...

matz

Member
Engraçadinho...

Para a próxima monto os pedais e os cleats shimano e deixas-me fazer a descida toda na bike, só para tirar as dúvidas ;)
 

miguelcarromeu

Active Member
goatrider said:
Ena uma suspensão total! Aposto que foi uma super suspensão total daquela marca xunga que ninguém curte e que só os tansos compram :D
Muahahahahah

Não digas que foi na Camber do companheiro goatrider que testaste? :)
 

matz

Member
É verdade, foi a primeira vez que andei numa Especialized e a segunda numa FS, mas desta vez andei um pouco mais, na primeira vez foram só mesmo uns metros.

Descer com suspensão e amortecedor desbloqueados é a loucura! O conforto é tanto que fiquei mesmo a pensar nesse assunto. Só que existem dois problemas... peso e p€so ;)
 

miguelcarromeu

Active Member
O preço é sempre condicionante, obviamente, mais para uns, menos para outros, por isso, não comento essa parte.

Mas o peso, sabendo que esta não é um bicicleta de XC, não sendo muito fácil tê-la abaixo dos 10 kg (mas não é impossível), é relativamente simples baixar dos 12 kg, o que, quanto a mim, é muito bom para uma bicicleta com estas características, não deixando ninguém ficar mal nas subidas, desde que haja pernas ;)
 

matz

Member
Boa tarde a todos!

Há já bastante tempo que não escrevia aqui e isso tinha duas razões de ser... poucas novidades e muitos problemas com a transmissão.

De há vários meses para cá que tinha um problema crónico, não conseguia usar a 2 e 3ª atrás tanto na avozinha, como no prato do meio. Ora isto era um grande problema em subidas mais puxadas, pois se não conseguisse subir em 4ª tinha de saltar logo para a 1ª o que me deixava a pedalar como um doido ou então, quase parado.

Comprei material novo (cassete e desviador traseiro), fui a 2 lojas, falei com diversos colegas e nunca consegui resolver o problema. Se parecia que estava bem no suporte, basta ir dar uma volta e voltava tudo ao mesmo. Ainda fiz 2 provas assim e foi um pesadelo total. Voltas com colegas com muitas subidas, mais do mesmo... era preferível até ir à mão.

Depois de mais alguma investigação, decidi colocar uma espiral completa do pedaleiro ao desviador traseiro (tal como o Tinric fez), pois parecia que a passagem por dentro da escora dava alguns problemas. Comprei ainda uma nova corrente, pois quando troquei de cassete não coloquei uma nova, pois a que tinha, tinha cerca de um mês. Apesar de não estar convencido que seria um problema, resolvi eliminar também esta dúvida. Meti então mãos à obra e quando vou a mexer na cassete vejo que a mesma abanava muito! Pensei que estaria mal apertada, mas não... o problema era do cepo da roda!

Já pronto para encomendar um cepo novo, falei com o Tinric sobre o assunto e outras dúvidas que entretanto tinha pois a conversa do mecânico da loja não me estava a "cheirar" nada bem. Acabámos a falar novamente nas ZTR que ele tinha para venda, que eu já namorava há muito... Eu não estava disposto a dar tanto dinheiro por umas rodas, mas num momento de fraqueza (lol), ele ficou com as minhas Crossmax (e assim fiquei sem o problema do cepo), a minha R7 (que assim despachei rapidamente) e fez-se algum acerto monetário.

Fui buscar as rodas na 2ª, já tinha o restante material pronto, mas só hoje pude passar mais de 3 horas de volta da bicicleta a desmontar tudo e mais alguma coisa, a limpar, a lubrificar e a instalar. Tinha vários problemas, entre rangeres na pedaleira, desbloqueio da Durin que não estava a 100%, os problemas crónicos da transmissão e as rodas para montar.

- Desmontei a pedaleira, limpei bem e lubrifiquei o veio e instalei novamente. Aproveitei para lubrificar todos os parafusos. Desmontei e lubrifiquei também as roscas dos pedais. Tinha um ranger ao pedalar, ficou resolvido! Não sei de onde era, mas no meio de tanta lubrificação, lá se resolveu.

- O bloqueio da Durin tinha um cotovelo metálico que prendia um pouco a espia, de modo que o desbloqueio era progressivo e não instantâneo. Retirei o cotovelo e coloquei uma espiral directa do manípulo à suspensão. Resultado: on-off perfeito!

- Montei a corrente nova e o desviador dianteiro novo (troquei o XT por um X9). Coloquei espiral completa do pedaleiro à desviador traseiro e deixei o cabo do desviador dianteiro a "nú", sem quaisquer bainhas plásticas junto ao desviador frontal. Fui testar para a rua, numa pequena subida junto à garagem e parece estar tudo a 100%. A 2ª e 3ª entram sem qualquer problema, em esforço, tanto no prato do meio como na avozinha.

- Por fim, o meu aperto rápido Radon estava nas últimas o que levava a que o espigão saísse do sítio se houvesse muita pancada. Tinha de parar várias vezes para puxar o espigão para cima, para não falar nas dores que me provocava quando o espigão descia de mais. Coloquei um Hope também de aperto rápido. Era para colocar um levezinho de parafuso, mas como preciso de retirar sempre o selim para meter a bike na mala do carro, mantive-me nos de aperto rápido.

E pronto, desculpem o testamento mas foi muita coisa de uma vez, pelo que era preciso explicar tudo o que foi feito e porquê.

Deixo-vos algumas fotos do resultados final e de algumas das peças que foram instaladas. Peso final ainda não há, pois não pude pesar, mas em breve colocarei aqui o peso... também estou curioso :)

Saiu o XT



Para entrar o X9 (nem sabia que era mais leve)



Saiu o aperto Radon para entrar este Hope. Aqui perdi 7grs, pois o Hope pesa 45grs e o Radon pesava 38grs.



Aqui as rodas acabadas de chegar das Caldas... até assim são linda. Aros ZTR Alpine, Cubos DT Swiss 240S e Raios DT Swiss... leves, bonitas e com qualidade inquestionável! Esperemos que aguentem a pancada nos próximos tempos.



E aqui o grande update, a espiral directa do pedaleiro até ao desviador traseiro. Só tinha braçadeiras daquelas finas, pelo que terei de trocar por umas mais grossas ou por um bocado de câmara, pois não sei se aquilo aguenta bem. Há ainda o "buraco" da escora por onde passava a espia que terá de ser tapado de alguma forma.







E para terminar, o aspecto geral da bike com as novas rodas. Eu sei que sou suspeito, mas ficaram lindas... para mim a bike está mesmo perfeita!



Agora é pegar nela e ir suja-la para o meio do mato, para confirmar que está tudo bem com a transmissão. Se assim for, tão cedo não haverá alterações, só mesmo substituição de peças de desgaste.

Obrigado a todos os que leram até aqui (lol), um abraço para todos e boas pedaladas!
 
Last edited:

JoãoLopes

New Member
Não li tudo o que estava para trás, secalhar respondes lá.. Mas qual a vantagem de passar por fora? Ter o cabo todo na espiral? É que na minha cabeça parece uma "regressão"...
 

matz

Member
Parece que em algumas bikes, o facto dos cabos passarem por dentro, cria alguns atritos que poderão influenciar o funcionamento das mudanças.

No caso específico da Radon, eu tinha esse problema e há mais 2 casos de que tenho conhecimento. Um deles é o Tinric cá do fórum, que me inspirou a fazer isto, tal como fez na sua Blacksin, com resultados bastante satisfatórios.

Neste caso concreto, a espiral inteira é apenas desde o pedaleiro até ao desviador, pelo que só estamos a suprimir a passagem interna na zona da escora, no tubo inferior continua a passar por dentro, até aos rotativos.

Os testes que fiz hoje não foram nada a "sério", nem no "mato", pelo que ainda não posso garantir que esteja tudo a 100%... mas pelo que testei hoje, está tudo a funcionar bem. A questão aqui é que alterei algumas coisas que trabalham em conjunto, pelo que o meu problema poderia ser só de uma dessas coisas. Ou o cepo que fazia a cassete abanar muito, ou da corrente que nunca foi uma nova (0 km) ou da espia a passar por dentro.

Sinceramente, tendo em conta que o que queria neste momento era fiabilidade (que perdi há já vários meses, o que me enervava imenso), a parte estética foi relegada para 2º plano. Se funcionar bem assim, é assim que vai ficar. A única alteração poderá ser a aplicação de um pedaço de câmara (a protecção de escora mais eficaz e barata), até para tapar os buraco da passagem interna :)

Sábado de manhã deverei ir testar para o sítio habitual, onde passei já várias vezes sem 2 velocidades atrás... pelo que é o local ideal para testar o novo sistema. Assim que tiver conclusões, colocarei tudo aqui.
 

matz

Member
E tirei a foto do lado errado! :D

Agora mais a sério, efectivamente estas rodas assentam que nem uma luva nesta montagem, devido ao seu esquema de cores. Eu sou suspeito, mas sim, também acho que ficou muito bonita mesmo.

Agora é ver se ficou também fiável, pois esse é que tem sido o seu grande problema. Sábado tira-se tudo a limpo!
 

tinric

Super Moderador
Sou duplamente muito suspeito, mas... ficou mesmo impéc.

O furo da escora ao pé do desviador... a tampa traseira de uma caneta tipo "Bic" preta :) assunto resolvido.
Quanto a fixação da espia... isso por cima da proteção da escora (da radon) ... aquilo um zip tie ou dois fica novo.
 

matz

Member
Obrigado!

Se não fosses tu este projecto nunca tinha chegado onde chegou... isto é quase uma réplica (barata) da tua Blacksin :p

Agora espero é que ela fique a funcionar como funcionava a tua... com 9V ;)
 

Radonbiker

New Member
Também tenho esse problema de atrito no meu BS! Após limpeza e montagem fica impec depois com o andar da coisa voltam a falhar algumas mudanças.... Se ficar com um BS vou optar por eliminar essa última passagem interna na escora também...
Acho que vou gostar dessa côr de quadro mais que a minha......
 

matz

Member
Pronto, passam a 3 pessoas com Radon's com esse mal...

Agora é ver se resolveu na minha. O Tinric diz que na dele ficou bem, na de um colega também. Agora é ver se a minha também fica ok... espero sinceramente que sim!

Nos próximos dias darei feedback!
 

matz

Member
Obrigado!

Ainda não me lembrei foi de montar os "Easy Cleats" para dar o feedback sobre eles... a ver se arranjo um tempinho para isso ;)
 

matz

Member
Ora aí está... sistema testado e aprovado! :D

Pode ser regressão, pode ser feio esteticamente, mas o que é certo é que ao fim de muitos meses consegui fazer uma volta sem que me falhasse uma única mudança... mesmo em esforço em subidas inclinadas. Finalmente...

Obrigado mais uma vez ao Tinric, pela "criação" deste sistema para um quadro igual ao meu. Agora é rezar para que continue assim sem desafinar. Se assim for, finalmente terei algum sossego e poderei apreciar de uma vez por todas as minhas voltas, tendo apenas de me preocupar com as pernas :p
 
Top