Truques caseiros para tirar peso à bike

Rock Shox Portugal said:
E porque não passam numa oficina auto que encha pneus com azoto? isso é que é! mais estabilidade térmica e um pouco mais leve do que simples ar.

:mrgreen: eu faço isso ehheh, mas vejamos, eu tenho uma maquina dessas na oficina do meu work se não dispensava bem esse apêndice :p
 

nogueira.nuno

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Nas bicicletas não faz muita diferença devido a nao aquecer assim tanto o pneu nem o Ar lá dentro mas numa Mota eu tb faço isso e é um Must pra quem quer por isso não acho q seja assim tanta doidice, acho até bem!! Sorte pra quem pode pq pagar pra isso, ui ui...



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Stumpmaster

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Boas a todos,

Tenho também uma sugestão para tirar peso em casa, que não tira muito, mas como o que interessa é que no computo geral o peso seja menor.

Bem então aqui vai, que tal fazer vários furos nas manetes de travão e nos "triggers" como fizeram os tipos da Hope nos travões para de 2009.

É uma ideia que embora não tire muito peso, pelo menos não tira a garantia ao quadro nem ao travão pois se acontecer algo é só trocar por uns novos.


2828535097_d674f09358_b.jpg


Espero ter ajudado
 

JordanBH

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um belo truque para tira peso tb e tirar a aranha do tubo de direcçao e tirar a tampa e o parafuso, apertando a caixa com apenas o avanço,
sempre da para tirar uma 50g

cumps
 

JD

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Esta última não me parece grande ideia. A caixa ia ficar sempre com folgas e às tantas a fazeres um cavalinho ficas com o guiador e avanço na mão....
 

Batas

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50g... Seria um conjunto muito MUITO pesado... Normalmente pouco passam dos 15-20g... Qualquer das formas é possível ter aranha, tampa e parafuso com 12g... Como o tune gum gum... Ou aquela "estrela" da extralite...

O que se pode fazer é usar um veio roscado, duas porcas, duas anilhas, meter o veio pelo tubo de direcção e apertar para tirar a folga da caixa. Depois aperta-se o avanço e retira-se o veio... Voilá. Actualmente até tenho feito isso... Mas porque estraguei uma aranha que tinha por lá com invenções :mrgreen:
 

nogueira.nuno

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A Schmolke foi exactamente o q fez e o q d certo vou comprar so quero saber com exactidao o diametro do tubo da XRC pq nao tou em Portugal nem ao pé da bike e já agora se alguem tiver uma e me puder dizer ou medir com paquimetro agradecia imenso!! :wink:

Apenas se ajusta com uma aranha das removiveis q por exemplo veio uma com a minha WCS carbon e depois retira-se e mete-se a Tampa por assim dizer da Schmolke pq o avanço nao vai causar folga na Caixa ou sair como disse o JD até pq se o avanço tiver desapertado o problema d certo nao vai ser saltar o guidor e avanço, vais ver q notas logo e nao pela folga da Caixa!!
 
JD said:
Esta última não me parece grande ideia. A caixa ia ficar sempre com folgas e às tantas a fazeres um cavalinho ficas com o guiador e avanço na mão....

Lamento mas estás errado, o conjunto aranha/tampa apenas exerce força até ter sido tirada a folga, depois disso é dispensável.

O avanço é que segura a coluna de direcção.

VT
 

nogueira.nuno

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sabino said:
Exacto, mas caso haja um desaperto do avanço ele nao salta por segurança da tampa de direcçao.

Nao te preocupes pq nessa altura ja tens a roda virada pra um lado e o guiador pra outro e d certo ja tas no chao e mesmo com a aranha nao ias conseguir andar na mesma, certo?? .
Se nao experimenta andar com o avanco desapertado e mesmo sem a aranha e diz-me algo qual foi o problema pq q caiste ou tiveste q sair logo da Bike!! :wink:
 

Batas

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Olha que o fio tecido pelas aranhas chega a ser mais resistente que o aço...

Mesmo assim... E como já todos referiram, a tampa, parafuso e aranha apenas servem para tirar a folga da caixa de direcção. Depois o que segura tudo é mesmo o avanço que aperta o tubo de direcção, e impede que estes deslize.

Um pormenor técnico: Uma altura andei assim bastante tempo. O que notei é que convém ter muita atenção ao torque com que se aperta o avaço ao tubo de direcção... Os valores aconselhados por algumas marcas são um pouco baixos, o que implica que o avanço acaba por deslizar ligeiramente.

Não é grave, apenas começa a surgir uma ligeira folga na caixa... O que faço para minorar a situação é chegar a pasta de montagem, melhora.

A tampa que o nogueira.nuno refere é esta:

deckel.jpg


Mesmo assim, pena ser pesada... 5g anunciados. Um pedaço de fita-cola reforçada pesa quase nada:

623de02.jpg
 

tkul

Utilizador Banido
E porque não colocar nada, ou o tapar tem algum efeito psicológico?

tampa superior - +/- 8 grm
parafuso - +/- 4 grm
aranha - +/- 10grm
total - +/- 22 grm

mas deve andar à volta de 20 e os 30 grm.

para os menos preocupados com o peso e que não se importem com o buraco temos isto da USE:

ringgo_red.jpg


Quanto aos pneus 410/435 --> são +/- 6% de diferença... ou seja se colocarmos a meio +/- 425 (+/- 3%), acho mais que aceitável.
Para reduzir peso, a custo 0, sempre podem agarrar num alicate, e cortar alguns tacos ao longo do pneu.


quanto ao furar, basta fazerem algumas contas:

A densidade do alumínio anda à volta dos 0,002g/mm3, ou seja, fazem as contas do volume que retiram com o furo e verificam logo o peso que irão remover:

3,14*(diâmetro^2/4)*espessura*DENSIDADE[=0,002] - tudo em m.

Será que compensa?
Em algumas coisas, creio que o efeito estético é o que se pretende, noutros... eheheh, o que se perde, não compensa em NADA o ganho.
 

jmserra

New Member
Boas!
Os argumentos que aqui apresentaram são de facto absolutamente válidos... mas continua a provocar-me algum receio tirar a tampa e o parafuso... medo! :s
O que faço é XC de competição, no circuito regional :oops: Mas ainda assim, e apesar de correr apenas de forma amadora, tal como os outros abuso um "bocadinho" do material... e digamos que a minha condução não é propriamente "meiga" para a mecânica de uma forma geral! :lol: Vocês que já experimentaram andar assim, podem garantir a segurança dessa opção? Nunca chegaram ao fim de uma prova com a direcção desalinhada? É que de facto poupam-se aí uns gramas mas o factor segurança... ou mesmo o factor psicológico... MEDO!!! :lol: Alguém com experiência em competição pode desmistificar?
 
Olá,

Será mais o factor psicológico, porque o que prende a coluna é o avanço.

Não tens de te basear num fórum para te assegurares psicológicamente, analisa bem as funções de cada componente e tira as tuas ilações.

A minha bicicleta tem 12 anos, dois campeonatos nacionais em cima, a transpirinaica, a floresta negra da Alemanha e as colinas de Laguna Beach na Califórnia... até hoje não senti falta de tal tampa, pois uso uma "falsa".

Agora.... poupas muito? nop... aumenta o teu receio psicológico... yap, resultado: não tires!

VT
 

tkul

Utilizador Banido
Boas VT!


:eek:fftopic:
A Transpirinaica, foi da zona do Atlântico ao Mediterrâneo?

:back2topic:
Se tens medo ou pensas que aquilo não aguenta, deixa estar.
Eu é como tenho, com um parafuso em al. e tudo mais... mas tenho consciência que é o avanço aguentar tudo! :)

Algumas coisas tem de ser pensadas, caso se decida experimentar.
No caso de riders amadores... será que compensa tirar 200 ou mesmo 300 grm e ficar com algumas limitações ou falta de fiabilidade para 70 ou mesmo 80% da utilização da bike?

Eu já não compito... mas o peso embora seja importante passou a ser secundário, e não é por isso que subo mal! Actualmente acarto com 15,5kg.... o que para alguns é IMENSO!
Já andei em tempos com bikes na casa dos 9, e dá gozo, mas são muito limitadas
 

nogueira.nuno

Active Member
Eles usam uns pesos um pouco exagerados e estranhos em certas coisas Tkul, e nao e pouco!!

So alguns exemplos

Pedais- 11.5oz = 326 gramas ( Uns CB 4Ti pesam 168gramas!!)
Roda da frente 3lbs 10.4oz = 1655gramas (bolas pesam mais q 2 rodas e um pneu!!
Selim 7.5oz = 212gramas

Um peso exagerado pra estes componentes e depois nalguns usam pesos topo d gama!!

Avanco- 4.1oz =116 gramas


Nao percebi bem qual a origem desta lista mas um pouco estranha e claro q basta apenas e ter uma boa carteira (€€) e conhecimento pra se saber dd realmente se deve tirar peso no meu ver!!
 

tkul

Utilizador Banido
Nuno,

O que pretendi com a listagem, foi colocar uma percentagem donde os pesos poderão ser encontrados, e incentivar a efectuar à bike, e avaliar onde poderão ganhar mais.
Claro que se pode recorrer ao dinheiro e comprar melhor, essa nunca foi a ideia que quis transmitir.
Quanto à discrepância de pesos... é apenas o spec de uma Gary Fisher procaliber.
Só mais uma coisa, as rodas são completas.
Os pedais são Shimano, daí o peso.
Selim, acho um peso normal! Aliás, eu para maratonas até ia era para um ainda mais pesado Rocket V --> um verdadeiro sofá. actualmente ando com um SLR (+/-160grm) e embora confortável, não se equipara ao do Rocket! É como digo... isto do peso é uma questão de remover onde realmente interessa e onde nos sentimos bem (não sentimos segurança com equipamento x ou y... então não andamos com isso!)

Mais detalhadamente:

pesoespecficocomponenterw9.th.jpg


http://img529.imageshack.us/my.php?image=pesoespecficocomponenterw9.jpg

E quanto a pesos das bikes, e como podem ver em maior parte das bikes, os pesos das rodas é o que pesa mais.
Aqui estão quase 30% do peso das bikes, e é aqui que irão notar maior diferença no andamento da mesma.
E quanto mais peso retirarem na periferia, melhor para todo o feeling de leveza (mas isto não é novidade nenhuma!)...
Tentem fazer o mesmo para as vossas bikes
 

nogueira.nuno

Active Member
Penso que os furos ainda são maiores que esses e na braçadeira do guiador tb tem uma abertura em vez do buraco se não estou enganado!!
Nós podemos fazer isso nós mesmos e ainda mais pq o material aguenta, se a shimano o fizesse do certo era mais aceite pelo pessoal mas como e a marca...
A Shimano não pode nem convém fazer um record do mundo por assim dizer em pesos pq senão deixava do ter protagonismo em ter algo novo e leve todos os anos e lá se ia o negócio milionário!!

Penso que fizeste muito bem pq eu tive a mesma idéia qd tive no site dos Yumeya..
 
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