Uso de luzes durante o dia em estrada

Joseelias

Well-Known Member
Oi,

Tenho vindo a pensar nesta questão desde que reiniciei a prática do ciclismo/Btt. Será que é vantajoso usar luzes durante o dia, em particular na frente e de tipo intermitente?

Na verdade faço maioritariamente estrada apesar de usar uma Btt pois onde moro há poucos locais para andar fora de estrada (que eu conheça). Mesmo para sair fora de estrada tenho sempre que fazer uns quilómetros a menos que vá no carro.

O problema é que em alguns locais relativamente movimentados em termos de trânsito há muitos carros estacionados e cada vez que por lá passo estou sempre à espera do tip@ que saia com pouco cuidado, me bata a mim ou à minha mulher e nos projecte para o meio da estrada com algumas hipóteses de levarmos com um carro de seguida. Isto é mais grave no caso de estacionamentos perfeitamente perpendiculares à estrada ou em espinha onde o condutor tem que na maioria das vezes fazer recuar a traseira do carro para ver se tem hipótese de sair. Ora, andando próximo da berma e junto a outros carros estacionados a nossa presença é bastante difícil de se ver.

Mas o mesmo se pode falar relativamente aos peões distraídos em zonas de sombra que muitas das vezes se "atiram" para a estrada, e como temos pouco volume e somos silenciosos pouco há a fazer para assinalar a presença.

Da minha experiência de condução automóvel sei que ao andar com os médios ligados durante o dia faz uma diferença brutal em termos de segurança. Sempre que o faço verifico menos ultrapassagens perigosas de outros condutores de frente que ao ver as minhas luzes desistem da ultrapassagem, ou carros a sair de estacionamentos ou em cruzamentos percebe-se que detectam a minha presença de imediato e se tornam mais cautelosos.

Por isso, há aqui quem ande com luzes intermitentes na frente durante o dia? Se sim que experiência têm em relação a este tema? E quem não usa já leu ou conversou sobre este tema? Sabem de algumas luzes boas para este fim que não sejam também excessivamente caras?

Obrigado!
 

Jepas

Super Moderador
Lembro-me de comentar esta situação com o meu instrutor de condução (uso de luzes diurnas pelos ciclistas) e na altura ele referiu que as motas eram obrigadas a ter/usar, mas as bicicletas não. Presumo que as regras se mantenham, mas admito que o uso de luzes (em estrada) nos poderão dar mais segurança. (Atenção que isto ainda é o ForumBTT)
Uma solução poderá passar pelas luzes LED, pois são leves, baratas e costumam ter bastante autonomia.

Acho mais eficaz o uso de um colete reflector.
 

RTC

Super Moderador
Na verdade, estou de acordo em andar com os médios ligados de carro. Ando sempre com eles ligados e dá para perceber a diferença em relação à segurança (para melhor), principalmente na AE.

Mas aplicando a mesma teoria para as bicicletas, não creio que apresente qualquer vantagem. Partindo do principio que as luzes da bicicleta têm muito menos potência que de um carro, que os condutores estão "programados" para praticar uma condução mais defensiva só em relação a outros automóveis e bem como a velocidade da bicicleta ser muito menor, estou em crer que a utilização de luzes na bicicleta durante o dia possa não ser uma mais-valia em termos de segurança.
 

viriatodasilva

New Member
Boas

Experiência própria, com ou sem luzes as pessoas simplesmente não nos veêm. Quantas vezes vou a fazer btt ou estrada e num cruzamento, saída de garagem, saída de local de estancionamento, tenho de travar a fundo e dizer umas caraladas por o condutor não ter prestado atenção ou dado importância ao ciclista? E nos cruzamentos, quantas vezes vou a cruzar um e um peão atravessa sem olhar se vem alguém? Então nesta altura, em que milhares de pessoas circulam pela berma da estrada a caminho de Fátima, é um constante sobressalto com os peões. Infelizmente, na maior parte das vezes, quem se trama somos nós, pelo que, em vez das luzes, aconselho maxima atenção e antecipação.

Quedas Suaves,

Ricardo Silva
 

romaosl

Active Member
Eu no inverno, como anoitece muito cedo, ando sempre com luzes bastante fortes. Uso-as sempre, mesmo de dia.
De verão, como não são tão necessárias, nunca ando com elas.

Não uso a piscar porque acho que iria encadear as pessoas que se cruzam comigo.

Luzes da frente baratas e fortes: Pesquisa no Ebay ou DX.COM por "XM-L T6 Bicycle"
Luzes de trás: MagicShine MJ-818 (Ebay ou DX.COM)
 

Cascai

New Member
Eu costumo usar mais de inverno e ao entardecer , em geral a traseira a piscar, nessas alturas uso sempre colete reflector.
 

Joseelias

Well-Known Member
Encontrei um estudo feito pela Câmara de Odense na Dinamarca, aparentemente a "capital" da bicicleta nesse país, relativamente ao uso de luzes pelos ciclistas durante o dia à frente e atrás realizado durante um ano, em que se verificou que quando os ciclistas usam luzes nesse período o número de acidentes envolvendo ciclistas reduziu de forma geral 32%, e no verão chegou aos 40% menos acidentes! E nos acidentes, os que resultaram em ferimentos foram reduzidos em 19%.

Este estudo envolveu cerca de 4000 ciclistas entre aqueles que usaram sempre as luzes e um grupo de controlo que nunca usava luzes. Os resultados foram de tal forma significativos que com base neles a legislação Dinamarquesa passou a permitir o uso de luzes intermitentes e debateu-se a obrigatoriedade de as novas bicicletas já incluírem luzes no momento da venda.

As luzes usadas no teste eram luzes intermitentes de dínamo da Reelight. Não sei exactamente que potência teriam até porque eram de dínamo e não sei se atingem a potência de outras a pilha/bateria, mas os resultados parecem-me ser bastante significativos.

Aliás, parecem estar em linha com estudos já feitos sobre a permanência de luzes acesas nos automóveis e que deram origem à obrigatoriedade dos novos carros trazerem luzes de presença para o dia.

Estão aqui uns links dos vários onde confirmei esta informação:
http://www.cycling-embassy.dk/2010/09/29/reelight-3/
http://www.eltis.org/index.php?id=13&study_id=1257
http://www.magtenlight.com/news_txt.asp?id=67

Para além da questão da saída em marcha-atrás do estacionamento ou do abrir das portas de carros estacionados, também li que a maioria dos acidentes (pelo menos nos EUA) se dão quando um carro vira para a direita ou esquerda e não se apercebe que vem uma bicicleta atrás ou ao lado e faz uma manobra rápida e não sinalizada e corta o caminho ao ciclista. As luzes a piscar nos retrovisores,nesta situação, seriam uma grande ajuda.
 
Last edited:
Excelente post!

Depois de ler esse estudo fico seriamente a pensar sobre os benefícios de usar luzes em estrada (faço pouca, mas geralmente quando não há companhia para pedalar).
As motas são obrigadas a andar com as luzes ligadas, não se poderá estabelecer um paralelismo com as bicicletas, mesmo a velocidade sendo menor?

Sobre as luzes de bicicleta serem menos potentes, existem aquelas "magicshine" que são autênticos holofotes...
 

Joseelias

Well-Known Member
mark_lopez

Mesmo que as motas pudessem circular de luz apagada, ainda assim nós estaríamos em desvantagem em termos comparativos, pois elas podem circular no meio da via, logo afastadas das bermas, têm um volume maior que nós tornando-as mais visíveis e normalmente os motociclistas vão bem mais protegidos que nós com os calções de lycra e capacetes de esferovite... Claro que têm a desvantagem da velocidade a que circulam.

Mas sim, se nas motas é considerado um factor de segurança ao ponto de ser obrigatório, não vejo razão para o mesmo não resultar nas bicicletas.

romaosl e mark_lopez

Obrigado pela dica das magicshine e das XM-L T6

Em alguns tópicos estrangeiros em que esta questão era colocada vi várias vezes referida a potência de 900 lúmen como o mínimo que alguns dos nossos companheiros no estrangeiro usavam na luz dianteira durante o dia. Não sei exactamente quanto é que isso representa em termos reais, ou se essa potência é similar às luzes de dínamo usadas no teste dinamarquês mas pelo menos parece servir de referência para a escolha de luzes com este fim.
 
O ponto de comparação com as motas era precisamente esse: se é obrigatório num veículo que circula à mesma velocidade dos restantes veículos e no meio da via, porque não resultar num veículo como uma bicicleta que tem de ser "contornado"/ultrapassado por todos esses restantes veículos?
 

pcsilva

New Member
Falso, as motas não podem andar no meio da via, como diz o código da estrada, tem que circular o mais à direita possivel e mais proxima da berma. ;)
 

ric2009do

New Member
boas...
pcsilva entao pelo teu ponto de vista o codigo da estrada proibe as motas andar na faixa do meio e na da esquerda na auto estrada????
tens a certeza disso? podes me disser qual e o artigo para eu ter a certeza...
 

pcsilva

New Member
Sim isso das auto estradas até é proibido a todos os veículos, tens que circular na via mais à direita, utilizas as outras (esquerda e meio) só para ultrapassar.
e sim tenho na certeza disso ;)
 

abelha2

Active Member
Se for uma luz tipo esta, acho que não serve de nada:
sigma-micro-branca.jpeg


Porque a intensidade é tao baixa comparada com a do sol que de pouco ou nada serve.

Se for mais potente, pode nao servir de muito, mas mal não deve fazer.
 

pcsilva

New Member
Aqui tens o artigo do código da estrada que diz isso mesmo ;)

Artigo 13.º
Posição de marcha

1 - O trânsito de veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem e o mais próximo possível das bermas ou passeios, conservando destes uma distância que permita evitar acidentes.

2 - Quando necessário, pode ser utilizado o lado esquerdo da faixa de rodagem para ultrapassar ou mudar de direção.

3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de € 60 a € 300, salvo o disposto no número seguinte.
 

canuco

New Member
pcsilva entao pelo teu ponto de vista o codigo da estrada proibe as motas andar na faixa do meio e na da esquerda na auto estrada????
tens a certeza disso? podes me disser qual e o artigo para eu ter a certeza...

Atenção ás definições de VIA e de FAIXA DE RODAGEM....Os motociclos bem como todos os outros veiculos, são obrigado a circular o mais á direita possivel junto ao limite direito da faixa de rodagem...só podem utilizar o lado esquerdo da FAIXA DE RODAGEM, para efectuar ultrapassagens, mudanças de direcção, inversão de marcha...


Artigo 13.º
Posição de marcha
1 - O trânsito de veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem e o mais próximo possível das bermas ou passeios, conservando destes uma distância que permita evitar acidentes.
2 - Quando necessário, pode ser utilizado o lado esquerdo da faixa de rodagem para ultrapassar ou mudar de direção.
3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de € 60 a € 300
 

pcsilva

New Member
Artigo 14.º
Pluralidade de vias de trânsito

1 - Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direção.

2 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300.
 

Joseelias

Well-Known Member
abelha2

Sim, acho que luzes dessas talvez não façam diferença. Eu não sei qual a potência das reelight usadas no teste que mencionei, mas como disse antes li vários ciclistas a falar que usam 900 lúmen. Estive para questionar a reelight sobre os lúmen das luzes deles mas acabei por não mandar o mail. Talvez amanhã. Mas olha que em aspecto os produtos deles não andam muito longe desse exemplo em termos de dimensões.

No e-bay vi algumas das luzes que outros colegas falaram aqui neste tópico e algumas afirmavam atingir os 3600 lúmen e nem eram muito caras pois andavam nas poucas dezenas de euros. Se são boas não sei, pois vi outras marcas a cobrarem de $200 a $500 por conjuntos do género! :shock:

Relativamente a estas mais caras alguns tipos falaram da experiência de uso delas e afirmaram que os carros não só abrandavam muito mais antes de ultrapassar (referindo-se à luz traseira) como acabavam por ultrapassar dando mais espaço. Isto é, a luz parece que os consciencializava de forma mais marcante que estava ali alguém. E que ao retornar à faixa o faziam com mais distância por causa da visibilidade que a luz da frente dava. Possivelmente teriam mais facilidade em avaliar a distância ao ciclista por conseguirem ver bem a luz.

No final até pode ser apenas uma espécie de reflexo condicionado. Isto é, se tem luzes fortes subconscientemente o pessoal reage como se fosse um carro ou uma mota já que são esses veículos que trazem luzes intensas e portanto acabam por reagir um pouco como se de veiculos desses se tratassem. Digo eu... Mas os vários comentários que li, em vários fóruns e de vários países, eram todos muito coerentes.

Só não gosto das baterias grandes que esses modelos mais potentes levam. Mas também têm modelos com menos lâmpadas e em forma de bastão curto (estilo lanterna tradicional) que integra a bateria. Menos mal. Tenho que ver isto pois o dinheiro anda muito curto. Mas uma estadia no hospital não me parece que saia mais barato...
 

romaosl

Active Member
Para usar como luz de presença, 900 lumens é excessivo. A posição de mínimo dessas luzes é mais que suficiente de de dia.
Já agora, usando uma XM-L T6 à frente e uma Magicshine MJ-818 atrás, podes usar apenas uma bateria com um cabo em Y para ligar as duas.
 
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