Upgrades a Berg SportCross 30

vitorugo_8

New Member
Viva pessoal,

Por força da incompetência da sportzone e para evitar perder dinheiro, fiquei com uma berg sportcross 30 que a minha irmã tinha comprado para ela, sem ser avisada pela spzone que era tamanho L.

Tinha 600€ para comprar um rr 8.1, mas era dinheiro a mais para o intuito de dar umas voltas ao fim de semana, e por isso até me parece ser suficiente a berg.
Como é lógico a bicla é fraquinha, para já tirei-lhe os pedais de plásticos e os pneus chineses que trazia (coloquei uns pneus maxxis novos que tinha arrumados por usar).
Precisava da vossa ajuda para tornar a bike com um minimo de qualidade para umas voltas aos fim de semana, podendo gastar 250€. Sei que aquele avanço (muito fraco) e o guiador (muito comprido e demasiado em U - muito levantado) tem obrigatoriamente de ser mudados.

Carateristicas da Bike: http://www.sportzone.pt/desporto/ci...nha/sport/5278159-berg-cycles-sportcross-30-m


Foto:
 
Last edited:

warrior75

New Member
Olha, assim á primeira vista eu mudava logo os travões para uns Hidráulicos, depois se não gostas do guiador e do avanço também mudava a gosto e para mais leve. Ainda te sobra ai dinheiro o que podes mudar algo tipo o selim para um melhor, ou quem sabe umas rodinhas usadas em bom estado mais leves e já de rolamentos.
 
Eu inicialmente mudava algo de forma a oferecer-te conforto. Nessa prespetiva apostar num novo guiador/punhos e avanço pode ser um começo. Isto se realmente nao gostares dos de origem pelo facto de serem elevados.
Se as voltas forem curtas, uns travões mecánicos tambem travam. ainda assim, uns hidraulicos custam +/- 60 euros. Referindo-me à gama shimano de entrada. Por 80 compras os novos deore 615 que são execlentes e duram-te uma vida.
Depois claro, poderias mudar a suspensao, algo que é sempre entre 120/170 euros. Mas para pequenas voltas essa vai ser suficiente e é uma questao de estar atento. Por vezes na net aparecem boas oportunidades.
quanto ao resto, eu nao mudava as rodas. Mudava sim o desviador traseiro/transmissao, pois essa é gama baixa (baixaaaa) e pode ganhar facilmente folgas, falhar mudanças etc.

Ainda assim, primeiro ganha-lhe o gosto e vai mudando conforme tiveres necessidade disso!
 

vitorugo_8

New Member
A minha ideia era mesmo começar pelo guiador e avanço, não me sinto nada bem com o guiador, além de parecer que vou com as mãos muito para cima, é também muito largo - 680mm - o da minha antiga bicicleta tem 620mm e é semi elevado a curvar para trás e lembro-me de que quando a usava me sentia bem. Depois o selim, para algo mais confortável. Mas não sei muito bem o que procurar e onde procurar. Ainda pensei passar o guiador e o avanço da Feel que tinha na minha antiga bicicleta para esta, mas como já tem uns 10 anos mais vale comprar mais recente.

Quanto às rodas vou usar estas até aguentarem, depois compro outras (parece-me ser um investimento muito elevado e ficavam mais caras que a própria bicicleta). A suspensão também, vou estar atento aos sites de usados e esperar por alguma oportunidade.

Quanto ao desviador traseiro qual me recomendam? Efetivamente de vez em quando é um martirio para entrar a mudança que quero, e nota-se que é de má qualidade, vai dando mas às vezes incomoda..
 
Pronto, então quanto ao avanço e guiador tens os da ritchey em aluminio. a rondas os 30 euros cada componente. O que é elevado. (há por vezes usados como novos a bom preço no olx). Depois tens marcas normais como a bontrager, fsa, raceface, com avanços de várias medidas e guiadores a rondas os 15 euros cada. O que é o normal e um prejo justo face à qualidade.

As rodas e a suspensao concordo totalmente ctg, muda só em ultimo caso. Se a bicicleta é gama baixa investir nela, no futuro é perder dinheiro.
O desviador, tens por 30 euros o shimano deore que te dura uma vida e é bastante bom para o preço que é. Ou se preferires tens a gama alivio, mais barata, e assim mudas o desviador de tras e da frente e já ficas bem servido.
 

vitorugo_8

New Member
Como é uma volta ou outra ao fim de semana a minha principal preocupação é mesmo o conforto e sentir-me confortável a pedalar, o desempenho deixo para mais tarde. Por isso vou mudar em primeiro lugar o que me disseste mick261211. Esses componentes só se arranjam em lojas on-line certo? ou será possivel encontrá-los nas lojas que vendem todo o tipo de produtos de desporto?

Também pretendo mudar o selim, mas há tanta oferta que nem sei que escolher
 
Os avanços e guiadores, encontras em qualquer loja de bikes. e qualquer loja vende modelos de marca e modelos mais acessiveis.
O Desviador, até na SportZone (berg) consegues encontrar alguns à venda. Por exemplo os selins lá estão a bom preço.

Vê em lojas próprias.
 

eagle

New Member
Eu também trocava os travões por hidráulicos, dado que entra nos temas conforto e segurança. Podes aproveitar a troca do guiador para depois não ter de remover de novo os punhos (que também podes trocar por uns mais confortáveis).

O selim é uma questão de conforto? Convém primeiro ganhar alguma habituação, porque comprar um com muito acolchoamento pode também não ser confortável em voltas maiores.
 

eagle

New Member
PS: o desviador traseiro penso que podes comprar um de 9v, uma vez que os de 8v já quase não se vendem e já são antigos. Desde que mantenhas a marca do shifter. Aconselho shimano alivio para cima. A malta mais entendida que confirme.
 

eagle

New Member
Ups, não tinha reparado que os teus shifters são combinados com o travão. Nesse caso para mudar para travões hidráulicos tens de arranjar também uns shifters shimano 8v...
 
Top Bottom