1 mês de treino para 180kms ?

rui_araujo

New Member
Boas pessoal!



Então é assim: http://www.bikemountainquest.com/2013/04/lancamento-mountain-quest-2013.html

Só tomei conhecimento da maratona hoje! Costumo praticar BTT 1 vez por semana, e desloco-me para a escola de bicicleta (de 2ª a 6ª feira) ~ 1hora.

Já participei na meia maratona dos 5 cumes(50kms) em 2012 e 2013.



Será que com 1 mês de treino consigo tenho hipótese de completar os 180km? Pergunto isto pois na inscrição (que é até 15 de Junho) tenho que indicar se vou aos 50Km aos 100Km ou aos 180Km.

Estou a sonhar alto ou é possível com um mês de treino ?




Obrigado pelo vosso tempo!
 

TheTraveler

Active Member
Para algumas pessoas, é possível. Para outras é impossível. Só tu é que conheces o teu corpo... Podes começar por fazer uma tirada de 100km para ver como se sentes. Se conseguires 100 sem problemas e sem treinos de maior, não vejo razão para não fazeres os 180 só com um mês de treino.
 

synclever

Member
Se o objectivo é apenas acabar acho que és capaz, treinando bem até lá e saber gerir o esforço durante a prova.
Comecei a participar à cerca de 2 meses em meias-maratonas e estou a pensar em ir ao eox240 se arranjar companhia.
 

Eduardojsg

New Member
Não te quero tirar as esperanças, mas acho algo exagerado, deverias preparar isso com pelo menos 6 meses de antecedência, mas não quer dizer que não consigas, se fosse eu não conseguia...
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

180km na zona que é (hade reparar no acumulado), não é para qualquer um. Mas se não tentar, já mais saberá se é ou não capaz. Faça contas de pedalar de 18h para cima. ;)
 

nfov

New Member
É de fato um belo desafio mas que não está ao alcance de quem quer mas sim de quem pode ;)

Conquistar estas meninas: Aboboreira, Marão e Alvão.

Boas pedaladas :)
 

Medroso#78

Active Member
...Vejo que o nosso camarada "nfov" sabe bem do que aqui se fala. :D

...Evento com inicio por volta das 5:00, e pedalar, com algumas naturais paragens pelo meio, até às 00:00 ui ui, (minhas ricas "cascas"). Que medo. :D
 

FMCurto

Active Member
180Km com 6k metros de acumulado...jessssus.
Nem só pela distancia.. o acumulado é brutal para um não atleta e ainda é provavelmente necessário pensar que vai ser preciso pedalar já sem luz com recurso a lanternas,indumentaria para a noite que a mais de mil metros de altitude de noite no meio da serra deve ser fresquinho,etc...

Só a titulo de comparação: Lisboa-Fátima anda á volta dos 140/150km com qualquer coisa como 1500 a 2000m de acumulado.
 

Medroso#78

Active Member
..............Lá está, 6ooo D+. Para mim que faço com alguma frequência/facilidade eventos de 90skm, esse percurso, para ser feito à minha maneira (a uma velocidade digna de apreciar a paisagem/trilhos), 2 dias seria o ideal. "Pedalando" entre as 8 e as 18h. ;)
 

FMCurto

Active Member
Assim de cabeça e considerando que o acumulado de Lisboa-Fatima está depois de Santarém: se fosse de Lisboa a Fatima e voltasse a Santarém no mesmo dia tinha a mesma distancia mas ainda ficava a faltar mais de 2k metros de acumulado.
 

PowerMAx

New Member
Já tive oportunidade de pedalar nas 3 serras inseridas no douro bike race, e este ano pensei em participar no Mountain Quest, não o vou fazer porque não tenho parceiro (sei que não é obrigatório, mas já explico o porquê) e porque fui obrigado a abrandar o ritmo de treinos.
São 3 serras lindissimas, mas tem tanto de bonito como tem de dificil, agora juntar as 3 serras numa unica tirada... é uma Mega Desafio, basta olhar para o numero de finalistas do ultimo MQ, se não estou em erro foram apenas 10, num total de 100 e tal guerreiros que se proposeram a tal desafio.
Para terminar este desafio, penso que se terá que conseguir juntar vários requesitos, para alem da boa forma fisica que é obrigatória, quem se proposer a fazer isto terá que ser forte mentalmente (aqui um(a) pareceira poderá ter um papel decisivo, pois podem ir puxando um pelo outro, alem de que sabem que vão ter companhia do desafio).
E por fim sorte que corre tudo bem, que não vão ter nenhum azar pelo caminho.

E ir preparado para sofrer, porque aqui mesmo a pessoa mais bem preparada vai sofrer, são muitas horas sentadas em cima da bike como já aqui foi referido... Pois são sempre 180km com 6000 D+...

Boas pedaladas :D
 

rui_araujo

New Member
Mt Obrigado pelas vossas respostas!

Pelo que vejo talvez será mais prudente auto-propor-me à etapa de 100Km, e mesmo assim tudo dependerá da minha condição física. A data limite é 15 de Junho por isso até lá vejo se aguento 100Km com 4000m de acumulado (vou treinando e tal), para ver se vir que consigo tento fazer a prova nestas condições. Se correr bem, para o ano tento os 180Km.

É que eu arranjo sítios para fazer acumulados de 4000, mas a maior parte é em estrada; levar com isso tudo em cima em terra/pedra deve ser bastante diferente. Para além disso o que me "assusta" mais é a fadiga corporal: dores de costas, rabo, etc : deve ser uma coça incrível :D
 

Sarrafo

Member
Bom,boa sorte.....

Nunca fiz tiradas com tanto acumulado,mas 180km e 6000+D não me parece que seja coisa que com 1 mês de treino vá lá....
Apesar de gostarmos de nos colocar à prova,convém por vezes ter uma ideia de para onde vamos e como vamos preparados....no entanto,por vezes é bom levar na cabeça (desistir se for preciso) para ganharmos animo/objectivos.

Boas pedaladas
 
Pelo que percebi nunca fizeste uma maratona, por isso neste mês que falta para a prova vais ter que treinar bem e duro e posso dizer-te que 100k com 4000 de acumulado vão ser bem duros tanto fisicamente como psicologicamente. Mas desde que tenhas força de vontade tudo se consegue, força.
 

rui_araujo

New Member
thiago21, já fiz 2 meias-maratonas (5 cumes), e já deu para ficar com uma ideia de como me devo preparar (se bem que 2 meias-maratona quase que não conta para nada). Já fiquei com uma ideia de como gerir o esforço, do que é essencial levar, e do tipo de treinos que resultam para este tipo de provas. É mesmo bastante duro (100Km c/ 4000m), e tal como já disseram atrás, o melhor será mesmo ir treinando e tentar simular a prova para ver se aguento.


Sarrafo: pelo que dizes, e já alguns atrás disseram, realmente 180Km com 6000m de acumulado é bastante puxado com pouco treino. São muitas horas em cima da bicicleta e 1 mês de treino não me dá experiência suficiente para lidar com uma situação dessas. Vou treinar e no dia 15 de Junho decido se vale a pena inscrever-me nos 100Km ou se mais vale guardar o $ e tentar uma maratona mais adequada ao meu ritmo.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Esses mesmos 100km com os 4000D+ fora de estrada, não terão NADA a ver (serão sempre bem mais demorados/dolorosos). ;)

...No próximo domingo há a maratona de Vila do Conde, serão +/- 90km com 2000D+ (eu vou), bora lá?!?! :)
 

rui_araujo

New Member
1 semana é pouco tempo para me preparar para essa maratona Medroso :p , e só vou mesmo decidir se participo na mountain quest no dia 15 de Junho (vou treinar durinho até lá :cool: )
 
Top