Tu não és um bttista

vitor nherf

New Member
Isso é o que se chama de resposta curta e muito sensata.
Só é pena teres sido tu até agora a responder assim.

Ora e eu estou com vocês, ando de bike há 3 anos, já participei em varias maratonas, 24h e passeios, mas não me considero um bttista, pois não faço do btt a minha vida, mas integro o btt na minha vida para me divertir, tirar umas fotos, estar com os amigos e apanhar uns bons empenos, para mim o btt é isto.:D

P.S. e por causa do Porco no Espeto.:D:D
 

Skyforger

New Member
Ora nem mais. Acho que este tópico devia passar exactamente por aí, ou seja, não tão centrado na questão de cada um se sentir, ou não, bttista e nos parâmetros que tal rótulo acarreta, mas mais naquilo que o btt faz sentir em cada um. Pessoalmente nada me importa o rótulo que tenho, importa-me antes aquilo que sinto. O BTT é apenas algo na minha vida que me faz sentir bem, não é aquilo que me define como pessoa.
 

Mach 4

New Member
Este tópico já deu "pano para mangas".

Imaginem lá vocês se o titulo fosse este :

"Tu não és um Portista."

:fpalm:


:flame: :grrr: :evil: :mrgreen: doh :wtf: :mrsock: :tungas::ko: :cadeirada: :eish: :choneh: :greg: :barafustar:
 

STIG_73

New Member
Boas,

Sou obrigado a concordar com o Skyforger.
Nesta sociedade cada vez mais somos rotulados por isto ou por aquilo. No btt em particular, qual desporto da moda, ainda mais, é tudo um desfile de vaidades e, tenho para mim, que começa a ser um desporto de elites, onde os mais abonados, ou não, fazem questão em separar as águas.

Sim, sou bttista porque tenho uma bike de btt, gosto de andar em estradões, gosto de subir, gosto menos de descer, gosto de aventura, gosto de explorar, gosto de parar para apreciar a paisagem e tirar fotos, gosto de respirar o ar puro da serra, gosto de cruzar cursos de água e deleitar-me com as suas águas cristalinas, gosto de pedalar com companhia, mas quando não a tenho, vou sozinho e divirto-me na mesma.

Não, não sou bttista porque tenho a bike que posso ter, não tenho gps, não pertenso a nenhum grupo ou equipa, não tenho pneus tubless, não tenho equipamentos de topo que custam mais que a minha bike, participo nos passeios que posso sem entrar em loucuras, quando participo é pelo convivío e não pela ganância de ganhar o que quer que seja. Nesses passeios tiro as conclusões do que disse até agora, nota-se os chamados old school sobranceiros a olhar e pensar: olha-me este já pensa que é alguém só porque tem um bicicleta com pneus todo terreno, enfim tenho pena deles.

Concluíndo, sou o Vitor, tenho uma bicicleta, gosto de pedalar por aí, bttista ou não, pouco me importa.


P.S. Não sou portista... nem benfiquista... nem sportinguista... sou da briooooosa
 

agirão

New Member
Afinal quem me pode considerar bttista, ou não? Os outros, ou eu?
Continuamos a valorizar o julgamento do exterior! Posso ter uma bike de 50 euros e ser bttista, ou ter uma de 5000 euros e ser bttista!
O que importa é o que eu sinto, o prazer que fruo do btt, do pedalar, do contemplar o espaço envolvente à actividade, o prazer do convívio, ou da solidão!

Não pergunto, eu, "És bttista?"!

Troco esta pergunta por "Sentes-te bttista?"

Continuamos com o velho e eterno problema português: "O que é que os outros pensam que eu sou?"

Eu, António Girão, SINTO-ME bttista, quando pedalo, quando lavo a minha bike, quando falo de bikes e quando penso em bikes!

UMA COISA É O SER, OUTRA O PARECER! O SER e o DEVIR!
 

vitor nherf

New Member
Citação completamente desnecessária do post anterior!

Professor Girão, antes de mais os meus cumprimentos.

Tenho de concordar a 100% com as suas palavras sempre sabias e certeiras, eu também me sinto um bttista, quem não achar que o sou, olha temos pena!, realmente no mundo em que vivemos cada vez mais as pessoas dão mais importância as coisas menos importantes e desvalorizam o que realmente interessa, os momentos bem passados em cima da bicicleta.
Eu comecei a andar aos 34 anos, seria tarde?
Para mim foi a altura certa pois foi quando comecei a andar.
Se ando bem ou mal?
Posso dizer que já prefiro subir que descer?
Se gosto de acabar as maratonas em 1º?
Gosto de chegar a meta e se tiver de ser o ultimo, que seja.
Será que estou errado? e deveria tratar este nosso desporto de outra forma?
Digam vocês, são bttistas ou sentem-se bttistas?
 

agirão

New Member
Amigo Vitor!
O conceito é esse mesmo! Gosto e não prejudico os outros...faço!

O prazer que se retira das coisas é intrínseco, mas pode ser partilhado! Pedalar é algo que nos distrai, que nos faz bem à saúde! Então, pedalamos! Se nos acham bttistas, ou não, é o que acham e, como minha cabeça meu mestre, estou-me nas tintas para os rótulos! Enquanto rotulamos os outros, estaremos a tentar (tentar, só...) esconder o que não queremos que nos rotulem, ou o que pretendíamos ser e não temos vontade para trabalhar a fim de o conseguir!

Um dia, em Gouveia, na Maxxis Internacional, vi um jovem de 13 anos, de uma humildade estonteante, a descer a pista de down-hill, com uma bike cheia de ferrugem! Descia, mas descia...
Era estudante/pastor! Pedi a um pró francês para o deixar dar uma volta num maquinão! O miúdo respondeu:"Senhor, tenho medo de estragar a bicicleta!"

Um Senhor! Um Bttista que passou ao lado de uma carreira! Mas, será, com toda a certeza, um Grande Homem!

Este Ser Humano é um Bttista!

Vitor, obrigado pelas tuas palavras! Um Abraço para Ti que és um Grande Bttista!
 

Nozes

Active Member
Olá malta!

Obrigado por reacenderem a discussão,penso que seja mais uma vez altura de recordar que:

Pela "sei-lá-quantésima" vez,volto a explicar que o meu texto inicial é destinado aos "corredores de maratonas",cujo objectivo neste desporto é apenas e só correr e treinar,sem perder tempo a divertir-se (não disse que não se divertiam,apenas que podiam divertir-se mais) ou a practicar btt de outra maneira que não acelerar por estradões e alcatrão fora.
A parte em que expliquei como surgiu e se desenvolveu o btt em Portugal serve apenas para explicar como chegámos até aqui,no que respeita a estas vertentes do desporto que todos gostamos.Não serve como ode ao antigamente,nem em lado nenhum eu disse "antigamente é que era bom,embora eu tivesse de afinar os cantilever todos os dias".

Boas pedaladas
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Ser Betetista ou praticante de Btt é como praticar qualquer outra modalidade, mas praticar mesmo. Não basta comprarmos uma qualquer bike ou ainda mais se for toda jeitosa e de topo para sermos Betetistas, assim como não somos praticantes de atletismo por comprar-mos uns bons ténis, nem praticantes de natação por comprarmos uns calções de banho. Claro que cada um tem a sua vida e ás vezes temos que dar férias forçadas á nossa menina bike, mas comprar, para dizer que tem uma bike jeitosa e mostrar aos amigos no café é um muito mau investimento. Para isso compra-se uma no hipermercado (até as há bonitas e baratas) que dão perfeitamente para a causa.

Fiquem bem.
 

STIG_73

New Member
Eu acho que para ser bttista, primeiro que tudo é preciso ser humano, ser educado e respeitador, tanto em relação aos outros como em relação ao meio que nos rodeia.
Dizer bom dia quando nos cruzamos com outros companheiros do pedal no meio do monte, parar para ajudar se alguém está em dificuldades, quer fisicas quer mecânicas.
Isto para mim define no essêncial o que é ser bttista, e como diz o companheiro agirão não é preciso ter uma bike de 5000€ para nos sentirmos bttistas.
Claro depois há quem pense como o autor do tópico, bttista é um atleta que faz maratonas e que luta para obter os melhores resultados possiveis, rodeando-se para isso do melhor material que o mercado pode oferecer, e analisando bem não deixa de não ser verdade.
Eu considero-me um utilizador amador de uma bicicleta tt, sem nenhuma pretensão ao que quer que seja. Como sou visto ou definido pelos outros, sinceramente estou-me a c...r.
 

xcbiker

Member
Depois de ler tanta resposta, fico sem palavras com a maneira de pensar de certos utilizadores, poix então nem eles são Betetistas, visto que então só os profissionais que vivem apenas do ordenado(ganha pão) do BTT/Ciclismo, é que podem ser rotulados como Betetistas ou Ciclistas.
Conclusão- Aqui somos todos meros ultilizadores de bicicletas, lol.
 

Mach 4

New Member
xcbiker,

Desculpa discordar contigo mas existe um meio-termo para tudo.
Para mim ser-se bttista é mandar-te para o monte sózinho durante 2 dias e ver como é que te safas.

Se te desenrrascasses sem problemas de maior - és um bttista.
Se ao chegares á minha beira te viesses lamentar e fazeres-me mil e uma perguntas...

para mim AINDA não és um Bttista.

E acredita que é assim que são as coisas.



vferraz,

Agora meteste mesmo "água".
Ainda vais a tempo de editar e corrigir o teu texto ;).

P.s - Habituem-se a ler com ATENÇÃO os tópicos e de preferência todos os posts neles incluídos.
 
Last edited:

msaraiva

Member
Desculpa????


"(...) Desculpa discordar contigo mas existe um meio-termo para tudo.
Para mim ser-se bttista é mandar-te para o monte sózinho durante 2 dias e ver como é que te safas.
Se te desenrrascasses sem problemas de maior - és um bttista.
Se ao chegares á minha beira te viesses lamentar e fazeres-me mil e uma perguntas...
para mim AINDA não és um Bttista.
E acredita que é assim que são as coisas (...)"
 

Mach 4

New Member
Então se não basta ter uma bike, o que é preciso para ser um Bttista?

Ser expedito, ser audaz, ser aventureiro, ser intrépido, ser minimamente conhecedor de como funciona a tua bike, ser autónomo e independente para te desenrascares de diversas situações, ser um "MackGiver" (saberes improvisar, e atenção que isto é muito importante), ser organizado, ter espirito de sacrificio, ser amigo e solidário, ser respeitador da natureza...entre outras coisas.

Podes ler alguns dos meus posts atrás onde de certo modo explico o mesmo que aqui mas de outra maneira.


msaraiva,

Estás desculpado...
Este meu post também serve para ti.
 
Last edited:

2stupid

Member
Eu???? Eu sou eu

Quando pedalo, não sou bttista, sou eu...
Assim como p.e.: quando conduzo, não sou piloto, sou eu...
...
quando opino, não estou "certo", é a minha opinião, sou eu...

Peace
 

xcbiker

Member
Bla Bla Bla..... Whiskas Saquetas

E se para alguem é um feito estar 2 dias no monte, para mim não é nada nem 4 nem 5, no entanto para a minha mulher é um feito fazer 30kms numa manhã na serra da arrabida, tudo depende de pessoa para pessoa.

Ps: faço btt á 14 anos, pertenço a uma tropa especial á 4 anos e sou atirador especial(vulgo sniper) á 1 ano e meio.

Abraço a todos os utilizadores que bicicletas de todo o terreno
 
Last edited:
Top