Viper tr 450 (2015)

JARBAS83

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Desde já obg pelas respostas! Sim, sei que me descuidei um pouco na manutenção/limpeza da k7. Como vou em breve substituir a corrente, gostaria de nessa altura remover e limpar bem a cassete.

Este serve? É que, ou é impressão minha, ou a espessura do estriado dos extratores variam muito...
Quanto ao chicote, o da imagem abaixo não é tão prático mas inclui a peça para os eixos, se não estou em erro. E fica mais barato ainda por cima. Consigo o conjunto das duas peças por 5/6€ online em sites chinocas, claro.



 
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SeteGu

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Uma cassete desgastada com corrente nova poderá não funcionar muito bem (ou acelerar o desgaste da corrente).

Penso (não tenho a certeza) que para as cassetes é tudo igual ao litro, ou seja, todas funcionam.
Para rodas livres é que há de todos os tipos, tamanhos e feitios. Convém comprar um para cassete e não roda livre (que não é a mesma coisa).

Mas, pelo sim pelo não, é melhor confirmares. De certeza que até no sitio onde vais comprar (seja onde for) esclarecem isso.

EDIT: Falo em relação ao desmonta e esse parece-me ser para roda livre.
 
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maddog

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O Extractor de K7 existe para shimano/sram e depois existe o campagnolo são estriados diferentes. E ainda existe uns para roda roda livre.
 

JARBAS83

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A bike tem 4400kms, sem problemas até ao momento. Levou agora a 3ª corrente, que precisa acamar, pois salta quando em esforço, em especial no carreto mais pequeno (11T). A ideia é ir rodando as correntes e tentar levar a transmissão aos 10.000kms.

Para já: Corrente 1: 2050kms --> Corrente 2: 2350kms --> Corrente 3: 25kms --> Total: 4425kms

Aproveitei a troca de corrente para fazer a minha 1ª limpeza a sério da transmissão. Ficou mais barulhenta! É normal? Parece-me do guia de corrente da caixa do desviador traseiro. Devia lá ter lixo mas agora como a corrente toca no guia e não na sujidade que havia no mesmo, e sendo ele em metal (acho eu) faz mais barulho... Desmontei e limpei K7, roldanas do desviador e limpei s/ desmontar os pratos do pedaleiro.
 

Talisman

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Olá!

Eu comprei um quadro Viper X-Team 29 na ProBikeShop e já o recebi. Agora vou montar a bicicleta. Vou montar uma bicicleta porque não conseguia encontrar aquilo que queria, uma HT com curso de 120mm no mínimo.

Também gosto muitos das Commençal mas o quadro que queria já estava esgotado na minha medida L. Então depois de muita pesquisa comprei este quadro da Viper. A marca parece-me pequena e desconhecida mas estou bastante satisfeito pela relação qualidade/preço/estética do quadro. Por 110€ acho que foi uma excelente compra.

Vai ser a primeira vez que vou montar uma bicicleta, criei este tópico para relatar o processo.

http://www.forumbtt.net/showthread....cicleta-a-partir-de-um-quadro-Viper-X-Team-29
 

JARBAS83

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A minha roda traseira está um pouco presa. Faz um barulho metálico tipo "track-track" e/ou um roçar de metal proveniente da zona do eixo. Os cubos são Shimano FH-RM66. Limpeza/lubrificação/manutenção nunca levou...:eek: Tem 4700kms e um ano e meio. A roda não tem folgas.

Alguma sugestão caseira para resolver (tipo lubrificar ou limpar alguma coisa...)? Ou será melhor levar a uma loja/oficina? A bike ainda deve estar na garantia...(compra online)
 

JARBAS83

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Ajudem sff. Desmontei roda, k7, disco e eixo passante. Segui o esquema abaixo (não dei o 3º passo que me parece ser a desmontagem do cepo). Desmontei esferas (2ª foto) e limpei. Não apresentam desgaste. Limpo a sujidade do eixo, lubrifico e monto tudo no sítio? Recordo que a roda estava um pouco presa...







 
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JARBAS83

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Boas. Obg pelas dicas.

Afinal o problema estava num bombito da pinça dos travões. Estava preso e bloqueava a roda. O track-track metálico que se ouvia é das pastilhas que já estão nas lonas. O bombito com uma chave de fendas foi ao sítio. Espero que fique bom. Para todos os efeitos, a desmontagem do eixo e a sua consequente manutenção ficou feita... Ainda não testei a máquina mas já deu para ver que a roda agora gira com suavidade :D
 

JARBAS83

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Tenho o pneu de trás com vários cortes na lateral, o maior é este:

WP_20170528_14_08_25_Pro.jpg


O pneu tem 5500kms/2 anos e é um Schwalbe Smart Sam Performance 2.1. Quais as possíveis causas? As fissuras aparecem sempre naquela configuração, na transversal. Parece-me que seguem de acordo com os fios de montagem da lateral do pneu. Devo substituir com urgência?
 

JARBAS83

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Obrigado. Entrou então um Michelin Wild Grip R TR. Saiu o Schwalbe Smart Sam Performance com 5500kms e 2 anos. Ainda tinha 30% de piso. Era o que vinha de origem.

No entanto, estou aqui com uns problemas: (ver fotos abaixo)

Já me aconteceu várias vezes as camaras de ar rebentarem em andamento pelo lado de dentro, junto ao aro. O rebentamento dava-se junto ao rebordo da fita interior...Quanto à fita, não tinha nenhum ponto mais saído, nenhum bico, nada! Decidi mudar de camaras e colocar as da Decathlon e o que acontece agora é que as camaras deslizam dentro do pneu seguindo o sentido de rotação, forçando a válvula na direção oposta e arrastando a fita, que começa a engelhar. As camaras são as corretas (1,7-2,2). Uma camara rebentou em andamento junto à base da válvula devido à torção. Decidi tirar a fita, recoloquei as camaras na posição correta, fiz uma voltinha de 5 kms, e ao chegar, noto que a válvula já está outra vez de lado, em esforço.

A questão é: será da relação entre a grossura da válvula e o buraco para a mesma no aro? Da fita não era pois tirei-a e o problema persiste. A fita não estava agarrada/colada ao aro. Ela deslizava pelo aro...Há problema em andar sem fita? Da voltinha que fiz, não notei problemas mas ela está lá para alguma coisa é, não é verdade?

Estou a pensar em colocar uma serrilha/abraçadeira plástica presa num raio para forçar a válvula para o seu lugar correto. Já estive a forçar manualmente e não fará demasiada força, nada que coloque em perigo o raio.

Sugestões???

WP_20170529_15_55_05_Pro.jpg


WP_20170529_16_04_07_Pro.jpg
WP_20170529_16_11_13_Pro.jpg
 
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fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Eu nunca tive nenhum problema com a fita do aro..

Até usei uma fita da Michelin que era em plástico, e nem colava no aro, e a camara de ar nunca se mexeu o_O
 

Joseelias

Well-Known Member
Como o Presbitero referiu antes, isso será falta de pressão e que faz com que a câmara de ar não fique suficientemente pressionada contra o pneu e desliza. Foram as únicas vezes em que tal me aconteceu.

Quanto às câmaras de ar rebentarem não será também pela baixa pressão e sofrem snake-bites, em que o pneu esborracha tanto que acaba por esmagar a câmara de ar entre o pneu/obstáculo e o aro?
 
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Nuno Félix

Super Moderador
Eu não gosto muito dessas fitas.... Prefiro aquelas que parecem tecido e que se colam ao aro e cortam-se à medida...

Há na Decathlon também...

Mas pelo que vejo, parece-me que seja se usares pouca pressão e teres alguma sujidade no interior do pneu.... Uma camadita de pó permite esse deslizamento.... Passa tudo por água, seca e aplica então.
 
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