Scott Spark 10 Tuned ------- Lightest Spark 7,760Kg ------- Agora com 9300gr!!

Sc0rPiOn

Member
Re:Scott Spark 10 Tuned ------- Lightest Spark 7,760Kg ------- New Updates -------

Não sou o Nuno mas respondo à tua duvida. A diferença de peso nos quadros está no facto da fibra de carbono ser HMX ou HMF. Se fores ao site da scott e vires modelo a modelo vais reparar que os modelos de topo usam HMX enquanto os outros HMF.
No entanto julgo que estás a falar nos modelos de 2010 e nesse caso só o RC e LTD são HMX, todos os outros são HMF portanto teoricamente o peso vai ser igual entre os modelos que referiste 10, 20 ou 30.
Espero ter ajudado :)
 

talegas

New Member
Re:Scott Spark 10 Tuned ------- Lightest Spark 7,760Kg ------- New Updates -------

Scorpion obrigado por me ter tirado a dúvida.Em relação à diferença de peso que havia entre os quadros eu já sabia que era devido ao tipo de carbono,não sabia era que o 10,20 e 30 são do mesmo tipo_Obrigado.
 

MJCT

New Member
Re:Scott Spark 10 Tuned ------- Lightest Spark 7,760Kg ------- New Updates -------

Ainda ontem fui a uma loja em Benfica que vende Scott precisamente para tirar uma dúvida idêntica e referente ao Scale (também odiei o laranja do 10).
Eles garantiram-me que o Scale 10 pesa efectivamente abaixo de 1 Kg (por acaso não falámos em "nomes" de fibras apenas em pesos). Mas estou a falar do quadro comprado em separado, se consultares os catálogos da Scott o que lá vem são as bikes já montadas e nesse caso apenas as RC e as Limited são feitas com as fibras mais leves.
Ou seja, parece que existe diferença entre o quadro das 10 (tanto Spark como Scale) já montadas e as 10 quadro comprado à parte.
 

nogueira.nuno

Active Member
Re:Scott Spark 10 Tuned ------- Lightest Spark 7,760Kg ------- New Updates -------

Mas no Site Oficial da Scott o Spark 10 ainda diz que usa as HMX e pelo que veja são os de 2010!!
Pois a questão das cores especialmente as novas tem muito que se lhe diga!!
Claro que os quadros comprados á parte... vê-se bem a diferença no preço e devido a essa exclusividade das fibras por assim dizer mas eu quiz as HMX e são as mesmas que uso na de Estrada e 5 estrelas até hoje!!

Quadro Spark 10
HMX NET Carbon Mainframe and Swingarm IMP Technology (1550 gr. / 3.42 lbs)
Frame / Shock / Seatpost (2050 gr. / 4.52 lbs)

Quadro Spark RC
HMX NET Carbon Mainframe and Swingarm IMP Technology (1550 gr. / 3.42 lbs)
Frame / Shock / Seatpost (2020 gr. / 4.45 lbs)

Quadro Scale 10
HMX Net Carbon Fibre CR1 Technology (980 gr./ 2.16 lbs)
Frame / seatpost 1240 gr. / 2.73 lbs

Quadro Scale RC
HMX NET Carbon Fibre / CR1 Technology (980 gr./ 2.16 lbs)
Frame / Seatpost 1210 gr. / 2.67 lbs
 

Sc0rPiOn

Member
Re:Scott Spark 10 Tuned ------- Lightest Spark 7,760Kg ------- New Updates -------

De facto têm razão, existe uma diferença entre as fibras das bicicleta completas e dos quadros à parte. Não tinha reparado nisso. Não sei se será um erro ou se de facto é mesmo assim, acho estranho haver diferença.
 

Jepas

Super Moderador
Re:Scott Spark 10 Tuned ------- Lightest Spark 7,760Kg ------- New Updates -------

Ou seja, parece que existe diferença entre o quadro das 10 (tanto Spark como Scale) já montadas e as 10 quadro comprado à parte.

Exactamente, esta informação foi-me dada pelo importador. Para 2010 as Scale/Spark 10 usam fibras HMX no caso dos quadros soltos, mas as bicicletas montadas usam HMF, é uma estratégia de reduzir custos de produção.

Por isso atenção, se quiserem HMX em 2010 da Scale/Saprk 10 é preciso comprar o quadro solto.

Jepas
 

nogueira.nuno

Active Member
Re:Scott Spark 10 Tuned ------- Lightest Spark 7,760Kg ------- New Updates -------

Aqui está parte do resultado final, com algum atraso da minha parte mas aqui está algo!!
Devido a algumas modificações/Setups internos por enquanto vou manter os 100mm de curso a ver como se porta porque teoricamente vai ficar mas suave e sendo assim com os 100mm já ai funcionar e ler melhor o terreno!!

 

HR

New Member
Re:Scott Spark 10 Tuned ------- Lightest Spark 7,760Kg ------- New Updates -------

Viva,

Ficou linda! Mexes-te a nivel estéctico/funcionamente e a nivel de peso deu para retirar alguma coisinha?


Parabéns pela tua WW que contunua a ser a "nossa" referencia.
HR
 

nogueira.nuno

Active Member
Re:Scott Spark 10 Tuned ------- Lightest Spark 7,760Kg ------- New Updates -----

Devia era ter ficado com peso a mais pelo menos nas pernas porque claro, teve que levar uma pintura extra de verniz por toda ela que assim fica bem melhor em acabamento alem de proteger também a pintura a preto!!
 

nogueira.nuno

Active Member
Re:Scott Spark 10 Tuned ------- Lightest Spark 7,760Kg ------- New Updates -------

Aqui com as suspensão acabada, mais tarde posto fotos da Spark com ela instalada porque a Spark neste momento anda de Férias!! :mrgreen:

 

nogueira.nuno

Active Member
Re:Scott Spark 10 Tuned ------- Lightest Spark 7,760Kg -- mas... Quadro Partido!! --

Já que vim aqui posso dar umas dicas dos Kms efectuados com a suspensão modificada por mim e pelo Antonio da BINACLINICA!!
Passou finalmente a haver DT Swiss Tuning em Portugal!! :twisted:

Houve uma diferença enorme no funcionamento da suspensão com as modificações efectuadas( SEGREDO!!), que melhoria e que diferença, muito, muito melhor a trabalhar, faz o curso todo mais progressivamente e a nivel de suavidade e a trabalhar no terreno, uma diferença do dia para a noite!!

Agora é que não me lixam com a conversa das Fox nem das Rock Shox serem melhores a trabalhar que a XRC(minha Claro!!) :mrgreen:, a nivel de rigidez para mim acredito que o Carbono tenha mais rigidez que o Magnesio e nunca vi ou soube de testes sobre os mesmos ou comparações de rigidez, porque também lá está, a suspensão não é um componente fixo e de certo a rigidez ou a sua pequena alteração varia de certo dependo do curso a que ela se encontra por isso eu tenho a minha ideia acerca da por vezes falada Rigidez nas suspensões e é dispensavel e apenas algo que pode ser dispesado como assunto!! Mas podem-me contrariar claro e dar a sua opinião!!
 
Last edited:

nogueira.nuno

Active Member
Scott Spark 10 Tuned ------- Lightest Spark 7,760Kg -- mas... Quadro Partido!! --

Parabéns aos Moderadores do Forum pelo rapido e magnifico trabalho em dispensarem do seu tempo para poderem meter este Forum em Pleno Funcionamento!! Obrigado
 
Last edited:

Spaceman

New Member
boa noite nuno,
Tens belas bicicletas:) Em relação a clavicula após resolvido esse problema, está tudo bem com ela? o que achas da pedaleira? desculpa a ignorancia já é bb30? Faço estas perguntas porque estou a espera da minha FOCUS RAVEN EXTREME e vem com tudo sram xx e trocar a pedaleira não esta fora de questão. Outra coisa curiosa é o teu desviador da frente, durace:) funciona bem? com lama ?

Abraço e boas pedaladas:)
 

Conguito

New Member
A clavicula do Nuno não é BB30, pois o quadro não suporta, no entanto tambem nao sei se existe em BB30. Uma vez que vais comprar uma focus raven, esse quadro já suporte bb30 porque nao optas pelo cannondale Si? qt ao durace tambem tenho um e até agora tem trabalhado bem.
 

Spaceman

New Member
Boas,
Em relação a essa pedaleira posso dizer maravilhas, tive uma durante um ano na minha scalpel e 5 estrelas, mas vendi a scalpel para comprar agora a focus, é uma boa ideia:)
A pedaleira da clavicula sempre era um bocadinho mais leve, é deve existir para BB30, o Ivo Santos (btt seia) vai competir com um quadro igual ao meu e ele tem a clavicula.
 

nogueira.nuno

Active Member
Boas, desculpem o atraso mas cheguei á pouco tempo de fora e nem vim quase á Net!!

Pois o Clavicula desde resolvido o tal problema sim nunca mais deu e assim espero problemas.
Quanto ao BB30 é verdade, a Spark não os suporta por enquanto!!
Ao ler a tua questão lembrei-me logo de uma situação que um amigo me falou na altura do meu problema e me disse que estava a espera de um Adaptador BB30 e pelos vistos devia ser esse o da Bike do Ivo Santos.

Aqui estão os novos BB30 para o Clavicula!! O bom deles é que neste caso pode-se usar o mesmo Crank em quadros BB30 ou quadros de rosca BSA ou Italian.





Mais um Novo teste ao Clavicula!!



http://www.thm-carbones.de/en/clavicula/pruef_und_testberichte.htm

O Dura Ace não tenho tido nenhuma razão de queixa e posso dizer que até afinações só lhas dou quando desmonto o sistema porque de resto sempre certinho e a trabalhar com os 3 pratos!

Gostaria de pedir um favor a todos os interessados e se os Moderadores deixarem e se me disserem algo sobre o mesmo agradecia para como que não dzer algo impossivel.
Era que se fosse possivel para meterem aqui no meu Topico todas as vossas questões ou duvidas que tiverem em vez de usar as PM´s porque assim e melhor para mim, toda a gente pode ficar mais informada e devido a este novo formato só suportar 20 PM´s maximo. Obrigada.
 
Last edited:

nogueira.nuno

Active Member
Boas, sim Jepas, pelo que sei os Testes que eles fazem ou se encontram são sempre com os de estrada mas até penso que neste caso é melhor(claro apenas para comparação do Calvicula) para podermos ver a nivel de resultados de Rigidez e porque o principio de construção deve ser o mesmo que o usado no pedaleiro de BTT mas como o Marreiros disse apenas para Info.



Bem Updates da Spark:

Os Bar Ends da Soul Kozak já chegaram( á umas semanas) e finalmente problema resolvido por assim dizer. Penso que tenha havido algum reforço na zona da braçadeira para aquilo não acontecer de novo e pelo que sei não fui o unico com problemas por isso...

Um outro problema que não comuniquei aqui foi um que devido a uma pequena queda num dia de lama me fez uma pequena delaminação no espigão de Selim(Ax-Lightness).
O que aconteceu foi que o Selim rodou na queda e a base do Selim como que amassou um pouco o Tubo do Selim como que pode ver minimamente na parte lateral traseira do tubo dentro da zona mal desenhada a vermelho :D.



Bem, falei com o meu contacto e meu conhecido na Ax e ao fim de uma avaliação do problema embora tenha sido como que causado por mim foi-me já enviado um Espigão Novo, pensava até que chegasse esta semana mas está dificil.
Resumindo, aqui está a tal razão de eu gostar de Marcas e principalmente pelo serviço pós venda que esse ainda mais prezo.

Comprei uma Cassete de aluminio Recon para substituir tambem pela Recon mas de Titanio, essa vai ser instalada na Cove Hummer para como disse poder ficar um projecto o mais aproximado 100% ao Ti.
A escolha do Aluminio foi para experimentar porque nada melhor que usar e ver realmente o que vale ou não vale por isso espero poder dar o Feedback daqui a uns tempos sobre a mesma, espero que daqui a muitos Kms!! hehehehe
 
Top