Medroso#78, é na boa.
O caffelatex “tive o prazer de conhecê-lo” no início da época passada. É importante referir que já usei Notubes (toda a época de 2010) e o Black Seal da MSC (toda a época de 2011). Em jeito de comparativo é assim:
Notubes:
Prós: Excelente para converter pneus em tubeless pois mete-se em todo o lado. Muito bom para furos menores ( ex: silvas).
Contras: Para furos maiores perde um pouco a eficácia e fiquei várias vezes apeado nessa época com alguns. Por vezes cortes com poucos mm.
O mais rápido a “evaporar”. Lembro-me de ter sempre por casa uma ou duas garrafas e andar constantemente a repor (2 em 2 meses sensivelmente). De Verão então... Mas atenção, isto sou eu que tenho Maratonas quase todos os Domingos e treinos pelo meio.
Black Seal: Sobre este não posso falar muito de prós e contras pois raramente ou nunca o vi em acção. Um grande contra é que é um pouco mau para vedar um pneu à roda pois é muito espesso, parece mesmo tinta que depois de colocado no pneu, se cola todo no seu interior e daí duvidar um pouco da sua eficácia. Mal dei por ele porque usei uns pneus da MAXXIS UST bem resistentes e não tive muitos furos. Ou se tive não dei mesmo por eles...
Caffelatex: Este já se dá bem por ele e aqui está o grande contra deste líquido. Caga tudo à sua volta e é mesmo “cagar”. Hehe A minha mulher que o diga para o retirar do equipamento eu eu para o limpar da máquina. Bem, mas antes chegar ao fim de uma prova enfeitado de caffelatex do que ficar apeado e perder tempo ou mesmo ser obrigado a desistir. O início da época passada foi um bom teste a este líquido pois comecei a mesma com uns pneus algo fracos de 60TPI´s e houve provas em que chegava a ter 3/4 furos num pneu e aqui pareciam autênticos repuchos de caffelatex mas passados uns segundos lá vedava tudo. Depois fui mudando de pneus ao longo da época até que cheguei aos Continental X-King Protection de 240TPI´s na base do pneu e 180 nas paredes. Quem usa este pneu sabe o quanto é difícil furá-los. Conto pelos dedos de uma mão, as vezes que isso aconteceu e quando aconteceu teve ser algo grande. Lembro-me da Maratona de Alcáçovas em que espetei uma boa cavilha no pneu traseiro já perto do final e mesmo assim o caffelatex funcionou e consegui chegar ao fim sem perder tempo.
Para além de também ser excelente a converter pneus para tubeless, a grande vantagem deste líquido perante os restantes é o efeito mariposa, um género de “espuma de alta pressão” que se forma no interior do pneu assim que o mesmo começa a rodar, cobrindo todo o seu interior, daí também uma maior facilidade em vedar furos nas paredes laterais dos pneus. Tive ainda agora essa experiência a converter estes que apresentavam alguns poros nas paredes e o caffelatex lá fez o seu efeito. Não perderam mais ar até agora.
De facto, assim que começa a rodar ou até mesmo chocalhando a roda, o líquido deixa-se de ouvir ao contrário por exemplo do NoTubes. Quando há um furo, vê-se bem a pressão do líquido e até agora nunca o caffelatex me deixou mal sendo por isso novamente a minha escolha para 2013.
E pronto, muito resumidamente é isto.
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NEROSTAR, obrigado!
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fox77,
540gr pesados na balança. Tenho fotos se for preciso.
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Entretanto, a foto mais recente já mostra mais uma alteração à máquina ou mais uma rendição... hehe
De volta ao Thomson Seatback mas invertido. No fundo é mais ou menos isto: se podia viver sem ele, podia mas não era a mesma coisa... hehe Aqueles cm´s à frente dão muito jeito.
Olympias prontas para 2013!
Até o triciclo é Olympia! lol
Com a Troika a apertar não se pode brincar. 3 máquinas topo de gama sem passar a barreira dos 5000€.
Abraços
Hugo