Vida útil de pastilhas de travão

riclop

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nelson_r said:
Eu sei que não é muito educado, mas podes dizer quanto é que pagaste ao mecânico?

Só as pastilhas custaram-me 14,50 € (Avid Juicy Three), a mão-de-obra foi minha (hehehe é só poupar).

Cumprimentos betetísticos
Não tem problema nenhum, paguei 15€, por umas BBB de metal para Avid Juicy Five, e a mão de obra foi oferecida :wink:
 

JoãoLopes

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Pessoal desculpem estar a desenterrar o tópico... Mas nos meus Avid Juicy Five uma das pastilhas de trás parece estar lascada numa ponta, apesar de a restante area apresentar pouco desgaste, ao travar com o de trás quando as pastilhas encostam ao disco ouve-se chiadeira e parece que treme bastante.. Será causado pela "lascadela" que a pastilha tem?

Tem cerca de 3 meses de uso, uso algo intenso... Pois travo bastante nas descidas e sou um pouco pesado..


P.S. Quando se trava, a chiadeira e a tremedeira só acontece no instante inicial da travagem depois trava normalmente sem barulhos. Noto tambem que com os travões quentes não acontece nada e trava normalmente!
 

HardRockpRO

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As pastilhas duram assim tão pouco?? faço a verificação completa todas as semanas e não tem muito desgaste!!
tenho uma bicla que uso diariamente e tem travões mecânicos e farto-me de fazer descidas já tenho a bicla à mais de 2 anos e com mais de 4000km e nunca precisei de trocar as pastilhas até ando com umas sobrecelentes na mochila por precaução!!! No entanto tenho uma outra bike, uma hardrock pro com travões hidráulicos com poucos meses e com uns 300km no máximo, e na semana passada o travão traseiro parecia ter umas falhas ao travar mas ainda não vi o que era, em principio deve só sujidade, mas tenho de confirmar!!! Mas uma coisa é certa pensava que as pastilhas durassem mais do que 100Km como alguns dizem aqui no forum!!
 

mindo

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Depende das pastilhas, depende do tipo de condução, trilhos, do clima.

As minhas pastilhas de uns mecanicos que tive, fizeram mais de 500km, em dias de chuva água, mas não muita.
Já com os hidraúlicos e pastilhas de resina, em dias de chuva, desgastam-se num ápice, caso tenham de travar muito, normalmente em dias de chuva a descer trava-se mais, porque q bike escorrega mais.

Já com as pastilhas de metal nos hidraúlicos, é fazer km e km sob as mais diversas condições e fartam-se de durar.

Até breve...
 

RUI SOUSA

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boas , meti pastilhas novas no sistema de travoes hayes sole , e agora nao trava nada de jeito , sera que apanhou oleo no disco ou o disco ta gasto ? podem me ajudar :mrgreen:
 

klaser

Well-Known Member
Já deu algum tempo para acamar ? É normal precisar de algumas travagens para que se atinja o poder máximo e eficiência...Sempre pode passar um desengordurante no disco ou até passar uma lixa no mesmo para descargo de conciência....
 

RUI SOUSA

New Member
boas , ja pus vinagre no disco , dizem que è bom para tirar oleos e gorduras , mas mesmo assim nao ta nada de jeito , nao agarra mesmo , vou esperimentar passar entao uma lixa no disco para ver se è disso :p
 

MRocha

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Já tive umas pastilhas orgânicas nuns shimano 525, atrás, e duraram perto de 500Km. Antes da última volta estavam como novas!
Na última volta, de 15Km, a início estava tempo bom e já não chovia à umas semanas. Quando comecei a pedalar estava tudo seco, até se levantava pó ao passar a bicicleta. Ao fim de 5 minutos estavam os trilhos cheios de lama e areia molhada, que a início formava uma camada superficial no solo e se colava aos pneus, ao ponto de o pneu da frente quase não passar no arco da suspensão. Como havia umas descidas algo técnicas e a aderência não era grande coisa, quando a chuva começou a fazer poças e regos no chão comecei a notar um funcionamento estranho do travão de trás. Chiava, sentia-se areia entre as pastilhas e o disco e a manete afundava bastante, de tempos a tempos. Quando cheguei ao fim da volta já travava muito pouco e a manete quase tocava no punho. Nunca tinha ficado tão porco a andar de bicla! Eu e o meu chasso parecia que tínhamos andado a rebolar na lama :mrgreen:
As pastilhas gastaram quase até ao ferro, e havia areia agarrada ao resto da superfície de travagem e lama dentro da pinça, a cobrir a mola e o pino que a segura e até entre as pastilhas e os pistons. Os afundanços na manete eram o resultado do sistema a adaptar-se à areia, que fazia afastar os pistons a início, mas que, ao se partirem os grãos de areia com a força de travagem faziam afundar a manete.

Nesta mesma volta à frente tinha umas BBB metálicas(iguais às A2Z), num Hope mono mini e, apesar de terem roçado bastante, ao ponto de chiarem quando não tocava na manete, chegaram ao fim sem se notar nenhum desgaste adicional. No entanto, tive que limpar bem a pinça e voltar a (des)centrá-la, porque um dos pistons lembrou-se de recolher um bocadinho mais que o outro. Depois de uns Km, uns dias mais tarde, os pistons centraram-se sozinhos e tive que voltar a centrar a pinça. Só que o pino soltou-se uns dias depois e perdi-o, junto com uma das pastilhas e a mola, a abrir numa descida.

Para evitar os problemas de desgaste que tinham as pastilhas orgânicas shimano que tinha atrás passei a usar umas Quad, semi-metálicas. Duram muito mais tempo, mesmo na lama, e a manete fica mais firme, menos esponjosa.

À frente, tive que comprar umas originais hope, pois as da concorrência não traziam molas exactamente iguais, nem o pino. Estas vidraram, passado pouco tempo, e em seguida foram contaminadas com óleo. Meti-lhes diluente celuloso e passei-lhes uma lixa grossa. Ficaram quase como novas, mas não gostaram da lixa nem do diluente, e foram à vida num instante.
Depois usei umas clark's, semi-metálicas, que travavam espectacularmente, à segunda vez que premi a manete, só com um dedo, fiz uma égua :shock: Isto com um disco de 160... Dizia na caixa que já vinham pré-acamadas, mas nunca pensei que fosse mesmo assim. Mas depois apanharam óleo e foram-se. Assim que arranje a suspensão( http://www.forumbtt.net/index.php/topic,36278.0.html ) , de onde saíu o óleo, vou meter umas novas clark's.


Conclusão:
As pastilhas metálicas e semi-metálicas(quase todas) duram mesmo muito tempo, mesmo que apanhem muita lama.
As orgânicas podem tambem durar bastante tempo, embora não tanto como as metálicas e semi-metálicas, mas apanhando lama comem-se muito rapidamente.

Conclusão mais importante:
Não deixem as pastilhas apanhar óleo! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Dos 7 ou 8 pares de pastilhas que já tive, só consegui gastar um par até ao fim sem nunca as contaminar com óleo. Por mais que se limpem, com acetona ou diluente, mesmo que as reguem com álcool e lhes passem uma lixa, nunca volta a ser como antes. Este tem sido, para mim um problema muito maior que a durabilidade(ou falta dela) das pastilhas.

Com um disco com muitos buracos(grandes de preferência) umas pastihas travam sempre alguma coisa, mesmo que cheias de óleo. Tenho um disco Ashima ARO-02 180mm, umas pastilhas quad semi-metálicas numa pinça shimano 485 que pinga óleo vindo dos vedantes da suspensão, pela mangueira do travão, e escorrer óleo para o disco. O disco está preto de tanto óleo :shock: e, apesar de não dar para sacar éguas, ainda trava o suficiente para dar umas voltas em segurança.
Com um disco shimano RT75, que tem buracos pequenos, e umas pastilhas orgânicas :arrow: assim que apanha óleo, mesmo que não se veja a olhar para o disco ou para as pastilhas, mais vale travar metendo um pé no chão :!: Como o óleo não tem buracos no disco por onde se escapar, forma uma película entre a pastilha e o disco que torna o atrito quase inexistente.
 

profman

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Boas tardes... :wink:

Só uma pergunta... tenho uns travões SLX... quando tiver que trocar as pastilhas, poderei colocar umas pastilhas xt ? Existe marcas, tipo BBB, para este modelo da Shimano?

Obrigado!

Boas pedaladas!

Jorge Neves ( 100Forças BTTeam )
 

crencos

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profman said:
Boas tardes... :wink:

Só uma pergunta... tenho uns travões SLX... quando tiver que trocar as pastilhas, poderei colocar umas pastilhas xt ? Existe marcas, tipo BBB, para este modelo da Shimano?

Obrigado!

Boas pedaladas!

Jorge Neves ( 100Forças BTTeam )

Podes colocar qualquer marca de pastilhas desde que o formato seja igual ou indicado para o tipo de travão. Geralmente as slx e xt são idênticas entre si.
 
boas malta do pedal

tenho estado a ter probelemas com as pastilhas :( porqe quando estava a lubrificar a bicicleta e foi um bucado de lubrificante foi para as patinhas.............. :mrgreen:
o qe devo faser para desengurdurar as pastilhas.......qe tipo de pruduto poso utilizar na linpesa das pastinhas?


qe ja teve este problema e comsegui resolver qe me dei umas dicas :shock:
sff. :roll:
 

Bacalhau

New Member
Boas,

Preciso trocar as pastilhas do travão traseiro. Alguém aqui nesse forum tem experiência com as Clarks VRX. No site do fabricante diz que é a única pastilha no mercado com "ceramic compound". Vale mesmo a pena?
Quero algo que tenha muita durabilidade. Tenho umas Clarks metálicas no travão da frente, muito boas por sinal. Com esse tempo pastilhas de resina nem pensar. O que aconselham? Vale a diferença de valor?

O que me dizem: Clarks VX ou VRX?
 

klaser

Well-Known Member
Bom dia,

Resolvi desenterrar esse tópico para obter algum feedback dos colegas.Gostaria de saber mais ou menos se o que está a me acontecer pode ser considerado normal ou não,dependendo da experiência dos outros.
Desde que comecei a usar discos (rotores) mais "abertos",tipo ashimas e afins,comecei obviamente a gastar muito mais pastilhas,mas isso é normal e sabido por todos.Também abandonei o uso de pastilhas orgânicas pq muitas vezes com chuva e lama elas desparecem,o que também é de conhecimento generalizado.Uso portanto pastilhas semi-metálicas,também não gosto do ruído das metálicas...

Costumava mudar até 3 ou 4 vezes pastilhas atrás para cada uma à frente,o que me levou a brilhante conclusão de que se calhar andava a travar demais com o travão posterior....:D Corrigi um bocado isso,resultado comecei a gastar mais pastilha à frente também,lol
Bem mas o que venho aqui perguntar é mais ou menos a média (em condições normais,sem aquelas situações de excepção que destruímos um jogo numa prova ou volta) de duração das vossas pastilhas,é que eu comecei a por no excel as datas e kms de cada mudança das mesmas,tenho reparado que as mudo muitas vezes com 600, 750...800kms,o que estou achar muito pouco...
Tenho usado aquelas pastilhas da discobrakes,tenho consciência que não são as melhores do mercado,mas custam menos da metade das originais,mas estou a começar a pensar que talvez durem menos da metade de uma marca original ,sendo assim o barato está a sair caro,será ?
Obrigado
 

Klab

New Member
- Tens que travar menos :)

- Tens que usar muito mais o travão da frente, é o que tem o papel mais importante na travagem, o de trás só ajuda

- Muda de marca de pastilhas, 600 km's é pouco, há marcas baratas com qualidade igual ao material original
 

oliana

Active Member
Da decathlon, jaggwire, clarks, shimano, bbb, foram as marcas quye usei até agora e sempre fizeram mais km que isso. Normalmente troco-as todos os anos quando elas estão com 3/4 de desgaste. A partir daí qualquer saída mais exigente pode acabar com elas num ápice.
Gasto sempre primeiro as da frente. As de trás aguentam mais tempo.
 

danielsilva

New Member
800 km's ?!

Das duas uma, ou usas MUITO os travões ou as pastilhas são mesmo muito fraquinhas. O "pior" par durou pelo menos 2k e foi em lama/areia.
 

klaser

Well-Known Member
Uso normal os travões...isso aconteceu com os discos novos,muito abertos...Mas já tou a ver que é anormal...
 
Boas o desgaste permaturo que estás a ter deve de ser da qualidade das pastilhas e sua marca. No meu caso ao usar originais as da frente que sao as primeiras a ir ao ar duram cerca de 2500 +- nao sei precisar bem e quando experimentei outra marca notei que duraram relativamente menos cerca de 1600 +-, os kilometros nao sei precisar com exactidao mas ao comprar pastilhas a metade do preço estas tambem duram menos que as originais.
Todas semi metalicas.

Cumps
 

klaser

Well-Known Member
Obrigado..lembro que quando comprei os travões,embora não fosse com esses discos que tenho hoje,as pastilhas duraram imenso...vou gastar mais um jogo e ver bem os kms,depois talvez compre umas originais pra fazer o teste...agradeço as respostas
 
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