29er OLYMPIA NITRO 1.5 29er TEAM 1 Black

Espigão

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A pedido não de várias famílias mas de vários amigos, deixo aqui a análise da máquina que irá acompanhar-me nas minhas aventuras em 2013.

Tentei de uma forma breve, justificar todas as escolhas, sobretudo todas as novidades e se me esqueci de alguma coisa, desde já peço desculpa.



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Quadro: Olympia Nitro 1.5 29er 2013 (tamanho XL 53cm)


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- Nada a acrescentar ao anterior porque geometricamente é igual. Muda apenas a estética que para mim está brutal. Sem dúvida, o quadro mais lindo que tive até hoje. De resto, passagem interior dos cabos impec, colocação da pinça de travão traseiro impec, escoras impec, slooping impec, desenho da zona do eixo pedaleiro impec, desenho de todo o quadro impec e que mais pedir? Bem... para ser ainda mais perfeito (porque não há nada mesmo perfeito hehe) só mesmo uma 949 29er, a nova topo de gama da Olympia onde infelizmente não existe tamanho de quadro para mim. Mas também estou muito feliz com a NITRO. A deste ano fez 40 Maratonas, muitos e muitos treinos e está impecável (já foi vendida).



Suspensão: Rock Shox SID RLT 29


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- Espectáculo! Pressão correspondente ao peso do ciclista na camara positiva, rebound a gosto, gate a gosto e está pronta a bombear e a bloquear conforme o piso e irregularidades que apanhe. De resto, a robustez de uma REBA aliada à sensibilidade característica da SID. Que mais pedir?...



Guiador: PRO XCR Carbon

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- Saltou da anterior para esta. Guiador cortado nos 64cm (leva 4cm de bar-ends) e com 5º importantíssimos de elevação de forma a dar mais conforto e segurança nas descidas.



Avanço: PRO VIBE (estrada) 90mm/10º


- Na última usei o PLT, nesta vem o VIBE. É praticamente mais do mesmo mas com mais robustez e um pouco mais leve. O que vinha de origem era um Ritchey WCS de 90mm e 17º de inclinação mas devido à altura do selim, ficava demasiado inclinado.


Bar-ends: SNV Light

- Leves, estética simples e sempre uteis naquelas subidas mais ingremes e para aliviar a posição das mãos/pulsos. Protegem também os esigrips e “trancam” a saída das mãos e de punhos do guiador em caso de metereologias mais agrestes.



Shifters: Shimano XT SL M780 10v

- Nada a apontar. Por enquanto, fiel ao rapid-fire que nunca me deixou mal.



Travões: Shimano XT BR M785

- Progressividade, potência (com pastilhas semi-metálicas BBB), fácil afinação, fácil manutenção, estéticamente lindos... também que mais pedir?...



Espirais: Olympia



Discos: Shimano XT



Punhos: ESIGRIPS Chunky

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- Não ensopam, não deslizam, não rodam, absorvem “n” impactos, fáceis de limpar, confortáveis (mesmo sem luvas) e a condizer é claro com a máquina.



Grade Bidon: KLS Podium

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- Depois de umas pequenas transformações, agarram os bidons com unhas e dentes. Parece que foram feitas para este quadro e são bem leves e baratas.



Roldanas desviador: SNV Light

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- Para mim um dos componentes do ano. A marca até podia arriscar com uma garantia vitalícia para estes rolamentos que são fantásticos. A roldana também tem uma longevidade incrível.



Pedaleiro: Shimano XT FC M785

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- Uma novidade: cranks de 180mm. Já eram para ter vindo para a anterior mas deixei-me andar. Agora vou aproveitar todas as potencialidades deste cranks ...



Corrente: BBB BCH 102

Vinha de uma Sram 1091 Hollow Pin, até que a meio da época pediram para testar a BBB. E pronto... resistência incrível, difícil de enferrujar, díficil de partir (até mesmo de retirar um elo), aprovada e segue novamente para a próxima época.



Desviador F: Shimano XT FD M786

- Continuidade...



Desviador T: Shimano XT RD M781

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- Aqui a novidade da patilha que dá mais tensão à caixa do desviador evitando assim as batidas na escora e que a corrente salte dos pratos. Acho que agora este XT ficou mais “forte” que qualquer SRAM...hehe



Rodas/Cubos: Ztr Crest + Miche 966 F:9-15mm R:10mm

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- Mais uma novidade. Ainda é cedo para falar do comportamento destas rodas mas para já gostei muito do seu peso, da sua estética, do seu desenho e não notei para já qualquer torção ou falha das mesmas. Após o 1º teste, alguns raios ficaram com menos tensão mas isso é normal e também aconteceu o mesmo nas últimas. Com mais uns testes logo se verá. Não acredito muito que aguentem com o meu peso (83kg) e condução agressiva mas veremos. À mínima falha, entram novamente as DT Swiss XR400 que esta época fizeram 40 Maratonas sem qualquer falha.



Pratos: 26/40 SNV Light

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- Continuidade na resistência, na precisão da passagem entre pratos, na fiabilidade, no que de melhor é feito por cá.



Selim: FIZIK Tundra 2

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- Mais uma novidade e um regresso quase às origens. Hehe. Já tinha corrido com FIZIK e este tundra impressiona-me como é que um selim que mais parece uma tábua, sem furos prostáticos, sem grandes “almofadas” , apresenta um conforto tão grande. Tem o mesmo peso do último (190gr) e estéticamente também parece ter sido feito para este quadro. Quanto ao selim anterior (Arte Selle Misy ou EKOY) tenho pena de o deixar pois também é muito confortável mas parti dois esta época exactamente no mesmo sítio e não quero mais arriscar. Atenção que isto pode dever-se ao facto de usar o selim mais à frente mas de qualquer maneira, acho que um selim não pode partir assim.



Protecção da bicicleta: 4&2Impact



Espigão: Thomson Elite 31.6 / 410mm



Pneus: Continental X-King RACE SPORT 2.2

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- Outra novidade “mas pouca”. Apenas passagem do Protection para o Race Sport, por uma questão estética (risca vermelha) e também para poupar umas gramas. Penso que não será por menos 60TPI´s na base do pneu que ele irá furar mais mas de qualquer maneira, outro componente que à miníma falha e voltam os Protection. De resto, boa durabilidade, magnífica tracção, bom peso (540gr), um pneu para toda época e para o que der e vier.



Líquido Anti-furo: Caffelatex



Pedais: BBB BPD-14

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- Mais uma aposta na continuidade. Estes da foto são os desta época que fizeram 40 Maratonas sem nunca terem sido abertos e no final da mesma, sem quaisquer folgas e a rodarem na perfeição. Foram agora abertos para a 1ª manutenção e para prepará-los para a próxima época. De resto, bom peso, bom preço, boa estética, boa abertura para fácil escoamento de sujidades, excelente base de apoio para o sapato, do melhor!



Cassete: Shimano CS M771 (11-36)



Apertos rápidos: MICHE



Peso: Sub-10



Preço: Sub – 3000€






Para questões de preços, agradeço que contactem o importador pois eu não os tenho. De qualquer maneira já adiantei para ficarem com uma ideia que esta máquina FULL XT, com uma SID RLT, rodas ZTR Crest, periféricos Ritchey WCS e com um peso de 9,8kg (quadro XL), fica abaixo dos 3000€. Só o quadro anda à volta dos 1700€.

Se quiserem um catálogo com todas as máquinas de 2013, modelos, componentes, etc, podem ir ao site do importador e fazer download do catálogo que se encontra no canto superior direito da página.

Qualquer dúvida sobre esta análise não hesitem. Mas só sobre a análise. Discussões por exemplo sobre vantagens e desvantagens de 29ers, nesta altura do campeonato poupem-me a essas discussões e até porque se não estou em erro, já existem tópicos desses para o efeito aqui no fórum.

Boas pedaladas Olympicas!

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Cumprimentos betetistas

Hugo “Espigão” Carvalho
 

C.Orelhas

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Ainda bem que voltas-te a este forum! Hoje tornou-se mais rico em termos de analises a bicicletas com a tua "nova" participação! Sem duvida que tens uma excelente máquina para 2013 e espero que tenhas tanto sorte com esta montada como tiveste com a anterior! Sem duvida uma das 29er que já vi mais bonita com um quadro excelente e uma boa escolha de componentes. Perguntava-te agora se as sid's, reba's etc de este ano só já trazem uma camara de ar ou se continuam a trazer as duas camaras.

Abraços
 

Espigão

New Member
Boas,

Trazem à mesma as duas camaras mas só tens de meter ar na camara positiva (superior). A negativa está lá mas desaparece a válvula e só tens mesmo de usar a superior. A pressão agora é um pouco mais elevada em relação às anteriores.

Abraço

Hugo
 

NunoPascoal

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Mais uma bela Olympia a circular aqui no fórum!
A minha tb ja está por AQUI!

Ficou com uma excelente conjugação de cores!
Desejo-te boa sorte com ela e certamente nos vamos cruzar em varias maratonas ao longo da época!

Um abraço!
Nuno Pascoal
 

petiagos

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Pois eu também tenho a mesma pergunta que o C. Orelhas... mas em relação à sensibilidade da nova SID às pequenas irregularidades.
Ou seja, esta nova SID mantem a carateristica de ser um pouco mais dura e racing como as suas irmãs Dual Air, ou existem novidades na forma de trabalhar e leitura do terreno ?

Gosto imenso de ver o slooping da Olympia ... ;)
Notas diferenças em relação à anterior ?
 
Last edited:

Espigão

New Member
petiagos,

Com esta nova SID tens "novidades na forma de trabalhar e leitura do terreno".

Só tens de meter a pressão correspondente ao teu peso na camara positiva.

Depois regulas o rebound ao teu gosto (recuperação mais rápida ou mais lenta).

Depois tens 3 posições de bloqueio. Uma completamente solta em que a suspensão está a trabalhar no seu máximo e só trabalha quando encontra irregularidades no terreno mantendo-se sempre "bloqueada". Uma posição intermédia com a suspensão a ficar mais dura e por fim, a posição de completamente bloqueada.

No meu caso, retirei o poplock com essas 3 posições e agora só trabalho com o gate. Quantos mais voltas deres para a direita mais a suspensão fica solta (mas à mesma bloqueada e só trabalha perante irregularidades) e quanto mais voltas deres para a esquerda mais dura fica até ficar completamente bloqueada com o gate totalmente rodado para esquerda (se não estou em erro).

Abraço

Hugo
 

Espigão

New Member
petiagos,

Sempre fui fiel a Rock Shox. Nunca me passaram Fox´s pelas mãos e por isso não te sei responder.

Durante muitos anos usei REBA e era que tinha na bike anterior e agora com estas novidades passei para a SID que como disse na análise tem a robustez da REBA e a sensibilidade característica da SID. Ou seja, para mim está perfeita.

Abraço

Hugo
 

luissilvestre

New Member
Boa Noite.

Após as duas apresentações do colega Hugo, posso dizer que estou rendido a estas máquinas e olha que eu tenho uma Flash com Lefty de carbono.
Vou rapidamente falar com a loja.
 

Polegar

Active Member
Boas. Ja tinha comentado contigo no face, mas pelas foto lá pensei que o espigão era invertido, mas aqui parece recto. como tinha dito lá, não equacionaste meter um invertido ao contrario e colocar o selim de uma forma mais "normal" (se é que existe este termo nas bikes hehehe). De resto bela máquina. Parabéns
 

Espigão

New Member
Bom dia Polegar,

Antes de mais obrigado.

Conforme te respondi no face, nos últimos anos tenho usado o Thomson Elite Seatback de 410mm invertido, tal como o fiz toda esta época. Ele está cá em casa, como estão muitos outros espigões (até um de 450mm - não é por nada que me chamam de espigão hehe ) e esta questão é sempre uma batalha para mim todas as épocas.

Neste momento ainda estou a equacionar se volto ao espigão invertido porque nesta bike há duas situações que me permitiram baixar o espigão cerca de 2cm. Uma, são os carris do novo selim que são mais elevados que os do anterior. A outra, são os cranks de 180mm.

Esta época andei com o invertido 1cm acima do limite de segurança o que é uma situação algo perigosa para mim e para o quadro e não pretendo voltar a fazer o mesmo. No entanto tem sido inevitável porque como sabes, quanto mais o espigão sobe, mais o selim recua e a posição de condução torna-se um pouco desconfortável, situação esta que tem sido resolvida com selins completamente puxados à frente (tb não é aconselhado) e com espigões invertidos.

Neste momento o da foto, está no limite de segurança e em princípio não será necessário voltar para o invertido até porque a nível estético não fica muito bonito mas nestas questões a estética fica um pouco para trás e o mais importante é o conforto e se tiver de voltar ao invertido não penso duas vezes. Por enquanto vou andar assim e fazer mais uns testes.

Abraço

Hugo
 

Espigão

New Member
Bom dia Nuno,

Parabéns pela análise da tua Olympia. Muito boa mesmo. Parabéns!

Mas ela não devia estar por aqui?:confused:

Grande abraço e bom 2013 aos comandos desse avião

Hugo
 

Polegar

Active Member
Sim quanto mais sobe mais o espigão recua :). dai que muita gente usa recto (alguns sem saber o porque) e alguns usam o recto mal (como eu usei durante algum tempo). Acima de tudo diverte-te na burra :)
 

Espigão

New Member
E muitas vezes somos apelidados de malucos e que usamos medidas e posições impensáveis muitas dessas bocas vindas dos "Srs Engºs dos FITS" como se houvessem medidas universais para toda a gente. Se tivessem quase 1m de medida entre pernas e uns braços quase do tamanho das pernas eu gostava de os ver a aplicar as posições XPTO´s.

Claro que toda esta questão se resolveria com um quadro à medida. Bastavam no meu caso, um toptube de 55cm e uma distância entre o toptube e o headtube mais curta para andar numa posição quase perfeita mas enquanto só existirem estas possibilidad€s, andamos assim...

Abraço e bom 2013

Hugo
 

Espigão

New Member
Finais de Janeiro (em princípio) salvador ou até pode ser que seja mais cedo. Já aqui tenho um espigão de 450mm à espera do avião... LOL mas mesmo assim será complicado testá-la... hehe

Abraço e bom 2013

Hugo
 

Rui Marçal

New Member
Boas Hugo,

Uma excelente análise e com boas fotos, parabéns ao jornalista...

Gosto da bike, é muito bonita e algo exclusiva...

O selim que tens é exatamente igual ao meu (http://www.forumbtt.net/showthread.php?37904-Cannondale-Scalpel-2-2012-(Upgrade)) e é como dizes, é bastante confortável embora pesado. Em breve estou a pensar troca-lo por um Speed Needle...

Os pneus que tens, nunca experimentei esse modelo, mas estou a usar o Maxxis Ikon (http://www.forumbtt.net/showthread.php?47464-Maxxis-Ikon-2-2-EXO) que tem o mesmo peso desses mas que foram os melhores pneus que usei até hoje...É só umas ideias...

Esse pedais da BBB, também poderei compra-los, mas optei pelos Exustar PM 28-Ti de 186grs. Além de muito leves tem um encaixe muito rápido e intuitivo e com a lama encaixam que é uma maravilha. Resta-me saber a durabilidade e fiabilidade deles, mas isso só daqui a uns meses...

Até lá, um bom ano e boas pedaladas.
 

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)


Excelente fotoreportagem caro amigo "Espigão", muito bom mesmo. :)

...Quanto ao verdadeiro espigão/recuo do selim, é a primeira vez que vejo um recuo como o meu. :D

Andei diversos anos a pedalar com o selim na posição dita "normal" e não andava bem. Com o passar do tempo, afinação para aqui, afinação para ali, só com o selim puxado para a frente é que me sinto bem ("trepo tudo" sem dores nos joelhos), por isso podemos dizer juntos: que se lixe a estética. ;)
 
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