100% Mato & Estrada - 2ª Temporada

JG/..

New Member
Boas.
Como é hábito, anualmente e, sempre que a minha vida pessoal e profissional me permite, procuro ir á "Etapa da Volta".
Pois bem, lá tive mais um ano, e, como é da praxe existem subidas, eu diria escadarias, porque quem conhece o Caramulo, diz que é duro de roer.
Foi durinho a subida cronometrada, mas a chegada á meta é espectacular.
Abraços e, boas pedaladas.
Interceptor, no dia agendado, á hora e local determinado, e, mais afirmo não vai existir vento.
 

sr. coelho

New Member
Boas pessoal ...E O POVO PÁ

Amigos este mês é mto critico desde ja as minhas desculpas pelas ausencias,,, pois é VERÃO e como disse o amigo JOÃO a fruta da época é praia e familia....fazendo 1 ou 2 treinos durante a semana de 20 a 30 km....

Fico satisfeito;);) por amigos do grupo andarem por outras bandas mtos parabens pela vossa prestação em geral (a todos);)

um abraço
 

Bárba_Ro

New Member
Boas. Como é hábito, anualmente e, sempre que a minha vida pessoal e profissional me permite, procuro ir á "Etapa da Volta". Pois bem, lá tive mais um ano...

:yeah:
Joaquim, então e o report da escalada à Torre pela Covilhã? Quero saber se as tuas sensações foram de alguma forma parecidas com as que experimentei nessa subidita há um ano.;) Boa trepadela amanhã.;)



Quanto a nós por cá, alguém está disponível para alinhar numa voltinha no domingo, com partida da Repsol às 7h30?

Não é nada de definitivo, mas estou a pensar nesta rota: Montijo-Rio Frio-Poceirão-Águas de Moura- Setúbal-Arrábida (Antenas)-Azeitão-Palmela-Volta da Pedra-Pinhal Novo-Rio Frio-Atalaia-Montijo. São cerca de 125 km.

Mandem vir.;)


Um abraço,

JS
 
Last edited:

JG/..

New Member
Boas.
Amigo João, ainda não fiz o report completo destas minhas férias de bike porque quero saborear os três pratos primeiro e, só depois dos três farei o report completo da Torre, mas deixo um pequeno aparte que até agora a que mais me custou foi a escalada por Manteigas, dado que quando cheguei a Manteigas já levava 80 Km feitos.
No inicio da semana estarei com a "reportagem" feita.
Abraços e boas pedaladas.
 

INTERCEPTOR

New Member
Olá a todos.
"Acidente de percurso" de última hora e lá tenho de estar a trabalhar o dia todo de hoje.
Foi alterada para amanhã a escalada à Torre e lá me espera o Zé (Mais Pedalal) e o JG (mais que certo).
Parto às 7:00, sózinho no meu carro, o que quer dizer que há lugar para mais um interessado.
Chegada a Seia às 9:30, à Torre ao Meio-dia, almoço em Seia às 13:00 e regresso logo a seguir para não chegar tarde.

Para não dizerem que é restrito a alguns amigos: 913525244
 

Bárba_Ro

New Member
Amigo João, ainda não fiz o report completo destas minhas férias de bike porque quero saborear os três pratos primeiro e, só depois dos três farei o report completo da Torre, mas deixo um pequeno aparte que até agora a que mais me custou foi a escalada por Manteigas, dado que quando cheguei a Manteigas já levava 80 Km feitos.

:yeah: Muito bem. Claro que abordar o "petisco" tendo já 80 km nas pernocas é dose. A estrada já está boa pelo lado de Manteigas? Em Março passei por lá e estava bastante degradada.

Olá a todos. "Acidente de percurso" de última hora e lá tenho de estar a trabalhar o dia todo de hoje.
Foi alterada para amanhã a escalada à Torre e lá me espera o Zé (Mais Pedalal) e o JG (mais que certo). Parto às 7:00, sózinho no meu carro, o que quer dizer que há lugar para mais um interessado. Chegada a Seia às 9:30, à Torre ao Meio-dia, almoço em Seia às 13:00 e regresso logo a seguir para não chegar tarde.

Gostava muito de alinhar convosco nesta trepadela, mas não dá. Depois de mais uma semana de aturado trabalho, vou "brincar" um bocadinho ao ciclismo, apenas durante a manhã, nos arredores do nosso Montijo. Quando chegar à Arrábida penso em vós.;) Boa escalada.;)


Por aqui, não se irei sozinho ou não, ninguém diz nada, está tudo a banhos e massagens.:D Às 7h30 lá estarei na Repsol, se Deus quiser. E depois... siga.:)

Um abraço,

JS
 
Last edited:

Bárba_Ro

New Member
Não é nada de definitivo, mas estou a pensar nesta rota: Montijo-Rio Frio-Poceirão-Águas de Moura-Setúbal-Arrábida (Antenas)-Azeitão-Palmela-Volta da Pedra-Pinhal Novo-Rio Frio-Atalaia-Montijo. São cerca de 125 km.

Boas! E não me enganei na projecção da quilometragem: foram 125 km certinhos os que fiz do ponto de partida até ao ponto de chegada.:) De manhãzinha, o dia estava um bocado farrusco, mas depois o sol foi furando, furando... O vento é que continua a chatear por todos os lados. Mas foi sempre a andar, com uma paragem em Aldeia de Irmãos para abastecer. O único senão foi mesmo ter sido uma volta a solo, pois o pessoal anda a banhos e massagens.;) Paciência, foi um bom treinito.

Amanhã é feriado. Se por acaso houver alguém interessado em dar uma voltinha só para entreter as pernas, tipo das 8 às 10 da manhã, faça o favor de se chegar à frente. Se houver alguém, apareço. O ponto de encontro, como sempre, é a Repsol.

Espero que a escalada dos nossos trepadores tenha corrido pelo melhor.;)

Um abraço,

JS
 

INTERCEPTOR

New Member
Por motivos de força maior, não chegamos a subir a Serra da Estrela no dia agendado. Iremos marcar nova data dentro em breve.
Passei o fds todo com gripe e sem pedalar e hoje vou ver a chegada a Lisboa da última etapa da Volta a Portugal.
Vou apanhar o barco das 14:05.
Depois passo as fotos para aqui.
Abraço e até breve.
 

Bárba_Ro

New Member
Por motivos de força maior, não chegamos a subir a Serra da Estrela no dia agendado. Iremos marcar nova data dentro em breve.
Passei o fds todo com gripe e sem pedalar...
doh Melhores dias virão.;)

Boas, pessoal. Aqui fica a minha proposta de tirada para o próximo domingo: Montijo-Moita-Coina-Palmela-Baixa de Palmela-Setúbal-Outão (antenas)-Aldeia de Irmãos-Quinta do Anjo-Lagoinha-Palmela-Volta da Pedra-Rio Frio-Passil-Atalaia-Montijo. São 120/125 km. Partida às 7h30 na Repsol.

Mandem vir.

Um abraço,

JS
 

JG/..

New Member
Os 3 pratos para a torre

Como combinado, aqui fica a análise das três subidas de acesso à Torre.

POR MANTEIGAS
Não obstante já ter chegado a Manteigas com algumas dezenas de Km’s nas pernas ( 70 ), achei que é simples.
O Vale Glaciar é esplendoroso, sempre a subir com acentuação não muito elevada.
Após o entroncamento que vem da Covilhã, e, com o túnel na frente, arrepia a 10% numa subida ( a única com esta inclinação) gélida, para mais á frente se avistar uma única vez as “bolas” da Torre.
Curioso é a última curva, que após desenrolá-la, já se está a 200 metros do final.
É a subida á Torre mais longa, mas mais suave, com uma curva curiosa ao inicio junto aos viveiros das trutas, que, como não se espera é medonha, só que são somente 10 metros.
É a que tem a água mais gelada.
Não desci por ela.

PELA COVILHÃ
Agora percebi porque é que, quando se vai subir pela Covilhã, o pessoal parte ainda longe da Covilhã.
Derivado ao aquecimento.
Cheguei cedo à Covilhã e, como não conhecia o percurso optei por fazer um reconhecimento de carro até entrar na serra.
Reconheci de imediato que não iria ser fácil o inicio.
Eu, como até agora nunca me dei mal em saídas fortes e, a frio, sai do parque de estacionamento junto ao Mc Donald’s.
Perante aquilo quer tinha lido, sabia de antemão que até aos 12 Km era sempre a “penar”.
Até ao antigo reformatório foi arrepiante, depois e, até ao fim é mais suave.
Acrescento que o inicio é medonho, acentuadíssimo, com muita curva e contra curva, e, pouco sombrio.
São 25 Km.
Descida vertiginosa, perigosa, em que se atinge uma velocidade medonha com permanente curva e contra curva. Convém fazer contrato com loja de material dado que os calços dos travões vão à vida.

POR SEIA
Eis um osso duro de roer.
Sempre que a fiz, e já vai na 3ª vez, sai sempre do parque de estacionamento do Pingo Doce, porque existe espaço para estacionar, é mais seguro e a subida começa ligeiramente.
Quem subir até 1 Km após a lagoa comprida, tem o percurso difícil efectuado.
É grande o percurso, mas quem já o fez pela 3ª vez, poderá seccioná-lo tornando-o mais fácil, ou seja, menos penoso.
São 6 subidas a 10 %, intercaladas por muitas outras com menos inclinação.
Este ano tinha como objectivo de tentar efectuar o percurso abaixo das 2 horas, tendo sempre a noção que era o dia da etapa rainha da Volta e, a montagem de toda a estrutura poderia condicionar a livre circulação.
É imponente a chegada, e, mais imponente se torna se essa chegada for feita na meta em que a Etapa termina. Sentimo-nos enormes, e, essa enormidade é muito mais acentuada aquando essa meta já está cheia de público batendo nas baias aquando o pessoal vai chegando.
Tempo cumprido em 01h59m14s., com um sprint no final.
A descida é enganadora porque, após o Sabugueiro ainda se tem que subir uma parede a 10%, para finalmente rolar sempre em excesso de velocidade ( 70 Km/h) até Seia.
1ª VEZ com 39/25 foi..............a subir.

CONCLUSÃO

A SUBIDA MAIS DIFICIL – POR SEIA.
A DESCIDA MAIS DIFICIL – PARA A COVILHÃ ( Não desci para Manteigas)
A MAIS BONITA – A SUBIDA POR MANTEIGAS.
PRÓXIMA AVENTURA – Gouveia - Manteigas – Torre, descendo pelo mesmo local.
 

Bárba_Ro

New Member
PELA COVILHÃ Agora percebi porque é que, quando se vai subir pela Covilhã, o pessoal parte ainda longe da Covilhã. Derivado ao aquecimento. Até ao antigo reformatório foi arrepiante, depois e, até ao fim é mais suave. Acrescento que o inicio é medonho, acentuadíssimo, com muita curva e contra curva, e, pouco sombrio. Descida vertiginosa, perigosa, em que se atinge uma velocidade medonha com permanente curva e contra curva. Convém fazer contrato com loja de material dado que os calços dos travões vão à vida.

Altamente!;) Pois é, estando na Covilhã, todos os caminhos são para cima, é impressionante. Há um ano, arranquei mais ou menos do mesmo sítio que tu, perto do hospital novo. Como conheço bem as estradas da cidade onde nasci, controlei o ritmo e a carga nos primeiros quilómetros, que seriam de aquecimento sempre a subir, com passagem pelo pavê que precede o pelourinho, mesmo antes de se virar à direita e encarar logo a primeira inclinação séria que nos leva a passar junto ao cemitério e, mais à frente, próximo do velho Estádio Santos Pinto. A partir dali, é gozar a imponência da paisagem, cheirar a Varanda dos Carqueijais, observar as placas de altitude e vencer as curvas, contracurvas e rampas fortemente inclinadas.:p No dia 11 de Setembro, se Deus quiser, vou ao remodelado Serra Acima, Castelo Branco-Torre. Chegando ao início da subida com 80 quilómetros nas pernas, vai ser um desafio daqueles!!!;) A ver se me safo com a nova cassete, que já tem 25 e 23 dentes, além de 27 e 21. A antiga só tinha 21, 24 e 27, ou seja, poucas e desproporcionadas mudanças para subir com um 53-39, a meu ver. Muito limitadas.
 

INTERCEPTOR

New Member
Bom relato Joaquim... já estou em pulgas!!!

Próximo Domingo vou à Clássica do Afonsoeiro - Canha - Afonsoeiro fazer companhia ao Galrote e ao Travessa.

No Domingo seguinte era um dia óptimo para ir até à Serra da Estrela caso houvesse consenso e disponibilidade entre alguns de nós.

Fico a aguardar opiniões.
 

Bárba_Ro

New Member
Próximo Domingo vou à Clássica do Afonsoeiro - Canha - Afonsoeiro fazer companhia ao Galrote e ao Travessa.

Com um bocado de sorte, cumprindo a rota delineada, ainda vos apanho na subida para a Atalaia. No último domingo fiz a mesma quilometragem e passei pelo alto da Atalaia por volta das 11h45 (+-).

No Domingo seguinte era um dia óptimo para ir até à Serra da Estrela caso houvesse consenso e disponibilidade entre alguns de nós. Fico a aguardar opiniões.

Serra da Estrela, subida à Torre... 11 de Setembro! Esta é a minha data, é a data de pelotão.;) Bora lá? :)

Depois de falar esta tarde com o Joaquim, fiquei de ver um ponto de partida e de chegada - Vila Franca, por hipótese - para irmos ao Montejunto!!! Assim que tiver tempo, traço a rota e meço a quilometragem. Um desafio para realizarmos em breve, muito em breve (Setembro!).;)
 
Last edited:

Bárba_Ro

New Member
IDA AO MONTEJUNTO - 25 DE SETEMBRO?

Com partida e chegada em Alverca, são cerca de 114 km. Parece-me mais razoável do que com partida e chegada em Vila Franca de Xira: cerca de 130 km. Saindo do Montijo, de carro, pelas 7h00, às 7h45 já deveremos estar a pedalar. O que significa que, normalmente, por volta do meio-dia estaremos "despachados" e a caminho de casa. É uma ideia para troca de opiniões, pensando também em todos aqueles que por agora andam a curtir os banhos e massagens, ou os trilhos do mato. ;)

http://maps.google.pt/maps?saddr=Alverca+do+Ribatejo,+Vila+Franca+de+Xira&daddr=Estr.+d'Alfarrobeira%2FEM501+to:pra%C3%A7a+Tomaz+Jos%C3%A9+Machado%2FN116+to:arranh%C3%B3+to:Sobral+de+Monte+Agra%C3%A7o+to:Montejunto,+Cadaval&hl=pt-PT&ie=UTF8&ll=39.117276,-8.889313&spn=0.328167,0.973663&sll=39.007446,-8.903046&sspn=0.328677,0.973663&geocode=FeSLUQIdihF2_ykjsiUnwygZDTFQ4pDkvesABQ%3BFfJlUQIdY-N1_w%3BFXyUUQIdjt90_w%3BFfZiUgIdf5x0_ymJVp8AgdUYDTGg3ZDkvesABQ%3BFYVfUwIdg1p0_yljXXha9NQYDTGZ7awI_LpXuQ%3BFVC-VQIdPu11_ymzvLpUqM8YDTFQlBLSvusAHQ&mra=ls&dirflg=ht&vpsrc=6&z=10
 
Last edited:

DESALMADO

New Member
ola amigos eu ainda ando e fase de rescaldo das ferias por isso possivelmente so para o outro fim de semana me junto a malta .
boas voltinhas porque o mau tempo esta ai vamos ver se e para ficar por muito tempo.
 

Bárba_Ro

New Member
ola amigos eu ainda ando e fase de rescaldo das ferias por isso possivelmente so para o outro fim de semana me junto a malta .
boas voltinhas porque o mau tempo esta ai vamos ver se e para ficar por muito tempo.

Grande Luís!;) O mau tempo fez-nos apenas uma visita de médico, já está de partida para novo período de férias.;)

Hoje foi mais uma volta a solo: 128 km, com travessia da Arrábida, onde ainda me cruzei com o Nuno Parreira (ele subiu pelo Convento, eu pelo lado da cimenteira). Eu bem lhe disse que era "ao contrário", mas ele já tinha a sua dose de subida e não fez inversão de marcha.:D À partida, encontrei o Coelho na Repsol, por uns instantes pensei que teria companhia, mas depois percebi que ele também iria com "a malta" ao passeio de cicloturismo do Afonsoeiro.:p Pronto, fiz-me logo à estrada. A caminho de Palmela, ainda julguei que o nevoeiro me desviasse da Arrábida e da rota traçada, mas o tempo foi melhorando e "só" apanhei vento frontal e lateral e ainda umas névoas nas zonas mais altas, das antenas e perto do Convento. Nada de especial. No regresso, chegado ao Passil por volta das 11h45, ainda liguei ao Ernesto para saber se já tinham passado ou se estavam quase a passar, mas o telemóvel estava off.:fpalm:paciência, fica para a próxima - que no meu caso deve ser apenas no dia 4 de Setembro (domingo).

Um abraço,

JS
 
Last edited:

INTERCEPTOR

New Member
Olá pessoal.
Ontem passei, de carrinha, pela Marginal - N6 - que vai para Cascais.
A estrada está porreira e deu vontade de dar um salto a estas bandas num Domingo próximo.
Quando acabar a temporada das férias a ver se reagrupamos novamente para umas voltas engraçadas.
Um passarinho contou-me que o Xuxas já tem uma bike nova, a ver se ele vem mostrar a máquina aos amigos.
No próximo Domingo vou até à Barragem de Montargil a solo ou com quem quiser juntar-se a mim.

Grande abraço e até breve.
 

INTERCEPTOR

New Member
Montijo - Montargil - Montijo

Partida às 7:00

3h percurso de Ida

Única paragem em Montagil para abastecimento

3h percurso de Vinda

Joaquim, convida mais pessoal por favor, daqueles que não vêm ao forum ;)
 
Grande volta...isso da para cima 180km...
Engracado, os dois foruns do montijo este fim de semana com um programa de loucos: 160km de mato e 180km de alcatrao.

BOA SORTE
 
Top