Mais um da velha guarda do Btt. Também tenho e continuo a usar uma Kona de 1996 com componentes de 98/99/00.
E a tua bicicleta está com excelente aspecto com essa pintura personalizada.
No que diz respeito a evolui-la as coisas podem ser mais complexas. Se estiveres a falar da suspensão tens que procurar uma que tenha uma medida axle-to-crown próxima dessa. Isto é, a distância entre o eixo do cubo e a base onde assenta a caixa da direcção. Com base nesta medida podes procurar que oferta há no mercado de suspensões sendo que o curso que cada uma tenha não terá influência na questão da geometria. A medida A-C é a mais relevante aqui.
Calculando que hoje não hajam muitas suspensões com essa medida A-C tens que procurar uma que se aproxime bastante e que seja mais longa poucos centímetros. Por cada 2,5cm a mais o ângulo da direcção perde cerca de 1º.
Como referência, as bicicletas desta época estavam pensadas para forquetas rígidas de 39cm de A-C. Neste momento tenho uma suspensão com cerca de 43,8cm de A-C com a pré-compressão no mínimo e comigo sentado na bicicleta (a suspensão baixa um pouco com o peso) e 75mm de curso e não me parece que esteja mal.
Num contacto que tive com a Kona disseram-me que o curso máximo que deveria de pôr na minha bicicleta não deveria de passar dos 80mm. As Suntour XCM, que são talvez a suspensão de entrada mais vista actualmente têm por exemplo 50,2cm de A-C para 100mm de curso. Aqui já acho excessivo para a minha bicicleta.
No caso da tua, que ainda é mais retro e onde as suspensões eram mais curtas tens mesmo que procurar respeitar isto até porque o teu quadro ainda não tem os reforços na testa e não sei se resistiria muito com uma suspensão muito longa a servir de alavanca nessa zona.
Em relação à transmissão. O STX era um bom grupo, algo como o Deore hoje em dia. A única questão é que terá 7 velocidades e portanto tens menos gradação do esforço entre cada passagem em relação às 9 ou às 10, mas deverá de funcionar impecavelmente e não ficarás parado por isso. A mudança para mais velocidades vai implicar um custo algo elevado até porque esse cubo não permite cassetes de 8/9/10 velocidades o que implicava trocares de roda traseira para além de todas as peças da transmissão.
Penso que podias manter essa bicicleta como está pois conseguirás praticar Btt nela na linha do XC sem problemas. E com o tempo podes considerar comprar uma mais actual e mantens essa para teres o gosto do Btt retro.