V-brakes a guinchar

messyas

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Tenho uns V-brake LX já com uns aninhos (de 2000 penso), e uns calços da Jagwire. É assim, atrás está tudo bem. Mas à frente estão a guinchar pra caraças. Qual será o problema? Eu por acaso ponho os calços paralelos ao aro, de modo a ter o contacto máximo no inicio da travagem, para ser mais potente (será verdade?) Ou será que é mesmo dos calços?
 

koizu

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pode ser por várias razões..

se calhar já está a pedir calços novos!!

senão vais com um paninho, em todo o aro, e nos calços e normalmente deixa de chiar!

fica bem...

PS: penso que haja pessoal que saiba mais causas da chiadeira..
 

messyas

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Não, os calços são relativamente novos... já fizeram uns Kms. Penso que deverá ter a ver com a posição deles, não sei. Porque até há um tempo não faziam. Deve ter sido de alguma vez que tentei afinar de maneira diferente.
 

biculas

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Vê, se a superfície dos calços, não está vidrada, muitas vezes vidram, quando estão muito quentes de uma travagem e apanham àgua.

Se estiverem vidrados, lixa-os um pouco.

Abraços

Biculas
 

MrOverclock

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Trava com mais força que eles não devem chiar tanto :mrgreen: (no maximo chias tu quando aterrares no chão)

Agora a sério, uma limpeza aos aros e aos calços deve resolver. Os meus V-Brakes normalmente so chiavam com humidade ou assim. Desde que estou a usar uns calços mais macios nem com humidade :wink:
 

messyas

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Experimentei lixar um bocado os calços e limpar o aro com alcool. Ficou na mesma :s Agora quando tiver tempo vou experimentar trocar os calços da frente com os de trás a ver no que dá. Se continuar a chiar à frente, talvez tenha que optar por uns calços mais macios.
 

MrOverclock

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Verifica se os V-Brakes estão bem apertados na suspensão. As vezes com um pouco de folga pode originar vibrações... Não sei se essas vibrações são suficientes para fazer barulho. Estou só a ter ideias :s
 

snowbike

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A minha andou assim recentemente, depois de um fim de semana parada, quando pego nela na segunda-feira para ir para o trabalho, uma chiadeira doida quando travava (Avid SD7). :evil:

Depois de andar assim a semana toda, quando cheguei a sexta-feira pensei, "amanhã lixo os calços e limpo bem o aro"

Nesse mesmo dia deixou de chiar :mrgreen: Com o uso que levou durante esses 5 dias o problema desapareceu (não cheguei a saber qual era).

A minha sugestão é, dá-lhe uso a ver se o problema desaparece :wink:
 
S

springi

Guest
para além de lixam os calços, pode-se "lixar" (limpar) suavemente os aros com linha de água, uma vez que este acumulam borracha e pequenas pedrinhas.
 

Scorpio Cycling

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messyas said:
Tenho uns V-brake LX já com uns aninhos (de 2000 penso), e uns calços da Jagwire. É assim, atrás está tudo bem. Mas à frente estão a guinchar pra caraças. Qual será o problema? Eu por acaso ponho os calços paralelos ao aro, de modo a ter o contacto máximo no inicio da travagem, para ser mais potente (será verdade?) Ou será que é mesmo dos calços?

Olá caro colega messyas,

Tambem tive o mesmo problema com os meus lx.

O problema desses travoes é que ganham imensa folga por causa do mecanismo que faz com que os calços encostem paralelamente ao aro(funcionam muito bem quando são novos mas cansam-se depressa). :)

Fiz de tudo para tentar resolver(mudei de calços e de marca) e chiavam sempre.

A solução é fácil e fica-te bem mais barata do que andares a comprar calços e mais calços.

Compra uns v-brake Deore iguais aos da foto abaixo

5459-_lrg.jpg


Se quiseres que fique mesmo 5 estrelas monta-lhes uns calços Jagwire iguais aos da foto abaixo

g12857wj6.jpg


Acredita que nunca mais teras problemas de chiadeiras na tua bike!! A minha nem pia. :)

Espero ter ajudado

Abraço e boas pedaladas
 

osodrac

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boas...alguém tem ou sabe dizer onde arranjar estes calços da jagwire? e qual o nome e o que acha deles? já procurei e nada! têm um look 5 estrelas

g12857wj6.jpg
 

Batas

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messyas said:
Tenho uns V-brake LX já com uns aninhos (de 2000 penso), e uns calços da Jagwire. É assim, atrás está tudo bem. Mas à frente estão a guinchar pra caraças. Qual será o problema? Eu por acaso ponho os calços paralelos ao aro, de modo a ter o contacto máximo no inicio da travagem, para ser mais potente (será verdade?) Ou será que é mesmo dos calços?

Afina-os com um pouco de toe-in. Em princípio deve resolver. Começa com muito pouco.

BCasquinha said:
lolol tenho uns iguaizinhos mas não dizem "Jagwire"
Estão à venda na Decathlon por 10.9€ -> http://www.decathlon.pt/PT/calcos-trizone-carbono-6872671/
Acredito que uns que digam "Jagwire" possam ser um bocado mais caros...

Sabes dizer o peso de um par? Seria interessante saber... Um par normal pesa 52g. Um par da KCNC pesa isto:

853hx55.jpg
 

osodrac

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realmente...anda um gajo aqui á procura de alguma coisa que melhore o look da bike e o poder de travagem e vêm práqui estes gajos meter nojo!! lolol! na brinca! bué lindos! já agora podes dizer o preço? :twisted: quanto aos jagwire nem no site deles aparecem! não sei porquê!
 

Mangelovsky

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Tenho uns XT com o mecanismo de paralelogramo. Os da frente têm um chiar crónico: sempre foram assim. Li uns reviews no mtbr.com, em que bastantes utilizadores aconselhavam a montgem dos calços da frente em "toe-out". Eu presumo que isso seja o contrário de "toe-in". Como não quero reduzir a potência de travagem, nem ter um desgaste anormal nos calços e como acho que o barulho até é útil de vez em quando, para avisar as pessoas da minha presença, não experimentei esse ajuste.

Parte ou mesmo a totalidade das vibrações devem ser inerentes às folgas que se criam pelo sistema de paralelogramo. Mas o que é certo é que este género de v-brakes trava bastante mais que os normais.
 

Vitorzip

Member
Para quem não sabe do que se fala com o toe-in, esta afinação consiste em deixar a parte da frente do calço tocar primeiro no aro, eliminando vibrações e o incómodo chiar dos travões.

É uma técnica antiga, já se usava no tempo dos cantilevers, e normalmente resolve o problema.
 
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