Hoje fui testar a bike pela encosta de Foz do Arelho até Salir do Porto, tendo algumas zonas técnicas deu para ter uma ideia do comportamento da 29.
Pelos pontos positivos tenho a salientar a manobralidade e rapidez de resposta, do que se ouvia falar de que as 29 não sobem tão bem e que não são tão rápidas revelou-se quanto a mim mentira, haja pernas que ela sobe que nem uma doida! Deixou-me também surpreendido a subir em zonas mais técnicas, o tamanho da roda quanto a mim ajuda, a descer então já todos sabemos.
Mais uma vez acho que o tamanho 16 foi a escolha acertada, será pelo tamanho do quadro que a acho rápida e nervosa?
Mais pontos positivos:
Rigidez das rodas crest com os raios dt.
O tamanho e angulo do guiador próprio para as 29
Os pneus rocket ron performance, que quanto a mim nas 29 será sempre necessário um pneu de "tracção" pois com a transmissão 3x10 na avozinha torna-se quase impossível subir sem patinar em percursos enlameados ou com areia.
Pontos negativos e a alterar ou a melhorar brevemente:
Punhos kcnc de espuma não colam e rodam dando a sensação de que em breve vamos ter um encontro com o chão.
Travões mt2, fraco desempenho mesmo com discos de grande dimensão.
Espigao carbono pelegrino, que parece ser incompatível com selins com carris de carbono, o sistema de aperto trabalha por estrangulamento como os carris de carbono são o ponto mais fraco, por muito que se aperte o selin inclina ao mais pequeno salto, terei de esquecer pelos vistos os selins com carris de carbono ou ocos, desmanchei o sistema de aperto e vou colocar um pouco de fixador de parafusos para testar.
Pontos a melhorar:
Afinação transmissão de origem.
Melhorar a resposta da reba, ainda ando as turras com este novo sistema solo air, a minha antiga reba parecia que absorvia melhor o terreno.