Treino de estrada com pneus de terra.

xptxc

New Member
Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Boa tarde!

Sempre treinei em estrada com pneus de BTT, mas decidi comprar um 2º par de rodas e montar pneus de asfalto. É que simplesmente cheguei à conclusão que uns bons pneus para BTT são sempre de uma borracha um pouco mole demais para levarem tareias de muitos kms ( em terra ou asfalto), e não acho que faça sentido dar 45 euros por um pneu que é bastante bom na terra e depois ao fim de 1,5 meses tê-lo careca. Existe sempre a hipótese de um pneu de compromisso/ borracha mais dura, mas depois não agarra tão bem na terra ou pelo seu desenho não é tão bom a curvar na estrada ( claro que tb existem excelentes pneus de BTT que n são tão caros), mas decidi acabar com os compromissos após uma série de quedas em percursos BTT em que os pneus não eram os indicados. Tenho os pneus de estrada montados na bicicleta, mas ainda não os experimentei, mas para já devo dizer que não acredito em qualquer melhoria de performance fisica ( apenas nas velocidades médias a que vou efectuar os treinos). Não optei por uma bicicleta de estrada porque a transferencia de performance para o BTT nãos seria a 100% por estar a pedalar com geometrias/ crankos diferentes.
A maioria dos meus amigos tem bicla de estrada e faz btt, mas gosta mais de andar em estrada porque a performance em cima da bike ( velocidade) é maior. outro ponto em que de facto ganham é em comportamento/ táctica de corrida, é que é fácil encontrar pessoal com bicla de estrada e treinar com eles, já no btt não é bem assim, ou pelo menos não é fácil

Boas Voltas!
 

smvc

New Member
Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Belo tema,

eu até à pouco tempo sempre usei a minha BTT para fazer estrada e treinar um pouco, neste momento e devido ao facto de o meu Pai ser adepto de estrada e ter comprado uma de Ciclismo, comecei a andar nessa e posso dizer que de facto não têm nada a ver.

Primeiro sentes-te muito mais confortável a pedalar como é lógico e tiras muito mais rendimentos do plano de treino que fazes para ti próprio, quanto à posição desde que o guiador seja recto como o de BTT e não dos curvos de ciclismo não percebo a diferença de condução, aliás acho que é uma falsa questão.

Quanto a dizerem que podem treinar melhor com pneus de BTT porque têm mais atrito, isso não têm muita razão de ser, de facto à mais atrito pois os pneus são cardados mas os teus musculos atrofiam ao fim de uns Km's e não tiram rendimento do treino, o meu conselho é (que vale o que vale :mrgreen:) façam um plano de treino sobre a que capacidade físcia querem chegar, achem a FCMáx. e trabalhem o vosso nível aérobio ou anaeróbio, comprem um polar barato coloquem lá os níveis que querem atingir e verão o resultado, porque treino que é treino têm que ser estruturado para um objectivo, e na minha opinião acho que um teino para ser bem conseguido não pode ter mais de 2h e já estou a colocar pelo mens 15min. de alongamentos.

Fiquem bem
 
Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Está decidido, na próxima 2ª feira vou comprar uns pneus de estrada para a minha bike de BTT.
Actualmente, apenas 5% do meu treino é feito em terra. Os treinos de estrada são feitos com uns Schwalbe Smart Sam 2.1 que, apesar de um bocado larguinhos, rolam muito bem no asfalto.
Para as futuras participações nos eventos de BTT com piso seco, comprei hoje uns Maxxis Larsen TT 1.90. Amanhã, vou testa-los em Cadima (Cantanhede). Lá para Setembro, se deus quiser, vou adquirir uns Schwalbe Noby Nic 1.90, para a lama e para o frio.

:mrgreen: Com tanto pneu até o Capelves vai pensar que eu ando muito. :rotfl:
 

fjsilva

New Member
Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

tono said:
Tás redondamente, quadradamente, triangulamente enganado... Não é por "puxares" ou melhor termo será "arrastares" a bike com pneus de mato e fazer mais atrito que vais ter mais rendimento. De facto a intensidade vai ser maior assim, mas só trás prejuízo físico e monetário. Acabas por gastar os pneus em 2 ou 3 meses quando eles deviam durar 6 ou 7 meses (se deres um uso regular) e depois a intensidade vai ser tão elevada assim que o teu limite serão baixas quilometragens, 50 ou 60kms e tás com o treino feito!

Uns pneus slicks na de btt já ajudam bastante a elevar a longevidade do treino e preparam o corpo para aguentar mais tempo em cima do selim, sim pq não é so importante ter força nas varetas, as dores no cu também te fazem perder tempo e vontade preciosos!

Enfim o facto de com pneus de mato aumentar a intensidade não tráz benefícios nenhuns.

Fazes 50 ou 60 Km e o treino está feito, é verdade! mas demoraste 2 a 3 horas para concluires o treino. Se realizares 80 km com uma bike de estrada e demorares o mesmo tempo, o tempo que passas em cima da bike é o mesmo!

Para fazer muitos km com velocidades elevadas é necessário uma bike de estrada, mas para fazer simplesmente treino em estrada pode-se fazer prefeitamente numa bike de BTT mesmo com pneus para terra!
 

aalmeida

New Member
Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

assim atinges velocidade maiores, andas a ritmos nunca antes feitos, e consegues fazer mais Km's em menos tempo...

Uns pneus slicks na de btt já ajudam bastante a elevar a longevidade do treino e preparam o corpo para aguentar mais tempo em cima do selim, sim pq não é so importante ter força nas varetas, as dores no cu também te fazem perder tempo e vontade preciosos!

Não concordo! Se te quiseres gabar de fazeres muitos Kms em treinos, então tens razão!!
No entanto, para a maioria, trata-se mesmo de evoluir na forma fisica. Se fizeres o teu treino tendo apenas em atenção a cadência de pedalada, o pulsometro e o tempo de treino, INDEPENTEMENTE DO Nº DE KMS PERCURRIDOS, então vais obter exactamente os mesmos resultados.

Claro que em btt com pneus de estrada a relação pedalada/distancia percorrida melhora consideravelmente. Mas, como o diametro dos pneus é diferente (normalmente bastante inferior) e como causam menor atrito, levam-te a usares sistematicamente desmultiplicacões mais pesadas. Quando chegares à terra e vires uma subida, vais intuitivamente quer fazer-la com as mesmas relações que andaste a usar durante toda a semana = ERRO!!! Vais-te rebentar antes de tempo... Só pelo facto de trocar o rasto cardado dos pneus (trocar a marca) altera a nossa atituide em cima da bike, agora imaginem alterar rasto, atrito e principalmente diametro...

Bike de estrada... posição diferente! Mesmo que ergonomicamente bem regulada vais sempre sentir diferença, não podes dizer o contrário!

Quem deseja mesmo evoluir no BTT, na minha opinião, tira mais beneficio usando sempre a mesma bike com o mesmo equipamento mesmo nos tão necessários kms em alcatrao. Só assim a bike consegue ser uma extensão do nosso corpo.

Cumprimentos
 
Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

aalmeida said:
assim atinges velocidade maiores, andas a ritmos nunca antes feitos, e consegues fazer mais Km's em menos tempo...

Uns pneus slicks na de btt já ajudam bastante a elevar a longevidade do treino e preparam o corpo para aguentar mais tempo em cima do selim, sim pq não é so importante ter força nas varetas, as dores no cu também te fazem perder tempo e vontade preciosos!

Não concordo! Se te quiseres gabar de fazeres muitos Kms em treinos, então tens razão!!
No entanto, para a maioria, trata-se mesmo de evoluir na forma fisica. Se fizeres o teu treino tendo apenas em atenção a cadência de pedalada, o pulsometro e o tempo de treino, INDEPENTEMENTE DO Nº DE KMS PERCURRIDOS, então vais obter exactamente os mesmos resultados.

Claro que em btt com pneus de estrada a relação pedalada/distancia percorrida melhora consideravelmente. Mas, como o diametro dos pneus é diferente (normalmente bastante inferior) e como causam menor atrito, levam-te a usares sistematicamente desmultiplicacões mais pesadas. Quando chegares à terra e vires uma subida, vais intuitivamente quer fazer-la com as mesmas relações que andaste a usar durante toda a semana = ERRO!!! Vais-te rebentar antes de tempo... Só pelo facto de trocar o rasto cardado dos pneus (trocar a marca) altera a nossa atituide em cima da bike, agora imaginem alterar rasto, atrito e principalmente diametro...

Bike de estrada... posição diferente! Mesmo que ergonomicamente bem regulada vais sempre sentir diferença, não podes dizer o contrário!

Quem deseja mesmo evoluir no BTT, na minha opinião, tira mais beneficio usando sempre a mesma bike com o mesmo equipamento mesmo nos tão necessários kms em alcatrao. Só assim a bike consegue ser uma extensão do nosso corpo.

Cumprimentos

Grande post.
Fiquei convencido. Pneus slicks, bye, bye.
Estreei hoje, num treino de estrada, os meus Larsen TT 1.90. Não há palavras, uma maravilha.
Fiz o percurso entre Coimbra e Cadima (Cantanhede) e no regresso ainda atalhei pelos campos de arroz do Mondego. Total: 72 kms, média: 30.25 kms hora. No 1º percurso fiz uma média de 27.50, com vento desfavorável e nalgumas zonas, nomeadamente em Portunhos, bastante forte. No regresso, com o vento favorável e um percurso mais descendente, disparei completamente e atingi a média atras referenciada.
Na próxima 3ª feira, se deus quiser, vou testá-los na terra.

Boas pedaladas.
 

Marreiros

Active Member
Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Assim não ganhava para os pneus...Se já treinar com a btt na estrada a transmissão ressente-se, juntando o desgaste dos pneus é só trabalhar para o vicio. :twisted:
 

aalmeida

New Member
Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Assim não ganhava para os pneus...Se já treinar com a btt na estrada a transmissão ressente-se, juntando o desgaste dos pneus é só trabalhar para o vicio.

Concordo que provoca maior desgaste no material, indiscutível!

No entanto, quantas corrrentes, carretos e pneus se podem comprar com o dinheiro necessário para uma bicicleta de estrada decente? Com a vantagem de se ir gastando ao poucos e não uma grande quantia duma só vez! Não contando que a bicla de estrada também gasta material que precisa substituição...!!!

E a grande vantagem, repito, é o conhecimento da maquina! A certo ponto já sabemos de uma forma intuitiva como irá responder ao que pensamos fazer sem termos que passar alguns quilometros a interiorizar a diferença de geometrias e comportamentos.

Claro, que é só a minha opinião, como tal, discutivel.

Cumprimentos
 

MrOverclock

New Member
Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Eu acho que o que deveria ser mesmo era treinar em estrada com pneus de terra e em terra com pneus de estrada :mrgreen: assim sempre ganhávamos alguma técnica quando em terra e pneus de estrada :mrgreen:

Agora a sério. Eu sou da opinião que não devemos trocar nem de bike nem de pneus. Em estrada a bike nunca vai ficar mais "pesada" que em terra. A única diferença é que poderia ficar bem mais "leve" se usássemos pneus slick. Mas se o queremos é treinar então convém que seja difícil mesmo.

Quanto à questão de os pneus de terra se gastarem muito em alcatrão, sejam meigos nas travagens :wink:
Fazer derrapagens em alcatrão seco é pura azelhice. Em terra ou em piso escorregadio as vezes pode ajudar a fazer uma curva...
 

reguila

New Member
Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Boa noite.
Depois de muito ler, fico pasmo com as conclusões que alguns particantes de btt tiram com o treino de estrada.
Há que saber o que se quer o que dizer, mas essencialmente fazer quando se aborda um assunto.
Se calhar, e começando mesmo pelo principio do que é do trieno desportivo, há que ter sempre como base nesta matéria o que se quer fazer, na base do tempo, do material que se tem e principalmente os objectivos que pretende.
Assim sendo vamos considerar algumas variáveis em que A - Variavel temporal, B- Variavel material, C - Objectivos (planificação)
A - 1 - Profissional 2 - tem bastante tempo para treinar 3 - tem algum tempo para treinar 4- Tem pouco tempo para terinar 5 - Não tem quase tempo para treinar.
B - 1 - Tem bicicleta de estrada e BTT 2 - só tem bicicleta BTT (mas tem rodas estrada) 3 - so tem btt 4 - Tenho um pulsómetro que me permite controlar os tipos de treino anterior 5 - Não tenho Pulsómetro 6 - Tenho Conta km com cadenciometro.
C - 1 - Campeonato nacional xc 2 - Maratonas 3 - Lazer com qualidade

Estabelecendo estas variáveis e situando, o caso particular de cada atleta, podemos partir para uma planificação de trabalho temporal, com objectivos defenidos.
Fazendo agora uma chamada de atenção bastante importante: Jamais começar qualquer tipo de trabalho fisico sem antes consultar um médico e este saiba o que vamos querer realizar, muito cuidado.

TRABALHAR SEMPRE COM PULSÓMETRO, É ESSENCIAL.

Vamos pegar no exemplo de um participante no lisboa Dakar (motos - tendp chegado ao fim com um braço partido em 2007) que faz algumas maratonas de btt com resultados muito inetressantes, que não é prof, trabalha como eng civil e se levanta muitas vezes ás 6 da manhã para treinar.
Este srº em tempos acabado para as motas, atraiçoado por um joelho, foi iniciado no btt por dois praticantes da modalidade há sensilvelmente 6/7 anos.
Mas vamos ao que interessa.
estabelecendo um ponto de comparação para a mesma prova (lisboa dakar) com a condição fisica feita em 2006 e em 2007, feita po dois profissionais de Educação Fisica, qualquer deles com muito conhecimento, e provas dadas.
2006 - Condição fisica feita essencialmente no ginásio com algum btt e provas de todo o terreno.
2007 - Condição fisica feita com base na corrida, na bicicleta de estrada, pulsõmetro e cadenciometro com btt e provas de todo o terreno.
Cocluindo - observação feita por ele e pela equipa não há qualquer comparação possivel. 2007 - muit melhor
E aqui começa a real diferença do nosso tópico. Qual a o reslutado do trabalho do treino de estrda em bicicleta de estrada.
Posso dizer que o treino da estrada é essencial, pois é controlado, por andamentos, por pulsómetro, por conta km, por cadenciometro e pelo relevo do terreno em que queremos andar.

E que mesmo para os que tem menos tempo, devem orientar o treino para uma finalidade mesmo que seja para a simples recreação na direccção da supressão das dificuldades apresentadas.

O treino rege-se por principios básicos de planificação ao longo do tempo e pela interpretação que conseguimos fazer desse mesmo treino tem no nosso corpo.

O dois principios básicos de treino tem a ver com o volume e a intensidade. Em que se entende por volume quantidade de tempo gasto em treino a ritmos baixos e intensidade quallidade de treino, feito em periodos mais ou menos curtos de acrodo com a reacção do corpo ao treino.

Por hoje vou ficar-me por aqui que já estou a deitar fumo.

Vou tentar dar seguimento ao tópico.

Não descurem o treino da estrada, pois dá-vos muitoa coisa que o btt não controla, mas essencial para um bom desenpenho.
Corrijam as posições das burras, e isso é conforto, o que pode ser confortável para mim, pode não o ser para o p´roximo.
Já agora se precisarem de ajuda em algo, não exitem, estou no privado.
Uma boa noite.
 

MrOverclock

New Member
Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Está aqui um bom post sim senhor. pena ser tão extenso :mrgreen:

Embora interessante e muito informativo (saber não ocupa lugar ;) ) não aborda a questão inicial do tópico:

Fazer os treinos de estrada com os mesmos pneus de terra com uma velocidade média mais baixa ou com os pneus slick e uma velocidade média mais alta?

Eu na minha modesta opinião julgo que é sempre lucrativo fazer com pneus de terra. Por duas razões:
1 - poupa-se uns trocos em um par de rodas / ou poupa-se tempo a trocar os pneus
2 - Se estamos a treinar não há mal nenhum em que o treino seja mais difícil. Se facilitarmos o treino com pneus slick só nos estamos a enganar a nós próprios.
 

LuckyCBR

New Member
Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

MrOverclock said:
2 - Se estamos a treinar não há mal nenhum em que o treino seja mais difícil. Se facilitarmos o treino com pneus slick só nos estamos a enganar a nós próprios.

MrOverclock , permite-me que discorde do teu ponto dois.

Por experiência própria e baseado em alguns posts deste e outros tópicos , a questão de pedalar com pneus de estrada não se pretende com a ideia de "facilitar" ou não o treino/pedalada, mas sim a forma mais correcta de ensinar de uma maneira mais fiável e porque não confortável , os nossos músculos , pulmões e coração a trabalharem de uma forma optimizada em ritmos mais altos e contínuos... Isto claro, tudo dito de uma maneira simples e bastante sintetizada :mrgreen: .

Boas Pedaladas.
 
Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Marreiros said:
Assim não ganhava para os pneus...Se já treinar com a btt na estrada a transmissão ressente-se, juntando o desgaste dos pneus é só trabalhar para o vicio. :twisted:

A tua bicicleta é sem sombra de duvida qualquer coisa de suí generis, ressente-se mais na estrada do que nos trilhos. Ora, com esta é que eu não contava.
Quanto aos pneus, é obvio que se desgastam mais na estrada, no entanto, certos vícios custam algum dinheiro, alem de que, ciclicamente não tenho necessariamente de comprar um conjunto novo de pneus. Como o pneu da frente sofre um desgaste muito menor, coloco-o na roda traseira, adquiro apenas um pneu para a roda dianteira e assim sucessivamente. Não é pelo facto de gastar 30 euros de longe a longe que o gato vai às rabanadas (não sei escrever a palavra filhozes :rotfl: ). Além de que, o treino sucessivo e intensivo nos mais diversos tipos de trilhos, sujeita a bicicleta a grandes tareias e a todo o tipo de agressões. Logo, a probabilidade de ocorrência de avarias mecânicas e desgaste do material é muito mais elevada na terra, o que acarreta necessariamente gastos acrescidos.

Atenção, hoje não fui para a terra porque durante o meu treino choveu de uma forma intensa e ininterrupta, e embora acompanhado por um outro ciclista que também gosta de treinar debaixo de intempéries, não arriscamos entrar na terra. As condições climatéricas eram realmente muito adversas.
 

meiabola

Member
Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Boas,

Permitam-me aqui deixar uma opinião de quem começou por fazer ciclismo de estrada e entretanto converteu-se ao BTT. Eu pessoalmente não consigo perder o vicio do alcatrão dai que tinha que tinha que arranjar maneira de ter uma bike para fazer estrada mas de quadro BTT. Lá montei uma a pouco e pouco e quando cheguei aos pneus sem duvida que coloquei uns de estrada roda 26.

Não faz qualquer espécie de sentido fazer treino de estrada com pneus de terra, mistos, rolante etc.....a não ser que tenham €€€ a ocupar espaço nos bolsos ou então gostam de ouvir o barulho do cardado no alcatrão.....

Como também já vi aqui referido a velocidade também não é relevante, importante sim as cargas......

Importante é também que a bike tenha uma geometria parecida com a que utilizamos em mato, se for a mesma melhor mas rigida. É só a questão do trabalho de mudar as rodas ou pneus.....

Conselho: a melhor amiga de um bom treino em estrada é a TALEGA. Subam até á exaustão com ela e passem só para os 32 dentes em ultimo caso.....isso sim dá resistência....esqueçam a questão dos pneus.

Isto claro é a minha opinião.

Abraço.
 

trukes7676

New Member
meus caros amigos temos 2 vertentes,treinar numa bicleta de ciclismo diariamente faz com k se tenha mais força e mais rexistençia!!as cassetes nao sao iguais......o regredo é andar e andar muitas horas de bicicleta seja ela qual for!!!! ps tb tem k haver descanso....
 

darkshell

New Member
eu sou da opiniao que estrada so com pneus de estrada. nao ha razao para massacrar pneus de btt pk custam mais a andar. façam como eu.. treinem com pneus 26x1.0 sempre em talega e nao usem mais que a 5ª atras. é assim que eu faço. para quem diz que depois em terra vamos andar sempre mais pesados pois é assim que se anda em estrada...é so ter o bom senso de em terra usar mais o prato do meio.
é a minha humilde opiniao.

Como o colega disse em cima... seja qual for a bike... o segredo é as horas que passamos la em cima!

PS: de preferencia ter uma bike de estrada e outra de btt! so que o dinheiro as vezes é curto.
 

alexjudoka_gmr

New Member
Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

aalmeida said:
assim atinges velocidade maiores, andas a ritmos nunca antes feitos, e consegues fazer mais Km's em menos tempo...

Uns pneus slicks na de btt já ajudam bastante a elevar a longevidade do treino e preparam o corpo para aguentar mais tempo em cima do selim, sim pq não é so importante ter força nas varetas, as dores no cu também te fazem perder tempo e vontade preciosos!

Não concordo! Se te quiseres gabar de fazeres muitos Kms em treinos, então tens razão!!
No entanto, para a maioria, trata-se mesmo de evoluir na forma fisica. Se fizeres o teu treino tendo apenas em atenção a cadência de pedalada, o pulsometro e o tempo de treino, INDEPENTEMENTE DO Nº DE KMS PERCURRIDOS, então vais obter exactamente os mesmos resultados.

Claro que em btt com pneus de estrada a relação pedalada/distancia percorrida melhora consideravelmente. Mas, como o diametro dos pneus é diferente (normalmente bastante inferior) e como causam menor atrito, levam-te a usares sistematicamente desmultiplicacões mais pesadas. Quando chegares à terra e vires uma subida, vais intuitivamente quer fazer-la com as mesmas relações que andaste a usar durante toda a semana = ERRO!!! Vais-te rebentar antes de tempo... Só pelo facto de trocar o rasto cardado dos pneus (trocar a marca) altera a nossa atituide em cima da bike, agora imaginem alterar rasto, atrito e principalmente diametro...

Bike de estrada... posição diferente! Mesmo que ergonomicamente bem regulada vais sempre sentir diferença, não podes dizer o contrário!

Quem deseja mesmo evoluir no BTT, na minha opinião, tira mais beneficio usando sempre a mesma bike com o mesmo equipamento mesmo nos tão necessários kms em alcatrao. Só assim a bike consegue ser uma extensão do nosso corpo.

Cumprimentos

Gostei deste teu comentário e concordo com ele.
E faço estrada e monte com a mesma bike e o mesmo equipamento.E tenho sentido melhorias significativas.
Aquele abraço. AlexJudoka_gmr
 
Top