cinzento extra escuro (faltam-me os decalques) e os extensores são mais pequenos. Tenho que actualizar a foto.
 
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