Boa tarde a todos!
Há já bastante tempo que não escrevia aqui e isso tinha duas razões de ser... poucas novidades e muitos problemas com a transmissão.
De há vários meses para cá que tinha um problema crónico, não conseguia usar a 2 e 3ª atrás tanto na avozinha, como no prato do meio. Ora isto era um grande problema em subidas mais puxadas, pois se não conseguisse subir em 4ª tinha de saltar logo para a 1ª o que me deixava a pedalar como um doido ou então, quase parado.
Comprei material novo (cassete e desviador traseiro), fui a 2 lojas, falei com diversos colegas e nunca consegui resolver o problema. Se parecia que estava bem no suporte, basta ir dar uma volta e voltava tudo ao mesmo. Ainda fiz 2 provas assim e foi um pesadelo total. Voltas com colegas com muitas subidas, mais do mesmo... era preferível até ir à mão.
Depois de mais alguma investigação, decidi colocar uma espiral completa do pedaleiro ao desviador traseiro (tal como o Tinric fez), pois parecia que a passagem por dentro da escora dava alguns problemas. Comprei ainda uma nova corrente, pois quando troquei de cassete não coloquei uma nova, pois a que tinha, tinha cerca de um mês. Apesar de não estar convencido que seria um problema, resolvi eliminar também esta dúvida. Meti então mãos à obra e quando vou a mexer na cassete vejo que a mesma abanava muito! Pensei que estaria mal apertada, mas não... o problema era do cepo da roda!
Já pronto para encomendar um cepo novo, falei com o Tinric sobre o assunto e outras dúvidas que entretanto tinha pois a conversa do mecânico da loja não me estava a "cheirar" nada bem. Acabámos a falar novamente nas ZTR que ele tinha para venda, que eu já namorava há muito... Eu não estava disposto a dar tanto dinheiro por umas rodas, mas num momento de fraqueza (lol), ele ficou com as minhas Crossmax (e assim fiquei sem o problema do cepo), a minha R7 (que assim despachei rapidamente) e fez-se algum acerto monetário.
Fui buscar as rodas na 2ª, já tinha o restante material pronto, mas só hoje pude passar mais de 3 horas de volta da bicicleta a desmontar tudo e mais alguma coisa, a limpar, a lubrificar e a instalar. Tinha vários problemas, entre rangeres na pedaleira, desbloqueio da Durin que não estava a 100%, os problemas crónicos da transmissão e as rodas para montar.
- Desmontei a pedaleira, limpei bem e lubrifiquei o veio e instalei novamente. Aproveitei para lubrificar todos os parafusos. Desmontei e lubrifiquei também as roscas dos pedais. Tinha um ranger ao pedalar, ficou resolvido! Não sei de onde era, mas no meio de tanta lubrificação, lá se resolveu.
- O bloqueio da Durin tinha um cotovelo metálico que prendia um pouco a espia, de modo que o desbloqueio era progressivo e não instantâneo. Retirei o cotovelo e coloquei uma espiral directa do manípulo à suspensão. Resultado: on-off perfeito!
- Montei a corrente nova e o desviador dianteiro novo (troquei o XT por um X9). Coloquei espiral completa do pedaleiro à desviador traseiro e deixei o cabo do desviador dianteiro a "nú", sem quaisquer bainhas plásticas junto ao desviador frontal. Fui testar para a rua, numa pequena subida junto à garagem e parece estar tudo a 100%. A 2ª e 3ª entram sem qualquer problema, em esforço, tanto no prato do meio como na avozinha.
- Por fim, o meu aperto rápido Radon estava nas últimas o que levava a que o espigão saísse do sítio se houvesse muita pancada. Tinha de parar várias vezes para puxar o espigão para cima, para não falar nas dores que me provocava quando o espigão descia de mais. Coloquei um Hope também de aperto rápido. Era para colocar um levezinho de parafuso, mas como preciso de retirar sempre o selim para meter a bike na mala do carro, mantive-me nos de aperto rápido.
E pronto, desculpem o testamento mas foi muita coisa de uma vez, pelo que era preciso explicar tudo o que foi feito e porquê.
Deixo-vos algumas fotos do resultados final e de algumas das peças que foram instaladas. Peso final ainda não há, pois não pude pesar, mas em breve colocarei aqui o peso... também estou curioso
Saiu o XT
Para entrar o X9 (nem sabia que era mais leve)
Saiu o aperto Radon para entrar este Hope. Aqui perdi 7grs, pois o Hope pesa 45grs e o Radon pesava 38grs.
Aqui as rodas acabadas de chegar das Caldas... até assim são linda. Aros ZTR Alpine, Cubos DT Swiss 240S e Raios DT Swiss... leves, bonitas e com qualidade inquestionável! Esperemos que aguentem a pancada nos próximos tempos.
E aqui o grande update, a espiral directa do pedaleiro até ao desviador traseiro. Só tinha braçadeiras daquelas finas, pelo que terei de trocar por umas mais grossas ou por um bocado de câmara, pois não sei se aquilo aguenta bem. Há ainda o "buraco" da escora por onde passava a espia que terá de ser tapado de alguma forma.
E para terminar, o aspecto geral da bike com as novas rodas. Eu sei que sou suspeito, mas ficaram lindas... para mim a bike está mesmo perfeita!
Agora é pegar nela e ir suja-la para o meio do mato, para confirmar que está tudo bem com a transmissão. Se assim for, tão cedo não haverá alterações, só mesmo substituição de peças de desgaste.
Obrigado a todos os que leram até aqui (lol), um abraço para todos e boas pedaladas!